Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Colocado por: jfsmoreira

60*7=420€
    25*11=275€
    Circuitos PRH - não me apresentam valores.. nem para as saídas nem para os controladores por divisão nem para os termostatos, nem nada...estou à espera
    Touchscreen...ok, aí é que reside a diferença... Eu não gostaria de depender apenas de uma aplicação num telemóvel. Se pretenderem colocar um touchscreen por divisão, quanto ficaria?
    22*6=132€
    Continuo à espera que alguém me faça uma comparação séria.

Só na passagem de cablagem gasta esse dinheiro que ai fez nas contas. Entre roços, cabo, ligadores e mão de obra. Aqui tem a solução chave na mão.
  2.  # 342

Colocado por: rgcoutoPRH são 7€ do on-off + 7€ do sensor de temperatura

E o termostato?
    Ou sempre que quiser alterar a temperatura/velocidade do ventilador, etc tem de pegar no telemóvel? Não acho prático, aliás está provado que não se deve levar os telemóveis para a zona de descanso.
  3.  # 343

Colocado por: rgcoutoEstas "necessidades" exorbitantes parecem ter o único propósito de artificialmente encarecer qualquer solução que se lhe apresente.

Necessidades exorbitantes? Pode ser para si, mas não o será para muitos.
    Lá está... se quero brincar com acender um ou outro ponto de luz, os" legos" servem muito bem. Mas se quero um controlo total (ou quase total) de uma moradia de forma a garantir o conforto e a eficiência, terei de optar por um sistema mais complexo... ou isto ou um PLC já aqui falado, mas que na hora de instalar torna-se muito complicado.
  4.  # 344

Olhe só um quadro... com 140 entradas e 140 saídas ( mais outras 15 saídas reguláveis )
    Acha muitos pontos a controlar?
      quadro.jpg
  5.  # 345

Colocado por: jfsmoreiraOlhe só um quadro... com 140 entradas e 140 saídas ( mais outras 15 saídas reguláveis )
    Acha muitos pontos a controlar?
      quadro.jpg

Que lixo é esse que mostram na imagem ?

Francamente, já lhe mostrei como se deve fazer ....mas das duas uma , ou não atingem ou dá-lhe jeito...enfim que quadrados !
    ...continuam a tentar atirar areia para os olhos das pessoas.

Vejam um PLC e as ligaçoes.
      1612382240793.jpg
  6.  # 346

Colocado por: manueldiasmQue lixo é esse que mostram na imagem ?

Isso é lixo dos legos! É um verdadeiro exemplo do que não se deve fazer!
    Obviamente que um quadro com um PLC bem feito assemelha-se mais a esse ultimo que por sinal ainda não está completo!
    Já agora esse MicroLogic tem quantas saídas?
  7.  # 347

E o termostato?
    Ou sempre que quiser alterar a temperatura/velocidade do ventilador, etc tem de pegar no telemóvel? Não acho prático, aliás está provado que não se deve levar os telemóveis para a zona de descanso.

...Estou sentado no sofá ...e tenho que me levantar para ajustar a temperatura ! Isso é prático ....?

Quando se tem a instalação no telemovel, significa que esta também está acessivel no PC , logo se tiver com frio enquanto está no PC, consegue com um simples click ajustar e controlar toda a instalação. Estamos no seculo XXI !!!

É cada argumento ! Que tal usar uma lamparina a oleo porque não é pratico ter Leds no teto !
  8.  # 348

E o termostato?

Se procurar por Home Assistant Thermostast aparecem, não digo centenas, mas dezenas certamente! é só escolher.

https://www.pocket-lint.com/pt-br/casa-inteligente/guias-comprador/140520-melhores-dispositivos-e-acessorios-compativeis-com-casa-do-google-termostatos-luzes-inteligentes-plugues-inteligentes-e-muito-mais

Qualquer um destes equipamentos integra diretamente com o Google Home neste caso.
  9.  # 349

Andam aqui a defender um ou outro quadro. e não ter nenhum?
  10.  # 350

E o termostato?

Então a relé inteligente, ligada à válvula do PRH, mais sensor de temperatura, na divisão pretendida, a trabalhar em conjunto fazem o termostato!

E não tem que pegar no telemóvel, o próprio jfsmoreira pediu para se incluir os famosos touchscreen em todas as divisões (que estão propostos), portanto pode sempre levantar-se do sofá e ir lá controlar a temperatura enquanto eu faço isso do sofá :)

Necessidades exorbitantes? Pode ser para si, mas não o será para muitos.
    Lá está... se quero brincar com acender um ou outro ponto de luz, os" legos" servem muito bem. Mas se quero um controlo total (ou quase total) de uma moradia de forma a garantir o conforto e a eficiência, terei de optar por um sistema mais complexo... ou isto ou um PLC já aqui falado, mas que na hora de instalar torna-se muito complicado.

É exorbitante, quando o senhor fala no exemplo de uma moradia básica (lembre-se que essa era a sua premissa inicial). E sim, é um exagero de todo o tamanho querer controlar TODAS as luzes e luzinhas independentemente, não acredito sinceramente, que alguém veja praticidade nisso, por isso continuo a dizer que esse requisito não faz sentido.

Sendo isso uma moradia básica, espero não ter que ir às finanças dizer que afinal vivo numa barraca de 1921 porque tenho as luzes agrupadas e não tenho estores elétricos.
    Concordam com este comentário: brunozo
  11.  # 351

Um sistema domótico não é a meu ver um brinquedo para acender umas luzes ou fechar uns estores, mas deve ter a ver com eficiência energética, controlo total da habitação e por fim deve ser prático.
    Portanto, todas as saídas devem ser controladas...sim todas. Até as tomadas da cozinha, da lavandaria, etc.
    E sim, um comando local por divisão é importante. Porque nem todos temos o software instalado no telemovel. Imagine só, vão os seus filhos, genros, noras, pais, tios, primos ou seja lá quem for, passar uns dias a casa. Vai instalar o software nos telemóveis deles só para poderem controlar a climatização do quarto onde vão dormir? Não tem lógica.
    Cada divisão deve ter controlo físico dos pontos.
    E 60 pontos de luzes não é muito. obviamente depende do tamanho da casa. Conte todos os pontos de luzes que tem na sua casa (ponto de luz não são lâmpadas, são circuitos) e depois diga-me qualquer coisa. Só nesta casinha onde moro agora (que é alugada e é uma grande bosta) tenho por exemplo 5 na sala e 4 na cozinha, fora as exteriores... a isto é adicionar as dos corredores, escadas, hall, casas de banho, quartos, arrumos, garagem, etc etc...
    Concordam com este comentário: brunoa
  12.  # 352

Sim, definir moradia básica com 25 estores ! Nunca vi uma casa com tantos estores , a existir deve ser de tamanho absurdo.

... contudo num ponto concordo com o jfsmoreira. O Wifi não é certamente a tecnologia a utilizar numa habitação, em que se pretende robustez, fiabilidade e que não necessite de constante manutenção/atenção.

Como Hobby e ou aprendizagem ou mesmo para resolver problemas pontuais, até entendo.

Não é certamente o tipo de instalação em que se possa confiar durante algumas décadas. Afinal estamos a falar de uma habitação que é um dos maiores investimentos da vida da cada um de nós.

Contudo, como gosto de estar a par das novas tecnologias ; Como é que com os equipamento Wifi conseguem ter alcance em todas as divisões ?

Tendo em conta que até os PCs têm dificuldade em captar o sinal Wifi em determinadas zonas da casa como afzem com os equipamentos Wifi que mencionam ?

A questão do consumo dos equipamentos Wifi também é algo que me levanta dúvidas ?
  13.  # 353

Colocado por: jfsmoreiraUm sistema domótico não é a meu ver um brinquedo para acender umas luzes ou fechar uns estores, mas deve ter a ver com eficiência energética, controlo total da habitação e por fim deve ser prático.
    Portanto, todas as saídas devem ser controladas...sim todas. Até as tomadas da cozinha, da lavandaria, etc.
    E sim, um comando local por divisão é importante. Porque nem todos temos o software instalado no telemovel. Imagine só, vão os seus filhos, genros, noras, pais, tios, primos ou seja lá quem for, passar uns dias a casa. Vai instalar o software nos telemóveis deles só para poderem controlar a climatização do quarto onde vão dormir? Não tem lógica.
    Cada divisão deve ter controlo físico dos pontos.
    E 60 pontos de luzes não é muito. obviamente depende do tamanho da casa. Conte todos os pontos de luzes que tem na sua casa (ponto de luz não são lâmpadas, são circuitos) e depois diga-me qualquer coisa. Só nesta casinha onde moro agora (que é alugada e é uma grande bosta) tenho por exemplo 5 na sala e 4 na cozinha, fora as exteriores... a isto é adicionar as dos corredores, escadas, hall, casas de banho, quartos, arrumos, garagem, etc etc...

... então vai deixar os visitantes que não têm conhecimento algum sobre a sua instalação alterar a temperatura ? Estou mesmo a ver o miúdo traquinas , deixa lá ver para serve este botão e ajustar a temperatura para 40 graus . Que fixe já posso dormir de cuecas !

Qual é a frequência com temos esses ditos visitantes ? No verão ? Enfim , a não ser que seja um Hotel , mas aí pagamos bem $$$$ para nos deixarem mexer á vontade na temperatura.

Esses tipo de ajuste é feito centralmente no ( Tlm, App, PC, Tablet) e por quem paga as contas ao fim do mês e que entende (devia) o "comportamento térmico da habitação ".
      AC_Centralizado.JPG
  14.  # 354

Bem venho deixar aqui a minha posta de pescada...

Eu uso Shelly e sobre esta posso ter opinião, o restante não conheço, mas acredito que não existe nada perfeito e que existe sempre espaço para melhorias, com virtudes e defeitos de todos os sistemas.

Shelly e afins

Muito mais friendly user e claro parece-me muito mais barato
    Consumo de energia Device power consumption < 1 W

Sim um sistema de cabelagem será sempre mais fiável do que wi-fi no entanto tem os seus custos também, para resolver a cena do wi-fi temos de ter wi-fi espalhado pela casa, mas hoje em dia quem não tem wi-fi em todos os lados da casa?!

Shelly acho bastante comodo ter tudo no telemóvel sim tem a parte das visitas, mas um sistema inteligente não substitui o old school e para passar uns dias esses podem usar o interruptor e o comando do AC.

Sim podemos também se quisermos com o Homeassitant ou parecido meter ecrãs espalhos pela casa com tudo lá ligado até as camaras de cctv e ter uma interface, mas sinceramente hoje em dia parece-me algo que já não se justifica tanto pois os telemoveis fazem tudo...

Criança sem dúvida que são um pequeno problema mas quando tiverem idade de mexer mexem quando não tiverem mexo eu ou usam o old school para ligar e desligar e meter a funcionar.

Os sistemas aqui falados parecem-me muito fixe principalmente pela possibilidade de fazer tudo por cabelagem
  15.  # 355

Colocado por: manueldiasmSim, definir moradia básica com 25 estores ! Nunca vi uma casa com tantos estores , a existir deve ser de tamanho absurdo.

... contudo num ponto concordo com o jfsmoreira. O Wifi não é certamente a tecnologia a utilizar numa habitação, em que se pretende robustez, fiabilidade e que não necessite de constante manutenção/atenção.

Como Hobby e ou aprendizagem ou mesmo para resolver problemas pontuais, até entendo.

Não é certamente o tipo de instalação em que se possa confiar durante algumas décadas. Afinal estamos a falar de uma habitação que é um dos maiores investimentos da vida da cada um de nós.

Contudo, como gosto de estar a par das novas tecnologias ; Como é que com os equipamento Wifi conseguem ter alcance em todas as divisões ?

Tendo em conta que até os PCs têm dificuldade em captar o sinal Wifi em determinadas zonas da casa como afzem com os equipamentos Wifi que mencionam ?

A questão do consumo dos equipamentos Wifi também é algo que me levanta dúvidas ?

lá está você a bater no ceguinho... O wifi é robusto! é preciso e ter equipamento capaz. E pode não ser apenas Wifi, podem usar zibBee ou ZWave em mesh com um gateway com Wifi.
    Se a questão do consumo de wifi levanta duvidas, veja quanto consome um ZibBee...
  16.  # 356

... espera aí .... o miúdo traquinas descobriu que também abre os estores ( será que abrem ? ) todos ao mesmo tempo , "ca fixe" ... Sobe e desce , sobe e desce. Pára puto ! Acham que ele pára ?

E a tia, oh , que nem o telemóvel sabe usar ... liga no modo frio numa noite fria de Inverno e ajusta para 10 Graus ! Se a ideia for despachar a tia então parece boa ideia.
  17.  # 357

Colocado por: manueldiasm

... então vai deixar os visitantes que não têm conhecimento algum sobre a sua instalação alterar a temperatura ? Estou mesmo a ver o miúdo traquinas , deixa lá ver para serve este botão e ajustar a temperatura para 40 graus . Que fixe já posso dormir de cuecas !

Qual é a frequência com temos esses ditos visitantes ? No verão ? Enfim , a não ser que seja um Hotel , mas aí pagamos bem $$$$ para nos deixarem mexer á vontade na temperatura.

Esses tipo de ajuste é feito centralmente no ( Tlm, App, PC, Tablet) e por quem paga as contas ao fim do mês e que entende (devia) o "comportamento térmico da habitação ".
      AC_Centralizado.JPG

Você sabe com a tecnologia de "legos" como lhe chamam, até num botão de pressão normalíssimo podia subir ou baixar a temperatura?
    Se quiser display, tem dezenas e dezenas de opções no mercado todas compativeis. é só escolher a que gosta mais.
  18.  # 358

Colocado por: brunozoBem venho deixar aqui a minha posta de pescada...

Eu uso Shelly e sobre esta posso ter opinião, o restante não conheço, mas acredito que não existe nada perfeito e que existe sempre espaço para melhorias, com virtudes e defeitos de todos os sistemas.

Shelly e afins

Muito mais friendly user e claro parece-me muito mais barato
    Consumo de energia Device power consumption < 1 W

Sim um sistema de cabelagem será sempre mais fiável do que wi-fi no entanto tem os seus custos também, para resolver a cena do wi-fi temos de ter wi-fi espalhado pela casa, mas hoje em dia quem não tem wi-fi em todos os lados da casa?!

Shelly acho bastante comodo ter tudo no telemóvel sim tem a parte das visitas, mas um sistema inteligente não substitui o old school e para passar uns dias esses podem usar o interruptor e o comando do AC.

Sim podemos também se quisermos com o Homeassitant ou parecido meter ecrãs espalhos pela casa com tudo lá ligado até as camaras de cctv e ter uma interface, mas sinceramente hoje em dia parece-me algo que já não se justifica tanto pois os telemoveis fazem tudo...

Criança sem dúvida que são um pequeno problema mas quando tiverem idade de mexer mexem quando não tiverem mexo eu ou usam o old school para ligar e desligar e meter a funcionar.

Os sistemas aqui falados parecem-me muito fixe principalmente pela possibilidade de fazer tudo por cabelagem

Eu vivo numa moradia de dois pisos e nos quartos o sinal do Wifi é péssimo. Colocam repetidores é isso ?
  19.  # 359

Colocado por: ricardoantunes

lá está você a bater no ceguinho... O wifi é robusto! é preciso e ter equipamento capaz. E pode não ser apenas Wifi, podem usar zibBee ou ZWave em mesh com um gateway com Wifi.
    Se a questão do consumo de wifi levanta duvidas, veja quanto consome um ZibBee...

Espera lá....Wifi não é igual a Zwave ! Há uma grande diferença entre os dois.

Zwave uso eu há anos e é uma tecnologia que aconselho.Os meus sensores de temperatura são Zwave.

Zigbee nem pensar. Não existe compatibilidade ente fabricantes .
  20.  # 360

Colocado por: manueldiasm

Espera lá....Wifi não é igual a Zwave ! Há uma grande diferença entre as duas tecnologias. Percebe isso ?

Zwave uso eu há anos e é uma tecnologia que aconselho.Os meus sensores de temperatura são Zwave.

Zigbee nem pensar. Não existe compatibilidade ente fabricantes .

0.0754 seg. NEW