Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estou neste momento à procura de um terreno para iniciar a construção de uma moradia, no concelho de Almada.

    O meu conhecimento sobre o assunto é escasso e surgem muitas vezes em conversas amigáveis questões/comentários como "Depois é preciso imensa papelada e burocracia até ter autorização para se construir.

    Alguém me consegue fazer um pequeno levantamento de todos os requisitos necessários até o terreno estar "pronto a utilizar"? A minha ideia é, ao procurar terrenos para comprar, saber o que ainda é necessário para saber se posso construir a moradia que tenho em mente e quanto me pode custar obter todas essas licenças. Há terrenos que podem parecer baratíssimos (vem-me agora à mente a questão dos terrenos em avos) mas que ainda dependem de muita burocracia (e claro, dinheiro...).

    Obrigado pela atenção.
  2.  # 2

    Bem vindo ao clube.

    Também estou a iniciar a construção de moradia no concelho de Almada.
    Se quiser falar em concreto de alguns pormenores pode mandar mensagem privada.

    Em relação às questões em concreto, aconselho que, depois de identificar uns quantos terrenos que lhe possam interessar, marque reunião na câmara para saber as regras previstas para os terrenos em causa. Atenção que estas reuniões demoram tempo, normalmente só consegue para 3 ou 4 semanas depois do telefonema.

    Ter em consideração que os terrenos loteados, e que por isso já devem encarecer o preço, não requerem o pagamento das taxas das infraestruturas. Por exemplo, até agora só paguei 204€ pela emissão da licença de construção. Para o caso dos terrenos não loteado, paga um X por m2 de construção, que agora não tenho a certeza do valor, mas para uma casa de cerca de 180 m2 brutos, facilmente encarece o valor do terreno em 12 000 €.

    Pode começar a contactar um gabinete de arquitetura e projetos que o poderá aconselhar na compra do melhor terreno, desde ver a zona, o que é ou não permitido construir, e que poderá dar-lhe um orçamento relativamente aos trabalhos futuros.

    Agora também lhe digo que há zonas de Almada onde não gostava de viver, devido a vários fatores: maus acessos, ou acessos lentos e falta de escolas, por exemplo Charneca e Sobreda, se bem que aqui encontra os preços mais em conta.
  3.  # 3

    Caro Pedro,

    O que pergunta concretamente que é a burocracia até ter a licença de utilização, no que toca ai licenciamento o processo é o seu técnico ou gabinete de projectos que se encarrega de o fazer, é de facto chato e extenso, mas a sua preocupação deve ser apenas os custos do processo.

    Boa sorte

    Nuno Costa
    www.doisarquitectos.com
  4.  # 4

    Boa tarde,

    conseguiu crédito para compra de terreno? (mas só com projecto aprovado?)

    Tem contactos de gabinetes que auxiliem nestas coisas? (De confiança?)

    Obrigada!

    Colocado por: PapoilaVerdeBem vindo ao clube.

    Também estou a iniciar a construção de moradia no concelho de Almada.
    Se quiser falar em concreto de alguns pormenores pode mandar mensagem privada.

    Em relação às questões em concreto, aconselho que, depois de identificar uns quantos terrenos que lhe possam interessar, marque reunião na câmara para saber as regras previstas para os terrenos em causa. Atenção que estas reuniões demoram tempo, normalmente só consegue para 3 ou 4 semanas depois do telefonema.

    Ter em consideração que os terrenos loteados, e que por isso já devem encarecer o preço, não requerem o pagamento das taxas das infraestruturas. Por exemplo, até agora só paguei 204€ pela emissão da licença de construção. Para o caso dos terrenos não loteado, paga um X por m2 de construção, que agora não tenho a certeza do valor, mas para uma casa de cerca de 180 m2 brutos, facilmente encarece o valor do terreno em 12 000 €.

    Pode começar a contactar um gabinete de arquitetura e projetos que o poderá aconselhar na compra do melhor terreno, desde ver a zona, o que é ou não permitido construir, e que poderá dar-lhe um orçamento relativamente aos trabalhos futuros.

    Agora também lhe digo que há zonas de Almada onde não gostava de viver, devido a vários fatores: maus acessos, ou acessos lentos e falta de escolas, por exemplo Charneca e Sobreda, se bem que aqui encontra os preços mais em conta.
 
0.0119 seg. NEW