Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Há cerca de 3 meses comprei um apartamento. Pedi vários orçamentos a diferentes arquitectos e fiz a minha escolha. A arquitecta que selecionei agora que estamos prestes a começar as obras apresenta-me um orçamento bastante diferente do que me tinha entregue aquando do concurso. Por exemplo na altura tinha-me orçamentado a reparação e pintura das paredes em cerca de €4000 e agora está em cerca de €6500. é normal haver diferenças significativas de preços de um orçamento para o outro quando não houve coisas novas pedidas?
  2.  # 2

    Colocado por: martaacé normal haver diferenças significativas de preços de um orçamento para o outro quando não houve coisas novas pedidas?

    Não, não é. Isso chama-se várias coisas e nenhuma delas bonita. A menos feia, chama-se sub-orçamentação, que é uma técnica excessivamente divulgada neste pais e que consiste numa de duas coisas (ou ambas ao mesmo tempo)
    1º - Esquecerem-se de alguns trabalhos para ganhar a obra e depois pedirem /exigirem mais dinheiro
    2º - Orçamentar com uma qualidade básica e depois pedir mais dinheiro em maiores valias

    No caso que conta, passou-se a segunda situação, jogando a arquitecta no facto de já a ter amarrada, possivelmente estar com uma grande impaciência para fazer as obras e já se sabe, o cliente vai ceder e lá paga mais, do que se tivesse adjudicado a outra empresa, que se calhar, até perdeu a obra por ser honesta e ter apresentado o orçamento correcto.

    O que fazer? Para mim, é simples.
    Ela orçamentou por um valor, e é por esse que vai ter de fazer a obra, senão. nem sequer começa. Ou melhor ainda, dado a situação, prevê-se facilmente que esses pedidos não irão ficar por ai, e que no decorrer da obra, irão aparecer mais algumas "diferenças". Se não lhe deu nenhum adiantamento, corra com ela, Gente dessa, não merece andar no mercado.

    PS: Arquitecta? Pensei que esses esquemas só os empreiteiros é que faziam (Não resisti a esta)
  3.  # 3

    Pelo que pareçe os arquitectos agora tb já são empreiteiros.
    Mas agora que só eles é que podem assinar os projectos ainda precisam de andar a "roubar" trabalho aos outros?
    P.S. Tb eu não consegui resistir a esta : ))
  4.  # 4

    ainda não lhes dei dinheiro nenhum. Mas depx de celebrar o contrato e aprovar o orçamento eles podem "legalmente" cobrar-me mais?

    acham "aceitavel" num apartamento de 86m2 uteis €3800 de preparaçao de paredes e €3200 de pinturas?

    (estou a a ver que há pró arquitecto e pró eng!)
  5.  # 5

    martaac
    Apesar de por aqui haver arquitectos engenheiros e outros que não são uma coisa nem outra temos todos uma convivência bastante pacifica (Ok tem dias : )) )
    O que por aqui há é gente pró honestidade e pareçe-nos que esse seu arquitecto não está a ter uma actitude muito honesta.
    Para além de me pareçer que está a meter a foiçe em ceara alheia sem que previamente a tenha esclareçido com realmente fuincionará o serviço que se propõe prestar-lhe.
  6.  # 6

    Ora bolas,
    Alguns arquitectos não dão uma para a caixa, logo agora, metem-se a empreiteiros, mas afinal o que é que se passa?????
    ando eu aqui a lutar pela dignificação e reconhecimento dos arquitectos e aparecem coisas destas.
  7.  # 7

    Colocado por: martaac...Pedi vários orçamentos a diferentes arquitectos e fiz a minha escolha. A arquitecta que selecionei agora que estamos prestes a começar as obras apresenta-me um orçamento bastante diferente do que me tinha entregue aquando do concurso. Por exemplo na altura tinha-me orçamentado a reparação e pintura das paredes em cerca de €4000 e agora está em cerca de €6500. é normal haver diferenças significativas de preços de um orçamento para o outro quando não houve coisas novas pedidas?
    Mau!
    Você contratou uma arquitecta para arquitectar, ou para pintar paredes?
    É que, que eu saiba, os meus pintores de paredes também não fazem projectos de arquitectura... :-)

    Se área do seu apartamento é 86m2, terá - no máximo - uns 300m2 de paredes e tectos.
    Isso dá uns 10euros/m2 para preparação de paredes e tectos (o que é isso de preparação? Estucar tudo de novo??), e outros 10euros/m2 para fornecer a tinta e pintar.

    É caro.
  8.  # 8

    contratei a arquitecta para o projecto de arquitectura e para as obras (chave na mao). 86m2
  9.  # 9

    martaac,
    Isso de contratar um "projectista que faz obras" é um mau princípio.
    No meio do «triálogo» que costuma haver entre o construtor e o dono de obra, devia lá estar o arquitecto-projectista para acessorar (apoiar, informar) o dono de obra, e para fiscalizar o trabalho do empreiteiro.
    Se o arquitecto é, simultaneamente, o empreiteiro, quem é que controla o trabalho?
    Está na cara que é o dono de obra quem sairá prejudicado.

    O que me chateia é que o mais certo é essa sua arquitecta receber do empreiteiro uma percentagem do valor da obra, portanto quanto mais cara for a obra...
  10.  # 10

    o normal mais entao e contratar os 2 serviços separados? todos os arquitectos que contactei deram-me orçamentos para projecto chave na mão.
  11.  # 11

    TODOSSSSSSS ?????
    Já agora podemos saber qual a sua zona?
    Querem lá ver que já há mafia na arquitectura?
  12.  # 12

    Lisboa. SIm todos me deram orçamentos de projecto de arquitecto e depois o dono de obra orçamentou as obras e entregaram-me tudo em conjunto.
  13.  # 13

    Colocado por: martaacLisboa. SIm todos me deram orçamentos de projecto de arquitecto e depois o dono de obra orçamentou as obras e entregaram-me tudo em conjunto.
    O dono de obra é você. :-)
    Queria dizer o empreiteiro (mestre de obras)?

    De Lisboa?!? Hehehehe! Eu já calculava.
  14.  # 14

    Calma também não é bem assim, existem efectivamente determinadas empresas que fazem o projecto e a obra chave na mão, e até bastante vulgar em certas obras de remodelação. Agora o que não está certo é não estarem creditadas para tal e mais não serem ( os arquitectos) que meros intermediários que irão controlar deficientemente a obra, tal como orçamentá-la e facturá-la ao sabor depois do seu lucro e do que o empreiteiro for necessitando.
  15.  # 15

    A solução chave-na-mão pode ser interessante para um cliente, desde que as coisas estejam bem contratualizadas, penso eu de que. Tenho um colega que tem um atelier de arquitectura e resolveu virar-se para a construção, criou uma empresa. com alvará e tem feito bons trabalho. Já fiz projectos e dei assistência a obras em que, relativamente ao orçamento inicial, o cliente só pagou a mais o que pediu a mais (caixilhos com corte térmico, torneiras XPTO, etc...). Há aldrabões em todas as áreas, mas também há pessoas sérias e que têm brio no seu trabalho em todas as áreas (sim, até na função pública ;))
  16.  # 16

    Independentemente de ser Arquitecto, picheleiro, o vizinho da frente, engenheiro, ...etc, etc. contratou um serviço de empreitada, pelo valor global de X, certo?
    é esse valor que devepagar e mais nada... não efectou alterações às especificações do projecto... pois não?

    simples.

    Boa sorte.... mas já começa mal.
  17.  # 17

    ja agora, quanto leva um arquitecto po uma simples avaliação ,para fazer uma informação prévia?
  18.  # 18

    Olá,

    esta é a minha primeira vez! Mas gostava de ser esclarecida do seguinte: habito numa casa com alguns anos e gostava de fazer algumas obras, i.e., colocar algumas paredes interiores abaixo e aumentar piso. Por onde começo? Eng. Civil, arquitecto, projectista, .... o que tenho que entregar para me fazerem um estudo, a planta da actual casa? E já agora, por quanto me pode ficar o referido estudo? obg
  19.  # 19

    Aumentar (um?) piso obriga a licenciamento camarário.
    Pode começar por marcar uma reunião com um técnico da Câmara para ver se isso é possível. Se fôr, terá de contratar um arquitecto.
  20.  # 20

    Obg Luís,

    mas tive informação k para as obras k pretendo estão isentas de apresentação de Projectos na Câmara municipal...
 
0.0185 seg. NEW