Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pois é... depois da visita à Tektonica achei que era altura de iniciar um tema que considero pertinente.

    Fachadas Ventiladas.

    Vantagens, desvantagens, custos, etc...

    Quem puder ajudar a construir um bom tópico sobre este assunto penso que todos ficaríamos a ganhar
  2.  # 2

    então, ninguém se manifesta sobre este assunto?
    • bch
    • 7 junho 2009

     # 3

    boas sergio

    So tens vantagens,a resina fenólica neste caso trespa(nao prodema ou maxcompact como temos no troia resort,pois tem deixado má imagem aos fenólicos),tens tambem swuiss pearl(fibrocimento),.Trespa Meteon é uma placa compacta e plana, produzida à base de resinas fenólicas termoendurecíveis, homogeneamente reforçada com fibras de madeira e fabricada a alta pressão e temperatura. Com resinas pigmentadas, no material das placas uma superfície colorida. Estas resinas são tratadas com uma descarga de electrões: a tecnologia EBC (Electron Beam Curing) foi desenvolvida pela TRESPA International B.V..sendo que tem padrões magnificos.

    Trespa Meteon E IMUNE AS DIFERENÇAS ESTAÇÕES SENDO QUE MANTEM O SEU ASPECTO INICIAL. A resistência aos raios UV e a estabilidade cromática são muito altas: classe 4-5 na escala internacional de cinzentos (ISO 105A 02). Em circunstâncias extremas de alta contaminação atmosférica ou no caso de graffitis, a superfície da placa pode limpar-se facilmente com um dissolvente orgânico, sem correr o risco de alterar a cor.


    A Eternit Suíça fabrico de painéis de compósito de cimento, especialmente concebidos para a utilização nos sistemas de fachada ventilada.
    Certificados segundo a Norma ISO 9001 e dotados de uma notável resistência às intempéries, estes painéis apresentam uma vida útil expectável de mais de 50 anos. mas risca-se muito mais em relação ao trespa,para mim que trabalhei com as duas sem duvidas trespa.


    bichinho_madeira.blogs.sapo.pt/
  3.  # 4

    Boas

    Fachada ventilada: solução construtiva em que se verifica uma separação entre o revestimento exterior e a estrutura de suporte (parede). Esta independência é obtida por uma estrutura média (ripado ou engradado) de madeira ou metálica que se estende por toda a parede, ou por peças metálicas dimensões reduzidas para fixação por pontos. Estes processos de fixação dão origem à formação de uma caixa de ar entre o revestimento exterior a parede, onde é inserido um isolante térmico com espessura inferior à da caixa de forma a deixar uma lâmina de ar ventilada entre o isolante e o revestimento. Sendo uma solução de isolamento pelo exterior, há no entanto diferenças entre este e os outros métodos em que o isolamento é também colocado pelo exterior:
    - Ao isolante de um sistema ventilado apenas se exige que desempenhe a função de isolamento térmico, enquanto num sistema de isolamento pelo exterior sem ventilação o isolante terá igualmente de servir de suporte ao revestimento e contribuir para a estanquidade do conjunto, para o que terá de possuir as características físicas e mecânicas apropriadas (e a eficácia térmica da generalidade dos isolamentos é prejudicada quando em presença de água, o que acontece quando certos revestimentos exteriores são colocados sobre o isolamento).
    - ao separar o isolante do revestimento exterior é possível utilizar produtos de revestimento e isolamento não totalmente compatíveis do ponto de vista de variações de dimensão por influência das variações de temperatura; nos sistemas de revestimento pelo exterior não ventilados deve ser garantida a compatibilidade total.
    - Em contrapartida num sistema ventilado o revestimento exterior, por estar separado do isolamento pela lâmina de ar, não contribui para a eficácia do isolamento térmico do conjunto, podendo verificar-se a necessidade de aumentar a espessura do isolamento.
    Voltarei mais tarde ao assunto

    cumps
    José Cardoso
    • bch
    • 7 junho 2009

     # 5

    boa noite
    jcardoso
    estrutura média (ripado ou engradado) de madeira ou metálica ?
    é impossivel,aplicar estrutura mádeira numa fachada,muito simples apodrece, não digo que não utilizem mas é um absurdo,tudo o que disse ,disse e bem, mas a estrutura é feita com esquadros de metro a metro na vertical e perfis tubulares de 40x20(mm),ou tambem cantoneiras que encaixam num esquadros próprios, ou então o perfil omega directo,pois para aplicar omega directo(sem esquadros) so se o reboco estiver nivelado, ou distorcida por igual,;
    -ou seja num prédia de 16 andares o mesmo nunca está de nivel;o que acontece e lançar prumadas do topo da fachada e partir dai temos o alinhamento;
    -agora estrutura em ripado é impossivel,é o mesmo que aplicarem parafusos que não é recomendável;apenas rebites,e sendo que o mesmo tem de ter folga na chapa para a mesma poder dilatar.
  4.  # 6

    Boas

    A minha intenção não era descrever o processo construtivo de uma fachada ventilada, mas explicar a diferença funcional deste tipo de fachadas em relação às outras. Para além disso, devo dizer que as fachadas ventiladas não nasceram ontem, e era mesmo vulgar certas construções usarem este tipo de fachada. A poucos metros de onde escrevo, posso ver pela janela um edifício antigo de uma ordem religiosa com as paredes exteriores do último piso (a mansarda) revestidas a telha assente em ripado de madeira. Também é uma fachada ventilada. Claro que se for hoje instalar uma fachada ventilada num edifício novo, vai usar outro método: o que refere.
    Digamos que o que escrevi era mais dirigido aqueles que aqui vêm em busca de ideias mas não conhecem os termos, os processos construtivos e as alternativas. Ou seja, aqueles que não sabem (nem têm de saber) o que é uma fachada ventilada.
    Em todo o caso agradeço as suas palavras, bem como a explicação que aqui deu sobre o processo de instalação.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 7

    Já fiz o estudo e ajudei a montar no inicio placas de fenolico 3,05x1,20 (se a memoria não me falha), foram aplicadas em omegas que estavam directamente na parede.

    Existiu alguma dificuldade porque nem sempre as paredes estavam aprumadas, até porque, no projecto inicial seriam pintadas...

    Podem ver aqui:

    http://www.cilpesplazza.com/

    O preço foi aproximadamente:

    Material 50,00€/m2
    Aplicação 40,00€/m2 (neste preço já conto com o meu tempo a projectar em autocad as peças, cortar as placas, máquina telescopica para a montagem)
    • bch
    • 9 junho 2009

     # 8

    boas
    Vasco ja agora qual o material aplicado(marca)?

    Reamente os valores de venda a construtores anda nesses valores entre 90 a 120.
    ja agora ve esta obra de fachada ventilada no meu blog..

    bichinho_madeira.blogs.sapo.pt
    • bch
    • 9 junho 2009

     # 9

    boas j cardoso
    Peço desculpa pois nesse aspecto tem razão,há muito tipos de fachadas,mas realmente o tópico penso que era fachadas em resina fenólicas(o sergio nao se manifesta)..
    abraço
  6.  # 10

    Ficou porreiro..., imagino o desperdicio de material...
  7.  # 11

    pois, peço desculpa pele minha ausência...

    Pois, as fachadas ventiladas que me estaca a referir seriam mais em produto cerâmico ou algo dentro desse material
  8.  # 12

    Neste momento em Espanha - Castellon estamos a fazer uma fachada ventilada-colada. Consiste em aplicar ao tijiolo o Kerdi-Board através de pontos de cimento cola, aplicar a lâmina Ditra-drain e depois aparafusar tudo aos pontos de cimento-cola e por fim colar a cerãmica (dimensão 1200mmx30mm).
 
0.0163 seg. NEW