Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: riscosnão fica mais cara porque tem mais lajes


    não percebi

    uma casa de r/chão tem duas lajes por m2, mais toda a quantidade de sapatas para um piso

    uma casa de r/chão e andar tem 1.5 lajes/m2 e apenas metade das sapatas

    o tosco fica tanto mais barato quanto mais pisos tivermos, genericamente falando. 75% da estrutura são armaduras mínimas e apoios convencionais, mais pisos exploram melhor a resistência natural da estrutura com armaduras e dimensões mínimas
  2.  # 42

    Colocado por: J2PMEm termos de áreas o que sugerem?

    quarto 20m2?
    cozinha 30m2?
    .....


    isso depende um pouco do gosto de cada um e das necessidades de cada um, uma cozinha para 3 pessoas comerem todos os dias, não precisa de ter o mesmo tamanho de uma cozinha para 6.


    no entanto acho 30m2 um exagero para uma cozinha, diria que 20m2 já é uma cozinha grande, mas tb depende um pouco da disposição das bancadas. com as bancadas encostadas ás paredes e uma mesa no centro, 20m2 é uma cozinha grande, se quiser fazer uma pequena peninsula a separar a zona de confecção da mesa, se calhar já precisa de mais.

    eu acho que quartos de 15m2, já são quartos bons
    •  
      mhpinto
    • 1 fevereiro 2017 editado

     # 43

    Colocado por: J2PMEm termos de áreas o que sugerem?

    Ui, o que foi perguntar.
    Isso é altamente subjetivo, depende da sua vivência, do tempo que passa e daquilo que faz em cada divisão.
    Se vir muitas das plantas que por aqui andam, a tendência/moda é os quartos terem, no mínimo (!!) 16 m2, podendo facilmente ir para mais de 20 m2. Para outros 12 m2 chegam e sobram.

    Na forma como eu vejo as coisas, os quartos são só para dormir. Assim sendo, da minha própria experiência, 12 m2 é uma boa referência, se não for daqueles que gostam de atestar os quartos com móveis. Dá perfeitamente para meter uma cama de casal e ficar com espaço suficiente para circulação.
    Na casa que vou fazer, 2 dos quartos acabaram por ficar um pouco acima disso (13 m2) e a suite com uns (para mim absurdos) 20 m2 (salvo erro), por imposição da própria geometria da casa, esta imposta pela má geometria do terreno (ou era isso ou era ficar com um recanto sem nexo).

    Quanto a cozinhas, pois aqui ainda depende mais.
    Se quer uma cozinha só para cozinhar, se calhar até com 10 m2 faz a festa, se bem que também aqui, com a moda das ilhas, a tendência é para ir bem além disso.
    Se quiser aquele conceito de cozinha/zona de refeições então já tem de pensar em muito mais, dependendo aí se essa será a única zona de refeições, de quantas pessoas quer ter a possibilidade de sentar à mesa, etc, etc.
    • J2PM
    • 2 fevereiro 2017

     # 44

    obrigado pelo comentário útil.

    sou apologista dos quartos ser pra dormir, não precisam muito espaço, os roupeiros também seriam embutidos por isso não iria precisar de muito mesmo, a cozinha era para ter zona de almoço e jantar e peq.almoço para 2 pessoas, para juntar a família era na sala que sim seria maior.
    • J2PM
    • 24 fevereiro 2017

     # 45

    Boa noite

    agora já tenho mais algumas imagens, que me dizem?
    180m2 aproximadamente.

    acham que fica muito caro? (casa apenas sem acabamentos)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.CASTRO
      SCAN0043.JPG
      SCAN0042.JPG
      SCAN0040.JPG
  3.  # 46

    A disposição do wc acessível poderia ser diferente. Entrar e dar logo de tipo com a banheira não me parece bem.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  4.  # 47

    Na minha maneira de ver fica mais barato uma casa de 2 pisos que uma térrea.
    •  
      mhpinto
    • 25 fevereiro 2017 editado

     # 48

    Colocado por: J2PMagora já tenho mais algumas imagens, que me dizem?
    180m2 aproximadamente.

    acham que fica muito caro?


    Sendo um projeto completamente diferente, tem algumas parecenças com a que eu vou fazer, principalmente ao nível de áreas das diferentes divisões.
    Agora o preço depende de uma infinidade de coisas.
    Se quer ter uma ideia do quanto pode variar, pegue nessa planta e peça estimativas a alguns empreiteiros.
    Posso-lhe dizer que no meu caso, grosso modo, obtive estimativas entre os 100 e os 200 mil.

    PS: Não gosto desse "caracol" que tem de fazer para ir para a suite. Isso com um copo a mais e vai marrar nas paredes de certeza.
    PS2: A menos que me diga que faz questão em ter 3 WC, posso dizer-lhe como fiz para ter apenas 2, mantendo todas as funcionalidades que tem aí com 3. Logo aí poupa umas milenas.
  5.  # 49

    depressa a lavandaria vai virar hall de entrada.

    e o corredor a dar voltas apenas é espaço perdido para os quartos e algo labiríntico, os dois quartos do fundo e a entrada da suite mereciam um hall próprio, assim como está para alem de ser labiríntico é claustrofóbico e torna a casa soturna.
    de resto o layout da wc comum também não me parece bem, se a porta fosse a meio iria melhorar tudo e não precisava de tanta área mesmo cumprindo as acessibilidades.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 50

    Colocado por: marco1e o corredor a dar voltas apenas é espaço perdido para os quartos e algo labiríntico, os dois quartos do fundo e a entrada da suite mereciam um hall próprio, assim como está para alem de ser labiríntico é claustrofóbico e torna a casa soturna.

    Nada como um perito para confirmar o feeling de um leigo. Essa do hall para os quartos tive quase para a sugerir.

    Colocado por: marco1depressa a lavandaria vai virar hall de entrada.

    Esta é mesmo na mouche. O carro fica debaixo do alpendre e 99% das entradas em casa fazem-se pela lavandaria.
  7.  # 51

    Colocado por: C.CASTRONa minha maneira de ver fica mais barato uma casa de 2 pisos que uma térrea.

    Tem de ser analisado caso a caso.
    Frontal e directo, se possível, fazer só de um piso.
    • J2PM
    • 25 fevereiro 2017 editado

     # 52

    Bom dia

    Muito obrigado pelas opiniões,

    Colocado por: PapoilaVerdeA disposição do wc acessível poderia ser diferente. Entrar e dar logo de tipo com a banheira não me parece bem.


    ainda é um esboço e pode ser alterado, também não gosto desta disposição banheira de frente, mas isso muda-se de lado e resolve-se


    Colocado por: C.CASTRONa minha maneira de ver fica mais barato uma casa de 2 pisos que uma térrea.


    pelo que me disseram 3 empreiteiros, não fica, dizem que fica mais caro a base o betão de ser mais reforçado.... o mesmo disse o engenheiro civil que desenhou. talvez deva confiar neles, não sei....


    Colocado por: mhpinto

    Sendo um projeto completamente diferente, tem algumas parecenças com a que eu vou fazer, principalmente ao nível de áreas das diferentes divisões.
    Agora o preço depende de uma infinidade de coisas.
    Se quer ter uma ideia do quanto pode variar, pegue nessa planta e peça estimativas a alguns empreiteiros.
    Posso-lhe dizer que no meu caso, grosso modo, obtive estimativas entre os 100 e os 200 mil.

    PS: Não gosto desse "caracol" que tem de fazer para ir para a suite. Isso com um copo a mais e vai marrar nas paredes de certeza.
    PS2: A menos que me diga que faz questão em ter 3 WC, posso dizer-lhe como fiz para ter apenas 2, mantendo todas as funcionalidades que tem aí com 3. Logo aí poupa umas milenas.


    quando deu esses valores (100mil e 200mil) refere-se à casa pronta ou apenas pedreiro e 'trolha' digamos assim?
    o caracol foi para aproveitar espaço para ter um armário embutido, mas pode sair dali claro, adorei esse comentário LOOL espero não ter um copo a mais, mas....
    os 3 WC é porque 1 será suite, o outro serve os quartos e é completo pela obrigação da lei e outro é apenas para serviço sendo muito pequeno, não gosto muito de ter a casa de banho dos quartos para ser usado por estranhos, acho que se pode dizer que em matéria de WC é uma casa WC2+1, mas pode me sugerir a sua ideia agradeço.

    Colocado por: marco1depressa a lavandaria vai virar hall de entrada.

    e o corredor a dar voltas apenas é espaço perdido para os quartos e algo labiríntico, os dois quartos do fundo e a entrada da suite mereciam um hall próprio, assim como está para alem de ser labiríntico é claustrofóbico e torna a casa soturna.
    de resto o layout da wc comum também não me parece bem, se a porta fosse a meio iria melhorar tudo e não precisava de tanta área mesmo cumprindo as acessibilidades.
    Concordam com este comentário:mhpinto


    Bem verdade, a lavandaria vai ser mais entrada, mas a outra entrada será bastante usada pois é para de futuro ter acesso à rua podendo entrar e sair a pé por esse lado. em relação à porta vou averiguar.
  8.  # 53

    Já pensou como vai colocar a cama no quarto da suite?
    •  
      mhpinto
    • 27 fevereiro 2017 editado

     # 54

    Colocado por: J2PMquando deu esses valores (100mil e 200mil) refere-se à casa pronta

    Sim.

    Colocado por: J2PMmas pode me sugerir a sua ideia agradeço.

    Isto é um excerto de uma versão "rabiscada" por mim da minha planta (o arquiteto prefere não a tornar pública, coisa que eu respeito). Pouco do que se vê coincide exatamente com a planta original.
    O corredor que vem da esquerda dá para a área social. No dia a dia, o casal usa o WC da suite para a toilette matinal e de resto toda a gente usa o WC "geral".
    Se houver visitas, poderá ver que, jogando com as portas, posso permitir que usem o WC da suite sem me entrarem na suite e, principalmente, caso alguém se deite mais cedo, posso isolar o WC geral (que fica para as visitas) da zona dos quartos e o WC da suite fica então para quem se foi deitar (mais uma vez sem me entrar na suite).
      untitled2.JPG
  9.  # 55

    as visitas vão precisar de duas wc em simultâneo?
    é que essa gerigonça acaba por dar portas a mais para um artificio talvez desnecessário.
    mas você é que sabe.
    já agora não sei se isso está á escala mas parece-me que tem imensa área á volta das camas que não serve para nada.
  10.  # 56

    Colocado por: marco1as visitas vão precisar de duas wc em simultâneo?
    é que essa gerigonça acaba por dar portas a mais para um artificio talvez desnecessário.

    Depende de quantas visitas receber em casa de cada vez. Acima de 10 é algo bem provável comigo.
    Parte das portas são de correr, e em rigor estarão quase sempre abertas, nem se dará por elas. Entre pagar mais um par de portas ou um WC inteiro, prefiro pagar as portas.

    Colocado por: marco1já agora não sei se isso está á escala mas parece-me que tem imensa área á volta das camas que não serve para nada.

    Não está à escala, mas posso dizer que a suite tem cerca de 20 m2, algo para mim claramente excessivo, mas para o que já vi por aqui algo muito normal que me pode facilitar a venda da casa se assim o decidir mais tarde e que acabou por ser de certa forma imposto pela importantes limitações do terreno.
  11.  # 57

    Labirintico
    Concordam com este comentário: J2PM
    • J2PM
    • 7 março 2017 editado

     # 58

    Boa noite

    Fiz uma actualização ao projecto, que vos parece agora?

    Será que faço a casa por um bom preço? (Já sei que depende de muita coisa, mas custo de materiais normais para uma casa)
      snapshot-Tue, 07 Mar 2017 00_18_28 GMT.png
  12.  # 59

    a mim parece-me ainda pior

    mas também não consigo agora ser mais construtivo do que isto.
  13.  # 60

    pessoalmente também não gosto, labirintico
 
0.0246 seg. NEW