Iniciar sessão ou registar-se
    • Nacs
    • 21 dezembro 2016

     # 1

    Boa tarde,

    Adquiri recentemente uma moradia. A nível de aquecimento tem um recuperador de calor (ventilado), e o piso de cima (sótão aproveitado) tem uma saída de calor.

    Nas divisões que o recuperador diretamente alcança, 5 estrelas. O pior é a zona dos quartos onde o recuperador não consegue alcançar. Pior ainda que a zona dos quartos apanha pouco sol.

    Há alguma solução para poder montar, sei lá, tubagem e colocar uma zona de saída de calor na zona dos quartos? Já me falaram numa solução no rodapé, etc...mas em buscas pelo fórum e internet não encontro nada relevante.

    Cumps e boas festas a todos
  1.  # 2

    viva,
    a minha casa tem a mesma configuração (piso de cima com sotão aproveitado)
    queria aquecer só os quartos de cima ou em baixo no r/chão também queria aquecer?
    a unica solução que já pensei para levar o calor para outras divisões é junto a laje criando uma sanca,
    veja este exemplo do Flaviano logo no 1º post
    • Nacs
    • 21 dezembro 2016

     # 3

    No piso de cima já tenho uma saída de calor. Queria mesmo era no r/c.

    Poderia referir o tópico que refere?
  2.  # 4

    esqueci-me de colocar o link
    https://forumdacasa.com/discussion/27455/instalacao-de-extrator-de-ar-no-recuperador-de-calor/#Comment_504489

    eu também queria era espalhar mais o calor no R/c, na sala tenho um calor brutal e no resto dos quartos muito mais frio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  3.  # 5

    Colocado por: NacsHá alguma solução para poder montar, sei lá, tubagem e colocar uma zona de saída de calor na zona dos quartos? Já me falaram numa solução no rodapé, etc...mas em buscas pelo fórum e internet não encontro nada relevante.

    Sou leigo nesta questão mas interessado. Até onde sei se os quartos estiverem a menos de 10m do recuperador é possível. Agora pelo rodapé é que não estou a ver, já que são soluções que normalmente circulam mais junto ao tecto, com a vantagem de reduzir riscos de queimaduras (as grelhas por vezes podem aquecer que se farta). Tem é de ver que tem um fluxo de ar quente limitado, pelo que quanto mais o distribuir menor o efeito que sentirá. Como o ar quente sobe também não sei se, tendo já uma saída para o sótão, consegue desviar algo que se note para os quartos.

    Aquilo que estou a pensar fazer na minha futura casa (térrea) é fazer uma única saída de ar quente no átrio junto às portas dos quartos. Entre o calor produzido na sala e essa saída, conto conseguir ter uma temperatura mais ou menos uniforme pela casa. Mas vou ter de discutir a questão com alguém que perceba dsito a sério.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nacs
    • Nacs
    • 21 dezembro 2016

     # 6

    @fsilva106 Obrigado, vou ler com atenção o tópico que referiu.

    @mhpinto, quem me falou dos rodapés não era nenhum entendido, conversa de café...

    O meu objectivo é o mesmo que o seu: seria colocar uma grelha no "átrio"/corredor que dão para os quartos.

    O objetivo deste tópico era encontrar alguém que tenha passado pelo mesmo ou conheça soluções.
 
0.0109 seg. NEW