Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

o sotão da minha casa será construido numa lógica não habitável. O que está previsto é:

- 5 cm's betonilha regularização;
    - 8 cm's xps;
    - 25 cm's laje aligeirada;
    - 8,7 cm's caixa de ar;
    - 1,3 cm's gesso cartonado;

Por ser não habitável optou-se pelo isolamento nesta laje em vez de colocar na laje de cobertura.
    Esta solução de isolamento fica comprometida se não levar a regularização? Há construtores que não aconselham...deixam o XPS à vista.
  2.  # 2

a betonilha aí não servirá para nada visto não ser um sótão habitável. Da mesma forma que essa laje não me parece dimensionada corretamente, porque uma laje aligeirada não habitável não necessita de ser de 25 cm de espessura. vai gastar dinheiro sem sentido!
  3.  # 3

Colocado por: riscosa betonilha aí não servirá para nada visto não ser um sótão habitável. Da mesma forma que essa laje não me parece dimensionada corretamente, porque uma laje aligeirada não habitável não necessita de ser de 25 cm de espessura. vai gastar dinheiro sem sentido!

Uma vez que a laje está projectada e orçamentada com os 25cm's, apesar de um gasto talvez desnecessário, vou optar por manter;
    Na sua opinião deixava o XPS pousado ou como como executar assegurando que não compromete a térmica e que permite que muito esporádicamente possa andar em cima dele? (o sotão servirá para arrumos de carácter mais definitivo antes de pôr as coisas no lixo).
  4.  # 4

Se é para arrumos então rapidamente vai danificar o xps com as cargas e deslocações que aí fizer. para isso faça a betonilha por cima no mínimo com 6cm e com malha eletrosoldada CQ30 para evitar a fissuração da mesma.
  5.  # 5

Imagino que com essa dimensão toda da lage já está a pensar no futuro em fazer o aproveitamento do sótão ;-)
  6.  # 6

Colocado por: C. LoboImagino que com essa dimensão toda da lage já está a pensar no futuro em fazer o aproveitamento do sótão ;-)

Não estou a pensar em aproveitar o sotão, até porque não tenho acesso fácil para lá. Tem cerca de 1.70 na parte mais alta. Ainda é uma área grandita!

0.0102 seg. NEW