Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 581

    Colocado por: emad
    Feche negócio. Esta barato.


    Ainda é cedo...
  2.  # 582

    Colocado por: FVF86

    Ainda é cedo...

    Quanto mais tarde, mais caro vai ficar.
    • ik
    • 19 maio 2017

     # 583

    emad, e vai fechar negocio sem saber como vai ficar a casa?

    Para isso também lhe faço a casa por menos 5mil euros e ainda tinha um bom lucro
    • emad
    • 19 maio 2017 editado

     # 584

    Colocado por: ikemad, e vai fechar negocio sem saber como vai ficar a casa?

    Para isso também lhe faço a casa por menos 5mil euros e ainda tinha um bom lucro

    Estou a brincar....
    • ik
    • 19 maio 2017

     # 585

    Colocado por: emad
    Estou a brincar....


    eu bem que me parecia estranho :)
    • emad
    • 19 maio 2017 editado

     # 586

    Ontem jantei com amigos da faculdade e um deles está na fase do projecto. Digo-lhe eu, a minha demorou 2+4. Diz ele estás tolo. Eu pergunto-lhe , há quanto tempo estás no projecto, diz ele 1 ano. Pronto so faltam 5.
    Contei-lhe os filmes da minha casa e as dores de cabeça que vai ter em construir. Passamos o jantar a rir da cara dele admirado e incrédulo.
    Foi bonito de se ver. No final só lhe disse, se queres mesmo construir, tem de ser chave na mão. E com fiscal a controlar.
    Edit. Queria construir 350m2 por 250k. Aí é que foi rir.
  3.  # 587

    emad

    nunca cheguei a perceber bem

    o seu projeto teve projeto de execução, mapa de quantidades, caderno de encargos com condições gerais e especificas e portanto Á PARTIDA pode ter acesso a orçamentos e ter uma noção com rigor do custo da obra??
  4.  # 588

    Colocado por: marco1emad

    nunca cheguei a perceber bem

    o seu projeto teve projeto de execução, mapa de quantidades, caderno de encargos com condições gerais e especificas e portanto Á PARTIDA pode ter acesso a orçamentos e ter uma noção com rigor do custo da obra??


    Marco 1

    Eu cá terei apenas mapa de quantidades, não optei por mais nada
  5.  # 589

    pois

    gostava de saber como vai fazer um mapa de quantidades olhando para um projeto á escala 1/100 e com alguns pormenores

    ou seja sem projeto de execução em que tudo mas tudo esteja definido, nunca terá um mapa de quantidades fidedigno só pelas omissões terá derrapagens a torto e a direito.
    Concordam com este comentário: Picareta
  6.  # 590

    Colocado por: marco1emad

    nunca cheguei a perceber bem

    o seu projeto teve projeto de execução, mapa de quantidades, caderno de encargos com condições gerais e especificas e portanto Á PARTIDA pode ter acesso a orçamentos e ter uma noção com rigor do custo da obra??
  7.  # 591

    Colocado por: marco1emad

    nunca cheguei a perceber bem

    o seu projeto teve projeto de execução, mapa de quantidades, caderno de encargos com condições gerais e especificas e portanto Á PARTIDA pode ter acesso a orçamentos e ter uma noção com rigor do custo da obra??

    Março eu nunca tive projecto de execução nem mapa de quantidades.
    Eu tive um arquitecto que executou o projecto e acompanhou a obra.
    Pensei sempre que era suficiente. Esqueci que era necessário controlar o arquitecto.
  8.  # 592

    não emad

    voce esqueceu-se é que não tinha um projeto com o devido planeamento e depois foi navegar á vista

    e depois anda em dezenas de tópicos aqui a empolar coisa e tal que foi um inferno, cabelos brancos, e um gastar até mais não ....etc etc etc

    e afinal começou sem saber com algum rigor, quanto é que a coisa lhe ia custar ????

    enfim, entenda isto não como um ataque á sua pessoa mas uma chamada de atenção porque em tudo na vida ou fazemos com conhecimento e planeamento ou não vale a pena chorar pelo improviso.
    Concordam com este comentário: espt
  9.  # 593

    e mais

    acho que de uma vez por todas as pessoas tem que saber que todas as imagens das casas bonitas que andam nos sites, revistas etc que tanto nos inspiram
    foram resultado de projetos completos com centenas de desenhos, medições, condições técnicas gerais e especificas e por sua vez sujeitas a vários orçamentos,
    retificações aos elementos anterior, ajustamentos etc
    em suma projetos cujo valor€s será sempre acima de qualquer valor de qualquer projeto aqui apresentado.

    e por vezes até á surpresas, afinal essas casas espetaculares devido ao rigoroso planeamento e rigor em todos os projetos foi possível gerir, fazer opções e controlar os custos e a obra ficou bastante em conta.

    mas não aqui a maior parte trabalha assim : a parte de trolha fica em x, o tipo do pladur fica-me em y, a caixilharia a empresa w orçamentou-me d e por ai fora.
  10.  # 594

    marco, compreendo o ponto de vista e concordo inteiramente com ele no entanto nenhum desses instrumentos nos salva se o profissional for mau. Já "ouvi" várias opiniões de que um projecto de execução para uma moradia não se jsutifica e que muitas vezes eles são uma serie de desenhos gerais aos quais os empreiteiros nem sequer ligam. Claro que não questiono a importância de um bom CE e de um MQ mas ainda assim o PE, na minha perspectiva só se justifica para o DO se salvaguardar num futuro caso algo corra mal.

    E depois o mais importante de tudo - tudo depende essencialmente do profissional. E embora haja bons profissionais e maus profissionais, às vezes os bons também erram e os maus às vezes acertam, como em tanta coisa na vida também é preciso uma grande dose de sorte numa combinação de tantos factores que podem dar errado.

    Nós, DO (no meu caso espero vir a ser) somos leigos, facilmente driblados por pessoas agéis e com discurso brilhante e pomposo e adoptamos uma postura passiva. Um bocado à semelhança do que fazemos quando vamos ao médico. Podemos té ler muito na net mas depois acabamos por fazer o que nos passa a receita indica
  11.  # 595

    Marco eu vou estar aqui para assistir a tudo o que defende.
  12.  # 596

    paionense

    falando de carros, quando compra um mercedes que custa uma pipa de nota sabe que á partida está a comprar um produto que lhe vai garantir fiabilidade e durabilidade correto?

    tudo o mais de bons ou maus profissionais são decorrentes como em tudo na vida da passagem á pratica

    e eu também já várias vezes aqui disse que é possível apenas com um projeto bem feito a 1/100 e com o empreiteiro certo, fazer bem as coisas, mas não é comum e normal.
    •  
      marco1
    • 20 maio 2017 editado

     # 597

    Colocado por: emadMarco eu vou estar aqui para assistir a tudo o que defende.


    eu não estou propriamente a defender que deve ser assim ou assado, apenas estou a lembrar que existe métodos e processos de planeamento que evitam tipo pessoas como o emad que não para de dizer que ehhh vejam lá não sabem no que se metem coisa e tal, quando afinal o emad não sabia logo desde o inicio naquilo que se ia meter, ou seja nunca teve uma medição correta e exaustiva do seu projeto para que pudesse ter pedido vários orçamentos e gerido depois as parcelas, fazendo opções e correções e ficando á partida com uma noção de pelo menos 90% do custo daquilo em que se ia meter
    ah e também nunca teve um caderno de condições técnicas especificas por exemplo para a instalação do soalho, coisa que com a devida fiscalização em obra nunca teria sido possível furarem-lhe o tubo do gás.
  13.  # 598

    Eu agora até desconfio dos médicos.
  14.  # 599

    Colocado por: emad
    Feche negócio. Esta barato.
    Se for +Iva da uma boa quantia
  15.  # 600

    Colocado por: marco1e mais

    mas não aqui a maior parte trabalha assim : a parte de trolha fica em x, o tipo do pladur fica-me em y, a caixilharia a empresa w orçamentou-me d e por ai fora.


    Isso é tudo muito bonito, mas pouco pratico... um caderno de encargos não passa de uma resma de papel, ao qual jamais é aberta em obra...
    Um mapa de quantidades é passivo de se fazer com alguma acuidade tendo como base o estudo prévio, não é necessário o de execução, embora não digo que não tenha razão (apenas a minha opinião).
    E ter todos os valores por especialidade não é assim descabido... mas compreendo que faz e deve lutar pela sua área, tal como eu o faço.

    Atenção mera opinião
 
0.1623 seg. NEW