Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Tenho seguido o forum frequentemente para me preparar para a construção de uma vivenda e já estar atento aos problemas mais comuns.
    No entanto já me deparei com um problema que ainda não encontrei aqui debatido.

    Comecei recentemente o projecto de arquitectura. O arquitecto lá fez as plantas, acordámos as áreas, número de divisões, etc.
    Pedi-lhe para ver com o engº onde iriam ficar as vigas e pilares de modo a acertar alguns pormenores. No entanto, como o 1º e r/c acabam por estar desalinhados, o tipo desenhou vigas a atravessar quase todas as divisões... Acham que é um problema em termos de pé direito? Qual a altura que a viga costuma ter?
    O pé direito dos pisos é 1.75m. Se a viga tiver 20 ou 30, fico com pé direito de 1.55m ou 1.45m. Se colocar um teto falso para disfarçar as vigas fico aí com menos 15 cm ( 1.40m ou 1.30m) o que é manifestamente pouco. Não queria menos de 1.50 de pé direito.

    Isto é como eu estou a dizer ou não é bem assim?

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    A quem faz a estabilidade tem de manifestar esses desejos, não ficar vigas à vista.
    Se trabalhar com tectos falsos isso pode ser disfarçado, se não, já requer outras habilidades de engenharia.
  3.  # 3

    Colocado por: axbycO pé direito dos pisos é 1.75m. Se a viga tiver 20 ou 30, fico com pé direito de 1.55m ou 1.45m. Se colocar um teto falso para disfarçar as vigas fico aí com menos 15 cm ( 1.40m ou 1.30m) o que é manifestamente pouco. Não queria menos de 1.50 de pé direito.

    Suponho que está enganado no Forum. Este é de Portugal.
    Deverá por essas questões num Forum para Hobbits.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, costa3333, clasus, aacc, PedroBorga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Skinkx
  4.  # 4

    Já não começou bem...
  5.  # 5

    Colocado por: axbyc

    O pé direito dos pisos é 1.75m. Se a viga tiver 20 ou 30, fico com pé direito de 1.55m ou 1.45m. Se colocar um teto falso para disfarçar as vigas fico aí com menos 15 cm ( 1.40m ou 1.30m) o que é manifestamente pouco. Não queria menos de 1.50 de pé direito.

    Isto é como eu estou a dizer ou não é bem assim?

    Obrigado desde já.


    o pe direito é mesmo esse?

    na minha casa nao ve pilares nem vigas em lado nenhum...... como o Callinas disse e bem, diga ao seu engenheiro que nao quer nada disso á vista.....
  6.  # 6

    Colocado por: loverscout

    o pe direito é mesmo esse?

    na minha casa nao ve pilares nem vigas em lado nenhum...... como o Callinas disse e bem, diga ao seu engenheiro que nao quer nada disso á vista.....


    Sim, segundo o que o arquitecto me transmitiu.
    Quando as paredes dos pisos estão alinhadas é fácil enfiar lá os pilares e as vigas. A questão é quando isto não se verifica se é possível desalinhar as vigas também para ficarem escondidas nas paredes.


    Colocado por: Luis K. W.
    Suponho que está enganado no Forum. Este é de Portugal.
    Deverá por essas questões num Forum para Hobbits.


    O que queria perceber era se as minhas contas estavam certas. Que é para Hobbits já tinha percebido. Daí ter levantado a questão.
  7.  # 7

    Colocado por: axbyc Não queria menos de 1.50 de pé direito.

    Já sei onde é essa obra, é em Coimbra, no Portugal dos pequenitos :-)
  8.  # 8

    Onde se lê 1m, é 2m.. engannei-me
  9.  # 9

    Colocado por: axbycBom dia a todos.

    Tenho seguido o forum frequentemente para me preparar para a construção de uma vivenda e já estar atento aos problemas mais comuns.
    No entanto já me deparei com um problema que ainda não encontrei aqui debatido.

    Comecei recentemente o projecto de arquitectura. O arquitecto lá fez as plantas, acordámos as áreas, número de divisões, etc.
    Pedi-lhe para ver com o engº onde iriam ficar as vigas e pilares de modo a acertar alguns pormenores. No entanto, como o 1º e r/c acabam por estar desalinhados, o tipo desenhou vigas a atravessar quase todas as divisões... Acham que é um problema em termos de pé direito? Qual a altura que a viga costuma ter?
    O pé direito dos pisos é 2.75m. Se a viga tiver 20 ou 30, fico com pé direito de 2.55m ou 2.45m. Se colocar um teto falso para disfarçar as vigas fico aí com menos 15 cm ( 2.40m ou 2.30m) o que é manifestamente pouco. Não queria menos de 2.50 de pé direito.

    Isto é como eu estou a dizer ou não é bem assim?

    Obrigado desde já.

    Agora está correto.
  10.  # 10

    compreendido a questão do pe direito....relativamente ás outras questões tem que por o engenheiro a bulir!

    eu nao sei os termos tecnicos mas as vigas da minha casa ficaram "dentro" da lage e os pilares dentro das paredes de tijolo..... lembro-me inclusive de uma das paredes interior ter sido feita salvo erro com tijolo de 20, para acomodar e disfarçar a existencia de um pilar.....

    Mas isso voce tem que falar com arquitecto e engenheiro!
  11.  # 11

    ax..

    esse não é seguramente o seu campo, o arquiteto e o engenheiro é que devem garantir isso.
    repare que está a "inventar" por baixo da viga não tem ainda que estar a dar 15 cm para o teto falso.
    2.75 de pé direito dá para tudo e um par de botas sem ficar com viga nenhuma á vista.
  12.  # 12

    Colocado por: marco1ax..

    esse não é seguramente o seu campo, o arquiteto e o engenheiro é que devem garantir isso.
    repare que está a "inventar" por baixo da viga não tem ainda que estar a dar 15 cm para o teto falso.
    2.75 de pé direito dá para tudo e um par de botas sem ficar com viga nenhuma á vista.

    Os 15 cm estou a majorar. Deve ser tipicamente metade. Mas mesmo assim ficaria com +-2.45m/2.35m.

    Como resolveria se ficasse com uma viga destas exposta? Qual o pé-direito aceitável para si?
  13.  # 13

    nem metade, o teto falso anda logo na zona das eventuais vigas logo por baixo das mesmas.
    acabado para mim é 2.5 m o ideal mas por exemplo para um salão ai com 50 m2 para cima já pede um pé direito mais generoso.
  14.  # 14

    Assim já não me assusto tanto. A sala já teve 50m2 mas agora está mais para os 40...

    Acham a medida da viga por baixo da laje de 20 cm razoável? É a medida típica?
  15.  # 15

    isso da altura da viga é o engenheiro que define, regra geral andam ai na casa dos 40/50 no máximo para vãos correntes, portanto 30/35 cm de laje total então deve "sair" para baixo ai uns 20/25 cm
  16.  # 16

    As casas que tenho visto com vigas expostas nas paredes têm sempre aí uns 40 cm de fora. É normal?
  17.  # 17

    Colocado por: axbycAs casas que tenho visto com vigas expostas nas paredes têm sempre aí uns 40 cm de fora. É normal?

    Não.
  18.  # 18

    Colocado por: axbycAs casas que tenho visto com vigas expostas nas paredes têm sempre aí uns 40 cm de fora. É normal?

    Só se forem feitas por projectista e empreiteiros sapateiros
    Concordam com este comentário: riscos
  19.  # 19

    Colocado por: axbycAs casas que tenho visto com vigas expostas nas paredes têm sempre aí uns 40 cm de fora. É normal?

    Xiça!!!!
  20.  # 20

    Colocado por: axbycAs casas que tenho visto com vigas expostas nas paredes têm sempre aí uns 40 cm de fora. É normal?

    Aliás, acrescento:
    Eu moro num prédio com 27 pisos, construído há mais de 30 anos (ok... pela minha empresa e era eu o técnico responsável) e, tirando os pisos de estacionamento nas caves, em parte NENHUMA se vê alguma viga! Quanto mais com 40cm!
 
0.0199 seg. NEW