Iniciar sessão ou registar-se
    • musci
    • 12 julho 2020 editado

     # 641

    Colocado por: SrRo problema é a legislação permitir o embutir de tubagens em lajes e elementos, em betao tenho a ideia que não
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Não permite e comercializam??? Isto na betonilha de enchimento? Ou seja, por onde é comum passarem redes de águas, eletricidades, etc...
    • SrR
    • 12 julho 2020

     # 642

    Elementos estruturais de betao tenho a ideia k nao
  1.  # 643

    Bom dia, estive a ler as muitas páginas que para aqui vão sobre o assunto, mas fiquei com algumas dúvidas.

    Num vmc de fluxo simples existem grandes perdas de calor significativas no pico de verão/inverno, considerando uma zona de centro litoral? Faz sentido ter um sistema simples numa habitação nova em que se investe num bom isolamento térmico? ou o fluxo a que pode ser feita a circulação de ar não tem impacto significativo na temperatura no interior da casa quando se notam diferenças na rua (dia muito quente ou muito frio). Além disso, posso desligar em certas alturas do dia? ex durante o dia nos piores dias de verão e durante a noite no inverno?

    Já vi falarem que não compensa o fluxo duplo com excepção de algumas zonas mais agrestes do país, no entanto faz me confusão estar a isolar bem uma casa para depois ter ar vindo directamente na rua em fluxo contínuo. Isto falando apenas de temperatura e não de qualidade do ar.
  2.  # 644

    Duplo fluxo não faz sentido no nosso país.
    Pior não fica. Fica sempre melhor, mas o investimento não se justifica.
    No litoral mais ainda.
    Agora, se lhe sobram uns tostões e quer aplicar, pior não fica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daniel010
  3.  # 645

    Colocado por: jfsmoreiraDuplo fluxo não faz sentido no nosso país.
    Pior não fica. Fica sempre melhor, mas o investimento não se justifica.
    No litoral mais ainda.
    Agora, se lhe sobram uns tostões e quer aplicar, pior não fica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:daniel010


    Vai ser um projeto com os tostões muito contados.
    A minha questão é se o fluxo simples não "estraga" a temperatura interior de uma casa com bom isolamento (esquecendo os métodos de aquecimento). Se é possível regular fluxos para minimizar esta situação e se faz sentido desligar em certas alturas do dia para atenuar, como perguntei anteriormente.
    Obrigado
  4.  # 646

    A ver se de uma vez por todas se percebe a função da vmc , quando dormimos libertamos vapor de agua ( em media 1 a 2 litros) , quando respiramos idem , se juntarmos os vapores dos banhos , dos cozinhados , e das poucas vergonhas, poderemos ter em média 10/15 litros de agua em estado gasoso dentro de uma habitação ( actualmente em italia após um estado aprofundado devido a graves problemas em museus, igrejas e monumentos , percebeu-se que o vapor de agua libertado pelos visitantes , estava a danificar , vitrais, telas , afrescos , etc, levando a que o numero de visitantes em alguns casos seja reduzido em mais de metade diariamente ), se juntarmos a esses vapores a humidade do ar , e ainda o dióxido de carbono que libertamos é normal que o ar interior fique extremamente poluído, saturado, húmido , pesado ( existem n estudos sobre a QAI)
    Cada vez mais as habitações são herméticas , elas têm necessidade de respirar, só existem duas soluções ou se usa meios mecânicos ou se faz por meios manuais , os meios manuais existem ( janelas, grelhas ) , será que as mesmas estão posicionas de forma a fazer o ar circular , foram pensadas para tal ? Claro que não ai entra a ventilação mecânica , quanto mais hermética a habitação mais necessidades têm de renovação de ar.
    A vmc a duplo fluxo ja é obrigatório em alguns países .

    Quais são as suas mais valias :

    Não é preciso se preocupar em abrir e fechar janelas ,
    Não corre o risco de deixar janelas abertas e ser assaltado ou começar a chover
    Não perde temperatura faz as trocas mantendo a temperatura interior
    Baixa a humidade relativa
    Melhora a qualidade do ar interior
    Evita bolores e outras patologias
    Ventila a casa o tempo necessária mesmo que não exista ninguém ( ferias, etc) .
    Ajuda nas alergias da primavera

    Menores valias .

    Instalar algo só por instalar e que fica ali por ficar, sem ter sido devidamente calculado
    Não faz sentido ter uma VMC e janelas que são tudo menos estanques
    O preço dos filtros



    Agora cabe a cada um pensar o que é melhor para si , se a VMC é uma mais valia? Sem sombra de duvida , quem quer instala quem não quer não instala . ¨


    https://www.youtube.com/watch?v=ygHU0mQGuJU
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sira, ASSimoes, daniel010
  5.  # 647

    Colocado por: jfsmoreiraDuplo fluxo não faz sentido no nosso país.
    Pior não fica. Fica sempre melhor, mas o investimento não se justifica.
    No litoral mais ainda.
    Agora, se lhe sobram uns tostões e quer aplicar, pior não fica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:daniel010


    Nem sabe o que diz ....
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, leandro_m
  6.  # 648

    Colocado por: M.....A ver se de uma vez por todas se percebe a função da vmc , quando dormimos libertamos vapor de agua ( em media 1 a 2 litros) , quando respiramos idem , se juntarmos os vapores dos banhos , dos cozinhados , e das poucas vergonhas, poderemos ter em média 10/15 litros de agua em estado gasoso dentro de uma habitação ( actualmente em italia após um estado aprofundado devido a graves problemas em museus, igrejas e monumentos , percebeu-se que o vapor de agua libertado pelos visitantes , estava a danificar , vitrais, telas , afrescos , etc, levando a que o numero de visitantes em alguns casos seja reduzido em mais de metade diariamente ), se juntarmos a esses vapores a humidade do ar , e ainda o dióxido de carbono que libertamos é normal que o ar interior fique extremamente poluído, saturado, húmido , pesado ( existem n estudos sobre a QAI)
    Cada vez mais as habitações são herméticas , elas têm necessidade de respirar, só existem duas soluções ou se usa meios mecânicos ou se faz por meios manuais , os meios manuais existem ( janelas, grelhas ) , será que as mesmas estão posicionas de forma a fazer o ar circular , foram pensadas para tal ? Claro que não ai entra a ventilação mecânica , quanto mais hermética a habitação mais necessidades têm de renovação de ar.
    A vmc a duplo fluxo ja é obrigatório em alguns países .

    Quais são as suas mais valias :

    Não é preciso se preocupar em abrir e fechar janelas ,
    Não corre o risco de deixar janelas abertas e ser assaltado ou começar a chover
    Não perde temperatura faz as trocas mantendo a temperatura interior
    Baixa a humidade relativa
    Melhora a qualidade do ar interior
    Evita bolores e outras patologias
    Ventila a casa o tempo necessária mesmo que não exista ninguém ( ferias, etc) .
    Ajuda nas alergias da primavera

    Menores valias .

    Instalar algo só por instalar e que fica ali por ficar, sem ter sido devidamente calculado
    Não faz sentido ter uma VMC e janelas que são tudo menos estanques
    O preço dos filtros



    Agora cabe a cada um pensar o que é melhor para si , se a VMC é uma mais valia? Sem sombra de duvida , quem quer instala quem não quer não instala . ¨


    https://www.youtube.com/watch?v=ygHU0mQGuJU
    Estas pessoas agradeceram este comentário:daniel010


    Sobre fluxo duplo penso que percebi o conceito, vantagens e desvantagens. As minhas questões são relativas à questão da temperatura no fluxo simples. Se me puder ajudar agradeço. Parece que não é muito consensual a necessidade de duplo fluxo ou simples, mas a verdade é que parece ser consensual que um é existencialmente mais caro que o outro.
    Concordam com este comentário: Pablo OS
  7.  # 649

    Colocado por: daniel010

    Sobre fluxo duplo penso que percebi o conceito, vantagens e desvantagens. As minhas questões são relativas à questão da temperatura no fluxo simples. Se me puder ajudar agradeço. Parece que não é muito consensual a necessidade de duplo fluxo ou simples, mas a verdade é que parece ser consensual que um é existencialmente mais caro que o outro.


    Simples fluxo causa um desequilíbrio , ninguém sabe o ar que entra , so se sabe o que sai, o mesmo foi inventado para colmatar a falta de extração em zonas complicadas, o duplo fluxo é um sistema equilibrado que bem feito funciona e é uma mais valia .
  8.  # 650

    Colocado por: daniel010um é existencialmente mais caro que o outro.


    Talvez fosse bom ter uma ideia de quão mais caro efectivamente será. Se a diferença não causar grande impacto, pode render esta questão resolvida à partida.
    • jrap
    • 21 julho 2020

     # 651

    Eu também tive bastantes dúvidas sobre este tema...algo que tive em consideração foi deixar tudo preparado para o que poderei vir a usar. Neste caso em concreto, como a moradia é rc e 1º andar deixei as tubagens todas para duplo fluxo, a tubagem eléctrica, o esgoto para os condensados da máquina, tubagem para o local do display (apesar de já haver muitas com aplicação wi-fi e o display ser o telemovel). Ou seja, ficou a pré-instalação segundo um estudo para uma vmc fluxo duplo. A máquina custa à volta de 2000 euros. Posso não colocar já mas assim que consiga meto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  9.  # 652

    Colocado por: jrapEu também tive bastantes dúvidas sobre este tema...algo que tive em consideração foi deixar tudo preparado para o que poderei vir a usar. Neste caso em concreto, como a moradia é rc e 1º andar deixei as tubagens todas para duplo fluxo, a tubagem eléctrica, o esgoto para os condensados da máquina, tubagem para o local do display (apesar de já haver muitas com aplicação wi-fi e o display ser o telemovel). Ou seja, ficou a pré-instalação segundo um estudo para uma vmc fluxo duplo. A máquina custa à volta de 2000 euros. Posso não colocar já mas assim que consiga meto.


    E calculou os caudais , necessidades , etc ......
    • Sira
    • 21 julho 2020

     # 653

    Colocado por: M.....
    E calculou os caudais , necessidades , etc ......


    M.... Faz esse trabalho? Se sim, pode disponibilizar o seu contato para me dar um orçamento?
  10.  # 654

    Colocado por: Anonimo06082021O raio das novas modas impostas pelos nórdicos da cabo da cabeça as pessoas.

    Ê mais uma coisa que já está a entrar na vulgaridade.

    É mais uma sigla...bota pra lá.


    qual é a sua sugestão para promover a renovação de ar nas habitações?
    eu sei que você prefere sistemas passivos/naturais, mas como acha que podemos isolar bem uma casa e depois a ventilar?
  11.  # 655

    Colocado por: Sira

    M.... Faz esse trabalho? Se sim, pode disponibilizar o seu contato para me dar um orçamento?


    deixe ai um email que lhe respondo .
    • jrap
    • 21 julho 2020

     # 656

    Colocado por: M.....

    E calculou os caudais , necessidades , etc ......


    Eu penso que sim. A instalação foi feita pela empresa que me fez a parte electrica e aguas da casa. O material foi comprado na sanitop e foram eles que com o projecto da moradia enviaram as tubagens e acessórios. O que lhe consigo dizer é que à excepção da cozinha que levou 2 tubos 90 a convergir para um terminal de 125 o resto levou tubagem de 90 com terminais de 80
    • Sira
    • 21 julho 2020

     # 657

    Colocado por: M.....deixe ai um email que lhe respondo .


    [email protected]

    Obrigada
  12.  # 658

    james qual a marca ?
  13.  # 659

    Colocado por: Anonimo06082021Não vou dizer para não criar confusão.

    Não é Aldes mas tem mais rendimento.

    Cada vez se usam mais máquinas nas casas,na minha maneira de ver as coisas é uma contradição....estando na moda a protecção do meio ambiente.


    Na boa diga la .....
  14.  # 660

    Colocado por: Anonimo06082021Cada vez se usam mais máquinas em todos os aspectos das nossas vidas


    FTFY :)

    Ainda assim, não significa obrigatoriamente que a utilização de um maior numero de máquinas seja pior para o ambiente.
    Por norma, a evolução tende a melhorar a eficiência dos sistemas. Já a massificação e os seus requisitos (entre outros aspectos) é outra história
 
0.2074 seg. NEW