Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A vmc é ponto central.
    Poço provençal para ajudar a arrefecer o ar de admissao no alto verao (com bypass electronico) e o recuperador para ajudar a pré aquecer no inverno e distribuir e repartir na casa.
    Parece lhe uma salganhada porque estamos para aqui a falar de tudo e de nada...
    Aqs, se puder, um simples termoacumulador de 200l como sempre tive.. senao uma bomba do mais basico que ha, a volta de 1000€, marca leroy, nem me preocupo.
    Nao sou daquelas pessoas que vao.meter de alta marca so porque sim... Quzr seja cara ou barato a garantia legal é a mesma zm todos os casos dai nao compensar investir mais numa soluçao so por ser marcas mais prestigiadas.
    Faço igual até nas ferramentas! Compro no brico depot, quando avaria ou parte durante a garantia vou la e trocam ma.Ja na empresa so meu patrao faziamos igual
  2.  # 2

Nao ha muita informação sobre esses sistemas custa a arriscar.
    Mas ainda hoje ao pedir orçamento para eletricidade e canalização o homem falou em VMC, que devia ser obrigatorio nas casas atuais, que tem assistido a varias casas novas cheias de problemas de má ventilação, pode ser conversa de vendedor mas nunca se sabe
  3.  # 3

Colocado por: pvieira91que me faz perguntar porque não é mais usada.

Colocado por: pvieira91Com caudais decentes
    ao usar caudais elevados para fazer climatização ativa deixa de transferir calor de forma natural
  4.  # 4

Colocado por: DR1982Nao ha muita informação sobre esses sistemas custa a arriscar.
    Mas ainda hoje ao pedir orçamento para eletricidade e canalização o homem falou em VMC, que devia ser obrigatorio nas casas atuais, que tem assistido a varias casas novas cheias de problemas de má ventilação, pode ser conversa de vendedor mas nunca se sabe

Olhe sinceramente nao percebo como nao pode ser obrigatoria! Ja o é desde os anos 80 em muitos paises da europa.
    Quer seja simples ou dupla todas as casas deveriam ter sobretudo agora com o isolamento e estanquidade que zxiste.
    Quando comprei a minha casa do fim dos anos 70, era tetos pretos, era janelas a zscorrer agua era humidade sempre acima de 80%.. instalei vmc foi o dia pa noite!!!
    Pela saude doq meus filhos, nunca mais ti e uma mancha qualquer nem humidade acima de 60, nem janelas a escorrer. E foi a mais barata do leroy merlin que havia, furei as janelas de pvc para instalar grelhas do mais basico, nas quais pus um pouco de filtro fino para os pós exteriores e nunca mais tive nada. E olhe que sofro de asma, o primziro ano na casa vi me lixado, mas desde que fia isto foi a minha salvaçao...

Na sua casa nao hesite nesse ponto, fixa o conselho, ou qimples ou dupla mas ponha e aconselho toda a gente a faze lo,
  5.  # 5

Por aqui não ficou com aspecto maravilhoso mas está funcional
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, Zé Meirinho
      received_1565173910645819.jpeg
  6.  # 6

Colocado por: marcocarA vmc é ponto central.
    Poço provençal para ajudar a arrefecer o ar de admissao no alto verao (com bypass electronico) e o recuperador para ajudar a pré aquecer no inverno e distribuir e repartir na casa.
    Parece lhe uma salganhada porque estamos para aqui a falar de tudo e de nada...
    Aqs, se puder, um simples termoacumulador de 200l como sempre tive.. senao uma bomba do mais basico que ha, a volta de 1000€, marca leroy, nem me preocupo.
    Nao sou daquelas pessoas que vao.meter de alta marca so porque sim... Quzr seja cara ou barato a garantia legal é a mesma zm todos os casos dai nao compensar investir mais numa soluçao so por ser marcas mais prestigiadas.
    Faço igual até nas ferramentas! Compro no brico depot, quando avaria ou parte durante a garantia vou la e trocam ma.Ja na empresa so meu patrao faziamos igual

É incongruente construir um palacete como pretende e depois meter um termoacumulador para aquecer a água...
  7.  # 7

Entao mas porque? O proposito nao é aquecer agua? Como se fazia até agora?
    Tanto gosto da mariquice da vmc por exemplo porque acho muito util, agora para aquecer agua nao vejo porque usar soluçoes mais caras que servem um simples porposito de aquecer agua. Para qué gastar 1000numa coisa se posso ter igual por 300?
    E sim talvez seja um palacete, mas posso garantir que me sera mais baratona xonstruir do que muitas casas que por aqui passam. Cada um tem poe as suas prioridades onde melhor lhe servem
    • DR1982
    • 12 janeiro 2023 editado

# 8

Colocado por: marcocarEntao mas porque? O proposito nao é aquecer agua? Como se fazia até agora?
    Tanto gosto da mariquice da vmc por exemplo porque acho muito util, agora para aquecer agua nao vejo porque usar soluçoes mais caras que servem um simples porposito de aquecer agua. Para qué gastar 1000numa coisa se posso ter igual por 300?
    E sim talvez seja um palacete, mas posso garantir que me sera mais baratona xonstruir do que muitas casas que por aqui passam. Cada um tem poe as suas prioridades onde melhor lhe servem
    pode ter agua quente igual por 300 mas gasta o dobro ou triplo.
    Concordam com este comentário: pvieira91
  8.  # 9

Olhe em frança com a luz mais cara que cà, usava um termo de 200l, sempre ligado em marcha forçada e pagava 120€luz todos os 2 meses, com placa e forno elctrico, varias bombas de rega, vmc e tudo, por isso nao acho que gastava muito. E tonha sido o modela mais barato da altura do leroy...
  9.  # 10

Colocado por: marcocarOlhe em frança
    não sei se sabe mas está em Portugal e como tal tem requisitos proprios a cumprir:

a VMC tem caudais minimos a cumprir (ao contrario de França)
    um termoacumulador não pode ser a fonte de energia primaria
    tendo que ter produção de AQS de acordo com a dimensão da habitação
    assim como mais uma catrefada de coisas
  10.  # 11

Colocado por: FabioCaseiroPor aqui não ficou com aspecto maravilhoso mas está funcional
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
      received_1565173910645819.jpeg
    os caudais foram medidos e são os exigidos? com essas condutas duvido muito que tenha caudal suficiente.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  11.  # 12

Colocado por: jorgealvesos caudais foram medidos e são os exigidos? com essas condutas duvido muito que tenha caudal suficiente.

Bom dia Jorge.
    Os caudais foram medidos mas ainda não estão ajustados.
    Neste momento fiz apenas as ligações e testei o funcionamento mas ainda não efetuei os ajustes á máquina por falta de tempo.
    Tenho insuflação no primeiro andar no vão das escadas e nos 3 quartos e extração no rés do chão na cozinha e nas duas casas de banho do primeiro andar.
    Em termos de insuflação, além dos parâmetros da máquina tenho registos manuais para controlo do caudal.
    No caso da extração não tenho tanta passagem de ar como na insuflação mas sinceramente ainda não aprofundei o assunto. Se colocar a mão perto do bocal não consigo sentir ar (ou pelo menos não me dá essa sensação) mas na ligação da máquina com o exterior o ar sair com boa pressão.
    Só consegui testar uma noite pelo que de certeza ainda vai necessitar de alguns ajustes.
    Em relação á tubagem, foi a que me foi recomendada por uma empresa da área
  12.  # 13

Colocado por: marcocarEntao mas porque? O proposito nao é aquecer agua? Como se fazia até agora?

O termoacumulador gasta 3 a 4x mais que uma bomba de calor. É um sistema obsoleto. Parece-me incongruente construir uma casa em 2023 e ainda por cima um "palacete" e meter-lhe um sistema desses - que julgo nem lhe permite ter a classe energética suficiente para ter licença de habitabilidade.
  13.  # 14

essa ideia do Marco é um excelente ideia, o nosso Pais acho que até tem um clima ótimo para isto funcionar, acaba se por ter um climatização natural de baixo custo, aliada a um bom isolamento era quase descobrir a pólvora, mas pelo que percebi os custos são muito elevados, já tinha tido essa ideia mas ainda não tinha analisado os custos
  14.  # 15

Colocado por: pvieira91

O termoacumulador gasta 3 a 4x mais que uma bomba de calor. É um sistema obsoleto. Parece-me incongruente construir uma casa em 2023 e ainda por cima um "palacete" e meter-lhe um sistema desses - que julgo nem lhe permite ter a classe energética suficiente para ter licença de habitabilidade.

A bomba é boa sim e gasta pouco se conseguir que produza sempre so com a bomba, se a resistencia de 2500w se puser a trabalhar la dispara o consumo tambem ou estarei errado? Somos 5 em casa, banhod dos 3 pequenos e duches e tudo resto duvido que aguente todo o dia com agua, nao sei penso eu
  15.  # 16

Colocado por: flopes109essa ideia do Marco é um excelente ideia, o nosso Pais acho que até tem um clima ótimo para isto funcionar, acaba se por ter um climatização natural de baixo custo, aliada a um bom isolamento era quase descobrir a pólvora, mas pelo que percebi os custos são muito elevados, já tinha tido essa ideia mas ainda não tinha analisado os custos

Olhe que a nivel de custo, se isto funcionar (funciona de certeza) os custos nao serao fora de normal. Vmc tem sempre de ter, recuperador quem gosta tambem poe o AC é que poderia ser evitado, ao fim ao cabo o preço deve andar ela por ela penso eu
    •  
      taunus
    • 12 janeiro 2023 editado

# 17

Colocado por: marcocar

A bomba é boa sim e gasta pouco se conseguir que produza sempre so com a bomba, se a resistencia de 2500w se puser a trabalhar la dispara o consumo tambem ou estarei errado? Somos 5 em casa, banhod dos 3 pequenos e duches e tudo resto duvido que aguente todo o dia com agua, nao sei penso eu

Caro marcocar, tenho a Arostor 270 há cerca de ano e meio e 4 pessoas em casa e mais o gato (mas este raramente toma banho). A minha BC nunca ligou a resistência e nunca faltou água quente em casa. Os dois adultos tomam banho sempre pela manhã e as crianças pelo fim de tarde. O gato tenho de lhe perguntar.
  16.  # 18

Colocado por: marcocar

Olhe sinceramente nao percebo como nao pode ser obrigatoria! Ja o é desde os anos 80 em muitos paises da europa.
    Quer seja simples ou dupla todas as casas deveriam ter sobretudo agora com o isolamento e estanquidade que zxiste.
    Quando comprei a minha casa do fim dos anos 70, era tetos pretos, era janelas a zscorrer agua era humidade sempre acima de 80%.. instalei vmc foi o dia pa noite!!!
    Pela saude doq meus filhos, nunca mais ti e uma mancha qualquer nem humidade acima de 60, nem janelas a escorrer. E foi a mais barata do leroy merlin que havia, furei as janelas de pvc para instalar grelhas do mais basico, nas quais pus um pouco de filtro fino para os pós exteriores e nunca mais tive nada. E olhe que sofro de asma, o primziro ano na casa vi me lixado, mas desde que fia isto foi a minha salvaçao...

Na sua casa nao hesite nesse ponto, fixa o conselho, ou qimples ou dupla mas ponha e aconselho toda a gente a faze lo,

Marcocar, e como controlava a temperatura da casa no inverno com essas VMC simples? Não lhe arrefeciam demasiado a casa?
  17.  # 19

Marcocar,acho que esta a menusprezar o impacto que as aguas quentes sanitárias têm no consumo total de uma casa, e não é assim, alias em certas casas gasta se mais para AQS do que a climatizar.

Eu tambem acredito que certas casas consigam resolver as necessidades de climatizaçao com sistemas como os que fala, com um AC numa divisão por exemplo e distribuir a temperatura atraves da VMC, mas são casas passivas, com tudo pensado para isso, desculpe mas acho que esta a simplificar demasiado a coisa, duvido que baste meter bom isolamento e caixilharia par ter 300m2 uteis com baixas necessidades ou quase nenhumas, é mais complicado que isso, senão era demasiado fácil
  18.  # 20

Colocado por: marcocarestarei errado?
    está errado

0.4073 seg. NEW