Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

o arquiteto que lhe fez isso é novo ou já tem uma certa idade?
    o terraço ao lado da cozinha podia fazer mais parte da casa por exemplo.
  2.  # 2

O arquiteto é novo, mas, não tirando qualquer mérito ao seu trabalho, a ideia base foi desenhada por mim, ele reproduziu-a e acrescentou/retirou alguns pormenores. Não sei se a sua pergunta é no sentido de tentar perceber o tipo de trabalho dele mas é provável que eu seja o culpado dos equívocos que à pouco referiu.

Consegue dar-me um exemplo de como integrar mais o terraço na casa?
  3.  # 3

Colocado por: ripffa ideia base foi desenhada por mim, ele reproduziu-a e acrescentou/retirou alguns pormenores.

Fraco arquitecto.
  4.  # 4

Colocado por: Picareta
    Fraco arquitecto.

Pode explicar-me porque razão diz isso?
  5.  # 5

Colocado por: ripffPode explicar-me porque razão diz isso?

Porque o projecto é fraquinho (para não dizer outra coisa), e o arquitecto para não ter muito trabalho e agradar ao cliente, limitou-se a fazer uns arranjos no boneco que o cliente lhe deu.
    Um bom arquitecto, rasgava o seu boneco e fazia um projecto em condições.
    • emad
    • 3 março 2017

# 6

Lá se ia o muro e a casa velha.
  6.  # 7

Colocado por: emadLá se ia o muro e a casa velha.

lá se ia o mais importante... acreditem!

Colocado por: Picareta
    Porque o projecto é fraquinho (para não dizer outra coisa), e o arquitecto para não ter muito trabalho e agradar ao cliente, limitou-se a fazer uns arranjos no boneco que o cliente lhe deu.
    Um bom arquitecto, rasgava o seu boneco e fazia um projecto em condições.

Então quando diz fraquinho, posso interpretar como um projecto simples demais? Ou mal elaborado?
  7.  # 8

Com o espaço que tem na suíte, podia fazer um closet em condições, o WC também iria ficar mais espaçoso, sem aquele canto e tornava o quarto mais acolhedor.
    Concordam com este comentário: ripff
  8.  # 9

mal elaborado
    até nem é pela ideia e pelo esqueleto da estrutura funcional da casa, é mais pela má conceção dos espaços em si, pelo seu aproveitamento funcional
    repare que tem quartos até grandes e depois tem ali uma wc e closet meio atravancados e outras coisas e mais aquelas que já disse no meu post anterior
    a cozinha e a sala podiam tirar mais partido do terraço
    a parte antiga existente nunca seria para demolir e podia estar melhor integrada
    a pala ainda assim foi uma coisa boa mas não chega para salvar a coisa.
  9.  # 10

Colocado por: ripffEntão quando diz fraquinho, posso interpretar como um projecto simples demais? Ou mal elaborado?

Muito mal elaborado, nem perco tempo a dizer o que está mal. porque não gosto de nada, mas se está ao seu gosto, não se preocupe com a minha opinião. Preocupa-me é um arquitecto não ver que essa suite tem tanto espaço desperdiçado, ter que atravessar toda a suite para ir para um closet minúsculo, um quarto sem um sítio para colocar uma secretária, .....tanta coisa....apenas se limitou a dar uns retoques no boneco que o cliente lhe apresentou !!!
  10.  # 11

Desculpem a minha sinceridade mas tirando a concepção da suite que admito estar mal aproveitada (e vai ser revista de certeza) entre outros pequenos detalhes, eu adoro a ideia e adoro a forma como os espaços comunicam, acreditem que fiz dezenas de desenhos com a distribuição das divisões nos mais variados sítios e aquela que no meu entender funciona melhor e aproveita melhor o espaço é esta. Atenção, não quero com isto dizer que é perfeita, e que não haveriam outras pessoas capazes de fazer melhor mas foi o resultado a que cheguei com o meu arquitecto.

Continuem a postar as vossas criticas/sugestões, dizer que está mal é fácil, difícil é mostrar porquê e como melhorar.
  11.  # 12

a distribuição dos espaços já lhe disse que funcionam ( o esqueleto funcional) os espaços estão é todos mal desenhados e outras coisas.
    Concordam com este comentário: Extravagancia
  12.  # 13

A cozinha é enorme sem ter muita bancada. Nem se percebe bem onde acaba a cozinha.
    A sala é enorme, tanto que os sofás estão a boiar.
    A escada para mim é pequena, faria uma escada em U.
    O quarto secundário é pequeno quase sem área para encostar qualquer móvel.
    A suite é grande, a I.S. da suite apesar de ter tudo arrumado, podia ser maior. E podia ter janela (se o quarto tem...)
    O closet é minusculo. É demasiado estreito.
    A janela da suite é de facto bem exposta.
    Eu não tocaria com a nova construção no edifício antigo que se calhar é em pedra.

Eu agarrava na entrada e na escada e fazia ali uma coisa conjunta, talvez até um volume diferente. E assim separava os dois telhados.
    Não sei até que ponto não fazia o corredor de circulação (que não existe e é feito pela sala) ao fundo, do lado norte. Podia puxar todas as ocupações para a frente (sul).
    Fechava mais a cozinha. Aliás, eu tentaria empurrar tudo mais para a esquerda e se calhar colocava os dois quartos para a frente. Depois o closet e a I.S. iam para trás, juntamente com o corredor.

Eu imprimiria esse desenho a 1:100 e, com esquiço em cima, era desenhar várias propostas diferentes.
    É como quem diz, talvez tenha algumas ideias que lhe agrada, mas acho que tem muito para fazer.

Um dos primeiros projectos que fiz foi para um cliente que fazia projectos de electricidade. Ele sabia o que queria e até me mandou um dwg com o projecto feito.
    Ainda com desenhos à mão fiz-lhe algumas propostas. Mas o resultado final ficou muito próximo do que ele tinha desenhado. E eu aceitei. Na obra, quando se abriu o buraco, o cliente percebeu a escala da coisa. Tudo era enorme. Hoje olho para trás e penso que deveria ter sido mais teimoso nas minhas ideias, deveria me ter batido mais pelos conceitos que tinha. A meu ver, quem ficou a perder acabou por ser o cliente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ripff
  13.  # 14

Colocado por: Anonimo06082021

são neles que podem estar grandes diferenças.

sobrepôs os desenhos?

Como tenho facilidade em trabalhar com software de desenho vectorial o que fiz foi abordar um conceito e fazer todas as alternativas que achava possível. Depois de esgotadas as hipóteses partia para outro conceito e repetia o processo.
  14.  # 15

Colocado por: Anonimo09092021Concordo plenamente com a questão do vão a dar para a entrada, isso vai ser problemático.

Precisa mesmo de um closet? Se fizer roupeiro de parede a parede não facilita a arrumação desse quarto, com uma WC mais bem resolvida?

Preciso mesmo de um closet, durante uma fase da minha vida andei em obras e de vez em quando parava numa suite a imaginar que um dia também teria um closet. Mas não é só por isso, acho de facto mais funcional e orginal que um roupeiro.
  15.  # 16

Colocado por: paulovalenteA cozinha é enorme sem ter muita bancada. Nem se percebe bem onde acaba a cozinha.
    A sala é enorme, tanto que os sofás estão a boiar.
    A escada para mim é pequena, faria uma escada em U.
    O quarto secundário é pequeno quase sem área para encostar qualquer móvel.
    A suite é grande, a I.S. da suite apesar de ter tudo arrumado, podia ser maior. E podia ter janela (se o quarto tem...)
    O closet é minusculo. É demasiado estreito.
    A janela da suite é de facto bem exposta.
    Eu não tocaria com a nova construção no edifício antigo que se calhar é em pedra.

Eu agarrava na entrada e na escada e fazia ali uma coisa conjunta, talvez até um volume diferente. E assim separava os dois telhados.
    Não sei até que ponto não fazia o corredor de circulação (que não existe e é feito pela sala) ao fundo, do lado norte. Podia puxar todas as ocupações para a frente (sul).
    Fechava mais a cozinha. Aliás, eu tentaria empurrar tudo mais para a esquerda e se calhar colocava os dois quartos para a frente. Depois o closet e a I.S. iam para trás, juntamente com o corredor.

Eu imprimiria esse desenho a 1:100 e, com esquiço em cima, era desenhar várias propostas diferentes.
    É como quem diz, talvez tenha algumas ideias que lhe agrada, mas acho que tem muito para fazer.

Um dos primeiros projectos que fiz foi para um cliente que fazia projectos de electricidade. Ele sabia o que queria e até me mandou um dwg com o projecto feito.
    Ainda com desenhos à mão fiz-lhe algumas propostas. Mas o resultado final ficou muito próximo do que ele tinha desenhado. E eu aceitei. Na obra, quando se abriu o buraco, o cliente percebeu a escala da coisa. Tudo era enorme. Hoje olho para trás e penso que deveria ter sido mais teimoso nas minhas ideias, deveria me ter batido mais pelos conceitos que tinha. A meu ver, quem ficou a perder acabou por ser o cliente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ripff

Obrigado pelo seu comentário, foi muito directo e elucidativo sem dizer apenas que está tudo mal.

Sem me querer repetir aquilo que concordo consigo e ainda procuro melhorar é de facto a distribuição dos espaços na suite, a passagem da sala para a cozinha e o tamanho da cozinha e sala.

A escada poderá ser mais larga mas dificilmente vai ter outro formato ou vai estar noutro sitio porque irá servir também o acesso ao 1º andar. Já estudei outras hipóteses mas esta é a mais funcional (e económica).

Criar um volume ali no meio já esteve em discussão mas abandonei a ideia porque perdia muita mais em função do que ganhava na estética.

O quarto secundário tem 13,5 m2, não é assim tão pequeno mas poderá crescer um pouco sacrificando outro espaço, ainda irei rever.

O edifício antigo encostado não é em pedra. Já experimentei ideias sem encostar à casa mas a verdade é fica ali um espaço sem uso e sem jeito.

Aquilo que procurei e que já não volto atrás é ter o máximo número de espaços e janelas voltadas a sul na maior extensão possível, ter o minimo de áreas de circulação, ter um sótão suficiente para 2 quartos e uma cave.

Sei que corro o risco do seu cliente por isso estou aqui no fórum a debater ideias, não basta as minhas ideias, do meu arquitecto e da minha companheira.
  16.  # 17

ripff, no seu lugar tinha apenas dado alguns detalhes ao arquitecto (numero de divisões e modo como tenciona "viver" a casa) e deixado o homem fazer o trabalho. Nestas coisas nunca se ganha em limitar o projecto à partida e perdem-se boas oportunidades de encontrar soluções criativas que em conjunto com as nossas próprias ideias podem resultar num projecto melhor.
    Concordam com este comentário: ripff
  17.  # 18

Colocado por: Jpires76ripff, no seu lugar tinha apenas dado alguns detalhes ao arquitecto (numero de divisões e modo como tenciona "viver" a casa) e deixado o homem fazer o trabalho. Nestas coisas nunca se ganha em limitar o projecto à partida e perdem-se boas oportunidades de encontrar soluções criativas que em conjunto com as nossas próprias ideias podem resultar num projecto melhor.
    Concordam com este comentário:ripff

Tem toda a razão, seria mais interessante ver o que ele me propunha e convergir com as minha ideias.
  18.  # 19

Colocado por: ripff

Tem toda a razão, seria mais interessante ver o que ele me propunha e convergir com as minha ideias.

Veja lá se ainda vai a tempo de fazer alguma coisa ou pedir-lhe algumas sugestões...
  19.  # 20

Depois de mais opiniões e mais umas horas com o meu arquitecto (e muitos dias a reflectir) optámos por algumas modificações. O projecto já se encontra em aprovação na câmara, por essa razão quaisquer sugestões (que sugiram mudanças profundas) apesar de bem-vindas serão apenas registadas, não tenciono mudar mais pelas razões e condicionantes que já mencionei anteriormente.

Agora começam a assaltar-me várias dúvidas, uma delas será o revestimento das paredes em capoto, como vou ter paredes encostadas a outras já existentes há uma boa (eficaz e económica) forma de executar na mesma o isolamento pelo exterior ou será preferível isolamento pelo interior garantido sempre a impermeabilização da parede no exterior?

Deixo alguns 3D só para os mais curiosos.
      casa_1_4.jpg

0.0248 seg. NEW