Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Fez a escritura por metade do preço? Enfim... Peço desculpa mas o seu vizinho faz muito bem em preferir...
    Concordam com este comentário: TZW, mhpinto
    • TZW
    • 4 abril 2017

     # 22

    Colocado por: MariaLFez a escritura por metade do preço? Enfim... Peço desculpa mas o seu vizinho faz muito bem em preferir...
    Concordam com este comentário:TZW

    Acabou de ter um desconto de 2000e!
  2.  # 23

    Colocado por: EmanesNão foi escriturado por um valor mais baixo . O terreno foi oferecido ao vizinho pelo valor de 5000€ e eu comprei por 6000€, sendo escriturado em 3000€.

    O prazo será os 6 meses ?


    É que agora você pode perder 3000€ e mais o dinheiro da escritura!

    O prazo de 6 meses pode contar apartir do momento que o interessado for ver essa escritura ao registo.
    Mas se tiver testemunhas, se elas alegarem esses valores, nada feito. Mesmo que tenha recusado na altura, pode exercer o direito de preferência, visto que pagou "menos" pelo que tinha sido proposto ao vizinho!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  3.  # 24

    Colocado por: EmanesSim não tomei as devidas precauções porque esse mesmo vizinho negou ficar com o terreno pelas 3 vezes que foi abordado nesse sentido, agora no fim de estar tudo certo e escritura feita à 1mês é que veio dizer que estava interessado.

    Qual será o melhor procedimento a tomar?

    Obrigado


    Pois escrituraram 2000€ abaixo do valor de quando foi abordado! Claro que ficou interessado!
    Se a pessoa quer mesmo ficar com terreno, você está numa situação complicada.
    Neste casos o mínimo dos mínimos é escriturar pelo valor pago.
    Conheço vários casos parecidos ao seu. O mais trágico foi, tudo de boca com os confinantes (como no seu caso), disseram que não queriam. Pagou 5000€ escrituram por 500€. Ora vai um dos vizinhos, ver a escritura e exerce o direito de preferência. Paga 500€ pelo terreno. Moral da história o comprador inicial ficar arder em 4500€, mais valor da escritura. O vizinho adquire terreno ao lado do seu por 500€. Vendedor recebeu 5000€ pelo terreno e só declara venda de 500€!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 25

    Foi muito mal jogado por si... Estive na mesma situação quando comprei o meu... Exigi que a escritura fosse pelo valor total pago, como é suposto, paguei uma pipa de massa de impostos... E ainda fomos a um advogado 15 dias antes para se enviarem cartas registadas e com aviso de recepção com o aviso de venda e o valor a todos os confinantes. Após 8 dias sem responderem que queriam o terreno, tive a confirmação de que seria meu.

    Há sempre que salvaguardar os nossos interesses.

    Neste caso, se o vizinho insistir, julgo que irá perder o terreno...e o dinheiro... Quem quis escriturar por menos? Se for o vendedor, o mínimo que ele devia fazer era devolver-lhe o dinheiro, mas isso são outras histórias, num mundo onde só há gente séria.
  5.  # 26

    Sim entendo todos os comentários, na altura foi por um valor mais baixo visto que envolveu dinheiro e alguns bens materiais. Ou seja em dinheiro só lhe foi entregue o valor escriturado.

    Mas o vizinho tem forma de saber pelo valor que foi escriturado o terreno?

    - Estive a pensar na solução para não "perder" (caso o senhor vá exercer mesmo o direito de opção) e talvez seria voltar ao ponto inicial, fazer uma nova escritura para nome do ex proprietário ( uma vez que tenho uma boa relação com ele), sim vou pagar uma nova escritura + impostos e daqui a uns tempos mais uma escritura+impostos para voltar a colocar em meu nome, no entanto será melhor que perder o terreno.
  6.  # 27

    Colocado por: Emanes
    Mas o vizinho tem forma de saber pelo valor que foi escriturado o terreno?


    As escrituras podem ser acedidas por qualquer pessoa, basta pedir...
  7.  # 28

    Então e fazendo uma nova troca para nome do antigo proprietário que acha dessa hipótese?
  8.  # 29

    Se não tem pressa e não precisa do terreno pode sempre anular o negócio.
    Mas convêm que não exerça quaisquer aptos de posse sobre o mesmo e que o devolva ao antigo dono.
    Caso contrario tem um negocio simulado com vista a prejudicar o vizinho preferente, e por isso mantêm-se o problema.
  9.  # 30

    Como funciona o anulação do negócio?

    Fazendo a anulação do negócio, posso mais tarde voltar a realizar o negócio cumprindo todos os procedimentos legais?
  10.  # 31

    Colocado por: EmanesComo funciona o anulação do negócio?

    Fazendo a anulação do negócio, posso mais tarde voltar a realizar o negócio cumprindo todos os procedimentos legais?

    Se acha que o vizinho vais mesmo exercer o direito de preferencia, aconselho-o a ir a um advogado!
  11.  # 32

    Pode tentar passar o terreno para urbano. Penso que assim os vizinhos já não têm direito de preferência.
  12.  # 33

    Colocado por: rikjardPode tentar passar o terreno para urbano. Penso que assim os vizinhos já não têm direito de preferência.


    Conta como era no momento de compra...
    • TZW
    • 5 abril 2017

     # 34

    Se os interessados forem muito religiosos eu faria um grande ritual satânico seguido de bruxarias e maldições naquele solo e para acabar em grande montava uma tenda e organizava uma orgia. Basicamente procurava fazer com que perdessem todo o interesse no terreno, com o meu dinheiro não ficavam.
 
0.0185 seg. NEW