Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Na_mouchtubos em pvc
    que também não se devem usar em circuitos de ar ambiente
    Concordam com este comentário: SrR
  2. Colocado por: jorgealvesque também não se devem usar em circuitos de ar ambiente

Não devem ser usados? porque diz isso?
  3. Colocado por: Na_mouch

Não devem ser usados? porque diz isso?
    è o que os fabricantes dizem.

Provavelmente porque são potencialmente cancerígenos.
  4. Não perca tempo a inventar a roda, isso existe há muitos séculos.
  5. Veja a tabela 4 (pag27) do estudo abaixo:

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://ria.ua.pt/bitstream/10773/18623/1/FINAL-DISSERTA%C3%87%C3%83O-ANA-RITA-FERREIRA.pdf
  6. O sistema VMC, para mim, é notoriamente importante para termos um ambiente confortável em termos de humidade e CO2 dentro das casas. Associar ao VMC o poço canadiano vamos fazer com com que o ar que entra dentro do VMC esteja pré-estabilizado termicamente.

Para mim, é a associação útil de dois sistemas que se complementam de forma eficaz.

A roda já foi inventada à muito, mas deixou de ser de pedra para passar a madeira e agora são em pneus de borracha...
  7. Colocado por: Na_mouchAssociar ao VMC o poço canadiano vamos fazer com com que o ar que entra dentro do VMC esteja pré-estabilizado termicamente.
    mas carregadinho de uma brutal quantidade de poluentes bio-organicos.......

Colocado por: Na_mouchagora são em pneus de borracha
    mais uma vez tem que oparar de tentar inventar a roda, os pneus são uma mistura de borracha com aço e compositos sendo desenvolvidos por equipas especializadas ao invés expert´s youtubers
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Na_mouch
  8. Aconselho a leitura do conceito de "passive house"

https://www.batirbio.org/la-maison-passive/

Não é fácil de se conseguir este objectivo, principalmente devido aos vidros que se encontram no mercado, mas é um conceito importante para quer quer renovar ou contruor uma casa.
  9. Colocado por: Na_mouchAconselho a leitura do conceito de "passive house"

https://www.batirbio.org/la-maison-passive/

Não é fácil de se conseguir este objectivo, principalmente devido aos vidros que se encontram no mercado, mas é um conceito importante para quer quer renovar ou contruor uma casa.

O “conceito” já existe desde os anos 80 e não é “conceito”.
    Já existem algumas certificadas e mais umas quantas em processo.
    Não é ainda o “comum” mas começa e irá ser o padrão num futuro não muito distante.
    Tem de se melhorar projectos, constructores mais receptivos a fazer bem e acompanhamento de obra eficaz!
    Concordam com este comentário: Na_mouch, jorgealves
  10. Ainda não consegui nenhuma empresa que me garanta um Ug inferior a 1w/m2K. Sem isto nada de casa passiva. Nem mesmo com vidros triplos e capa termica baixam abaixo desse valor

Paredes, tetos e chão já consegui atingir os valores indicados pelo dito conceito.
  11. Acho que tem de pesquisar melhor…

Colocado por: Na_mouchUg inferior a 1w/m2K

uG por si só é “irrelevante”.
    Se me disser uW abaixo de 1 já é mais complicado concordaria…
    Ainda assim em PT consegues PH com uW de 1.4 com alguns cuidados.

Mais(!).
    Uma casa passiva é mt mais que vãos!
    São apenas uma peça num conjunto.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12. Colocado por: gil.alvesAcho que tem de pesquisar melhor…

uG por si só é “irrelevante”.
    Se me disser uW abaixo de 1 já é mais complicado concordaria…
    Ainda assim em PT consegues PH com uW de 1.4 com alguns cuidados.

Mais(!).
    Uma casa passiva é mt mais que vãos!
    São apenas uma peça num conjunto.
    o meu PHD diz que com 1.1 me safo.
    Embora como ja se sabe quanto menos melhor…
  13. Colocado por: Na_mouchAconselho a leitura do conceito de "passive house"
    conheço assim como muitos outros estudos e por sinal ja participei e participo quer na associação PassiveHauss Portugal quer no estudo e implementação de soluções tecnicas para edificações que cumpriram o standard
  14. Sr Jorge,

Em termos de ganhos financeiros qual será o limite em que o custo de diminuir as perdas pelas janelas compensa financeiramente?

Faço esta pergunta porque já de passar de vidros duplos com U de 2,4 para duplos com 1,4 (capa termica) já tem um custo significativo, daí para baixo o custo deverá ser exponencial

Eu tive conhecimento do Passive house após o projeto aprovado na câmara, mas fiquei com a ideia e recalculai todo o projeto térmico para ir nesse sentido
  15. Colocado por: Na_mouchFaço esta pergunta porque já de passar de vidros duplos com U de 2,4 para duplos com 1,4 (capa termica) já tem um custo significativo,

nalgumas zonas do país, já não consegue cumprir requisitos minimos com vidro duplo normal. tem de levar um baixo emissivo
  16. Colocado por: Na_mouchEu tive conhecimento do Passive house após o projeto aprovado na câmara, mas fiquei com a ideia e recalculai todo o projeto térmico para ir nesse sentido

Passive House não é "uma ideia", nem se resume a vidros.
    Aliás até pode o melhor uW que conseguir que se não tiver uma equipa de montagem que saiba o que está a fazer, bateu no tecto.
    O mesmo para, electricidade, ventilação, tubagens... ... ... ...

Passive House começa-se em projecto! e sem um seguimento/gestão de obra efectiva, pode esquecer!...
    Não é um certificado energético... é analisado todo o processo de forma documental durante a construção pelo instituto na Alemanha.

Espero que não se iluda e não se deixe iludir que põe melhores vidros e uma VMC e fica com uma passive house...
    Colocado por: Na_mouchEm termos de ganhos financeiros qual será o limite em que o custo de diminuir as perdas pelas janelas compensa financeiramente?
    Este não é o argumento para que decida optar por uma PH ou não.

Abr.

Boa Sorte.
  17. Não é o meu objetivo tornar a minha casa numa PH...

Mas em termos gerais gosto dos objetivos que eles definem, pelo que mesmo que não tenha por objetivo ter uma Passive House, posso ir ajustando a construção para que se aproxime em alguns aspetos.

Gasto energéticos abaixo dos 15kw/m^2 por ano
    Renovação do ar garantida por VMC e posso canadiano
    Exposição solar com palas que impedem o sol de incidirem nos vidros no verão e incidirem no inverno
    Muito vidro a nascente e sul
    Pouco vidro a poente
    A Norte apenas 3m^2 de vidro

aquecimento/ arrefecimento com AC/Bomba de calor com COP/EER a rondar o 6
  18. Colocado por: Na_mouchGasto energéticos abaixo dos 15kw/m^2 por ano
    Renovação do ar garantida por VMC e po[ç]o canadiano
    Exposição solar com palas que impedem o sol de incidirem nos vidros no verão e incidirem no inverno
    Muito vidro a nascente e sul
    Pouco vidro a poente
    A Norte apenas 3m^2 de vidro

Na_mouch desejo-lhe muita sorta no caminho.
    Duas notas genéricas.
    Poço Canadiano nada tem a ver com Passive House
    3m2 de vão a Norte, não é nenhuma condição

Abr.
  19. Eu vi isso no site https://passipedia.org/basics/what_is_a_passive_house

Têm lá esta imagem
      passive_house_section_400.jpg
  20. Você está ao contrário, já escolheu as soluções sem saber se as mesmas colmatam as necessidades do imóvel.

Tudo terá que ser calculado, não se deve fazer a olhometro

Poço canadiano não cumpre os critérios de salubridade.

Bombas de calor com eficiência acima de 5 somente conjugadas com piso radiante
    Concordam com este comentário: SrR, gil.alves

0.4768 seg. NEW