Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a construir casa, vai ser tudo eletrico em minha casa incluindo o a climatização (bomba de calor), falaram me em colocar paineis solares de auto consumo com ou sem baterias, estou na duvida, será que compensa mesmo?? Estou no distrito de santarem
  2.  # 2

Colocado por: alfalinopaineis solares de auto consumo com ou sem bateria
    auto consumo legal é sem baterias e este é compensador se existir consumo diurno, actualmente com baterias associadas eu não acho minimamente compensador derivado do custo global e durabilidade das baterias.

atenção que muito poucas bombas de calor trabalham com fotovoltaico.
  3.  # 3

Acho que o grande problema do auto consumo é que actualmente a oferta competitiva é para o período diurno, que por norma coincide com o período de menos utilização de energia para a maior parte das pessoas.

Actualmente tenho painel solar para aquecimento de águas e já ponderei várias vezes avançar para auto-consumo de energia e até tenho estado a ponderar e a "observar" as opções de auto consumo mas com torres eólicas domésticas. Alguém já ponderou isto?

Obrigado!
  4.  # 4

Se tens muito dinheiro
    Se vives num monte isolado e a EDP está a pedir-te muito dinheiro para a puxada de luz
    Se és um gajo que quer ser verde a todo o custo
    Se...
    Se nada, baterias actualmente tens vários tipos, mas mais baratas requerem muito manutenção... e as mais caras pois, quantos anos levas depois a recuperar o investimento?

Alfalino, a minha recomendação é veres os consumos que tens durante o dia e dai dimensionares quantos paineis necessitas. Com isso tudo que estás a dizer eu ia já directo para uns 6 paineis de 250W que dá 1500W maximo. Penso que a em termos de burocracia 1500W é um processo apenas de comunicação previa.
    Acima disso nao sei, nao fiz acima por falta de €€€
    https://www.sunnyportal.com/Templates/PublicPage.aspx?page=f8659964-18dc-4e07-996b-58c02e1315ee
    Se tiveres interessado podes ver as produções que fui conseguindo nos ultimos meses
    PS: se tiveres o telhado virado para o Sul ainda melhor!
  5.  # 5

Colocado por: master_chiefSe tens muito dinheiro
    Se vives num monte isolado e a EDP está a pedir-te muito dinheiro para a puxada de luz
    Se és um gajo que quer ser verde a todo o custo
    Se...
    Se nada, baterias actualmente tens vários tipos, mas mais baratas requerem muito manutenção... e as mais caras pois, quantos anos levas depois a recuperar o investimento?

Alfalino, a minha recomendação é veres os consumos que tens durante o dia e dai dimensionares quantos paineis necessitas. Com isso tudo que estás a dizer eu ia já directo para uns 6 paineis de 250W que dá 1500W maximo. Penso que a em termos de burocracia 1500W é um processo apenas de comunicação previa.
    Acima disso nao sei, nao fiz acima por falta de €€€
    https://www.sunnyportal.com/Templates/PublicPage.aspx?page=f8659964-18dc-4e07-996b-58c02e1315ee
    Se tiveres interessado podes ver as produções que fui conseguindo nos ultimos meses
    PS: se tiveres o telhado virado para o Sul ainda melhor!

Nos meses de maior geração, consegue tirar partido dela?

Podemos saber qual o investimento inicial e qual a amortização que tem efetuado anualmente?
  6.  # 6

Só puz em Junho

Eu termos de conseguir tirar partido consigo, não acredit que no pico das 14h consiga absorver a totalidade da produção mas isso nao interessa

Mostro-te o excel que tenho feito sobre os pagamentos

Já o mostrei uma vez, mas existem alguns que dizem que isto nao representa nada... pois EU não estou minimamente interessado
    Estou a pagar menos do que em 2015

Quando chegar a factura de dezembro que vai ser mais elevada devido aos aquecedores, ai consigo ter já uma ideia do que foi poupado este ano.
    O importante é que o total seja mais baixo do que em 2015 de valor pago à EDP!!!

2760€ investidos
      Dec. 23 10.22.jpg
    • eu
    • 23 dezembro 2016

# 7

Atualmente o auto consumo compensa, mas para apenas para cobrir aqueles pequenos consumos permanentes que ocorrem durante todo o dia.
    Concordam com este comentário: jorgealves, 21papaleguas
  7.  # 8

ou consumos que fazes para ocorrerem durante o dia
  8.  # 9

Maser_chief

o seu sistema e de quantos kw's? e consegue tirar partido de que percentagem?
    a quebra da facturação da edp deve-se exclusivamente ao novo sistema?

jorgealves

que bombas de calor é que trabalham com sistema fotovoltaico?

Obrigado!
  9.  # 10

A partir do momento que tenha aparelhos eléctricos ligados durante todo o dia ou por longos períodos diurnos, basta fazer as contas ao que está a consumir durante esses períodos e instalar um sistema que permita produzir essa potência.
    Dessa forma compensa, mas não pense que vai rentabilizar o investimento em 2 ou 3 anos, porque demora mais tempo.
    Concordam com este comentário: master_chief
  10.  # 11

Deixo a opinião que vale o que vale.
    Primeiro investir num bom sistema de produção de AQS.
    Sol é grátis e toda a AQS produzida é boa. Portanto em vez de dar 1000 euros por um teemosifao reles, comprar um bom sistema de AQS, circulação forçada e ou tubos de vácuo.
    Depois sobrando dinheiro, comprar o fotovoltaico.

Há bombas de calor para AQS com fotovoltaico. Como quando o fotovoltaico produz energia também um solar térmico produz AQS, sendo que na mesma proporção a quantidade de AQS será superior à energia para o sistema de bomba, não consegui ainda encontrar vantagem na bomba de calor com fotovoltaico.
  11.  # 12

Colocado por: HSalvadorMaser_chief

o seu sistema e de quantos kw's? e consegue tirar partido de que percentagem?
    a quebra da facturação da edp deve-se exclusivamente ao novo sistema?

Obrigado!

1250W +- acho que é isso
    (acho que alguns dos paineis sao de 260W)

Não tenho nenhum modo de contabilizar o consumido solar versus consumido da EDP
    Não tenho aquele programa da EDP o nao sei quê ready :( seria interessante
    Olha nao sei... talvez subscreva o programa para o ano de 2017 e assim já consigo ter uma ideia anual do que irei poupar nas decadas seguintes

PS: o que o 21papaleguas disse é correcto!
    Nao é um investimento a curto prazo ou mesmo médio prazo
    Mas com os taxas de juro na **** que estão acho que é bem melhor investir num sistema de autoconsumo Sem baterias ( acho que as baterias mais baratas requerem muito manutenção e para leigos como eu se calhar era mais uma dor de cabeça)
  12.  # 13

Colocado por: HSalvadorque bombas de calor é que trabalham com sistema fotovoltaico?
    as on\off ou as SG com resistências eléctricas.

0.0120 seg. NEW