Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Diogo999

    Sim, no documento que lhe foi enviado a autorizar a utilização de recursos hidricos.
    Essa informação encontra-se no item "Regime de exploração".
    No Regime de exploração tenho o seguinte:
    Tipo de equipamento de extração Bomba elétrica submersível
    Energia Elétrica
    Potência do sistema de extração (cv) 2.0
    Mês de maior consumo julho
    Nº horas/dia em extração 2
    Nº dias/mês em extração 10
    Nº meses/ano em extração 10
  2.  # 42

    Colocado por: Anonimo06082021

    qual a causa?

    e já agora lembre qual a marca da bomba...


    Segundo o técnico a bomba tem um furo no fundo, onde entra agua que lubrifica a mesma em funcionamento.
    Esse furo entupiu com a ferrugem e detritos, impedindo a correcta lubrificação.
    A marca não fixei, mas quando receber a bomba reparada, coloco aqui.
  3.  # 43

    Colocado por: Anonimo06082021por exemplo...as bombas de furo em poços normais ou em depósitos de captação,devem levar uma camisa de refrigeração para assegurar o arrefecimento do motor.

    por incrível que pareça os motores submersíveis aquecem.


    Isso deve-se ao facto do volume de água à volta da bomba ser maior, a bomba aspira de baixo e a água à volta dela não é tão renovada, devido ao diâmetro do depósito/poço - ao invés de num furo, onde o volume de água à volta da bomba é menor e é aspirado pela mesma, sendo constantemente renovado, refrigerando-a?

    Acho que aprendi uma coisa nova hoje.

    Cumprimentos.
  4.  # 44

    A água estará parada. O calor terá que atravessar uma massa de água. É mais fácil refrigerar se a água estiver em movimento e levar o calor dalí, além de que a bomba, sendo um "tubinho fininho", deve ser projectada para ter um arrefecimento "activo".

    Acho eu.

    Cumprimentos.
  5.  # 45

    Colocado por: Anonimo06082021será isso ou foram as turbinas?

    as de policarbonato com as areias gripam e até prendem/agarram,que depois o motor acaba por queimar.


    Já que refere as turbinas, lembrei que o técnico mencionou isso quando retirou a bomba do furo.

    Turbinas/detritos, veio central da bomba rodava com dificuldade.

    Isso vi eu fazer, manualmente tentou mexer no veio, que rodava, mas notava-se preso.
  6.  # 46

    Bomba teve de ser substituída.
    Levou uma Franklin Electric
  7.  # 47

    Colocado por: Anonimo06082021

    existe sim um problema nas bombas de furo que tem a ver com o arrefecimento e não com lubrificação.


    Certamente que tem a ver com o arrefecimento, já que a água não lubrifica!
    Concordam com este comentário: Blackbass
  8.  # 48

    Aproveitando este tópico para não estar a criar outro.

    Comprei um terreno que tem um furo, mas infelizmente a bomba não estava na melhor das condições (furo, motor e bomba de 1986) e vai ter de ser substituida, bem como o tubo da água.. a anterior proprietária não tem informação sobre o furo, mas eu meti um peso numa corda e fiquei a saber que tenho água aos 37metros, o tubo furado tem 60metros e a partir daí há uma galeria que se prolonga para lá dos 110metros (fiquei sem corda).. a bomba estava a aspirar a cerca de 52 metros (tinha 51metros de tubo até à tampa do furo).

    Posto isto estive a olhar para as curvas de potência e de rendimento das bombas Grundfos e fiquei na dúvida do que seria mais apropriado para as minhas necessidades actuais e futuras.

    De momento tenho uma area relvada com cerca de 80m2 em que rego por pulverizadores (10 pulverizadores divididos por 2 zonas (5 em cada zona), com uma pressão de 2 bar consomem 2,4m3/h cada zona.
    Irei expandir também a zona de horta para cerca de 500m2.

    A minha questão principal prende-se essencialmente sobre a rega da relva... não sei se é aconselhável meter a bomba do furo direta a alimentar a rede de distribuição da rega.. já vi que há muita gente que utiliza reservatórios pressurizados, mas será que há uma real necessidade? Aqui na minha zona não há muita gente a fazer trabalhos destes e o único que foi ao local ver o que pretendia disse-me para comprar uma bomba menos potente para o furo, adicionar um reservatório e colocar lá outra bomba para fazer a rega da relva... mas estou a achar um sistema demasiado complexo para o que pretendo.. quanto maior a complexidade maior é a possibilidade de falhas.

    O que é mais comum fazer nestes casos? estou habituado a ver apenas bombas a regar direto, mas não para um sistema de pulverização.

    De referir que o motor terá que ser monofasico, andei a olhar para esta:
    https://product-selection.grundfos.com/pt/products/sp-sp-g/sp/sp-3a-18-10007F18?pumpsystemid=1370137956&tab=variant-sizing-results

    Edit: se for possivel regar a relva toda de uma vez (4,8m3/h) até seria melhor, mas provavelmente o valor da bomba sobe em flexa.
  9.  # 49

    4,8 m3/h com a bomba a 110 metros mais perdas de carga já são alguns cavalos .
    Agora se for a 40 metros , já é pacífico.
    O ideal é programar várias zonas.
    Mas tem de projectar tudo em conjunto, isto não se faz a olho .
    Depois os assessores tem débitos distintos, há de alto débito ou baixo débito .
    Etc etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  10.  # 50

    A bomba possivelmente vou deixa-la aos 55 metros, não sei se vale a pena ir muito mais fundo, aqui na zona estão todas entre os 50-60m, e sendo uma zona de areia talvez não fosse boa ideia afundar numa zona desprotegida.
    Como só tive um furo numa zona diferente e apenas regava a horta através de canais, estou um pouco à nora com a questão da rega da relva através de pulverizadores.

    Os débitos são todos idênticos, 6 deles estão a fazer 180 graus e os restantes 4 estão a fazer 90.. todos iguais.
    É um relvado retangular com cerca de 4.5m x 18m, 5 aspersores de um lado, 5 do outro.

  11.  # 51

    Colocado por: rjmpiresO que é mais comum fazer nestes casos? estou habituado a ver apenas bombas a regar direto, mas não para um sistema de pulverização.

    Meta 1 balão com mais capacidade para a bomba não arrancar demasiadas vezes e rega direto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  12.  # 52

    Colocado por: NTORION
    Meta 1 balão com mais capacidade para a bomba não arrancar demasiadas vezes e rega direto.

    Pensei nisso e meter um balão de 1m3, tenho de fazer bem as contas para perceber o débito que preciso vs pressão.
    Como fazem quando querem regar gota a gota ou apenas por canais? By-passam o balão ou usam a água do balão na mesma?
  13.  # 53

    Colocado por: Anonimo06082021Um balão em condições custa mais que a bomba.

    Falaram-me em balões de 1m3 a rondar os 300-400€, de fibra, não é de inox, não me vou servir dessa água para a casa, é apenas para rega.
  14.  # 54

    Colocado por: Anonimo06082021Os balões não tem só a ver com ser água potável ou não.

    O mesmo se passa com as válvulas de retenção.

    São peças tão ou mais importantes que as bombas.

    Eu sei que não é assim que o pessoal pensa.

    Certamente que uma válvula de retenção melhorzinha pode salvaguardar a integridade do equipamento, mas para o serviço que pretendo a simples "bola" que costuma estar instalada é suficiente.

    De momento apenas pretendo selecionar uma gama de bombas e parto daí, o resto do sistema será complementar para o serviço.
  15.  # 55

    Colocado por: Anonimo06082021

    Não conheço.

    Procure no google que percebe o conceito.
  16.  # 56

    Colocado por: callinas4,8 m3/h com a bomba a 110 metros mais perdas de carga já são alguns cavalos .
    Agora se for a 40 metros , já é pacífico.
    O ideal é programar várias zonas.
    Mas tem de projectar tudo em conjunto, isto não se faz a olho .
    Depois os assessores tem débitos distintos, há de alto débito ou baixo débito .
    Etc etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires



    Colocado por: NTORION
    Meta 1 balão com mais capacidade para a bomba não arrancar demasiadas vezes e rega direto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

    Vocês têm algum sistema idêntico ao que preciso?
    Estou a tentar encontrar exemplos para perceber o dimensionamento, tanto da bomba como do volume/pressão do balão.
  17.  # 57

    Colocado por: Anonimo06082021

    Não conheço.


    Colocado por: Anonimo06082021

    Não preciso,as SP da Grundfos nao tem bolas

    Era apenas numa questão de aprendizagem, mais conhecimento é sempre bom.
  18.  # 58

    Colocado por: Anonimo06082021E o balão não faz pressão,quem faz pressão é a bomba.

    Não faz mas "aguenta", era nesse sentido.
  19.  # 59

    Colocado por: Anonimo06082021

    Não conheço.


    Colocado por: Anonimo06082021Mas você não me está a ensinar nada.

    Nem era essa a minha intenção.
    A minha questão inicial tinha como objetivo aprender, e perceber como se conjuga uma bomba de furo com uma rega por pulverização.
  20.  # 60

    Colocado por: Anonimo06082021Já da outra vez mandou-me para Sines numa de me rebaixar.

    Você é que interpretou assim, como faz com muita gente, parece que quer virar sempre a conversa para se fazer de coitadinho..
    Estava-lhe a fazer um convite para visitar o maior complexo industrial do pais e o James pensou que estava a gozar consigo.

    Colocado por: Anonimo06082021muitas bombas e sistemas me passaram pelas mão


    Mesmo por saber isso é que lhe tinha falado em ir a Sines e por isso mesmo que o acho competente para me dar uma opinião fundamentada de como solucionar o meu "problema" da forma mais eficiente e eficaz.. nada mais.
 
0.0242 seg. NEW