Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Sigo o Forum da Casa desde que resolvemos construir moradia (1,5 - 2 anos).
    Tenho aprendido muito com as opinioes que diariamente aqui sao expostas e por isso mesmo, sinto-me um pouco mais confortavel para avancar com a construçao, EMBORA, nao esteja livre de passar por dificuldades como muitos dos utilizadores deste forum.

Dada á experiencia de muitos dos utilizadores, gostava de "ouvir" a vossa opinao sobre o tipo de moradia que se poderá construir no terreno que adquirimos.
    O programa que pretendemos para a nossa moradia é: terrea, 3 quartos (1 deles suite + closet) 1 Wc para servir 2 quartos e um WC social; Sala, Cozinha, Escritorio. Zona tecnica/lavandaria e Garagem.

O terreno (imagem abaixo) tem dimensao de 33 x 39 apróx. A linha amarela, representa a o alinhamento que a moradia terá que cumprir para respeitar o alinhamento existente; a Linha a Vermelho, representa o limite a Poente do terreno;
    Cerca de 25 metros da linha vermelha, esta o eixo de linha ferroviaria (Linha do Norte); Pretendemos aproveitar ao máximo a exposiçao solar;

Temos adjudicada a arquitectura e o estudo (de acordo com o program que escrevi acima) ja se inciou por parte do gabinete responsavel. Nao tenho razoes para nao acreditar que sairá uma boa soluçao que conjuge o programa, a tipologia do terreno e envolvente. No entanto, reciamos que possamos "gostar à primeira" da soluçao que nos for apresentada sem ter a oportunidade de conhecer outras.
    Por exemplo, entre a estrada/rua até ao fim do terreno, existe uma diferença de cota de (+/-) 4 metros; talvez possa utilizar este desnivel para fazer uma garagem/cave? Dado a existencia da linha ferroviaria, será o mais indicado uma moradia em L;

Tudo isto foi transmitido ao gabinete.

Agradeço os vossos comentários.
    Se entratnto considerarem que estou a "esticar um pouco a corda", por favor ignorem o post.
  2.  # 2

Levantamento Topografico
  3.  # 3

FYI
      Lev. Topografico.png
  4.  # 4

Envolvente
    O Limite a verde, é o mesmo do levantamento topografico
      Envolvente1.png
    • RCF
    • 25 janeiro 2017 editado

# 5

Colocado por: Mor.TerreaCerca de 25 metros da linha vermelha, esta o eixo de linha ferroviaria (Linha do Norte);

Para o efeito, não interessa tanto a distância ao eixo da linha ferroviária, mas sim a distância ao limite do Domínio Público Ferroviário (limites do terreno do caminho de ferro). Sobre estes limites, terá de respeitar o disposto no D.L. 276/2003:
    Artigo 15.º
    Zonas non aedificandi
    1 - Nos prédios confinantes ou vizinhos das linhas férreas ou ramais ou de outras instalações ferroviárias em relação às quais se justifique a aplicação do presente regime, nomeadamente as subestações de tracção eléctrica, é proibido:
    a) Fazer construções, edificações, aterros, depósitos de materiais ou plantação de árvores a distância inferior a 10 m, sem prejuízo do disposto no n.º 2;
    b) Fazer escavações, qualquer que seja a profundidade, a menos de 5 m da linha férrea, sem prejuízo do disposto no n.º 3.
    2 - Quando se verifique que a altura das construções, edificações, aterros, depósitos de terras ou árvores é superior, real ou potencialmente, a 10 m, a distância a salvaguardar deve ser igual à soma da altura, real ou potencial, com o limite da alínea a).
    3 - Quando a linha férrea estiver assente em aterro, a escavação não pode ocorrer senão a uma distância equivalente a uma vez e meia a altura do aterro; em qualquer caso, quando a profundidade das escavações ultrapasse os 5 m de profundidade, a distância a salvaguardar deve ser igual à soma da profundidade com o limite da alínea b).
    4 - Os limites dos n.os 1, 2 e 3 do presente artigo podem, por ocasião da construção, ampliação ou remodelação da infra-estrutura ferroviária, ser alterados por meio de despacho do ministro da tutela, precedendo parecer do INTF, por solicitação do gestor da infra-estrutura ou do operador de transporte ferroviário, com fundamento em questões de segurança do transporte ferroviário.
    5 - Os limites dos n.os 1, 2 e 3 do presente artigo serão estabelecidos pela mesma forma prevista no número anterior, aquando da construção de linhas de velocidade elevada, igual ou superior a 220 km/h, ou da renovação de linhas existentes que permitam idênticas velocidades de circulação, nunca podendo ser inferiores a 25 m para os casos das alíneas a) e b) do n.º 1, sem prejuízo da aplicação dos n.os 2 e 3
  5.  # 6

E desculpe me

Mas vai querer viver junto a uma linha de comboio? ainda por cima de Alta velocidade , com um ruido sonoro associado enorme?

Acho que por muito bem isolada acusticamente esteja a moradia, vai ser sempre incomodado acusticamente , alem de ter de ter de fazer investimento extra em isolamento.

Tem a Certeza?
  6.  # 7

Obrigado RCF.
    Tenho ja validado que apartir da linha vermelha, posso construir.
    A minha indicaçao dos 25 m é para referenciar a existencia de uma fonte de ruído.
  7.  # 8

Iarkhe,

Dificilmente será feita alta velocidade (senao mesmo, impossivel..) teriam que expropriar varias centenas de moradias, industrias, alguns predios... isto so nesta zona..
    • RCF
    • 25 janeiro 2017

# 9

Colocado por: larkheE desculpe me

Mas vai querer viver junto a uma linha de comboio? ainda por cima de Alta velocidade , com um ruido sonoro associado enorme?

Acho que por muito bem isolada acusticamente esteja a moradia, vai ser sempre incomodado acusticamente , alem de ter de ter de fazer investimento extra em isolamento.

Tem a Certeza?

Não é muito diferente de viver junto a uma estrada principal (auto estrada ou acessos principais a grandes cidades)...

Convirá é afastar o mais possível, também para que possa colocar barreiras acústicas, com árvores (para além de possíveis barreiras acústicas colocadas junto à via-férrea)
    • RCF
    • 25 janeiro 2017

# 10

Colocado por: Mor.TerreaIarkhe,

Dificilmente será feita alta velocidade (senao mesmo, impossivel..) teriam que expropriar varias centenas de moradias, industrias, alguns predios... isto so nesta zona..

O alfa pendular (na linha do norte) circula a 220km/h em vários troços.
    Mas, faz menos ruído do que um comboio de mercadorias a 100km/h.
    •  
      larkhe
    • 25 janeiro 2017 editado

# 11

Colocado por: Mor.TerreaIarkhe,

Na linha do Norte já circulam a alta velocidade 220km/h ainda aceitaria se me dissese que essa zona seria uma zona de baixa velocidade.

Colocado por: RCF

Não é muito diferente de viver junto a uma estrada principal (auto estrada ou acessos principais a grandes cidades)...

Convirá é afastar o mais possível, também para que possa colocar barreiras acústicas, com árvores (para além de possíveis barreiras acústicas colocadas junto à via-férrea)

Sim sim , pode colocar as barreiras que quiser....

Quer estar no jardim a usufruir do mesmo e lá esta a levar com o barulho .

Na minha visão nos dias que correm quem faz um investimento de 150 ou 200 ou porventura mais não tem qualquer necessidade de ir construir uma casa junto a uma linha de caminho de ferro ainda por cima uma das principais do país.

De qualquer forma o Mor.Terrea deve ter noção de tudo isto.

Para mim não serviria

O alfa pendular (na linha do norte) circula a 220km/h em vários troços.
    Mas, faz menos ruído do que um comboio de mercadorias a 100km/h.

Já estive por diversas vezes em locais onde ele circula a essa velocidade e o ruído é insuportável. Pelo menos para mim

mas isto é só a minha opinião.

Boa sorte na construção e vivência da casa, é só o que lhe posso desejar.
  8.  # 12

A construçao que se tem feito e a que se preve fazer (PDM), respeitando a legislaçao referente a afastamento a Linha, leva-me a crer que nao è impossivel viver junto a linha.
    Hoje em dia, existem soluçoes (algumas ja referidas por RCF) que atenuam o ruído.
  9.  # 13

...e sim... p junto a uma cidade onde a ser feito a Alta Velocidade, existira de certeza uma paragem..
    • RCF
    • 25 janeiro 2017

# 14

Colocado por: larkheNa minha visão nos dias que correm quem faz um investimento de 150 ou 200 ou porventura mais não tem qualquer necessidade de ir construir uma casa junto a uma linha de caminho de ferro ainda por cima uma das principais do país.

Há casas a 500k e mais, ainda mais próximas da via férrea (na expo, em lisboa), onde passam todos os comboios de longo curso da linha do norte, para além dos urbanos de Lisboa...
  10.  # 15

Há casas a 500k e mais, ainda mais próximas da via férrea (na expo, em lisboa), onde passam todos os comboios de longo curso da linha do norte, para além dos urbanos de Lisboa...

E convivem diaramente com o maldito ruido dos comboios, alem de que nessas zonas eles circulam a 50 ou 60 kmh

Esta zona parece pela foto uma zona onde poderão circular a alta velocidade.

Como ja disse, só alertei para uma situaçao que não acho normal nos dias de hoje, mas gostaria de ouvir a opinião do Mor terrea daqui a uns anos quando estiver a viver na casa.

Isto faz me lembrar aqueles filmes dos States onde até os apartamentos abanam.
    • RCF
    • 25 janeiro 2017

# 16

Ainda assim, aconselho a afastar o mais possível da via férrea.
    Tentar que os quartos (ou os compartimentos que pretender mais silenciosos) não fiquem virados para a via férrea.
    Prever a plantação de árvores, com folhagem densa) do lado da via-férrea.

A via-férrea até é eletrificada e, por isso, a poluição é reduzida (junto a uma estrada seria pior).

À parte isso, tem aí um belo terreno, com dimensão para fazer uma bela casa e um belo quintal/jardim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mor.Terrea
  11.  # 17

Confirmado! No PDM a Alta Velocidade esta prevista passar em outro local (a construir de novo)....
  12.  # 18

Colocado por: RCFAinda assim, aconselho a afastar o mais possível da via férrea.
    Tentar que os quartos (ou os compartimentos que pretender mais silenciosos) não fiquem virados para a via férrea.
    Prever a plantação de árvores, com folhagem densa) do lado da via-férrea.

A via-férrea até é eletrificada e, por isso, a poluição é reduzida (junto a uma estrada seria pior).

À parte isso, tem aí um belo terreno, com dimensão para fazer uma bela casa e um belo quintal/jardim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mor.Terrea

Pois, o que eu pretendo é aproveita-lo da melhor forma e dai ter aberto esta discussao... mesmo ao nivel de arranjos exteriores, nao vai ser facil...
  13.  # 19

já pensou no tipo de moradia? com esse terreno muita gente ia querer fazer uma casa terrea em L e virá-la de costas à Linha, tem boa dimensão neste momento é elaborar projecto.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  14.  # 20

o gabinete que tenha em atenção aos pareceres exteriores á camara, onde quem e quando e quanto tempo para os ter.

0.0217 seg. NEW