Colocado por: taunus
Caro marcocar, tenho a Arostor 270 há cerca de ano e meio e 4 pessoas em casa e mais o gato (mas este raramente toma banho). A minha BC nunca ligou a resistência e nunca faltou água quente em casa. Os dois adultos tomam banho sempre pela manhã e as crianças pelo fim de tarde. O gato tenho de lhe perguntar.
Colocado por: marcocardiretamente ligada a extraçao da vmc para aproveitar as calorias do ar de saidaa bomba na saída deita ar frio...
Colocado por: lmcaet
Marcocar, e como controlava a temperatura da casa no inverno com essas VMC simples? Não lhe arrefeciam demasiado a casa?
Colocado por: marcocar
É bom saber isso, vou debruçar me sobre isso porque na regiao onde eu estava em frança, os meus colegas, alguns tinham instalado e o consumo nao era nada o anunciado devido a resistencia que estava quase sempre em funcionamento.
Tem instalado a bomba de que maneira? Sobre ar ambiente numa divisao nao aquecida ou diretamente ligada a extraçao da vmc para aproveitar as calorias do ar de saida?
Colocado por: taunus
BC instalada na cave a puxar o ar ambiente com exaustão para o exterior. O ar de exaustão não dá para aproveitar, é gélido.
Colocado por: marcocar
Olhe que a nivel de custo, se isto funcionar (funciona de certeza) os custos nao serao fora de normal. Vmc tem sempre de ter, recuperador quem gosta tambem poe o AC é que poderia ser evitado, ao fim ao cabo o preço deve andar ela por ela penso eu
Colocado por: DR1982Marcocar,acho que esta a menusprezar o impacto que as aguas quentes sanitárias têm no consumo total de uma casa, e não é assim, alias em certas casas gasta se mais para AQS do que a climatizar.
Eu tambem acredito que certas casas consigam resolver as necessidades de climatizaçao com sistemas como os que fala, com um AC numa divisão por exemplo e distribuir a temperatura atraves da VMC, mas são casas passivas, com tudo pensado para isso, desculpe mas acho que esta a simplificar demasiado a coisa, duvido que baste meter bom isolamento e caixilharia par ter 300m2 uteis com baixas necessidades ou quase nenhumas, é mais complicado que isso, senão era demasiado fácil
ha malta que de inverno gosta de ter a casa a 25º e no verão a 18º, e depois andam todos gripados.
Colocado por: flopes109Nao depende só do isolamento, depende de uma serie de coisas como exposicao solar, tamanho e caracteristicas dos vãos, ate do tracado da agua quente e por ai fora...
concordo com os dois acho que pode evitar o Ac (ou ajudar imenso) mas não vai depender so do isolamento mas tambem do nivel de conforto, ha malta que de inverno gosta de ter a casa a 25º e no verão a 18º, e depois andam todos gripados.
Colocado por: DR1982Nao depende só do isolamento, depende de uma serie de coisas como exposicao solar, tamanho e caracteristicas dos vãos, ate do tracado da agua quente e por ai fora...
Não é por nada que uma casa passiva ou é construida de raiz ou dificilmente o é.
climatizar uma casa com 300m2 com uma vmc e um recuperador de calor poço num sei das quantas parece me demasiado irrealista.
e nao digo isto por mal, mas sim para o marcocar nao apanhar uma desilusao.
Colocado por: marcocarIsto com o capoto em la de rocha de 120kg/m3 que provoca atrasa termico da ordem de 6h
Colocado por: SEEING
Com que espessura?
Colocado por: DR1982E de inverno, como aquece isso?
Colocado por: marcocarcapoto em la de rocha de 120kg/m3 que provoca atrasa termico da ordem de 6h
Colocado por: marcocar14cm.
Colocado por: marcocaros calculos feitos por quem saiba.então e esses cálculos nao deviam ser feitos desde início ? Se depois não der como faz?
Colocado por: SEEING
E quem lhe disse que o atraso térmico era de 6h?
Colocado por: DR1982então e esses cálculos nao deviam ser feitos desde início ? Se depois não der como faz?
Colocado por: marcocarCalculos feitos pela sto frança.
Os 14cm era o minimo obrigatoria para dar direito a reduçoes por parte do estado, e téem isso bem detalhado.
Colocado por: marcocarPor exemplo o eps é muito bom isolante em capoto, mas de verao nao vale nada, tem um atraso de apenas 2h..