Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou tentado a substituir a minha placa da cozinha (a gás) por uma placa vitrocerâmica
    A placa que tenho tem cerca de 11 anos, e já não funciona a 100%, mas ainda trabalha-
    Gostaria de a substituir por uma vitrocerâmica, com o objectivo de abolir o gás em minha casa, visto ser a única utilização que lhe dou...
    Sei que me vão dizer para optar por uma vitrocerâmica de indução, mas para mim será uma carta fora do baralho ( são mais caras, além disso o meu trem de cozinha, que me custou os olhos da cara não dá para indução)
    As minhas questões são:
    - Compro a placa de indução?
    - Mantenho esta placa?
    - Quanto iria pagar a mais cozinhando mais ou menos 8 vezes por semana, uma média de 1h-1h30?
    - Seria muito mais caro?
  2.  # 2

    comprei esta a semana passada, pelo preço 179€ e pela marca nao pensei duas vezes...

    http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04290919&oid=5|28668&c=camp_1159

    cumprimentos
  3.  # 3

    E o que estás a acha dela? Trabalha bem?
    Conheces alguem que tenha e que tenha notado diferença no consumo?
  4.  # 4

    ainda nao a tenho estava esgotada, so para a semanha é que a vou levatar, mas pelo que sei o que se nota em consumos é para baixo .
  5.  # 5

    Estou com um pouco de receio de adquirir, precisamente devido ao consumo...
  6.  # 6

    Colocado por: pfjoaotEstou com um pouco de receio de adquirir, precisamente devido ao consumo...


    Na altura optamos por uma cristalgaz, estive muito inclinado para uma mista de cristalgaz e vitrocerãmica (a "patroa" venceu :-).
    Acho que o ideal seria optar por uma mista. Pelo que me dizem os consumos da vitrocerâmica não é nada de relevante vendo a factura no final do mês...embora as de indução sejam as mais económicas, sem a mínima dúvida.
    Com as placas de indução e vitrocerâmica consegue-se cozinhar mais rápido, só aí já está a poupar. Depois vai gastar menos gáz no final do mês. O único problema é se houver um corte de energia...se tiver uma mista está o problema resolvido. As placas de indução só funcionam se tiver a panela em cima, pode estar a cozinhar durante o tempo que quiser, retira a panela, pode por a mão em cima e não se queima. Com as de vitrocerâmica...CUIDADO!

    Cump.
    Lucílio
    •  
      FD
    • 25 maio 2009 editado

     # 7

    Colocado por: pfjoaotQuanto iria pagar a mais cozinhando mais ou menos 8 vezes por semana, uma média de 1h-1h30?

    Depende de quantos e quais os elementos que utilize. Dando como referência esta da Teka em que o maior elemento consome 1.800W/hora, utilizaria num mês 57,6kWh (32 horas a 1,8kWh, potência máxima) o que equivale em horário fora de vazio a 0,1211€ por kWh, ou seja, 6,98€ por mês, o que dá com IVA a 5% 7,33€.
    Agora faça as contas de subtrair para quanto é que gasta por mês em gás...
  7.  # 8

    Vou comentar apenas na qualidade de "cozinheira", uma placa de vitrocerâmica e gás, uma de mistura, é a melhor solução. A vitrocerâmica é mais rápida e talvez se consigam obter alguns ganhos porque pode-se desligar ainda antes de os cozinhados estarem prontos, estes terminam com o calor residual. Contudo existem determinadas coisas que eu apenas consigo fazer em gás, como por exemplo o arroz doce.
  8.  # 9

    Eu fiz casa e instalei uma placa mista (vitrocerâmica e indução). É da AEG e custou cerca de 550 euros. Ainda não me habituei bem àquilo, mas estava fora de questão pôr gás só por causa do fogão. A vantagem da mista é que posso usar algumas das panelas que já tinha (por ex. a de pressão que adoro e foi muito cara) mas tb ter as vantagens da indução. Só que esta ainda não usei...tenho que comprar tachos...
  9.  # 10

    Veja e decida também com os dados deste topico e links subsequentes...
    https://forumdacasa.com/discussion/1966/placa-vitroceramica-sim-ou-nao/
  10.  # 11

    Para não gastar dinheiro num trem de cozinha novo é sem dúvida a placa vitrocerâmica, só na limpeza é menos uma dor de cabeça (comparado com uma placa a gás)
  11.  # 12

    O que acham desta?

    http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04290919&oid=8|34&c=1700625

    Alguem a tem? Está satisfeito? Quanto ao consumo, é muito significativo?
    Agradeço opiniões
    •  
      FD
    • 16 junho 2009

     # 13

    Colocado por: pfjoaotQuanto ao consumo, é muito significativo?

    Veja a minha mensagem acima para saber quanto gastaria.

    Balay é uma marca espanhola comprada pela Bosch há algum tempo. Pelo preço parece-me um bom negócio...
    • DF
    • 16 junho 2009

     # 14

    Tenho placa vitrocerâmica de indução à cerca de 1 ano.
    Foi a melhor coisa que fiz!!!
    Os custos mal se notam, a limpeza de uma placa nem se fala e a facilidade com que se trabalha é fantástica!
    É super rápida a aquecer e a arrefecer...

    A vantagem de uma de indução para as normais (radiantes) é que estas apenas aquecem a superficie que toca na panela independentemente do tamanho do "circulo".
    Tirando isso, são iguais... Em relação a panelas próprias até no IKEA existem panelas e tachos para indução, nada caros! Hoje em dia já não é dificil encontrar trems de cozinha até nos hipermercados para este tipo de placas.

    Dito isto, apenas quero acrescentar que aconselho as radiantes.. são mais baratas e fazem o mesmo que as de indução... :) Depois temos os extras: comandos digitais, indicador de calor, temporizador, etc...

    Eu para cozinhar, selecciono o grau (a minha é de 1 a 12), o tempo e deixo o tacho ao lume!
    ao fim daquele tempo ele desliga sozinho e emite um sinal sonoro para ir verificar... em menos de nada o jantar tá feito.
    A seguir passo o pano húmido que todas as sras têm no lava-loiça e fica como nova!..
  12.  # 15

    Se tiver de funcionar com 3 discos em simultâneo, vai ter de aumentar a potência para 30 A.
    Se funcionar com 2 discos em simultâneo e por acaso tiver a máquina de roupa ou loiça ligada, vai ter de aumentar a potência para 30 A.
    Deve ter um disjuntor só para a placa e com fio de 4 mm (salvaguardando assim que poderá funcionar com os 4 discos em simultâneo).

    De resto já foi tudo dito, as de indução são mais poupadinhas, mas se não tem tachos e panelas para elas ou terá de comprá-los ou de optar pela vitrocerâmica.
    Escolha sempre aparelhos de classe A ou A+ (são os mais económicos), veja os consumos comparando com outros de diferentes classes e faça as suas contas.

    Cumps
  13.  # 16

    Bom Dia

    A placa de indução é muito superior à vitroceramica em questão de facilidade de limpeza (basta um simples spray limpa vidros), velocidade de aquecimento e consequentemente o respectivo consumo.

    Almeida
    • jma
    • 23 junho 2009

     # 17

    Caro DF, como é que a compra da placa de indução é a melhor coisa que já fez e a seguir aconselha as radiantes?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catarinam
  14.  # 18

    looolll realmente :))
 
0.0165 seg. NEW