Iniciar sessão ou registar-se
    • nunoj
    • 21 janeiro 2017 editado

     # 1

    Boa tarde

    Recebi este mês a seguinte factura da Endesa, da qual sou cliente há 5 meses, para pagar: http://imgur.com/a/FOe5x

    Como podem ver pelo saldo anterior na imagem, a minha factura normalmente anda entre os 20 e os 30 euros.

    Presumo que este valor tem a ver com a diferença entre a última contagem e a contagem actual. No entanto fui verificar as minhas facturas antigas da EDP e da Gold Energy, das quais fui cliente anteriormente, e quando houveram actualizações de contagem (na EDP a ultima foi de +/- 79.000 para 80.500 e na Gold Energy de 80.500 para 82.500) e nunca recebi nenhuma factura deste valor.

    É normal? Houve alguma alínea no contracto que não li e devia ter lido? Obviamente o vendedor não me falou em nada disto...

    Desde já agradeço qualquer feedback.
    Nuno
    • emad
    • 21 janeiro 2017

     # 2

    Um conselho, não saiam da EDP.
    Concordam com este comentário: zeto, joaosantos, Palhava
  1.  # 3

    Você não envia as contagens para lhe estarem a fazer acertos desse género?
    • size
    • 21 janeiro 2017

     # 4

    Nada interessa comparar as facturas anteriores da EDP, mas sim saber-se se consumiu ou não os 2.782 KWh desde a ultima contagem feita pela empresa.
  2.  # 5

    Uma coisa é certa: Só paga o que consome. Se acha que o cálculo do consumo está incorrecto, reclame.....
    Concordam com este comentário: damned
  3.  # 6

    Colocado por: emadUm conselho, não saiam da EDP.
    Concordam com este comentário:zeto

    Eu daria o conselho contrário.
    Concordam com este comentário: eu
    • alc
    • 22 janeiro 2017

     # 7

    Colocado por: Belhinho
    Eu daria o conselho contrário.


    Tenho um processo de reclamação com a EDP que já se arrasta desde Outubro de 2016, estou a falar de uma fatura de 413€ por erro por parte da EDP.
  4.  # 8

    Obrigado pelas respostas!

    Colocado por: BelhinhoUma coisa é certa: Só paga o que consome. Se acha que o cálculo do consumo está incorrecto, reclame.....
    Concordam com este comentário:damned


    Como posso verificar se existe alguma incorrecção?
  5.  # 9

    costuma dar as leituras? ou apenas leituras da empresa e estimativas?

    quando foi a ultima leitura?

    mudou de contador nesse período?
  6.  # 10

    Tem as facturas anteriores para poder ver a evolução dos consumos?
    • size
    • 22 janeiro 2017 editado

     # 11

    Colocado por: nunojObrigado pelas respostas!



    Como posso verificar se existe alguma incorrecção?


    Conferindo a leitura do contador .
    Se a facturação respeitante à leitura efectuada pela empresa em 30/06/2016 foi a correcta, apenas terá que verificar se a actual leitura é a aproximada aos 85.200 KWh.

    Será possível que entre 22/03/2016 e 30/06/2016 não tenha havido nenhum consumo ? É que a leitura pela empresa é a mesma !
  7.  # 12

    Não costumo enviar as contagens. Entre 22/03/2016 e 30/06/2016 houve o consumo normal. Não mudei de contador.

    Eu já não tenho as facturas do tempo da EDP mas fui confirmar as 7 facturas que tenho da Endesa e o consumo estimado anda entre os 90 e os 120 kwh mensais, que corresponde às tais facturas de 20-30 euros. Aliás, houve um mês em que apareciam acertos e até tive saldo positivo de 9 euros que foram descontados na factura seguinte.

    Admito que o consumo estimado possa não corresponder à realidade e haja necessidade de acertos, mas parece-me haver uma diferença brutal entre as estimativas que vêm nas facturas e este acerto que agora me estão a pedir para pagar.

    Se por acaso quando amanhã ligar para eles não conseguir esclarecer isto meu favor, sabem-me dizer se esta lei está em vigor actualmente?

    http://expresso.sapo.pt/economia/economina_energia/2015-05-27-Acertos-na-fatura-da-luz-terao-prestacoes-minimas-de-cinco-euros

    É que pelo que entendi da mesma, sendo a minha factura mensal média de 25 euros, eu só teria que pagar 12 prestações de +/- 7 euros e não o valor total de 370 e tal que estão a pedir.
  8.  # 13

    Mas consumiste aqueles valores?
  9.  # 14

    Como é que a factura aumentou 1000%?

    Eu por acaso já paguei 1200 euros quando normalmente pagava 140...
    • size
    • 22 janeiro 2017

     # 15

    Colocado por: nunoj

    Presumo que este valor tem a ver com a diferença entre a última contagem e a contagem actual. No entanto fui verificar as minhas facturas antigas da EDP e da Gold Energy, das quais fui cliente anteriormente, e quando houveram actualizações de contagem (na EDP a ultima foi de +/- 79.000 para 80.500 e na Gold Energy de 80.500 para 82.500) e nunca recebi nenhuma factura deste valor.



    Se admite como correto as actualizações que reporta, presume-se que o seu consumo real se enquadra num patamar elevado:

    No caso do acerto da EDP foi de 79.000 para 80.500, resultando num consumo real de 1.500 Kwh

    No caso da Gold Energy foi de 80.500 para 82.500, resultando num consumo real de 2.000 KWh

    Logo, algo não bate certo com a sua estranheza deste novo acerto de 2.200 Kwh
  10.  # 16

    O que vejo facturado é um consumo de 2.782kw num período de 273 dias, o que dá um consumo médio diário de 10,2kw.
  11.  # 17

    Confesso que não percebi nada dessa fatura, entre 22/03/2016 e 30/06/2016 as leituras por parte da empresa têm o mesmo valor, ou seja não foi feita sequer estimativa de consumo, não tendo(supostamente) pago nada.. Agora a 20/12/2016, vão fazer a leitura e aparecem 2.782kw consumidos desde 22/03/2016 até 30/06/2016?!
  12.  # 18

    Colocado por: ktm333Confesso que não percebi nada dessa fatura, entre 22/03/2016 e 30/06/2016 as leituras por parte da empresa têm o mesmo valor, ou seja não foi feita sequer estimativa de consumo, não tendo(supostamente) pago nada.. Agora a 20/12/2016, vão fazer a leitura e aparecem 2.782kw consumidos desde 22/03/2016 até 30/06/2016?!


    Até 20/12/2016, é bem claro.
  13.  # 19

    O consumo que eu tenho agora no contador é consistente com esse valor, por isso admito que a contagem pode estar certa. Claro que como nunca fiz pessoalmente a contagem (lição aprendida) não tenho forma de verificar se a evolução foi a que está nas facturas, vou ter que assumir que é verdadeira.

    De qualquer forma, no passado, tanto com a EDP como com a Gold Energy, nunca recebi uma factura que se destacasse das outras em termos de valor, por isso das duas uma: ou quando estes acertos foram feitos eles não me foram cobrados (improvável) ou esse valor foi distribuído de forma mensal nas facturas seguintes, algo que não aconteceu neste caso, daí a minha surpresa com este valor de quase 400 euros.

    Por isso nesta altura assumo que a culpa é minha por nunca ter estado devidamente atento a esta questão e vou tomar a situação como uma lição.

    Isto leva-me ao link do expresso que coloquei num post anterior. Sabem se essa lei ainda está em vigor (o artigo é de 2015) e se se aplica ao meu caso? é que não tenho hipótese de pagar 400 euros de uma vez.

    Link: http://expresso.sapo.pt/economia/economina_energia/2015-05-27-Acertos-na-fatura-da-luz-terao-prestacoes-minimas-de-cinco-euros
  14.  # 20

    - o contador pode estar avariado ( é ainda de roda? ou digital?)

    Sobre o pagamento acho que não devas estar preocupado, e vou relatar a experiencia que tive com a EDP

    Andei a pagar uns valores de estimativa tambem, e depois quando foram ver o contador existiam diferenças, eu tinha gasto mais
    A EDP incluiu assim, em todas as facturas seguintes um valor extra correspondente ao que eu tinha gasto a mais, de forma a nao ter uma despesa enorme num unico mês. Lembro-me que eles enviaram tambem o link ou decreto lei, onde está explicado que o valor têm que ser dividido em N prestações

    Mas já não estás na EDP nao é?
 
0.0219 seg. NEW