Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    A minha casa tem um sótão que quero reaproveitar, já existe escadaria que foi construida propositadamente para o efeito contudo só agora surge esta oportunidade.

    No sótão, no chão, existem duas vigas iguais á da imagem, penso que são designadas de Lages (sou ignorante no assunto), de uma ponta a outra do sotão e separadas por cerca de 4m a 4,5m uma da outra, com uma altura de cerca de 40cm acima do chão.

    A minha dúvida é, esta lage, uma delas apenas, pode ser cortada rente ao pavimento apenas em cerca de metade do comprimento dela? isso ia permitir-me outra divisão adicional.
    Isso é possível? compromete de alguma forma a estrutura?

    Obrigado!
      Untitled.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: boanoiteNo sótão, no chão, existem duas vigas iguais á da imagem

    A fotografia está de pernas para o ar ?
  3.  # 3

    não, não é do local pois não tirei nenhuma. Mas a viga é igual, só que no chão!
  4.  # 4

    Coloque outras fotografias em que se perceba onde está o chão e o tecto do sotão, para que servem aqueles prumos, etc.

    De qualquer maneira, fica já aqui uma intimação:
    NÃO SE CORTAM VIGAS (nem pilares) em betão armado!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: boanoite
  5.  # 5

    Colocado por: boanoiteMas a viga é igual, só que no chão!
    Ok. É (deve ser) uma viga "invertida".
    Chama-se invertida, não por ser abichanada mas por ter o "cutelo" para cima.

    Em princípio faz falta sim senhor(a).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: boanoite
  6.  # 6

    Pois, pela "robustês" dela eu deduzi logo isso, mas um comentário de um entendido é sempre outra coisa! Obrigado
  7.  # 7

    O mais fácil será subir ao chão. Infelizmente vai perder algum pé direito, o que pode ser chato especialmente num sótão onde o pé direito já não costuma ser grande e na zona de queda do telhado pior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: boanoite
  8.  # 8

    Subir o chão não é opção. a intenção aqui seria abrir uma passagem na viga, porque entre vigas há 4,5m, mas depois entre a viga e a ponta do pavimento, onde coincide com o declive do telhado ainda há mais uns 3 a 4m.
    A questão é que se subir o chão, não é possivel haver nenhuma divisão porque fico sem altura suficiente devido ao declive do telhado.
  9.  # 9

    Coloco aqui nova dúvida para a qual necessito da vossa colaboração, dentro deste mesmo tema.

    Neste reaproveitamento que estou a fazer tenho uma área de 41.41m2, (que é a zona central do sotão) que já está construida e concluida, com paredes acimentadas e pintadas e chão em tijoleira.
    Depois de cada um dos lados exitem 2 áreas de "arrumos" com cerca de 20m2 cada uma, que estão ainda em bruto, com tijolo e vigas á vista e chão com cimento irregular. No telhado não há qualquer tipo de isolamento térmico, só mesmo telhas, blocos e vigas.
    A minha dúvida é qual a melhor solução para isolar a área que já está habitável? Sugeriram-me aparafusar placas de XPS pelo interior desta área habitável e depois cobrir com uma rede e cimentar... isto é possível? estas placas permitem este acabamento?
    Por outro lado, ao fazer isto e ignorar as laterais, vou ter algum ganho? certamente terei que isolar tudo de forma igual também nos arrumos, correto?

    Desculpem a falta de termos técnicos e nomes desapropriados, mas sou limitado neste assunto.
  10.  # 10

    Para você ter ganho que se veja tem de isolar toda a envolvente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: boanoite
  11.  # 11

    Colocado por: ClioIIPara você ter ganho que se veja tem de isolar toda a envolvente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:boanoite


    e aconselha desta forma? XPS?
    Quanto à área habitável, este XPS pode depois ter acabamento?
 
0.0109 seg. NEW