Iniciar sessão ou registar-se
    • OLR
    • 30 janeiro 2017 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Venho aqui escrever para ver se consigo obter algumas ideias no sentido de me ajudar a escolher o equipamento a instalar na remodelação de uma vivenda com 40anos.

    A mesma tem cerca de 140m2 no R/C (zona a habitar) e na cave tem uma sala rustica com cerca de 60m2 onde gostaria de instalar um recuperador a água de maiores dimensões possível (a instar dentro de uma lareira rustica com cerca de 2,5m de boca) e o resto do equipamento de aquecimento estará também neste piso numa arrecadação.

    Uma vez que se irá fazer uma remodelação grande, desde canalização de WC's e alguns pavimentos, bem como o isolamento térmico exterior, era uma altura boa para aproveitar e fazer uma instalação para AQS e aquecimento central de raíz.
    A vivenda não dispõe de gáz canalizado.

    Das 2 ou 3 propostas que já recebi propuseram o seguinte:

    -Recuperador calor (metlor ou Solzaima)
    -Bomba calor (vaillant ou mitsubishi)
    -Termoacumulador de 300L com 2 serpentinas para AQS
    -Balão tampão 200L (para o recuperador penso eu)
    -125 elementos de radiador

    Numa das propostas em vez do balão tampão e termoacumulador, sugerem um "acumulador de águas frescas" da Tisun FS/2R de 500L

    A instalação deverá estar preparada para paineis solares que serão adicionados no final das obras.

    As questões seguintes surgem principalmente pois a vivenda será ocupada poucas vezes, talvez alguns fins de semana e 1 ou 2 dias por semana, daí ter que ponderar bem no consumo de energia dos equipamentos para aquecimento e AQS, de forma a pelo menos ter AQS sempre disponíveis para quando se necessitar.


    Agora a grande questão e que gostaria das vossas opiniões, tendo em consideração que a vivenda terá pouco uso e os custos mensais serão importantes.
    Qual a solução de equipamentos para AQS e aquecimento escolheriam de forma a ter uma instalação o mais económica de usar possível na condição descrita em cima? (sem contar com a lenha)

    -Acumuladores de águas quentes ou não, se 1 para AQS e 1 para aquecimento, 300L ou 500L? (o custo de ter esta água sempre quente também me preocupa)
    -se bomba de calor ou caldeira gasóleo ou até caldeira policombustível a gasoleo/lenha/pellets?
    -aquecimento apenas a funcionar com recuperador ou também com fonte calor adicional com acumulador ou esta directa para os radiadores? (sei que vou usar normalmente a lenha, mas poderei necessitar aquecer a casa rapidamente quando chegar ao fim de semana e não tiver fogueira)

    Desculpem o texto enorme mas achei que devia expor bem o contexto.


    Muito obrigado
  1.  # 2

    Se a utilização é ocasional, talvez devesse optar por equipamentos com elevado pico de disponibilidade e resposta rápida.

    Grosso modo, sem entrar em grandes detalhes, sistema solar para AQS e apoio a lenha, tanto para AQS como para aquecimento. Para ter resposta mais rápida, talvez optasse pelos radiadores. Se tiver radiadores suficientes e não tiverem cabeças termostáticas, pode não precisar do depósito de inércia, mas fica mais bem servido se o instalar e se dotar os radiadores de cabeças termostáticas.
  2.  # 3

    Se a ocupação vai ser assim tão pouca, provavelmente uma solução tradicional de esquentador e aquecedores eléctricos é a melhor: tem gastos de utilização mais elevados mas o investimento inicial são trocos. As soluções mais elaboradas têm custos iniciais elevados e apenas são favoráveis financeiramente a longo prazo dados os custos de utilização mais baixos.
    • OLR
    • 30 janeiro 2017

     # 4

    Obrigado pelo feedback,

    A utilização será pouca agora, mas não sei o futuro, poderei vir a ocupar a casa a tempo inteiro ou arrendar, e uma vez que estou agora a fazer obras seria a altura ideal de fazer a instalação pelo menos, e mais tarde adquirir algum do equipamento.

    Uma das opções seria como descreveu o user Skinkx, mas em dias sem sol talvez fosse necessário outro apoio sem ser apenas a lenha?

    A resistência eléctrica no deposito de AQS consome muito?

    PS: ando a ver caldeiras policombustivel, talvez seja uma opção em vez do recuperador + bomba de calor/caldeira gasoleo

    Obrigado
 
0.0059 seg. NEW