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  1.  # 1

    Espero estar a criar este tópico na secção correta.

    O que pretendia é obter, de acordo com a vossa experiência e know how, a melhor maneira de isolar uma carrinha. O uso é um uso esporádico para campismo mas não é uma conversão total.

    Neste momento, pesquisando na internet cheguei a alguns materiais base usados na maior parte dos isolamentos mas não existe um consenso quanto à sua aplicação.

    Materiais:

    - rolo de folha polietileno + alumínio que é basicamente consitituído por uma manta de bolhas de plástico revestida por folhas de alumínio (isolamento térmico)
    - lã de rocha (isolamento térmico e acústico)
    - placas isolamento XPS
    - tela asfáltica tipo alcatrão com ou sem revestimento de alumínio/autocolante
    - espuma expansiva poliuretano

    A ideia é criar um ambiente dentro da carrinha (sprinter) que isole num primeiro tempo acusticamente e também térmicamente.

    O isolamento acústico permite em dias de chuva não ter muito ruído dentro da carrinha mas também poder ter um nível de som dentro da carrinha que não incomode quem está fora da carrinha assim como também criar alguma privacidade acústica.

    O isolamento térmico está obviamente direccionado para enfrentar dias fortes de calor usando o ar condicionado da carrinha para reduzir a temperatura interna e ir mantendo. No inverno, a ideia é manter o calor dentro.

    Terei uma entrada de ar na parte inferior da carrinha com ventoinha a puxar ar fresco e uma saida de ar no telhado também com ventoinha extratora

    O modo de emprego dos materiais é o seguinte:

    1 - aplicar tela asfáltica em toda a chapa para criar isolamento acústico
    2 - aplicar rolo de folha polietileno + alumínio para criar isolamento térmico quebrando condutividade
    3 - aplicar lã de rocha
    4 - aplicar XPS para fechar tudo
    5 - acabamento feito com tábua de pinho ou contraplacado marítimo (não decidi). estou inclinado para o contraplacado por questão de durabilidade e peso

    O que acham deste plano? O que fariam diferente? Como poderia melhorar não elevando muito o budget?
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  3.  # 2

  4.  # 3

    Penso que o tipo de isolamento mais utilizado, essencialmente nos carros com caixa isotérmica (frigorífica) seja algo do género de PIR (poliisocianurato).
    Poderá ter interesse. A TEXSA tem este produto conhecido como AISLADECK.
  5.  # 4

    Placas rigidas não presta. Nas viaturas, a fibragem para constituição de caixas isotermicas deve ser antecedida de uma injecção de espuma de PU, ou PIR...
    Se é para ser da TEXSA, que meta o TECSOUND SY
    http://www.texsa.pt/pt/pl39/productos/id63/tecsound-sy.htm?cat_39=146
  6.  # 5

    Pedro, as placas com 25mm de espessura tem alguma maleabilidade, no entanto a Sprinter não tem propriamente redondos na sua estrutura. O Tecsound é mais para isolamento acústico.

    Vi no youtube um britânico, se não estou em erro, que fez um projecto semelhante de transformação de furgão em auto-caravana, não me recorda os materiais que usou.
    Se encontrar o video partilho cá.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 6

    https://www.youtube.com/watch?v=wksm1xI1Ms0

    Minuto 5:47 dá para ver a marca do isolamento utilizado CELOTEX.CO.UK
  8.  # 7

    Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://www.youtube.com/watch?v=wksm1xI1Ms0

    Minuto 5:47 dá para ver a marca do isolamento utilizado CELOTEX.CO.UK


    Já conhecia o rapaz, e justamente não considero que ele tenha feito grande trabalho. Especialmente no que diz respeito ao isolamento acústico.

    Experimentem estar numa carrinha com chuva torrencial e meçam o barulho que é produzido no interior. Aliás, mesmo num carro faz-se notar. No caso da carrinha é amplificado o som dada a àrea. Este rapaz do video não aplicou tela de alcatrão, poderá ter algum resultado acústico porque aplicou o xps e depois pinho mas teria melhor resultado com a tela de alcatrão a conferir mais massa à chapa.

    Só para esclarecer, eu já conheço os produtos. Inclusivamente mantas acústicas utilizadas em car audio.

    A minha questão vai mais no sentido de saber em primeiro lugar se a ordem de aplicação está certa ou se pode melhorar ou se existem outros produtos melhores. Por exemplo, aplicar a manta de "bolinhas" revistada a aluminio. Segundo pude ver é bom para bloquear calor radiante e há quem indique que necessita de caixa de ar para ser eficiente. Foi por esse motivo que coloquei a lã de rocha depois para criar esse espaço de ar. Mas haverá entendidos que poderão certamente validar ou melhorar esta configuração.

    Abraço e obrigado
  9.  # 8

    Mais alguma sugestão ou ideia?
  10.  # 9

    Se não me engano acho que os veículos para campismo utilizam lã mineral com folha de alumínio mas não tenho a certeza, caso não seja talvez possa ser uma solução, e depois coloca contraplacado a tapar a lã, como acabamento pode pintar ou envernizar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 10

    Colocado por: Tyson (...)Por exemplo, aplicar a manta de "bolinhas" revistada a aluminio. Segundo pude ver é bom para bloquear calor radiante e há quem indique que necessita de caixa de ar para ser eficiente.(...)


    A minha experiência com manta de "bolinhas" cujas marcas mais conhecidas são a Space Reflex e a Boltherm, é a seguinte:
    Faço pesca de kayak e no verão é frequente estar debaixo de 36º-40º de temperatura sem sombra. Tenho uma caixa de EPS com tampa onde costumo guardar água e cerveja, juntamente com 4 garrafas de água de 05,lt congelada.
    Inicialmente as garrafas congeladas aguentavam o gelo por cerca de 3 horas com a caixa ao sol. Decidi forrar o interior da caixa com tela reflectora 4 mm com ambas as faces forradas a folha de alumínio (Space Reflex SR 41) e dessa forma passei a ter uma "autonomia" de cerca de 5-6 horas com algum gelo. Isolei a caixa pelo exterior (retirei a tela do interior) e assim consigo ter gelo durante 2 dias pelo menos.
    Isto para lhe dizer que essa tela funciona bem mas por reflexão directa, estando a mesma oculta não espere milagres da mesma.
  12.  # 11

    Obrigado Vitor, de facto ao reflectir o sol vai ajudar certamente. Ainda assim, o que aqui penso estar em causa ao aplicar por dentro é a propriedade da conductividade. No meu ponto de vista ao aplicar no interior funciona da seguinte forma:

    a chapa da carrinha aquece, ao aquecer liberta calor radiante. Ao aplicar esta manta, o calor é transferido por contacto com um dos lados em aluminio, as bolhas criam um espaço que quebram o efeito radiante e assim sendo acabam por fazer efeito.

    Vou deixar aqui um video que ilustra este efeito:

    https://www.youtube.com/watch?v=E1IwS0_lpBc
  13.  # 12

    Sei de uma empresa de transformação de veículos que aceitou agora uma empreitada de mais de 100 carrinhas. Isolar e transformar para servir para campismo.
    Se pretender que lhe façam o serviço posso lhe dar o contacto.
  14.  # 13

    Caro Tozepalma, estou à procura de criar algum conhecimento para fazer eu mesmo a conversão. Infelizmente não disponho de fundos para procurar ajuda profissional.

    Obrigado de qualquer forma.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  15.  # 14

    Este senhores convertem viaturas em caravanas...
    https://www.facebook.com/clinica.dascaravanas/?hc_ref=NEWSFEED

    PS: é uma colega minha que lhe faz os "projectos": https://www.facebook.com/Pedra-Angular-Lda-236207779766163/
    • Tyson
    • 16 Janeiro 2017 editado

     # 15

    Estou à procura de criar algum conhecimento para fazer eu mesmo a conversão. Infelizmente não disponho de fundos para procurar ajuda profissional.

    Obrigado de qualquer forma.
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