Iniciar sessão ou registar-se
    • d.d.u.
    • 30 janeiro 2017 editado

     # 1

    Boas.

    Venho pedir a vossa opiniao quanto a este assunto.

    Comprei um imovel ha pouco mais de um ano num predio com cerca de 13 anos com uma pessima e negligente gestao a nivel de condominio durante estes anos todos. Nos ultimos 8 foi administrado por uma empresa, sem administrador eleito pelo condominio, dando liberdade total a dita empresa que desde contas bancarias a assembleias nao existentes podia fazer o que queria: RESULTADO:

    Dividas a empresas de levadores, fachadas e telhados em deteriorizacao, e inumeros problemas.

    Nos ultimos meses conseguiu-se que se terminasse o contracto com a dita empresa, efectuou-se um novo contracto com outra empresa, e redirecionou-se o rumo das coisas a bom porto ja com administradores eleitos em assembleia, monitorizacao de contas, pagamento de dividas e animo renovado para recuperar o tempo perdido e meter tudo em ordem...( ainda que seja muito dificil devido aos orçamentos e a situacao do predio)

    A MINHA PERGUNTA:

    tendo em conta o que foi feito ate aqui, a negligencia tanto por parte dos condominos como por parte da empresa que administrava o predio que perimitiu que a situacao chegasse a este ponto, tanto eu como dois novos propietarios no edificio em questao somos responsaveis pela situacao?

    por exemplo:

    -dividas de elevadores de ha 5 anos atras ascendentes aos 3500 euros.
    - estado de degradacao do telhado e fachadas do edificio por nao existir manutencao ao mesmo durante 13 anos ( caleiras entupidas, infiltracoes na placa do telhado, tijoleiras a cair...)


    Sou responsavel ? so a partir da data que comprei o imovel?

    Posso ou devo tomar accao legal contra o condominio ( empresa e condominos)?
    podem-se activar seguros? ( nao existe seguro de condominio...)

    Aguardo o vosso input e feedback, pois toda a ajuda sera puca.

    Obrigado.
    • RCF
    • 30 janeiro 2017

     # 2

    Apesar de não ter uma resposta muito objetiva para as suas questões, deixo a minha opinião:
    Se é responsável pelo que aconteceu durante vários anos, antes de ser condómino - não.
    Mas, os problemas são atuais e necessitam de ser resolvidos na atualidade. Sendo condómino, tem a obrigação de contribuir para a resolução, tal como todos os outros.
    Imagine que um prédio, com cerca de 30 anos, está a precisar de pintura, por desgaste natural da pintura original e os vários condóminos são proprietários, uns desde há 30 anos, outros desde há 20, outros desde há 10 e outros desde há 1 ano. Isso não influencia em nada a obrigação de comparticipação de cada um para a pintura.
    Quando muito, poderá não ter de comparticipar no pagamento de dívidas que venceram antes de ser proprietário. Agora, quanto aos arranjos a fazer agora, mesmo que sejam por desgaste ou erros do passado, não creio que tenha como não comparticipar.
  1.  # 3


    tendo em conta o que foi feito ate aqui, a negligencia tanto por parte dos condominos como por parte da empresa que administrava o predio que perimitiu que a situacao chegasse a este ponto, tanto eu como dois novos propietarios no edificio em questao somos responsaveis pela situacao?

    Quando comprou a sua casa, o preço reflectiu, certamente, essas situações.


    -dividas de elevadores de ha 5 anos atras ascendentes aos 3500 euros.

    Aqui, depende da situação. Tratando-se de despesa orçamentada (e como tal incluída nas quotas ordinárias), que não foi liquidada por falta de disponibilidade financeira do condomínio, parece-me ser de sua responsabilidade.


    - estado de degradacao do telhado e fachadas do edificio por nao existir manutencao ao mesmo durante 13 anos ( caleiras entupidas, infiltracoes na placa do telhado, tijoleiras a cair...)

    Quando comprou a sua casa, o preço reflectiu, certamente, essas situações.


    Posso ou devo tomar accao legal contra o condominio ( empresa e condominos)?
    podem-se activar seguros? ( nao existe seguro de condominio...)

    Os seguros cobrem sinistros e não a deterioração normal do edifício.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
 
0.0092 seg. NEW