Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Estamos aqui com grandes confusões entre isolamentos e ventilações.
    Se uma mera ventilação prejudica gravemente um sistema de climatização, então é porque algo está mesmo muito mal.
  2.  # 522

Colocado por: jorgealvesestá errado.

Porque?
    Ps: estou a perguntar porque gosto de aprender. Não percebo nada disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  3.  # 523

Colocado por: GT_racingmas para isso a vmc deve trabalhar pelo minimo tempo possivel
    deve trabalhar o tempo que for preciso para garantir a renovação do ar.

nos meus calculos tento manter um maximo de 8 horas diarias.
  4.  # 524

Colocado por: cabochePorque?
    por causa disto
    Colocado por: joaquimalmeidauma VMC normal apenas leva aquele tubo de plástico flexivel, sem qualquer tipo de cuidado.
    Corrijam-me se estou errado.
    o tipo de tubagem pode ser a mesma nos 2 sistemas, mas uma VMC duplo fluxo leva sempre 4 a 6 vezes mais tubo que uma VMC simples fluxo.
  5.  # 525

Colocado por: jorgealveso tipo de tubagem pode ser a mesma nos 2 sistemas, mas uma VMC duplo fluxo leva sempre 4 a 6 vezes mais tubo que uma VMC simples fluxo.

Claro que pode ser o mesmo. Mas porque razão iria usar uma tubagem mais cara com uma instalação mais cara se não é preciso ter os mesmos cuidados (acumulação de pó, bactérias, etc)? Afinal uma VMC simples é um simples sistema de extração para o exterior. Já numa VMC dupla penso que devemos ter muito cuidado na tubagem a aplicar para impedir a acumulação de pós e criação de bactérias (principalmente na conduta de admissão). Penso eu de que!

E como é que numa VMC dupla gasta-se 4 a 6 vezes tubagem? Não estamos a falar apenas na tubagem de ida?

mais questões:
    Numa VMC simples, cada boca de aspiração deve ir até à VMC? Ou podemos juntar bocas numa só tubagem? Como é feito o equilibrio?
  6.  # 526

Bom dia.

Espero não estar a reactivar um tópico já demasiado esquecido...
    Sou novo por estas paragens pelo menos enquanto utilizador registado. Vou tentando seguir os tópicos que se vão falando e vou tentando manter-me minimamente informado.
    Mas neste momento encontro-me em processo de inicio de construção de moradia e estou a tentar dar o máximo de atenção ao conforto e à economia de energia no futuro.
    Como tal neste momento estou a tentar descobrir como fazer uma VMC de duplo fluxo que me ajude a renovar o ar interior da moradia sem que isso prejudique o conforto.
    Mas infelizmente na zona de Abrantes não estou a conseguir encontrar quem me faça um esquema ou mesmo projecto para fazer uma coisa com pés e cabeça...
    Como tal andei a pesquisar e descobri algumas informações mas que ainda assim me deixam imensas dúvidas... Vi a Domeo da S&P e vi mais ou menos como fazer a instalação, mas não estou com grande vontade de atravessar tubos de 125mm espalhados por dentro do ferro da placa, visto que assim lhe vou tirar resistencia... Alguém me pode dar uma ajuda?
    Obrigado.

Melhores cumprimentos,

Hugo Nunes
  7.  # 527

Colocado por: ****O normal das tubagens , D .75 /.80/.90 o melhor é sempre passar no tecto falso , pesquise empresas , em portugal já existem 3/4 dedicadas á ventilação a duplo fluxo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mudlly

Eu tenho visto, mas preferia que fosse alguma empresa próxima de mim para evitar custos exagerados, só em deslocações... Pois, mas não estava a contar por tectos falsos... Gostava de colocar tudo por dentro de paredes/placa... E ainda assim essas tubagens talvez venham a reduzir bastante a resistencia das lajes...
  8.  # 528

Colocado por: Mudllypreferia
    não se pode ter sol na eira e chuva no banal.

Tem que tomar decisões.
  9.  # 529

Colocado por: ****O normal das tubagens , D .75 /.80/.90 o melhor é sempre passar no tecto falso , pesquise empresas , em portugal já existem 3/4 dedicadas á ventilação a duplo fluxo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mudlly

Também procuro quem trabalhe bem nas instalações VMC, quais as empresas que os expert do forumdacasa recomendam?
  10.  # 530

Colocado por: silvcarTambém procuro quem trabalhe bem nas instalações VMC, quais as empresas que os expert do forumdacasa recomendam?

https://forumdacasa.com/discussion/40105/procura-servicos-ou-materiais-para-a-sua-casa-contrate-quem-ajuda-no-forum/#Item_1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvcar
  11.  # 531

Caros foristas,
    procuro orçamento para fornecimento e instalação de VMC zona norte.
    Algum profissional por aqui no forum?
    Obrigado
  12.  # 532

Já tem isso projetado?
  13.  # 533

****, você que percebe da poda, num projeto térmico onde se tenha ventilação através de grelhas auto-regulaveis, se quiser mudar para VMC basta respeitar os caudais?
    • SMBS
    • 20 janeiro 2020

# 534

**** 0,3 ou 0,6?
  14.  # 535

Colocado por: Anonimo06082021

Em que zona da zona norte?

Guimarães
  15.  # 536

Colocado por: ASSimoesJá tem isso projetado?

Não.
  16.  # 537

Acho que o meu diz 0.4rph
  17.  # 538

e o mesmo estiver bem dimensionado

É o eterno dilema...
  18.  # 539

paga a alguém e faz um projeto da vmc , e alguém instala e faz a medição final dos caudais e afina o que têm a afinar.

Porque hoje infelizmente não basta isso. É preços sorte para arranjar esse alguém capaz de projetar e instalar.
  19.  # 540

Na memória descritiva diz que o edifício não cumpre a norma np1037-1 e precisa de ventilação através de grelhas na caixilharia.
    Indica 0.49 para aquecimento e 0.6 para arrefecimento.

0.1672 seg. NEW