Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jorgealvestodas perdem temperatura pois as trocas de calor não são absolutas sendo que as melhores recuperam 92% do calor.
    Concordam com este comentário:gil.alves

Tinha ideia que arrefece/ aquece ligeiramente o ar que entra.
    Em relação a boca nos roupeiros?pode dar uma opinião?
  2. Colocado por: flopes109Tinha ideia que arrefece/ aquece ligeiramente o ar que entra.

Como dito pelo Jorge Alves recupera energia no exemplo que ele deu até 92% logo, no inverno transfere 92% da energia para o ar novo e no verão retirará menos do que os 92% (corrigir-me-á o Jorge Alves 😉).
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flopes109
  3. Ha quem use as VMC para distribuir o calor em casas com poucas necessidades energéticas.
    Usam um aquecedor numa divisão ou um AC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flopes109
  4. Só falta a questão dos roupeiros até sapateira:)
    Obrigado a todos
  5. Colocado por: lmcaetE mesma sugestão (empresas para instalação de VMC) para uma moradia em Cantanhede, distrito de Coimbra?

climacom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  6. Colocado por: tiagodiaf
    climacom
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet
    o orçamento que recebi deles, é assim pro esticado
  7. E normal. Esticam se sempre um.pouco.
  8. Quer dizer, se calhar não se esticam para o material que aplicam/propõem, zhender nao é barata, por isso se calhar o preço esta dentro do normal
  9. Colocado por: DR1982Ha quem use as VMC para distribuir o calor em casas com poucas necessidades energéticas.
    Usam um aquecedor numa divisão ou um AC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:flopes109

Isso não funciona. Os caudais são muito pequenos, não há milagres. E, mesmo que conseguisse espalhar o calor gerado por um aquecedor obviamente que não seria suficiente para aquecer a casa toda.
  10. Colocado por: pvieira91

Isso não funciona. Os caudais são muito pequenos, não há milagres. E, mesmo que conseguisse espalhar o calor gerado por um aquecedor obviamente que não seria suficiente para aquecer a casa toda.
    ok, ha casas passivas que os donos dizem que são aquecidas dessa forma, falo apenas com base nesses testemunhos, vale o que vale
  11. Mas é mesmo normal. Se pediu orçamento apenas terá de negociar para ter um preço melhor..E muitas vezes são competitivos.
  12. Colocado por: sergioemsMas é mesmo normal. Se pediu orçamento apenas terá de negociar para ter um preço melhor..E muitas vezes são competitivos.
    para ser competitivo com os outros 2 que tenho teriam de baixar cerca de 40%, nao me parece…
    Ainda assim volto a referir que é zhender, ou seja, pode ser o preço
  13. Já li e reli este post (54 paginas) e todos os argumentos para usar uma VMC duplo fluxo são válidos.

No entanto, para além do custo da máquina, que pelo que pesquisei, será algo que ocupa o volume de um esquentador, mas custa mais que um frigorífico americano topo de gama com monitor e internet. Já vi bombas de calor por preço idêntico.

No final parece-me exagerado para uma “caixa com ventilador, permutador de calor, e uns filtros”. O custo na máquina mais outro tanto para as tubagens, não animam. E claro está que temos ainda o custo em si da mão de obra e know-how para distribuir os caudais e afinar o sistema.

No final das contas, com 5k€ não fazemos a festa, quando a alternativa low-cost fica por 1/5 da VMC.

Este é um tema que não me consegui decidir.
  14. A mim o que me faz “comichão” são condutas e ácaros. Não ponho em causa a evidente mais valia funcional mas neste quesito ando mesmo pensativo…
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, TiagoCK
  15. Colocado por: DR1982ok, ha casas passivas que os donos dizem que são aquecidas dessa forma, falo apenas com base nesses testemunhos, vale o que vale

Se for como dizem com necessidade de 10-20W/m2 com algum rigor deve ser possível!!!
    • SrR
    • 9 janeiro 2023
    Colocado por: powerPTA mim o que me faz “comichão” são condutas e ácaros. Não ponho em causa a evidente mais valia funcional mas neste quesito ando mesmo pensativo…
    Concordam com este comentário:rpmmsantos
    nada que uma limpeza n resolva
  16. Colocado por: SEEING
    Se for como dizem com necessidade de 10-20W/m2 com algum rigor deve ser possível!!!
    também acho que sim, aliás é isso que alguns defendem, que com casas tão eficientes o investimento no campo da climatizaçao nao precisa ser muito.
  17. Colocado por: SrRnada que uma limpeza n resolva

Por curiosidade como se faz esta limpeza? Desde as bocas de extração insuflação, ou desde a máquina ou plenos?
  18. Colocado por: DR1982também acho que sim, aliás é isso que alguns defendem, que com casas tão eficientes o investimento no campo da climatizaçao nao precisa ser muito.

O rigor no projeto térmico, nesses casos, tem que ser importante.
    Concordam com este comentário: DR1982
    • SrR
    • 9 janeiro 2023
    Colocado por: rpmmsantos

Por curiosidade como se faz esta limpeza? Desde as bocas de extração insuflação, ou desde a máquina ou plenos?
    tudo, existe ferramentas próprias para isso

0.3637 seg. NEW