Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: NBA

    Pois mas são esses que lhe estão a ajudar. Ironia.

    Pois mas existe uma coisa chamada meio-termo, que às vezes dá jeito saber o que é.

    Ou quem não pode pagar a um trolha não pode ter nada? Será este fórum só destinado a vivendas xpto?
    •  
      GMCQ
    • 1 fevereiro 2017

     # 82

    Colocado por: NBA

    Pois mas são esses que lhe estão a ajudar. Ironia.


    Concordo consigo, mas nesta casa a moeda tem duas caras. Eu não tenho razões de queixa.
  2.  # 83

    Colocado por: coisasdacasaPor acaso até esta a ficar bem melhor do que pensava depois de ler o 1º post. Agora era comprar um nivel (a serio compre um, porra va ao chines e gaste uns miseros 10€) e assentar os blocos cimento.

    Acho que um traço 3:1 é mais do que suficiente para fazer a massa para assentar o tijolo, se tiver acesso a areia da mata ainda melhor. Se a base estiver forte, colocar os tijolos nivelados verticalmente isso vai ficar mais que bom, vai durar muitos mais anos que qualquer um de nós que esta aqui a comentar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miguel.fernandes

    Tenho estado a usar ferramentas velhas que a minha avó tinha guardadas (colheres, talocha e um nível velhote mas que ainda serve).

    Areia da mata é areia amarela? Aquele preparados que falei não prestam?
  3.  # 84

    Colocado por: miguel.fernandes
    Tenho estado a usar ferramentas velhas que a minha avó tinha guardadas (colheres, talocha e um nível velhote mas que ainda serve).

    Areia da mata é areia amarela? Aquele preparados que falei não prestam?


    Não, essa amarela é areia para fazer goma no reboco, depois existe a areia do rio e depois a areia da mata que é menos comum. É amarela mas não é fina como a usada no reboco
    • VXMC
    • 1 fevereiro 2017 editado

     # 85

    Use areia vermelha e do rio. Misture com as 2.
  4.  # 86

    (...)A ideia com que fico é que para a maioria das pessoas que aqui pairam, até uma casota de cão precisava de um projecto feito por um arquitecto.


    Mas esse conceito está certo Miguel.Fernandes. Ficaria muito melhor servido se tivesse recorrido a um arquiteto. Provavelmente o Miguel não dá importância ao valor que um bom projeto traria à sua construção, não é muito grave, é uma falha cultural nacional que já tem dezenas e dezenas de anos.
      anexos.jpg
    •  
      GMCQ
    • 1 fevereiro 2017

     # 87

    Colocado por: NBASeria impressionante era fazer com aquilo que sabe, agora o que me parece é que está sempre a perguntar como fazer.
    Para mim isso é um trabalho feito com tutoria.
    Se está convicto que faz sozinho e com as suas técnicas estão só relate o que fez e como fez.
    Sorry.


    Então mas o homem no 1 post mencionou que precisava de ajuda. E mesmo esta casa de arrumação ser um DIY, é logico que nos escapa sempre alguma coisa.

    Não vejo mal nenhum em perguntar.
    Concordam com este comentário: dryfus, miguel.fernandes
  5.  # 88

    Colocado por: miguel.fernandesJá se parece com qualquer coisa.

    Caro Miguel, estou a acompanhar com muito interesse a sua «construção de casota para arrumos»; aprecio bastante a sua carolice e descontracção. Estou muito curiosa para ver o que vai sair daí! Não desista, vá em frente!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel.fernandes
  6.  # 89

    Miguel, devido a alguns termos que usa, como "rematar" e afins, não acho que seja assim tão inexperiente como se faz parecer aqui neste tópico. Mas adiante.

    Algumas dicas:
    Se não quer fazer pilares, não abdique de fazer um lintel no coroamento da alvenaria. Com 2 varoes no seu interior, em toda a volta. Os varões tem de ser dobrados no sitio dos cantos dessa construção. Não cometa o erro de separar os varões nos cantos, colocando um para cada lado, pois aí não estão lá a fazer nada.

    Depois de compactar bem o entulho no pavimento, coloque uma manga plástica por cima, antes de fazer a betonilha (só deve fazer a betonilha depois de fazer o reboco interior). Comece a pensar que deve colocar uma pedra a fazer a soleira da porta, na largura da parede + reboco + uma folga de 2cm para o lado de fora. A parte de cima da pedra têm de ficar na cota do "limpo" a que quer o pavimento. Conte com 5 a 6 cm acima do plástico que vai colocar. 4 a 5 para a betonilha. E 1cm para o mosaico.

    Qualquer argamassa predoseada para a aplicação correta é melhor que qualquer mistura que faça aí. A M10 é boa para fazer a alvenaria.

    Como é que vai segurar as chapas da cobertura? Vai pô-la sobre a alvenaria ou por dentro da alvenaria?

    Depois coloque aí uns vídeos seus a chapar o reboco, com o que aprender no YouTube :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021, miguel.fernandes
  7.  # 90

    Colocado por: O.MartinsMiguel, devido a alguns termos que usa, como "rematar" e afins, não acho que seja assim tão inexperiente como se faz parecer aqui neste tópico. Mas adiante.

    Algumas dicas:
    Se não quer fazer pilares, não abdique de fazer um lintel no coroamento da alvenaria. Com 2 varoes no seu interior, em toda a volta. Os varões tem de ser dobrados no sitio dos cantos dessa construção. Não cometa o erro de separar os varões nos cantos, colocando um para cada lado, pois aí não estão lá a fazer nada.

    Depois de compactar bem o entulho no pavimento, coloque uma manga plástica por cima, antes de fazer a betonilha (só deve fazer a betonilha depois de fazer o reboco interior). Comece a pensar que deve colocar uma pedra a fazer a soleira da porta, na largura da parede + reboco + uma folga de 2cm para o lado de fora. A parte de cima da pedra têm de ficar na cota do "limpo" a que quer o pavimento. Conte com 5 a 6 cm acima do plástico que vai colocar. 4 a 5 para a betonilha. E 1cm para o mosaico.

    Qualquer argamassa predoseada para a aplicação correta é melhor que qualquer mistura que faça aí. A M10 é boa para fazer a alvenaria.

    Como é que vai segurar as chapas da cobertura? Vai pô-la sobre a alvenaria ou por dentro da alvenaria?

    Depois coloque aí uns vídeos seus a chapar o reboco, com o que aprender no YouTube :)


    Acho que isto é aquilo que muitos users pedem, quando querem ser eles a fazer determinados trabalhos. Acho bem que se alerte para as questões de segurança, mas estas pequenas dicas, são fundamentais para que os trabalhos sejam minimamente bem executados.
    Concordam com este comentário: miguel.fernandes
  8.  # 91

    Carlos, concordo.
    Eu com 16 anos, sem nunca ter feito sequer uma argamassa, fiz um quarto no meu logradouro em Lisboa. O erros foram alguns. Fiz os cabocos, alvenarias, barrotes de madeira para suportar o solho que ficaria à vista e as telhas... Na altura achava que, no contorno, bastava encostar a telha a um muro, pôr argamassa por cima e a água não entrava... lol

    A Internet era uma coisa para uma minoria, e o YouTube então... O q havia, e era muito, eram os livrinhos de boas práticas de construção.

    Por muito que defenda que a construção deva ser entregue a técnicos qualificados, também sei que para pequenas coisas, é impossível desencorajar quem gosta e quer fazer as coisas.
    Concordam com este comentário: Carlos Peixoto, miguel.fernandes, AnaT
  9.  # 92

    Colocado por: nunogouveia

    Mas esse conceito está certo Miguel.Fernandes. Ficaria muito melhor servido se tivesse recorrido a um arquiteto. Provavelmente o Miguel não dá importância ao valor que um bom projeto traria à sua construção, não é muito grave, é uma falha cultural nacional que já tem dezenas e dezenas de anos.
      anexos.jpg


    Não me leve a mal mas se esses abrigos foram desenhados por arquitectos deixam muito a desejar. O 1º e o 6º projecto sao simplesmente horriveis e o 4º é bonito mas nem sei para que serve, deve ser mesmo so pela beleza.

    Se é para pagar a arquitectos para ter obras dessas prefiro antes pagar pelo estrutura em si e esteticamente para mim esta solução mais tradicional e muito mais bonita do que qualquer um dos projectos que ai colocou, https://www.olx.pt/anuncio/madeira-coisas-abrigo-com-telheiro-IDwvJ5R.html#0e09907228

    Ou entao mandar fazer com uma estetica simples como o abrigo que o Pedro Barradas fez.

    Gostos sao gostos tudo bem, mas um abrigo tem que ser funcional, o 6º projecto alem de ser horroroso ( a serio, este nem que me o oferecessem o colocava no meu terreno lol) não tem qualquer funcionalidade como abrigo jardim. Das imagens que colocou os mais bonitos e funcionais sao os mais simples, para esses nem me parece que seja necessario um arquitecto para os fazer a não ser o projecto nº2.
  10.  # 93



    Está mais ou menos ensaiado. Está nivelado ou não?

    Muito obrigado pelos vossos comentários, vou fazer isso do lintel no coroamento.
    • VXMC
    • 2 fevereiro 2017

     # 94

    Oh Miguel, os blocos são para assentar ao contrário ;)
    Concordam com este comentário: C. Lobo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel.fernandes
  11.  # 95

    Colocado por: VXMCOh Miguel, os blocos são para assentar ao contrário ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miguel.fernandes

    Eu sei eheh.

    Não estão fixos. Foi só para ensaiar a ver se batiam certo.
  12.  # 96

    Até podiam ficar assim assentes, desde que fossem cheios de massa :-)
    •  
      GMCQ
    • 2 fevereiro 2017 editado

     # 97

    Colocado por: C. LoboAté podiam ficar assim assentes, desde que fossem cheios de massa :-)


    O que não se gastava a mais assim!!😀
  13.  # 98

    Nos cantos da casa vou colocar ferro assim dobrado como sugeriram.


    De quantas em quantas fiadas será necessário?

    No topo das fiadas, a tal cinta ou lintel estava a pensar fazer deste modo:


    Como faço os cantos? Só partindo? O ferro já sei que tem que ser dobrado. Há caneletas (acho que é assim o nome) com 15 cm?

    Por fim, se alguém não se importar, podem-me explicar mais ou menos como se fazem as "ombreiras" das portas e janelas?
  14.  # 99


    Algo tipo isto era o ideal mas nunca vi à venda.
  15.  # 100

    Esses ferros dobrados a meia altura não lhe vão fazer grande coisa. Para isso o efeito puzzle de tijolo sobreposto nos cantos é suficiente.

    No lintel, a fazer o coroamento, em vez do tijolo invertido e ter de o partir, tem menos trabalho em colocar as tábuas que usou para a fundação, alinhadas com a última fiada, uns grampos que pode fazer com varão dobrado e depois de colocar os ferros corridos faz o lintel continuo. Não faça como fez com a fundação, que lhe acabou o cimento e depois preencheu ali 2 ou 3 cm no dia seguinte... Se usa material da sécil eles têm um microbetao que já vem doseado. Basta fazer esse lintel com cerca de 8cm de altura e os varões a meia altura do lintel. Esse betao só vai servir para fazer a amarração dos varões.

    Para as ombreiras faça a alvenaria até à altura das ombreiras. Depois, se o vão for muito grande, põe uma viga pré-fabricada a fazer a ombreira. Se fizer a janela na parede da porta só usa uma viga, que dá para as duas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel.fernandes
 
0.0368 seg. NEW