Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas
    Alguêm me poderá dizer , aproximadamente, qantos litros de tinta poderei gastar para cerca de 400m2 ( tinta branca), exterior.
    E já agora qual a vossa sensibilidade em relacão a tinta de borracha ...
    Cumps
  2.  # 2

Colocado por: nbastosAlguêm me poderá dizer , aproximadamente, qantos litros de tinta poderei gastar para cerca de 400m2 ( tinta branca), exterior.

Uma tinta plástica costuma ter rendimentos na casa dos 10/12m2 por litro e por demão. Se considerarmos 10m2/litros, teremos 400m2/10lt*2 demãos= 80 litros = 6 latas de 15 litros. No entanto, estes rendimentos variam de marca para marca e de tipo de tinta para tipo de tinta

Uma coisa é a teoria, outra a prática e depende da qualidade tinta a número de demãos que terá de dar. Se numa boa tinta (cara) 2 demãos são suficientes, numa tinta de hipermercado, 3 ou 4 talvez chegam (dependendo do nível de qualidade aceitável para o dono de obra)

Não se esqueça de cumprir as indicações da ficha técnica, especialmente no caso dos primários. É um erro crasso a sua não aplicação, que são substituídos por tintas mais diluídas ou esfregaços, teoria maravilha para os pintores, que assim despacham umas tintas que tinham para lá.

Colocado por: nbastosE já agora qual a vossa sensibilidade em relacão a tinta de borracha ...

Já deviam ter sido proibidas. São óptimas para disfarçar as asneiras da execução dos rebocos. Existem tintas de base acrílica que as substituem e bem mais baratas, embora os apressados façam mal as contas. Um balde de membrana (tinta de borracha) de 15kg custa 150€, mas o rendimento é de 1kg/m2, enquanto a tinta acrílica custa o mesmo, mas têm um rendimento real de 5m2 por litro. Ambas são impermeáveis á água, mas a membrana é também impermeável ao vapor de água e que impede a sua saída para o exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andante
  3.  # 3

Obrigado Sr Paulo
    Conhece tintas Dankal?
  4.  # 4

Colocado por: nbastosConhece tintas Dankal?

Não. A diferença de preços justifica a sua escolha?
  5.  # 5

Por acaso eu conheço e até tinham uma boa qualidade (dependendo da qualidade que escolhesse dentro das várias gamas disponíveis), mas isto era á uns bons 25 anos atrás, agora desconheço se mantêm a qualidade, e salvo erro a fábrica era algures para a zona de Aveiro, não me lembro do local exacto.

Daí para cá nunca mais ouvi falar deles, tiveram uma loja no Cacém na altura, mas depois fecharam-na e desconheço mais pormenores.
    Mas possívelmente são capazes de ter uns preços atractivos, no entanto compare-os face a outras marcas utilizando o critério qualidade/rendimento/preço entre as diversas marcas.

Cumps
  6.  # 6

É assim,
    Na zona onde moro , a maioria dos empreiteiros e mesmo donos de obra utilizam muito as tintas dankal , existe um representante c/ mais de 30 anos no mercado,
    e a precepcao que tenho das habitacões que conheco pintadas pela mesma é que realmente a durabilidade da pintura me parece satisfatoria, por ex tenho um
    irmão que tinha a casa pintada de branco Hà cerca de 25 anos e estava muito aceitavel ( tirando a parte da casa virada para um pinhal, que aqui e ali já mostrava
    algumas manchas) há cerca de 4 anos remodelou a casa toda e pintou de amarelo ( novamente Dankal) em termos de preco , o topo de gama deles para exteriores
    é a dankal super plastica balde 15l 75€ + iva , para interiores é a Dankal Dinal 15l 82€ + iva. Que me diz a estes precos, mesmo não tendo conhecimento da tinta.
    Já agora dê uma vista de olhos ao site.
  7.  # 7

Esses preços são antes de desconto ou após?
  8.  # 8

Já c/ desconto
  9.  # 9

Colocado por: Barba NegraPor acaso eu conheço e até tinham uma boa qualidade (dependendo da qualidade que escolhesse dentro das várias gamas disponíveis), mas isto era á uns bons 25 anos atrás, agora desconheço se mantêm a qualidade, e salvo erro a fábrica era algures para a zona de Aveiro, não me lembro do local exacto.

Daí para cá nunca mais ouvi falar deles, tiveram uma loja no Cacém na altura, mas depois fecharam-na e desconheço mais pormenores.
    Mas possívelmente são capazes de ter uns preços atractivos, no entanto compare-os face a outras marcas utilizando o critério qualidade/rendimento/preço entre as diversas marcas.

Cumps

É isso , a fábrica ainda continua a ser em Aveiro
  10.  # 10

Colocado por: nbastosJá c/ desconto

Com desconto têm obrigação de serem boas tintas. Se elas não deram problemas, porque não?. Existem pequenas fábricas com boas tintas e nestas coisas, não há nada como a passagem do tempo
  11.  # 11

O representante com quem falei , já representa a marca há mais de 25 anos , a fabrica tem cerca de 60 anos.
    Em relacao a uma cin, dirup, robbialac, etc , estaremos a falar aproximadamente em que diferenca de precos ,Sr Paulo?
  12.  # 12

È difícil comparar tintas sem as conhecer. Mas as tintas de fachadas da CIN
    uma Cin Nováqua custa 11.79€/lt e com os 35% de desconto custa 7.66€/lt * 15lt = 114.90€/lata (10m2/lt) - 1.53€/m2
    uma Cin Cinolite custa 12.66€/lt e com os 35% de desconto custa 8,23€/lt * 15lt = 123.45€/lata (6m2/lt) 2.74€/m2

(está a ver como tintas com preços idênticos, custam quase o dobro por m2)
  13.  # 13

Os precos que deu é mais iva?
    È obvio que o rendimento è que vai ditar a verdadeira / ou não diferenca ...
    Mas como o representante me referiu que cerca de 6, 7 latas dariam para pintar os 400m2, acho que vou ser mais um aqui na zona a pintar Dankal.
    Claro está que o seu contributo , tinha que ser " obrigatório"
  14.  # 14

Colocado por: nbastosOs precos que deu é mais iva?

Sim, são

Colocado por: nbastosMas como o representante me referiu que cerca de 6, 7 latas dariam para pintar os 400m2, acho que vou ser mais um aqui na zona a pintar Dankal.

75€/15litros= 5€/lt
    5€/lt /10m2 por demão x 2 demãos = 1€/m2
    Teoricamente custa 2/3 de uma das melhores tintas do mercado. Se poupar 0.53€/m2 x400m2. vai poupar 212€.

Mas se tiver de dar uma 3ª demão, devido à falta de poder de cobertura da tinta, vulgar em tintas fracas e normalíssimo em tintas de hipermercado, a conta passa a ser: 5€/lt / 10m2 por litro x 3 demãos = 1.50€/m2, isto é, já não poupa nada na tinta e ainda têm de gastar mais mão de obra. E ainda, estas contas baralham-se todas se o rendimento da tinta for de 8m2 por litro que é o normal, nas tintas plásticas de marcas "correntes".

No fundo o que tentei demonstrar, é que a poupança que se obtêm utilizando tintas + baratas, pode ser muito ilusória e desaparecer num instante. Basta ter de dar + 1 demão e já fica mais cara

PS: Na empresa não utilizamos CIN, normalmente.
  15.  # 15

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: nbastosE já agora qual a vossa sensibilidade em relacão a tinta de borracha ...
    Já deviam ter sido proibidas. São óptimas para disfarçar as asneiras da execução dos rebocos. Existem tintas de base acrílica que as substituem e bem mais baratas, embora os apressados façam mal as contas. Um balde de membrana (tinta de borracha) de 15kg custa 150€, mas o rendimento é de 1kg/m2, enquanto a tinta acrílica custa o mesmo, mas têm um rendimento real de 5m2 por litro. Ambas são impermeáveis á água, mas a membrana é também impermeável ao vapor de água e que impede a sua saída para o exterior
    Paulo,
    Confesso que ainda não entendi porque é que defende que as tintas devem ser permeáveis ao vapor de água.
    Qual o interesse em "sentir" humidade dentro de casa quando há nevoeiro lá fora?
  16.  # 16

Colocado por: Luis K. W.Confesso que ainda não entendi porque é que defende que as tintas devem ser permeáveis ao vapor de água.

Por causa disto:
    Parede Exterior - Acumulação de humidade no revestimento
    DESTACAMENTO E ENEGRECIMENTO DA PELÍCULA PROTECTORA DE REVESTIMENTO CERÂMICO DE FACHADA

e por isto:
    INTERVENÇÕES EM REVESTIMENTOS ANTIGOS:

O principio é sempre o mesmo, ou mantemos o equilíbrio da paredes ou vamos ter problemas
  17.  # 17

Paulo,
    Abrir esses ficheiros vai ser moroso (o meu computador bloqueia tudo e mais alguma coisa que seja suspeito), pelo que só conseguirei ler esses textos mais tarde.

Antes de ler, vou-lhe explicar a minha dúvida (e, provavelmente, ignorância):
    1. Não entendo como se mantém o equilíbrio das paredes (já agora: equilíbrio de quê?) se forem permeáveis ao vapor de água.

2. Para mim, as paredes têm um «absorvedor de humidade INTERIOR em excesso» natural que é o estuque das paredes E TECTOS, e para isso é que as tintas interiores devem ser todas porosas (e não tintas «de óleo», de esmalte, etc.).
    O estuque comporta-se, portanto, como um «mata-borrão» do excesso de humidade interior.
    A humidade EXTERIOR que fique lá fora, bloqueada pela eventual impermeabilização de uma das paredes da caixa de ar, e/ou por tinta membrana.

PS: lembre-se que vivi muitos anos na Bélgica, onde os nevoeiros são frequentes, e muitas vezes de uma «densidade» inenarrável (basta olhar para aqueles quadros flamengos, que parecem ter todos neblina na paisagem - não «parecem ter», têm!).
  18.  # 18

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: nbastosOs precos que deu é mais iva?

Sim, são

Colocado por: nbastosMas como o representante me referiu que cerca de 6, 7 latas dariam para pintar os 400m2, acho que vou ser mais um aqui na zona a pintar Dankal.

75€/15litros= 5€/lt
    5€/lt /10m2 por demão x 2 demãos = 1€/m2
    Teoricamente custa 2/3 de uma das melhores tintas do mercado. Se poupar 0.53€/m2 x400m2. vai poupar 212€.

Mas se tiver de dar uma 3ª demão, devido à falta de poder de cobertura da tinta, vulgar em tintas fracas e normalíssimo em tintas de hipermercado, a conta passa a ser: 5€/lt / 10m2 por litro x 3 demãos = 1.50€/m2, isto é, já não poupa nada na tinta e ainda têm de gastar mais mão de obra. E ainda, estas contas baralham-se todas se o rendimento da tinta for de 8m2 por litro que é o normal, nas tintas plásticas de marcas "correntes".

No fundo o que tentei demonstrar, é que a poupança que se obtêm utilizando tintas + baratas, pode ser muito ilusória e desaparecer num instante. Basta ter de dar + 1 demão e já fica mais cara

PS: Na empresa não utilizamos CIN, normalmente.

Sr Paulo , já agora, e se quizer dizer, claro, qual a marca que normalmente utiliza, e preco.
    O rendimento de cada tinta , vem na ficha técnica , correcto?
    Uma duvida , a terceira de mão não é pratica corrente em qualquer tinta? ( excluindo tintas de hipermercado , essas precisarão sempre de mais .)
  19.  # 19

Colocado por: nbastosjá agora, e se quizer dizer, claro, qual a marca que normalmente utiliza, e preco.

É melhor não. Nunca recomendo marcas que use, para não dizerem que ganho comissões (não é que não pensem, mas...). Além disso, nunca recomendo nada de gama média ou baixa. Desse modo fico protegido

Colocado por: nbastosa terceira de mão não é pratica corrente em qualquer tinta?

Não existe uma quantidade normal de demãos, mas as demãos necessárias para se obter um bom acabamento e é aqui que surge o problema, porque para uma tinta de boa ou excelente qualidade, chegam 2 demãos. Em minha casa repintei com CIN e a segunda demão foi mesmo para dizer que a meti, porque a primeira era quase suficiente, enquanto uma tinta de pior qualidade requer mais demãos.

Se pensarmos que a aplicação (mão de obra) de cada demão de tinta em estuque custa cerca de 1.00€ ou em rebocos custa 0.80€, é só começar a fazer contas. Na terceira demão, anula a diferença de preço e na durabilidade da tinta, perde dinheiro porque terá de repintar uns anos mais cedo.

Depois diga-nos quantas latas gastou
  20.  # 20

Colocado por: PauloCorreiaÉ melhor não. Nunca recomendo marcas que use, para não dizerem que ganho comissões (não é que não pensem, mas...). Além disso, nunca recomendo nada de gama média ou baixa. Desse modo fico protegido

Por mim ,não tem esse problema.
    Mas é uma posicão que respeito.

O rendimento da tinta não tem só a ver com a mesma , mas tambem com o reboco e as próprias condicões climatéricas, estarei correcto?

0.0227 seg. NEW