Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: taunus

Caro marcocar, tenho a Arostor 270 há cerca de ano e meio e 4 pessoas em casa e mais o gato (mas este raramente toma banho). A minha BC nunca ligou a resistência e nunca faltou água quente em casa. Os dois adultos tomam banho sempre pela manhã e as crianças pelo fim de tarde. O gato tenho de lhe perguntar.

É bom saber isso, vou debruçar me sobre isso porque na regiao onde eu estava em frança, os meus colegas, alguns tinham instalado e o consumo nao era nada o anunciado devido a resistencia que estava quase sempre em funcionamento.
    Tem instalado a bomba de que maneira? Sobre ar ambiente numa divisao nao aquecida ou diretamente ligada a extraçao da vmc para aproveitar as calorias do ar de saida?
  2. Colocado por: marcocardiretamente ligada a extraçao da vmc para aproveitar as calorias do ar de saida
    a bomba na saída deita ar frio...
  3. Colocado por: lmcaet
    Marcocar, e como controlava a temperatura da casa no inverno com essas VMC simples? Não lhe arrefeciam demasiado a casa?

Durante o dia nao havia problema tinha a salamandra ligada, mas de noite quando ela se apagava, ao levantar me as 4h da manha quando estavam menos 10° fora tinha 15 dentro de casa ( casa naonisolada). Acendia o lume de volta e numa hora punha a casa a 20outra vez. Nesse ponto nao era bom mas no que toca a humidadeS e tetos pretos salvou me
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  4. Colocado por: marcocar

É bom saber isso, vou debruçar me sobre isso porque na regiao onde eu estava em frança, os meus colegas, alguns tinham instalado e o consumo nao era nada o anunciado devido a resistencia que estava quase sempre em funcionamento.
    Tem instalado a bomba de que maneira? Sobre ar ambiente numa divisao nao aquecida ou diretamente ligada a extraçao da vmc para aproveitar as calorias do ar de saida?

BC instalada na cave a puxar o ar ambiente com exaustão para o exterior. O ar de exaustão não dá para aproveitar, é gélido.
  5. Colocado por: taunus

BC instalada na cave a puxar o ar ambiente com exaustão para o exterior. O ar de exaustão não dá para aproveitar, é gélido.

Falava se tinha ligado o ar de exaustao da vmc a bomba? Tenho visto algumas instalaçoes assim
  6. Colocado por: marcocar

Olhe que a nivel de custo, se isto funcionar (funciona de certeza) os custos nao serao fora de normal. Vmc tem sempre de ter, recuperador quem gosta tambem poe o AC é que poderia ser evitado, ao fim ao cabo o preço deve andar ela por ela penso eu

Colocado por: DR1982Marcocar,acho que esta a menusprezar o impacto que as aguas quentes sanitárias têm no consumo total de uma casa, e não é assim, alias em certas casas gasta se mais para AQS do que a climatizar.

Eu tambem acredito que certas casas consigam resolver as necessidades de climatizaçao com sistemas como os que fala, com um AC numa divisão por exemplo e distribuir a temperatura atraves da VMC, mas são casas passivas, com tudo pensado para isso, desculpe mas acho que esta a simplificar demasiado a coisa, duvido que baste meter bom isolamento e caixilharia par ter 300m2 uteis com baixas necessidades ou quase nenhumas, é mais complicado que isso, senão era demasiado fácil

concordo com os dois acho que pode evitar o Ac (ou ajudar imenso) mas não vai depender so do isolamento mas tambem do nivel de conforto, ha malta que de inverno gosta de ter a casa a 25º e no verão a 18º, e depois andam todos gripados.
  7. ha malta que de inverno gosta de ter a casa a 25º e no verão a 18º, e depois andam todos gripados.

Pois la esta cada um a sua vivencia.
    Nos em casa é 17/18 nos quarto e 20/21 no resto da casa e ando de tshirt e calçoes ja assim.
  8. Parece-me que estas tentativas de usar a VMC para climatizar são autênticas invenções. A VMC serve para renovar o ar e controlar a humidade. Trabalha com caudais pequenos e é incapaz obviamente de climatizar uma casa.
    Creio que faz mais sentido pensar nisto de forma separada. 1) Climatização; 2) VMC.

É claro que, usar um poço canadiano na admissão de ar da VMC pode arrefecer o ar no Verão, mas parece-me que tem um efeito quase negligenciável. Certamente que não compensa o trabalho e complexidade desses sistemas.

O melhor sistema de aquecimento é o PRH. Ter, na mesma casa, PRH e VMC é o santo graal. Se tiver oportunidade faça isso.
  9. Colocado por: flopes109

concordo com os dois acho que pode evitar o Ac (ou ajudar imenso) mas não vai depender so do isolamento mas tambem do nivel de conforto, ha malta que de inverno gosta de ter a casa a 25º e no verão a 18º, e depois andam todos gripados.
    Nao depende só do isolamento, depende de uma serie de coisas como exposicao solar, tamanho e caracteristicas dos vãos, ate do tracado da agua quente e por ai fora...
    Não é por nada que uma casa passiva ou é construida de raiz ou dificilmente o é.
    climatizar uma casa com 300m2 com uma vmc e um recuperador de calor poço num sei das quantas parece me demasiado irrealista.

e nao digo isto por mal, mas sim para o marcocar nao apanhar uma desilusao.
  10. Colocado por: DR1982Nao depende só do isolamento, depende de uma serie de coisas como exposicao solar, tamanho e caracteristicas dos vãos, ate do tracado da agua quente e por ai fora...
    Não é por nada que uma casa passiva ou é construida de raiz ou dificilmente o é.
    climatizar uma casa com 300m2 com uma vmc e um recuperador de calor poço num sei das quantas parece me demasiado irrealista.

e nao digo isto por mal, mas sim para o marcocar nao apanhar uma desilusao.

Existe tanta renovaçao passiva e outras tantas com os mesmos requisitos mas sem a certificaçao que se paga...
    O que entendem voces por 'climatizar'?
    se for meter uma casa a 18° quando la fora estao 40...
    isso para mim nao quero!
    Acredito que seja necessario em casas com zxposiçao sul, enormes vao envidraçados sem proteçao nem nada, mas na minha, pode reparar, a exposiçao nao ha preocupaçap com isso, os vaos sao contidos, quase tudo de 1,60m e os 2 de 3,20, um deles esta protegido pelo alpendre e outro ira levar uma 'pergula' de plantas. Isto com o capoto em la de rocha de 120kg/m3 que provoca atrasa termico da ordem de 6h, mais o bloco termisobel que tem grande inercia, decerto nao irei necessitar.
    O poço serviria nao para clilatizar, nao é para isso, mas sim para evitar ao maximo enfiar ar a 35/40° em pleno verao, conseguir entrar lo a 20/25 sera um ganho muito importante para evitar o sobreaquecimento. É so este ponto que pode complicar porque pelos vao e exposiçao solar estou eu bem
  11. Colocado por: marcocarIsto com o capoto em la de rocha de 120kg/m3 que provoca atrasa termico da ordem de 6h

Com que espessura?
  12. E de inverno, como aquece isso?
  13. Colocado por: SEEING
    Com que espessura?

14cm.

Colocado por: DR1982E de inverno, como aquece isso?

A ideia é fazer a mesma coisa que no verao.
    O poço quando estiver a 0°la fora, para a vmc, entrega me ar +/-15 acima disso, e depois com o auxilio do rexuperador a lenha, ligado tambem a vmc em pré aquecimento, penso conseguir insuflar ar a volta de 18°. Isto supondo 0° la fora, mas aqui por viana é raro estar isso.
    Mas isto sera tudo confirmado a seu tempo com os calculos feitos por quem saiba.
  14. Colocado por: marcocarcapoto em la de rocha de 120kg/m3 que provoca atrasa termico da ordem de 6h

Colocado por: marcocar14cm.

E quem lhe disse que o atraso térmico era de 6h?
  15. Uma pequena historia que eu fazia em casa de verao com a vmc simples.
    Durante o dia com temperaturas acima dos 35°, chegava a ter 28° na casa ( sem isolamento nenhum).
    O que fazia era quando por volta das 22h la fora descia a temperatura mas nao corria nenhum para refrescar de janelas abertas, eu ligava a alta da vmc no botao da cozinha e em pouco tempo conseguia baixar para os 22/23..
    Ja nao era mau e bem aceitavel!
    Outra que fazia para 'controlar' o calor num vao de 2,5m sem proteçoes, usava 'blanc de meudon'. Pintava o vidro, a luz continuava a passar mas o calor era muito menos. Ao inicio nao acreditava na dica do velhote e fiz o teste num vidro so, com termometro e resultava mesmo, dai a usar sempre depois
  16. Colocado por: marcocaros calculos feitos por quem saiba.
    então e esses cálculos nao deviam ser feitos desde início ? Se depois não der como faz?
  17. Colocado por: SEEING

E quem lhe disse que o atraso térmico era de 6h?

Calculos feitos pela sto frança.
    Os 14cm era o minimo obrigatoria para dar direito a reduçoes por parte do estado, e téem isso bem detalhado.
    Por exemplo o eps é muito bom isolante em capoto, mas de verao nao vale nada, tem um atraso de apenas 2h..
    Os melhores isolamentos para regioes quentes sao ou a la de rocha ( mais accesivel) ou entaonos naturais.
    Cortiça, fibra de madeira, canhamo,
    Tem menor eficiencia termica com lambda a volta dos 0,040 mas devido as densidades deles, de 120kg para cima sao otimos no verao. Mas sao mais caros...
  18. Colocado por: DR1982então e esses cálculos nao deviam ser feitos desde início ? Se depois não der como faz?

Ainda so esta a arquitetura na camara..
    As zspecialidades vamos começar para a semana, e ai irei expor estas vontades todas aos engenheiros
  19. Colocado por: marcocarCalculos feitos pela sto frança.
    Os 14cm era o minimo obrigatoria para dar direito a reduçoes por parte do estado, e téem isso bem detalhado.

OK 🤔

Colocado por: marcocarPor exemplo o eps é muito bom isolante em capoto, mas de verao nao vale nada, tem um atraso de apenas 2h..

O atraso térmico, nos meus conhecimentos não é dependente da temperatura mas sim da espessura e do calor específico que implica, também na minha opinião que o atraso térmico para lã mineral com 14cm é de 3,9h.
    Para um EPS com a mesma espessura seria de 2,7h.
    Se é certo que se entrarmos em preciosismos pode ser um argumento mas na prática pouco impacto tem.
  20. Hei de ver se ainda tenho esses comparativos no meu pc pessoal, se fosse no antigo da empresa onde trabalhava rinha de certeza.
    Mas de memoria as 4h era para a la de vidro e a la de rocha era 6.
    Talvez seja mariquices, mas por exemplo no alentejo ou algzrve um isolamznto em cortiça ou fibras de madeira obteria muitp melhor conforto de verao e certamente menoq recurso a AC..

0.4281 seg. NEW