Colocado por: jfsmoreira
60*7=420€
25*11=275€
Circuitos PRH - não me apresentam valores.. nem para as saídas nem para os controladores por divisão nem para os termostatos, nem nada...estou à espera
Touchscreen...ok, aí é que reside a diferença... Eu não gostaria de depender apenas de uma aplicação num telemóvel. Se pretenderem colocar um touchscreen por divisão, quanto ficaria?
22*6=132€
Continuo à espera que alguém me faça uma comparação séria.
Colocado por: rgcoutoPRH são 7€ do on-off + 7€ do sensor de temperatura
Colocado por: rgcoutoEstas "necessidades" exorbitantes parecem ter o único propósito de artificialmente encarecer qualquer solução que se lhe apresente.
Colocado por: jfsmoreiraOlhe só um quadro... com 140 entradas e 140 saídas ( mais outras 15 saídas reguláveis )
Acha muitos pontos a controlar?
Colocado por: manueldiasmQue lixo é esse que mostram na imagem ?
E o termostato?
Ou sempre que quiser alterar a temperatura/velocidade do ventilador, etc tem de pegar no telemóvel? Não acho prático, aliás está provado que não se deve levar os telemóveis para a zona de descanso.
E o termostato?
Ou sempre que quiser alterar a temperatura/velocidade do ventilador, etc tem de pegar no telemóvel? Não acho prático, aliás está provado que não se deve levar os telemóveis para a zona de descanso.
E o termostato?
Necessidades exorbitantes? Pode ser para si, mas não o será para muitos.
Lá está... se quero brincar com acender um ou outro ponto de luz, os" legos" servem muito bem. Mas se quero um controlo total (ou quase total) de uma moradia de forma a garantir o conforto e a eficiência, terei de optar por um sistema mais complexo... ou isto ou um PLC já aqui falado, mas que na hora de instalar torna-se muito complicado.
Colocado por: jfsmoreiraUm sistema domótico não é a meu ver um brinquedo para acender umas luzes ou fechar uns estores, mas deve ter a ver com eficiência energética, controlo total da habitação e por fim deve ser prático.
Portanto, todas as saídas devem ser controladas...sim todas. Até as tomadas da cozinha, da lavandaria, etc.
E sim, um comando local por divisão é importante. Porque nem todos temos o software instalado no telemovel. Imagine só, vão os seus filhos, genros, noras, pais, tios, primos ou seja lá quem for, passar uns dias a casa. Vai instalar o software nos telemóveis deles só para poderem controlar a climatização do quarto onde vão dormir? Não tem lógica.
Cada divisão deve ter controlo físico dos pontos.
E 60 pontos de luzes não é muito. obviamente depende do tamanho da casa. Conte todos os pontos de luzes que tem na sua casa (ponto de luz não são lâmpadas, são circuitos) e depois diga-me qualquer coisa. Só nesta casinha onde moro agora (que é alugada e é uma grande bosta) tenho por exemplo 5 na sala e 4 na cozinha, fora as exteriores... a isto é adicionar as dos corredores, escadas, hall, casas de banho, quartos, arrumos, garagem, etc etc...
Colocado por: manueldiasmSim, definir moradia básica com 25 estores ! Nunca vi uma casa com tantos estores , a existir deve ser de tamanho absurdo.
... contudo num ponto concordo com o jfsmoreira. O Wifi não é certamente a tecnologia a utilizar numa habitação, em que se pretende robustez, fiabilidade e que não necessite de constante manutenção/atenção.
Como Hobby e ou aprendizagem ou mesmo para resolver problemas pontuais, até entendo.
Não é certamente o tipo de instalação em que se possa confiar durante algumas décadas. Afinal estamos a falar de uma habitação que é um dos maiores investimentos da vida da cada um de nós.
Contudo, como gosto de estar a par das novas tecnologias ; Como é que com os equipamento Wifi conseguem ter alcance em todas as divisões ?
Tendo em conta que até os PCs têm dificuldade em captar o sinal Wifi em determinadas zonas da casa como afzem com os equipamentos Wifi que mencionam ?
A questão do consumo dos equipamentos Wifi também é algo que me levanta dúvidas ?
Colocado por: manueldiasm
... então vai deixar os visitantes que não têm conhecimento algum sobre a sua instalação alterar a temperatura ? Estou mesmo a ver o miúdo traquinas , deixa lá ver para serve este botão e ajustar a temperatura para 40 graus . Que fixe já posso dormir de cuecas !
Qual é a frequência com temos esses ditos visitantes ? No verão ? Enfim , a não ser que seja um Hotel , mas aí pagamos bem $$$$ para nos deixarem mexer á vontade na temperatura.
Esses tipo de ajuste é feito centralmente no ( Tlm, App, PC, Tablet) e por quem paga as contas ao fim do mês e que entende (devia) o "comportamento térmico da habitação ".
Colocado por: brunozoBem venho deixar aqui a minha posta de pescada...
Eu uso Shelly e sobre esta posso ter opinião, o restante não conheço, mas acredito que não existe nada perfeito e que existe sempre espaço para melhorias, com virtudes e defeitos de todos os sistemas.
Shelly e afins
Muito mais friendly user e claro parece-me muito mais barato
Consumo de energia Device power consumption < 1 W
Sim um sistema de cabelagem será sempre mais fiável do que wi-fi no entanto tem os seus custos também, para resolver a cena do wi-fi temos de ter wi-fi espalhado pela casa, mas hoje em dia quem não tem wi-fi em todos os lados da casa?!
Shelly acho bastante comodo ter tudo no telemóvel sim tem a parte das visitas, mas um sistema inteligente não substitui o old school e para passar uns dias esses podem usar o interruptor e o comando do AC.
Sim podemos também se quisermos com o Homeassitant ou parecido meter ecrãs espalhos pela casa com tudo lá ligado até as camaras de cctv e ter uma interface, mas sinceramente hoje em dia parece-me algo que já não se justifica tanto pois os telemoveis fazem tudo...
Criança sem dúvida que são um pequeno problema mas quando tiverem idade de mexer mexem quando não tiverem mexo eu ou usam o old school para ligar e desligar e meter a funcionar.
Os sistemas aqui falados parecem-me muito fixe principalmente pela possibilidade de fazer tudo por cabelagem
Colocado por: ricardoantunes
lá está você a bater no ceguinho... O wifi é robusto! é preciso e ter equipamento capaz. E pode não ser apenas Wifi, podem usar zibBee ou ZWave em mesh com um gateway com Wifi.
Se a questão do consumo de wifi levanta duvidas, veja quanto consome um ZibBee...
Colocado por: manueldiasm
Espera lá....Wifi não é igual a Zwave ! Há uma grande diferença entre as duas tecnologias. Percebe isso ?
Zwave uso eu há anos e é uma tecnologia que aconselho.Os meus sensores de temperatura são Zwave.
Zigbee nem pensar. Não existe compatibilidade ente fabricantes .