Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: lprolog
    E eu aposto que se o cliente quiser pode ser com factura/IVA ;)

Evidente, mas o preço é outro...

Mas faz sentido. Pegando em exemplos acima:

115€ + IVA (23%) = 141€
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  2.  # 2

Colocado por: ClioII

O metro cúbico é sempre ingrato, basta a lenha vir em pedaços grande e desorganizada para se estar a pagar ar. :)

LOL, sim mas é mais fácil de ver e reclamar com quem vende:)

No meu caso quando preciso de lenha ( também é pouca) vou a casa do pai lá é de graça:)
  3.  # 3

Colocado por: larkhe

LOL, sim mas é mais fácil de ver e reclamar com quem vende:)

No meu caso quando preciso de lenha ( também é pouca) vou a casa do pai lá é de graça:)

Um pouco off-topic:

Uma vez estive de férias em casa de amigos em Helsínquia e, numa tarde, fomos comprar batatas para fazer o jantar.
    Naquela terra consomem-se poucas batatas e não são vendidas a peso, mas a volume!
    O vendedor tinha umas medidas cilíndricas e a rapariga finlandesa que estava connosco pediu 1 litro de batatas.
    A medida de litro ficou imediatamente cheia com umas poucas batatas. Eu só olhava para o espaço oco dentro do cilindro de medida e considerava como era estúpida aquela maneira de quantificar o produto vendido (arriscava a dizer que a maioria da medida tinha ar lá dentro, já que as batatas eram grandinhas).

Voltando à madeira/lenha:

Qualquer tabela de PCI/PCS de combustíveis indica a energia obtida por unidade de massa, não de volume. O porquê é óbvio.
  4.  # 4

Qualquer tabela de PCI/PCS de combustíveis indica a energia obtida por unidade de massa, não de volume. O porquê é óbvio.

Sei perfeitamente disso, alias tenho aqui varias tabelas dessas, contudo como utilizador final sinto me menos enganado se comprar ao m3
  5.  # 5

Para mim a melhor maneira é comprar 1 tonelada madeira mas no meio o Verão, impossível vir com grande humidade.
  6.  # 6

Colocado por: coisasdacasaPara mim a melhor maneira é comprar 1 tonelada madeira mas no meio o Verão, impossível vir com grande humidade.

Interessa pouco ser no verão ou no Inverno, interessa o tempo que esteve a secar,

Se comprou no Verão e foi acabada de cortar, vai pagar muita humidade.

Se comprou no Inverno e foi cortada no verão e tem estado debaixo de telha , está mais seca :)
  7.  # 7

Interessa pouco ser no verão ou no Inverno, interessa o tempo que esteve a secar,

Se comprou no Verão e foi acabada de cortar, vai pagar muita humidade.

Se comprou no Inverno e foi cortada no verão e tem estado debaixo de telha , está mais seca :)

Ahh, mas isso está a falar é de lenha verde. Isso é facilimo de ver para quem costuma cortar lenha e então quando for queimar nem se fala.
    A lenha para queimar tem que ter 2 anos. Eu falo de lenha seca (não verde) mas que absorveu bastante humidade do ar por se ter comprado no Inverno e não no Verão.
  8.  # 8

Que complicações...
    Vocês não pagam as folhas, caules, sementes, cascas, etc da fruta ao preço da parte comestível da fruta?
    O preço já reflecte essas falhas, se fosse rigoroso, seria mais caro.
    Concordam com este comentário: JCC
  9.  # 9

Um pouco off-topic:

Uma vez estive de férias em casa de amigos em Helsínquia e, numa tarde, fomos comprar batatas para fazer o jantar.
    Naquela terra consomem-se poucas batatas e não são vendidas a peso, mas a volume!
    O vendedor tinha umas medidas cilíndricas e a rapariga finlandesa que estava connosco pediu 1 litro de batatas.
    A medida de litro ficou imediatamente cheia com umas poucas batatas. Eu só olhava para o espaço oco dentro do cilindro de medida e considerava como era estúpida aquela maneira de quantificar o produto vendido (arriscava a dizer que a maioria da medida tinha ar lá dentro, já que as batatas eram grandinhas).

Batatas ao litro? Só se fosse puré! :D
    Para uma sociedade tão evoluída, isso é estranho.
    Concordam com este comentário: eu, carlosj39
  10.  # 10

Concordam com este comentário:eu,carlosj39

Ca para mim o gajo comprava ao kg e vendia ao litro. A margem de lucro é o ar... 😃
  11.  # 11

Concordam com este comentário:eu,carlosj39

Não faz muitos anos que por cá também se vendiam cereais, grão e feijão ao volume - a medida era a "raza". Mas aqui ainda compreendo uma vez que o produto é de tamanho mais ou menos uniforme e de granularidade muito mais pequena que a medida de capacidade usada. O estranho mesmo é ser usado com batatas, já que podem ter tamanhos muito diferentes (e quantidades de ar muito diferentes), para mais numa medida que não é muito maior que as batatas em si.
  12.  # 12

a medida era a "raza".

raza ou quartilho? raza nao conhecia....só conhecia por quartilho!

só compro Azinho:
    se vier do alentejo e entregue em casa sao 12 centimos o kg (tem que ser mais de 2 toneladas)
    se for comprar ao ti leonel a 5 minutos de casa, tenho que a ir buscar e sao 16 centimos o kg (mas vende-me se eu quiser apenas 1 kg, e sou eu que escolho os paus)

Como ultimamente não tenho tido espaço para guardar 2 toneladas de lenha, ando a comprar ás mijinhas a 16 centimos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisasdacasa
  13.  # 13

Colocado por: loverscout

!

Por aqui Alqueires
    Concordam com este comentário: Skinkx, bmccruz
  14.  # 14

só compro Azinho:
    se vier do alentejo e entregue em casa sao 12 centimos o kg (tem que ser mais de 2 toneladas)
    se for comprar ao ti leonel a 5 minutos de casa, tenho que a ir buscar e sao 16 centimos o kg (mas vende-me se eu quiser apenas 1 kg, e sou eu que escolho os paus)

Como ultimamente não tenho tido espaço para guardar 2 toneladas de lenha, ando a comprar ás mijinhas a 16 centimos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:coisasdacasa

És de que zona?
  15.  # 15

Colocado por: coisasdacasa

És de que zona?

eu vivo em Azeitão....nascido na linha de montage (MAC) criado no gueto (Margem sul) mas cheio de costeletas Alentejanas.... =)
  16.  # 16

só compro Azinho:

Estas pessoas agradeceram este comentário:coisasdacasa

São coisas diferentes. O quartilho era para líquidos (vinho ou azeite, por exemplo).

A rasa era um instrumento normalmente em madeira (havia de vários tamanhos) com a forma de uma caixa que se enchia a transbordar de feijão, milho ou outros grãos. Depois passava-se uma tabuínha direita por cima razando o bordo da caixa (daí o nome) para ficar nivelado e, portanto, o volume de produto vendido ser igual ao volume da caixa.

Exemplo de razas:

Concordam com este comentário: RCF
  17.  # 17

Por aqui Alqueires
    Concordam com este comentário:Skinkx

Idem aspas
  18.  # 18

São coisas diferentes. O quartilho era para líquidos (vinho ou azeite, por exemplo).

A rasa era um instrumento normalmente em madeira (havia de vários tamanhos) com a forma de uma caixa que se enchia a transbordar de feijão, milho ou outros grãos. Depois passava-se uma tabuínha direita por cima razando o bordo da caixa (daí o nome) para ficar nivelado e, portanto, o volume de produto vendido ser igual ao volume da caixa.

Exemplo de razas:

Isso aqui chamam se Alqueires e normalmente herdavam se , tenho lá um ou dois conjuntos desses por casa , claro como muito mais uso.

Alias se forem comprar tremoços ou pevides , naquelas bancas da borda da estrada , normalmente são medidos com essas medidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
    • RCF
    • 20 dezembro 2016

# 19

Colocado por: larkheIsso aqui chamam se Alqueires e normalmente herdavam se , tenho lá um ou dois conjuntos desses por casa , claro como muito mais uso.

Existem rasas e existem, também, alqueires. O alqueire é maior do que a rasa.
    Tal como existe quartilho e almude, para líquidos (azeite e vinho), sendo o almude maior.
    Ambas as medidas variam um pouco de zona para zona do país. o Alqueire pode ter entre 10 a 13 kg e a rasa 6 a 8 Kg, mas pode até ser diferente nalgumas zonas.
    O almude, eu conheço-o como sendo de 15 litros e o quartilho de 0,25 litros (um quarto de litro), mas poderá, também, ser diferente noutras zonas do país.
  19.  # 20

Colocado por: ClioIIExemplo de razas:

por aqui: selamim

0.0287 seg. NEW