Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: MikeMelga

    Absurdamente dispendioso? Uma instalação KNX para uma moradia normal deverá andar entre os 4 e os 6 mil euros. Isso é absurdamente dispendioso?
    Além disso poupa nos controladores de temperatura horríveis que as empresas de AVAC que propõem.
    E sim, ganha MUITO em conforto.

    Se é um extra desnecesssário? Depende do ponto de vista. Os vidros eléctricos nos automóveis são um extra desnecessário? Os estores eléctricos são um extra desnecessário? Não sei. Depende de cada um.



    Já lhe respondi no comentários anterior. Ou está a falar da pausa de 1 minuto?
    É que se está a falar da pausa de um minuto... desconfio que esteja a gozar comigo. A seguir vai perguntar-me como acendo uma luz?

    Será que você é novo nisto e fez um automatismo qualquer com PLC's e ficou maravilhado? :)
    Agora está de braços abertos na proa do Titanic e tem o mundo a seus pés :D

    O Melga deveria aínda andar de gatas e já brincava com equipamento que nem lhe passa pela cabeça que existe.

    O KNX quando comparado com o que se faz na indústria é básico. Acha que se faz isto https://youtu.be/Jy5AeWZGGkAco com KNX. lol

    Controla-se tudo com PLCs percebe Melga ! Uma habitação é uma brincadeira para um PLC.

    ....faz a pausa no ETS ou módulo adicional ?

    4000 euros no KNX fica com uma instalação básica de funções... para substituir os comutadores de escada apenas. O conforto em knx obtém-se bem mais acima...talvez nos 10 k.. Pois com um 1/3 desse custo faço-lhe um instalação equivalente.

    Qualquer equipamento decente para climatização comunica por Modbus ou KNX.... para que pendurar tralha nas paredes ?

    Para terminar, acham que os semáforos são controlados por KNX ? Claro que não, são controlados por PLCs porque são muitíssimo fiáveis.
  2.  # 2

    Colocado por: konnexman
    É simples, só tem que fazer uma coisa de cada vez, sem entrar em stresses e a tentar saltar passos.



    Em KNX não se programa mas configura-se ....por isso certas funções só adicionando módulos específicos etc...
  3.  # 3

    Colocado por: MikeMelga

    Agora imagine que faz isso tudo no HA na mesma, mas com dispositivos KNX.


    Ou tudo em Modbus TCP ?
  4.  # 4

    Colocado por: brunoaAgora a sério. Acredito que o PLC fique mais barato. Em todo caso, um sistema KNX bem feito não tem que ficar por um preço exorbitante. E a solução, tal como todos reconhecem, é o melhor de todos os sistemas. Quer do ponto de vista técnico, funcional ou estético. Numa habitação nova o preço é residual. E não, não é necessário ter um Porsche...
    Quanto aquela questão do tempo de espera de 1 minuto entre descida de cada estore é facílimo de programar. Pelo menos quem o diz é quem me instalou o sistema!


    Sim é fácil porque você tem um miniserver da Loxone,(?) sem esse server não sei como o fariam no KNX ?

    Melga como é que se faz uma sequencia em KNX sem um server ? Não vale adicionar mias modulos caso contrario rebenta com os orçamento :)
  5.  # 5

    Colocado por: konnexman
    Um gajo quando não sabe, cala-se.
    And, or, xor, not, temporizacões, sequências, funções em função da estação do ano, da hora, da temperatura, conversões de bit em byte e em 16 bits e o inverso, entre outras. Tudo sem um concentrador, tudo funções inerentes a módulos de saídas normais ou de entradas de interruptor, sem necessidade de concentrador. Sabiam que há dimmers que em função da hora quando se ligam vão para intensidades diferentes? Sem concentrador. Para funções avançadas ou acesso remoto, há eibPort, Iddero, HA, iridium, Comfort Click, Gira X1, HA, CubeVision (vejam este, que é muito giro) , etc
    Diga lá Manuel, o seu sistema funciona sem o iridium, mas funcionará sem o PLC = concentrador? Conseguirá acender uma lâmpada ou baixar /subir os estores todos?


    Pois quando um gajo não sabe cala-se , e se seguisse o seu conselho ?

    Acha que um elevador, um semáforo, um comboio, um carro e por aí a fora funcionam como ? Com um PLC !

    Se nestas aplicações criticas a característica que refere não existe porque haveria de ser tão relevante para uma habitação ? Não tem mais argumentos, esse está rompido.

    Quanto ás funções lógica que apresenta, só as consegue ter quando investe mais uns bons trocos, sempre a somar $$$$, enquanto eu tenho-as na configuração base.
  6.  # 6

    Colocado por: manueldiasm
    Quanto ás funções lógica que apresenta, só as consegue ter quando investe mais


    Acho que deveria passar um tempinho a explorar o KNX para depois poder vir aqui comparar sistemas.
  7.  # 7

    Colocado por: jfsmoreira

    Acho que deveria passar um tempinho a explorar o KNX para depois poder vir aqui comparar sistemas.


    Também faço instalações KNX.

    Se pretender largar $$$$$ faço-lhe a sua instalação em KNX ?
  8.  # 8

    Colocado por: manueldiasmQuanto ás funções lógica que apresenta, só as consegue ter quando investe mais uns bons trocos, sempre a somar $$$$, enquanto eu tenho-as na configuração base.

    Um gajo quando não sabe, cala-se.
    As pastilhas de entradas da MDT têm as funções que descrevi.
  9.  # 9

    ....ora bem, você é mesmo muito, muito, pouco conhecedor do KNX. Pena que o KNX tenha um defensor tão fraquinho e limitado.

    Dado que não acrescenta valor ás discussões, esta é ultima vez que lhe respondo. É pura perda de tempo...!


    Aproveito também para dizer que a minha participação neste forum fica por aqui. Talvez apareça pontualmente, mas apenas isso.

    Em jeito de balanço; Juntei-me a este forum com vários objectivos, um deles seria aprender mas ficou bastante longe das minhas expectativas.

    Aprendi mais com malta dos Retrofits do que com os ditos Pros.

    O Melga prometia um bom debate mas ...

    Foi divertido ! Até um dia.
  10.  # 10

    Colocado por: manueldiasmFoi divertido ! Até um dia.

    Graças a Deus!
    Concordam com este comentário: Caravelle
  11.  # 11

    ...ora bem, você é mesmo muito, muito, pouco conhecedor do KNX. Pena que o KNX tenha um defensor tão fraquinho e limitado.

    É uma pena que nos apareçam pessoas assim sem calma e serenidade ficando truculentas quando perdem a razão, mas a vida mostra-nos que tal acontece amiúde. É como com os semáforos que volta não volta estão intermitentes.
    Um dos grandes defeitos de muitos dos defensores de sistemas que por aqui aparecem é exactamente o mesmo que o seu, pegam no KNX e dizem que o sistema deles é 5x ou 10x mais barato. Obviamente que tendo uma visão global de uma instalação, não pode estar à espera que aceitemos essas falsidades pacíficamente, ou não mostremos que há outras vias para além do básico e do mais barato. Quem paga, que escolha, não precisamos de ser pistoleiros.
    Quando quizer aprender, apareça.
    Se quiser apresentar os seus sistemas e soluções, ensinando-nos algumas coisas, também sou todo "ouvidos", mas escusa de insultar, ou acusar-me de ter perfis falsos porque isso não é verdade.
  12.  # 12

    Caramba....deixei de vir um dia e já marcaram a procissão, ela passou, lançaram os foguetes, fizeram a festa, apanharam as canas e desapareceu tudo.


    manueldiasm,

    Vá, não seja assim. Não é preciso amuar. Estes fórums são de discussão e, às vezes, ela fica mais 'quente' mas não é preciso ninguém se chatear ou insultar quem quer que seja.

    Eu compreendo o seu gosto e defesa dos PLCs. Eu não digo mal deles. Compreendo a sua utilidade e versatilidade mas, conforme diz, utilizados num sector que não é o residencial.

    Há 2 ou 3 anos atrás deu-me um pancada pelos Arduinos. Comprei dezenas e programei-os das mais diversas formas. Fiz um alarme, um sensor de temperatura ligado à bomba de circulação, um display multi-usos, fiz tudo e mais alguma coisa. Mas fi-lo, essencialmente, por brincadeira. É impensável fazer aquele tipo de programação para aplicação comercial e muito menos em hardware tão falível. No entanto deu-me gosto voltar à minha essencia de programador.

    Acho que é quase como os PLCs. Têm uma versatilidade incrível em hardware que pode ser bom (depende do preço, como tudo) mas é inviável numa instalação residencial.
    Concordam com este comentário: Caravelle
    • sfss
    • 7 fevereiro 2021

     # 13

    Colocado por: MikeMelga
    Acho que é quase como os PLCs. Têm uma versatilidade incrível em hardware que pode ser bom (depende do preço, como tudo) mas é inviável numa instalação residencial.
    Concordam com este comentário:Caravelle


    Porque diz que é inviável?
    • jcfcid
    • 8 fevereiro 2021 editado

     # 14

    Malta, tenho 6 caixas de 2x Shelly 1 que comprei a mais.

    Vou precisar de comprar mais uns 2.5, pelo que estes não vou precisar do 1.

    Alguém interessado? Se alguém tiver 2.5, troco uma caixa de 2 por 1!
  13.  # 15

    Boa Tarde

    Após ler e voltar a ler as discussões onde o tema era domótica continuo com as mesmas duvidas iniciais

    Estando a construir uma moradia e querendo investir algum €€ na domótica ainda não consigo decidir o que será melhor, tenho colegas com Shelly / arduinos / etc, mas gostava de algo com mais fiabilidade..

    Pelo que li resta-me duas alternativas PLC / KNX, tenho colegas experts em PLC e disseram-me que seria uma boa solução e segundo ele seria um sistema sem grande dependência de serviços externos (mas ele disse logo que de KNX não tinha grande conhecimento), mas pelo que percebi não é fácil configurar/programar o KNX (será isso mesmo? iria ficar dependente de quem fizesse a instalação? quando necessitasse de alterar o que fosse tinha que chamar alguém especializado?

    Se houver por ai alguém interessado em dar um orçamento, agradeço o contacto ...
  14.  # 16

    Em termos de "dependência", e na minha opinião, fica melhor servido com o KNX do que com um programa num PLC.
    O PLC é uma excelente opção. Peca pela cablagem e um pouco pela fraca oferta daqueles módulos residenciais extrafuncionais onde tem visualização, termostatos e controlo num mesmo painel. Contudo ganha pelo preço na instalação.
    Em termos de programação, no KNX pode sempre optar por adquirir um ETS Inside onde poderá fazer a futura programação através do seu PC/tablet etc (obviamente se o instalador lhe exportar a programação). Contudo se tiver tudo bem programado e tudo bem definido, não estou a ver muita necessidade de alterar as coisas.

    https://www.google.com/search?q=ets+inside&tbm=isch&ved=2ahUKEwiOpvT92druAhVNeRoKHa10BoQQ2-cCegQIABAA&oq=ets+inside&gs_lcp=CgNpbWcQAzIECAAQEzIICAAQBxAeEBMyCAgAEAcQHhATMgYIABAeEBM6BggAEAgQHjoGCAAQBxAeUM4OWK8jYMMlaABwAHgAgAF2iAGGBZIBAzEuNZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=EmYhYI7VE83yaa3pmaAI&bih=781&biw=1707#imgrc=xiOvC0ERwubr3M
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagojlc
  15.  # 17

    Aproveito este tópico para perguntar se alguém conhece um dispositivo que seja igual ao Shelly 1 ou Sonoff Basic, mas que a ligaçao seja feita por cabo ethernet em vez de wifi. E se for alimentado por PoE ainda melhor. Já perdi horas a fio a procurar e nunca encontrei nada e seria a melhor solução para uma necessidade minha.

    Obrigado
  16.  # 18

    Colocado por: sfssPorque diz que é inviável?

    Inviável, não é, mas que comporta riscos desnecessários como todos os sistemas centralizados em caso de falha do módulo central ou autómato, a casa fica sem funcionar. Não acende sequer uma lâmpada, quanto mais desligar as lampadas todas ou subir/baixar os estores todos.
  17.  # 19

    Colocado por: tiagojlcsegundo ele seria um sistema sem grande dependência de serviços externos

    Mas o Tiago sabe programar um PLC? Se souber, é uma coisa, mas se não souber, está na mesma ou pior. Será também importante que não lhe metam uma password no PLC, situação em que lhe terão que reprogramar a casa toda, caso perca o contacto do instalador.
  18.  # 20

    Foi uma das minhas áreas de formação e cheguei a trabalhar alguns anos nessa área..

    No entanto apesar de continuar na indústria já não tenho muita ligação com automação só em projectos pontuais mas já não sou eu que faço a programação. Ou seja tenho conhecimentos mas teria que passar algumas horas / dias a rever a matéria.. 😁 😁

    Mas tenho colegas próximos..

    Colocado por: konnexman
    Mas o Tiago sabe programar um PLC? Se souber, é uma coisa, mas se não souber, está na mesma ou pior. Será também importante que não lhe metam uma password no PLC, situação em que lhe terão que reprogramar a casa toda, caso perca o contacto do instalador.
 
0.0995 seg. NEW