Iniciar sessão ou registar-se
    • jmcxl
    • 26 janeiro 2017 editado

# 181

Alguém já experimentou isto?

VMC com poço canadiano

Se os valores de temperaturas forem aqueles parecem-me bastante interessantes
  1.  # 182

Colocado por: jorgealvestubagem metalica rigida spiro.

Este tipo de tubagem é isolada ou não é necessario colocar tubagem isolada. E qual a vantagem deste tipo de tubagem em relação à tubagem flexivel isolada?
  2.  # 183

As tubagens flexíveis são mais propícias a que aconteça isto

Que depois também são mais difíceis de limpar.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 184

Colocado por: callinasAs tubagens flexíveis são mais propícias a que aconteça isto

Concordam com este comentário:jorgealves

E sendo rigidas , devem ser isoladas ou nao? No meu caso a tubagem iria ficar entre a lâ de rocha da lage de teto e a placa inclinada do telhado que está isolada com XPS
    • DAJP
    • 28 janeiro 2017

# 185

Colocado por: jorgealves??????

não.

Qual o valor destinado apenas à instalação e apenas aos equipamentos? Com que marcas trabalha?
  4.  # 186

Colocado por: jorgealvesrecuperador de calorAspirnova RCA 200-Hcom 89% eficiencia e caudal livre de 220m3\hr

Cuidado com os recuperadores de entalpia no nosso clima.
    • DAJP
    • 1 fevereiro 2017

# 187

O que é entalpia?
  5.  # 188

Colocado por: DAJPO que é entalpia?

Existem basicamente dois tipos de recuperadores:
    ERV - Energy (or Enthalpy) Recovery Ventilation
    HRV - Heat Recovery Ventilator

As diferenças:

https://www.venmar.ca/23-detail-faq-en-what-is-the-difference-between-an-hrv-and-an-erv-.html
    http://www.ecohome.net/guide/choosing-between-hrv-erv
    https://www.youtube.com/watch?v=RMK4wVzXNyU
  6.  # 189

Colocado por: callinasAs tubagens flexíveis são mais propícias a que aconteça isto

Concordam com este comentário:jorgealves

Isso não são tubagens para ventilação, isso é invenção de alguém a usar mangas vulgares.

A tubagem própria é anti-estática e lisa por dentro, e custa 3eur o mt de tubo 75mm.

A da zehnder por exemplo, ainda custa bem mais que os 3 eur:
    .
    .
    .

Este tipo de instalação permite uma limpeza fácil se necessário:
    .
  7.  # 190

.
  8.  # 191

Colocado por: Anonimo06082021esse sistema ainda vai demorar a ser usado cá.

Existe este e muitos outros ... mas como sempre ninguém conhece nada ...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  9.  # 192

Mostrar exemplos, esclarecer todas as dúvidas, desmistificar ideias, reverter preconceitos relativos à Passive House.

Seminário de entrada livre INTRODUÇÃO À NORMA PASSIVE HOUSE
    inclui Workshop prático

Duração: 4 horas
    Destinatários: Pessoas ligadas ao sector da construção, gestão de edifícios e público em geral
    Custos: gratuito, mas de inscrição obrigatória

21ª edição LISBOA: 22 Fevereiro 2017 programa inscrições facebook

22ª edição PONTA DELGADA: 2 Março 2017 programa inscrições facebook

23ª edição PORTO: 6 Março 2017 programa inscrições facebook

24ª edição COIMBRA: 8 Março 2017 programa inscrições facebook

25ª edição FARO: 15 Março 2017 programa inscrições facebook
    • DAJP
    • 6 fevereiro 2017

# 193

A Zehnder tem revendedor ou instalador certificado em Portugal?
  10.  # 194

Colocado por: DAJPA Zehnder tem revendedor ou instalador certificado em Portugal?

Ainda não mas a sua entrada no mercado nacional está a ser ultimada. Até final deste semestre haverá novidades.
  11.  # 195

So uma questão: qual o custo de manutenção de uma VMC com recuperador por ano?
  12.  # 196

Colocado por: benignolopesqual o custo de manutenção de uma VMC com recuperador por ano?
    como a manutenção se resume a limpar os filtros, pode ser desde nada a qualquer coisa englobada na revisão dos restantes equipamentos se existirem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: benignolopes
  13.  # 197

Devo acabar por me decidir pela Brink Renovent 300Plus. Parece-me um excelente equipamento para as potencialidades e mais acessível para o meu bolso em relação à Nilan e à Zehnder.

O que acham?
    • TZW
    • 28 maio 2017 editado

# 198

Isto é como em tudo, ter uma vmc de fluxos cruzados na minha opinião já é melhor que uma simples ou nada, há gamas para todas as carteiras, comprei gama baixa e acho que o preço/utilidade é superior á tv da sala que avariou apesar de não ser usada...
    Uma grande vantagem é a introdução de ar filtrado um pouco por toda casa, a extração nas zonas húmidas e com possíveis cheiros, se estiver ausente a casa continua ventilada, acredito que se houverem grandes diferenças de temperatura que aquilo troque algum calor, desde que a liguei que não sinto cheiro a tabaco no ar. Extração simples sem entradas autorreguláveis nas divisões ou vai criar um corredor de ar entre o único ponto de entrada de ar, não seja mais o exaustor(alguns já nem ai) ou silvos em tudo o que é ranhura/frinchas e com alguma sorte tubagem de esgotos, vai aspirar tudo o que existir no ar exterior(pó, cheiros). Abrir as janelas é bom quando se pode deixar aberta e o ar exterior é puro, gosto mas numa filosofia de campo/montanha, onde tudo é manual a acompanhar.
  14.  # 199

Colocado por: DAJPDevo acabar por me decidir pela Brink Renovent 300Plus. Parece-me um excelente equipamento para as potencialidades e mais acessível para o meu bolso em relação à Nilan e à Zehnder.

O que acham?

Boa maquina.
    http://www.energienulshop.nl/gb/brink-hrv-renovent-excellent-units/62-hrv-brink-renovent-excellent-300-plus-.html#/uitvoering_aansluitingen-links_4_boven
    • TZW
    • 28 maio 2017

# 200

Colocado por: alexp
    Boa maquina.
    http://www.energienulshop.nl/gb/brink-hrv-renovent-excellent-units/62-hrv-brink-renovent-excellent-300-plus-.html#/uitvoering_aansluitingen-links_4_boven

Pelo que andei a ver parece-me ela por ela com a REC casa H pelo preço da ERP +/-, alguém tem uma com extras tipo heating coil? Com que capacidade?

0.0871 seg. NEW