Iniciar sessão ou registar-se
  1. A tal da Marie Kondo, zé e Alsas, e TZW, a japonesa guru do purgar-nos do supérfluo e mantermo-nos pelo essencial do minimalismo, que falei lá atrás, diz que para nos decidirmos se guardamos ou vemo-nos livres dos nossos pertences devemos de pegar peça por peça a ver se sentimos alegria emanada pela peça. Coisa á japonesa, ou adaptada, á la moda extremista americana.
    Estava tramada eu se fizesse isso, não me via livre de nada ! Todas elas são pequenas felicidades as minhas pecinhas queridas!
    Concordam com este comentário: TZW
    • TZW
    • 27 abril 2017
    Colocado por: zedasilva
    É o patamar intermedio da minha escada :)

Duplex ou hall de condomínio??? Porra...
    • TZW
    • 27 abril 2017
    Colocado por: CMartinA tal da Marie Kondo, zé e Alsas, e TZW, a japonesa guru do purgar-nos do supérfluo e mantermo-nos pelo essencial do minimalismo, que falei lá atrás, diz que para nos decidirmos se guardamos ou vemo-nos livres dos nossos pertences devemos de pegar peça por peça a ver se sentimos alegria emanada pela peça. Coisa á japonesa, ou adaptada, á la moda extremista americana.
    Estava tramada eu se fizesse isso, não me via livre de nada ! Todas elas são pequenas felicidades as minhas pecinhas queridas!
    Concordam com este comentário:TZW

As que não sinto nada já não sei onde foram parar nem me lembro delas, evito é adquirir mais do que necessito para evitar o tal problema de acumulação. Não me custa tanto trocar quando a peça já não serve o pretendido devido ao desgaste, faz-se uma espécie de funeral com um luto de 3 dias.
  2. Colocado por: CMartin
    E lembro-me agora que no Sábado vi giradiscos :o) na worten.
    Reparem que a worten não é propriamente para nicho de mercado é para toda a gente.
    O que faz o giradiscos na worten ?
    E eu posso comprar um, pois tenho os meus LP para ouvir e tudo..
    Já não temos é o giradiscos.
    A minha mãe substituiu por cd player.

Mas se não tivesse deitado fora o giradiscos, certo que teria guardado durante uns bons anos uma coisa inútil ( ou só para aficionados), mas hoje eu ouviria os lp no giradiscos porque não o tinhamos deirado fora.
    E o mundo dá voltas.
    E o que se usou ontem usar-se-á amanhã provavelmente.

O minimalismo nada tem a ver com o deitar fora, tem a ver com o valorizar o pouco (menos) que se tem.

Eu tenho Gira discos:) :) :)
  3. Colocado por: TZWDuplex ou hall de condomínio??? Porra...

Eu lá sou gajo de partilhar a minha escada com mais alguém?
    Moradia!
    Projeto de um dos mais reconhecidos projetistas nacionais :)
  4. Colocado por: zedasilva
    Eu lá sou gajo de partilhar a minha escada com mais alguém?
    Moradia!
    Projeto de um dos mais reconhecidos projetistas nacionais :)

Não quereria dizer do mundo e quiçá de portugal :)
  5. Colocado por: CMartinCoisa á japonesa, ou adaptada, á la moda extremista americana.

Vai beber um poupo à filosofia do Feng shui

Colocado por: CMartinTodas elas são pequenas felicidades as minhas pecinhas queridas!

Eu por exemplo de viagens, deixei de trazer peças grandes. Quando muito trago um ícone ou outro mas sempre de dimensões reduzidas.
    Numa das paredes desta escada, tenho molduras onde vou colocando 1 ou 2 fotos dessas viagens, desta forma as memórias ficam preservadas, todos os dias são recordadas e não atafulho a casa.
    Concordam com este comentário: CMartin
  6. Colocado por: larkheNão quereria dizer do mundo e quiçá de portugal :)

O gajo já tá velhote, diz que já não tem paciência para os projetos nem para a cagonice.
    :)
  7. Chiça estava a ver que não encontrava a planta da casa neste tópico !
      planta tiago-14.jpg
  8. Colocado por: ALSASTenho duas garagens cheias de móveis e objetos.

ALSAS, Está pior que eu!
    Acho que vou demorar um ano a recolocar as coisas lá em casa.
    Nem quero pensar...
  9. Colocado por: zedasilvaNa parede por cima da mesa tenho a minha arvore genológica até aos bisavós, em fotos.

Engraçado (não será a melhor palavra). Também tenho fotos de antepassados espalhados pela casa.
    Ou melhor agora digo tinha.
    Não sei o que irei fazer, ainda não me tinha lembrado deste assunto.
    Provavelmente, irei colocar em albuns grande parte dos que estão agora em molduras...
    É provável.
  10. Colocado por: TZWNão me custa tanto trocar quando a peça já não serve o pretendido devido ao desgaste, faz-se uma espécie de funeral com um luto de 3 dias.

Sim.
    Acho que tererá a ver um pouco também com a lengalenga dos sunken costs que pus lá atrás e de novo:

Colocado por: CMartinGetting Over Sunk Costs.In the world of economics, costs that have already been incurred and cannot be recovered are referred to as sunk costs. As you go through the items in your house, most things should be considered sunk costs (except for rare situations where an item may have increased in value). Since you cannot get the money back that you spent on that item, you should only think about the value that thing can add to your life in the future. Understanding this concept of sunk costs can help you make more rational decisions about what to keep and what you should toss."

São os custos dos objectos da casa, em que basicamente, cada objecto representa um sunken cost, um custo afundado (? poderei traduzir assim..) e de pouca mais valia para o nosso futuro. A não ser que raramente o objecto tenha sido um investimento que entretanto valorizou (arte por exemplo).
    Tenho também fortes duvidas em relação a isto.
    Lembro-me da história das cadeiras da minha irmã, que já contei, que ela decidiu remodelar e passados tempos, deitou-as fora ( a remodelação acabou por destruir a estrutura das cadeiras) e comprou outras. Era a Cadeira Cesca criada pelo arquiteto húngaro Marcel Bruer em 1928 a que ela destruíu.
    Adoraria tê-las para mim.

Como fazer a distinção entre um sunken cost e um investimento quando muitas vezes não valorizamos o que temos pura e simplesmente porque deixámos simplesmente de gostar delas, sem as conhecer devidamente ?
    Tal como certamente deve ter acontecido imenso ao mobiliário da Olaio, que hoje, afinal, todos adoramos de novo e fazemos fila para ver em exposição o que deitámos fora lá de casa.
  11. Quando substituimos as janelas por umas Kommerling, e fizemos lindamente, o único deslize foi não se ter tirado atempada e devidamente aquelas fitas com cola que os caixilhos trazem.
    E agora passados 10 anos não os consigo tirar. Estão lá os vestígios de cola.
    Alguma ideia ??
    Já me sugeriram tentar tirar com álcool.
    • TZW
    • 27 abril 2017 editado
    Colocado por: CMartin

Sim.
    Acho que tererá a ver um pouco também com a lengalenga dos sunken costs que pus lá atrás e de novo:

São os custos dos objectos da casa, em que basicamente, cada objecto representa um sunken cost, um custo afundado (? poderei traduzir assim..) e de pouca mais valia para o nosso futuro. A não ser que raramente o objecto tenha sido um investimento que entretanto valorizou (arte por exemplo).
    Tenho também fortes duvidas em relação a isto.
    Lembro-me da história das cadeiras da minha irmã, que já contei, que ela decidiu remodelar e passados tempos, deitou-as fora ( a remodelação acabou por destruir a estrutura das cadeiras) e comprou outras. Era a Cadeira Cesca criada pelo arquiteto húngaro Marcel Bruer em 1928 a que ela destruíu.
    Adoraria tê-las para mim.

Como fazer a distinção entre um sunken cost e um investimento quando muitas vezes não valorizamos o que temos pura e simplesmente porque deixámos simplesmente de gostar delas, sem as conhecer devidamente ?
    Tal como certamente deve ter acontecido imenso ao mobiliário da Olaio, que hoje, afinal, todos adoramos de novo e fazemos fila para ver em exposição o que deitámos fora lá de casa.

Concordo, em relação aos sunken costs acho que podemos usar o termo "a fundo perdido".
    Sempre escolheram a aparelhagem elétrica?
    Concordam com este comentário: CMartin
  12. Dizem que com éter sai; ou com WD40, óleo de cozinha, vinagre e outros, mas eu sempre que tenho que tirar adesivos com cola/etiquetas, tiro sempre com benzina - e resulta!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  13. Colocado por: TZWConcordo, em relação aos sunken costs acho que podemos usar o termo "a fundo perdido".
    Sempre escolheram a aparelhagem elétrica?

Parece-me muito bem a fundo perdido, é isso realmente :o)
    Ainda não escolhemos nada. As obras arrancaram hoje. Estivemos a fazer uma "tour" á casa para resumir tudo "á vista". Pedi mais uns pós.
    Descobrimos que os bancos namoradeiros à janela do quarto do miúdo, que agora passará a ser escritório-saleta, são em pedra, estavam pintados, mas eu sempre desconfiei da possibilidade de alí estar pedra da boa. Vamos pô-los com a pedra à vista como convém.

Andamos um pouco às aranhas para descobrir o exacto tom de azul para os interiores. Trouxeram-me os catálogos mas o undertone dos azuis eram verdes e cinzentos, e não é esse o azul que imagino.
  14. Colocado por: AlexluxxDizem que com éter sai; ou com WD40, óleo de cozinha, vinagre e outros, mas eu sempre que tenho que tirar adesivos com cola/etiquetas, tiro sempre com benzina - e resulta!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin

sendo PVC, teste primeiro ou num pedaço de perfil que lhe arranjem ou numa zona que não se note... não vá depois arrepender-se do uso do produto.
  15. Colocado por: nmex2sendo PVC, teste primeiro ou num pedaço de perfil que lhe arranjem ou numa zona que não se note... não vá depois arrepender-se do uso do produto.

Estava também à sua espera nmex2 para ver isto dos caixilhos.
    Vou experimentar os produtos da Alexluxx, com um cotonete primeiro :o)
  16. Carla, os outros produtos que mencionei não sei se mancham ou "queimam".
    A benzina tenho a certeza que não mancha, nem "queima". Já utilizei em diversas superfícies - plástico inclusive.
    Aprendi com uma empregada numa loja. Quando a vi retirar uma etiqueta como por milagre, passando um algodão embebido não sabia em quê... perguntei-lhe como fazia? :) Era das coisas que mais me irritava, retirar etiquetas e ficar sempre a cola, e para retirar a cola, muitas vezes danificava os objectos!
    Passei a utilizar, e até hoje, tenho sempre um frasco em casa ;)
    Masssss... experimente com cautela, claro. Espero que resulte! ;)
  17. Colocado por: AlexluxxA benzina tenho a certeza que não mancha, nem "queima". Já utilizei em diversas superfícies - plástico inclusive.

Depende dos plásticos, pode marcar ou não. A benzina, como todos os aromáticos, é um solvente muito forte.

Tenho conseguido tirar vários adesivos chatos com azeite de cozinha. Com óleo não resulta bem, não sei porquê. Adesivos manientos, só gostam do virgem extra...
    Concordam com este comentário: Jota5
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, Alexluxx

0.5014 seg. NEW