Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

mas já o expliquei a muita gente que por aqui anda.
  2.  # 82

Colocado por: jorgealvesmas já o expliquei a muita gente que por aqui anda.

Ó Jorge, eu julgo que sei do que você está a falar e tem a ver com a baixa espessura da camada de betonilha, que permite ao sistema ter outro tipo de comportamento/resposta.

Mas esse pormenor permite melhor eficiência na resposta do pavimento e também no campo de temperaturas em que o piso pode trabalhar. Por outro lado, quanto maior for a espessura do isolamento inferior, maior será sempre a eficiência de qualquer sistema, pela simples razão de que diminuem as perdas por esse elemento.

Isto vale para a espessura de isolamento do piso, da parede ou dos tectos.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Schlüter-Portugal
  3.  # 83

Colocado por: Skinkxpela simples razão de que diminuem as perdas por esse elemento.
    como é evidente o isolamento tem a ver com o diferencial de temperaturas dos diferentes elementos, ora se o sistema permite diferenciais de temperatura muito menores que outros sistemas não preciso de usar os mesmos parâmetros de cálculo como se não existissem,

simples e claro como agua.
  4.  # 84

Colocado por: Anonimo06082021vocês não tem instalações com soalho maciço de 22mm!
    tenho algumas aplicadas porquê?
    quer saber como se faz neste sistema?
  5.  # 85

Colocado por: Anonimo06082021.

tira e mete, assim só fica para a posteridade o ponto final e não as suas afirmações,

tipico

daqui a bocado vem o choradilho da perseguição, ............... depois vem o resto

já vi este filme vezes demais já não tem piada,
  6.  # 86

Colocado por: jorgealvescomo é evidente o isolamento tem a ver com o diferencial de temperaturas dos diferentes elementos, ora se o sistema permite diferenciais de temperatura muito menores que outros sistemasnão precisa de usar os mesmos parâmetros de cálculo como se não existissem,

simples e claro como agua.

Você está a falar de diferencial de temperatura entre temperatura de impulsão e temperatura de conforto... ok, a baixa inércia promove isso e aumenta a eficiência. Mas se à conta disso diminuir a espessura de isolamento sobre o sistema, quer dizer que vai ter mais perdas. Ou seja, dentro do mesmo campo operacional de temperaturas definido por si, terá que circular mais caudal para compensar as maiores perdas de temperatura, isto se quisermos manter as mesmas temperaturas de conforto.

Daí que eu tenha falado anteriormente em dois campos de análise diferentes: a maior espessura do isolamento para diminuir as perdas de temperatura pelo piso e abaixa inércia do sistema, de modo a permitir trabalhar com mais baixas temperaturas e aumentar a eficiência do sistema (e isto compreendo hoje porque você me explicou e aproveito aqui para lhe agradecer publicamente).
    Concordam com este comentário: Reconstrução17
  7.  # 87

Colocado por: Anonimo06082021meteu o isolamento de cortiça adicional de que tanto se gabou?
    você é mesmo de visões curtas, que mania de falar do que desconhece,

eu mostrei como se cumpria uma exigencia do DO sem adulterar o sistema e foi colocado no facebook para que o DO que está no estrangeiro pudesse ver,

capiche ou precisa de um desenho, lol
  8.  # 88

Colocado por: Anonimo06082021mostre fotos
    você é que tem tempo para tirar 500.000 fotos do parafuso que aperta a maçaneta do autoclismo,

eu trabalho.
  9.  # 89

Colocado por: SkinkxVocê está a falar de diferencial de temperatura entre temperatura de impulsão e temperatura de conforto
    diferencial entre temperatura de impulsão e temperatura da base ( vamos chamar erraticamente "solo").
  10.  # 90

Colocado por: Anonimo06082021é como aquela da Daikin ser melhor que a Rotex
    se a Rotex fosse melhor, era ela que comprava a Daikin, LOL

caiu que nem um patinho, pois foi mesmo direccionada para aí.
  11.  # 91

Colocado por: Anonimo06082021e quem comprou a Daikin?
    ora deixa lá ver........
    a Mitsubishi ?
  12.  # 92

a Mitsubishi Financial group tem somente uma participação no capital
    •  
      damned
    • 24 janeiro 2017 editado

# 93

Oh Jorge a Daikin está em bolsa e como tal está ao merecer de qualquer grupo interessado, até grupos financeiros que nada tem a ver com a industria, portanto essa do "melhor" porque comprou a rotex não faz qualquer sentido e você sabe bem disso.

A Daikin como qualquer grupo industrial, aquilo que não sabe ou pode copiar, compra, anexa, assimila (tipo borg lol), é um processo "natural", as patentes tem que ser adquiridas (ou licenciadas) assim como o know-how e foi isso que fez com a Rotex, ou então teriam de desenvolver algo proprietário deles sem "tocar" nas patentes da Rotex, mas, foi simplesmente mais barato comprar.

A titulo de exemplo, a ARM (os que fazem o chip que está no seu telemóvel por ex, ou tem as patentes deles) ainda agora foi comprada pelos Japoneses do Soft.Bank.

Também existem situações onde empresas mais pequenas compram maiores é isso que os chineses tem feito com a injecção de capital estadual em "empresas", mas deixemos lá os chineses que na europa também fazem, a Alemanha é rainha em subterfúgios legais para enviar guita do povo nas empresas como o grupo VAG.

Nada disto faz com que uma seja melhor que a outra ou vise versa, mas uma coisa é certa, a Daikin viu como vital o know-how da Rotex! Daí a terem comprado. Isto está descrito pela boca da própria daikin a quando da justificação da aquisição junto dos accionistas!

Você também está farto de saber disto....

MAS.....optou por responder a um utilizador e não ao "James" atenção, que a daikin é muito melhor. Você vende daikin, nem que a rotex seja igual e mais barata, muda o autocolante.
  13.  # 94

Colocado por: damnedque a daikin é muito melhor
    agora a serio,

a Daikin é melhor porque tem muitos produtos que a Rotex não tem na gama das bombas de calor pois ambas partilham a mesma tecnologia, após a aquisição da Rotex somente ficou nas bombas de calor a HPSU tudo o resto desapareceu e ficou também os excelentes solares em drainback que não existiam na Daikin ficando mais barato comprar um fabricante do que desenvolver um novo produto, mas por exemplo veja que nas caldeiras a Daikin desenhou todo um novo produto não indo buscar quase nada á Rotex apesar de ter bons produtos nessa gama, enfim são opiniões mais ou menos assumidas.

ps: as HPSU em Daikin chamam-se EHSX, eu sou muito critico destas maquinas apesar de instalar muitas.
    •  
      damned
    • 24 janeiro 2017 editado

# 95

Colocado por: jorgealvesagora a serio,

a Daikin é melhor porque tem muitos produtos que a Rotex não tem na gama das bombas de calor pois ambas partilham a mesma tecnologia, após a aquisição da Rotex somente ficou nas bombas de calor a HPSU tudo o resto desapareceu e ficou também os excelentes solares em drainback que não existiam na Daikin ficando mais barato comprar um fabricante do que desenvolver um novo produto, mas por exemplo veja que nas caldeiras a Daikin desenhou todo um novo produto não indo buscar quase nada á Rotex apesar de ter bons produtos nessa gama, enfim são opiniões mais ou menos assumidas.

ps: as HPSU em Daikin chamam-se EHSX, eu sou muito critico destas maquinas apesar de instalar muitas.

Foi uma boa maneira de ter penetração no mercado Alemão onde a escolha é muito mais vasta assim como as exigências, a Rotex sendo alemã tem logo à partida melhor aceitação, isto sem tocar nos méritos técnicos. E eu sei bem disso que trabalho numa empresa alemã e lido com essa malta todos os santos dias, numa empresa onde as exigências são ainda maiores devido ao ramo onde se insere (automóvel)
    Concordam com este comentário: jorgealves
  14.  # 96

Colocado por: moimeme

Na zona de leiria, quem trabalha bem em piso radiante com material Schlüter-Portugal??

Tem a O2 Energy de Leiria
  15.  # 97

Colocado por: jorgealvesexistem outras placas que fazem parte de sistemas com maipres prestações que outros como por exemplo o Schluter Bekotec Therm que é imbatível na performance contribuindo para consumos mais baixos de energia primaria e potenciando o uso de energias alternativas como por exemplo solar térmico.

Amigo

Continuo a não entender o que é que uma placa te a ver com a "na performance contribuindo para consumos mais baixos de energia primaria e potenciando o uso de energias alternativas como por exemplo solar térmico"???

A placa apenas serve de "guia" para fixar o tudo ou estou errado????
  16.  # 98

Colocado por: Reconstrução17

Amigo

Continuo a não entender o que é que uma placa te a ver com a "na performance contribuindo para consumos mais baixos de energia primaria e potenciando o uso de energias alternativas como por exemplo solar térmico"???

A placa apenas serve de "guia" para fixar o tudo ou estou errado????

Neste caso a placa condiciona a espessura de betonilha (resistência térmica) que leva por cima a cobrir os tubos.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Skinkx
  17.  # 99

Colocado por: Schlüter-Portugal

Neste caso a placa condiciona a espessura de betonilha (resistência térmica) que leva por cima a cobrir os tubos.

E quanto mais baixa for a espessura de betonilha em cima da placa, mais baixa será a inércia do sistema.

E quanto mais baixa for a inércia do sistema, mais baixo pode ser o campo de temperaturas onde o sistema radiante trabalha.

E quanto mais baixo for o campo de temperaturas onde o sistema radiante trabalha, maior o leque de fontes de energia que podem suprir essa necessidade, incluindo o solar térmico (apesar de ser uma solução não-convencional). Mas o pouco que o sol der, se for aproveitado, é sempre uma benesse.

O que não se pode desprezar é a necessidade de isolamento térmico específico sob a placa/sistema de fixação do sistema radiante. De nada vale ter um bom sistema se depois tivermos muitas perdas por falta de isolamento, daí que eu tenha tentado dividir esta análise em duas análises distintas.
    Concordam com este comentário: treker666, jorgealves, Schlüter-Portugal, Reconstrução17
  18.  # 100

Colocado por: Schlüter-Portugal

Concordam com este comentário:jorgealves,Skinkx

Amigo

Mais uma vez, "condiciona a espessura de betonilha" em que espeto??
    Numa construção de raiz posso jogar com o pé direito que quiser!!!!

0.0356 seg. NEW