Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não encontrei nenhum tópico sobre isto e já agora venho aqui pedir a vossa opnião.
    O que acham de hortas/Jardins verticais? Têm algum?

    Vou para um apartamento em Lisboa daqui a uns meses e estava interessado em ter uma, para poder semear alguns temperos e coisas assim. Acham que vale a pena? Acham uma boa ideia?

    O pinterest está cheio de ideias brutais, passem por lá.
  2.  # 2

    Não o quero desanimar, mas a minha própria experiência de cultivo de ervas aromáticas em apartamentos é uma desgraça.

    Pouco tempo me duram que as pragas dão cabo de tudo. Isto também porque, sendo para minha alimentação, recuso-me obviamente a usar venenos.

    Lembre-se também de que certamente quererá de vez em quando ausentar-se de casa por mais que 4 ou 5 dias e isso, no verão, é destruidor se não tiver um qualquer sistema de rega automática, coisa que dentro de um apartamento tem de ser feito com muito cuidado. Há sistemas de rega "automática" artesanais, mas ainda não consegui afinar nenhum ao ponto de me deixar tranquilo em ausências superiores a uma semana.

    Resumindo, de vez em quando lá faço mais uma tentativa sabendo logo que a "colheita" será curta, mas regra geral apenas tenho plantas ornamentais em casa.
    Concordam com este comentário: Falancio
  3.  # 3

    Obrigado desde já pelo testemunho. Elas vão ficar dentro de uma marquise que apanha sol. Acho que vão ficar bem quanto às pragas.

    Quanto às automáticas.. Não se safa com conta gotas?
  4.  # 4

    Horta vertical parece me bem
    apenas ter atenção à exposição solar excessiva no verão!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 5

    Colocado por: FalancioElas vão ficar dentro de uma marquise que apanha sol.

    Pois, as minhas também...

    Colocado por: FalancioQuanto às automáticas.. Não se safa com conta gotas?

    Presumo que se refere a rega gota-a-gota. Já ponderei isso, mas como a marquise onde faço a "horta" não é junto a nenhuma divisão com água, tenho resistido à ideia de ter de estar a meter mangueiras pelo apartamento fora, mas certamente que deve funcionar. Pior será conseguir acertar no fluxo certo para cada planta, pois matar plantas com excesso de água também é muito fácil, mas havendo vontade e paciência (já tive mais de ambas) também não será problema de maior.

    Volto a frisar, o maior problema são mesmo as pragas. Já tive uma vez um manjericão que foi devorado em 3 tempos por eu não me ter apercebido logo que estava infestado de lagartas. Era bicho para mais de 2 cm no tamanho máximo, da mesmíssima cor das folhas. Mas esse foi fácil de resolver (a planta é que não sobreviveu), pois deu perfeitamente para catá-las à mão. Pior são os afídeos/pulgões, moscas brancas, fungos, etc, etc.
  6.  # 6

    Colocado por: mhpintor, o maior problema são mesmo as pragas. Já tive uma vez um manjericão que foi devorado em 3 tempos por eu não me ter apercebido logo que estava infestado de lagartas. Era bicho para mais de 2 cm no tamanho máximo, da mesmíssima cor das folhas. Mas esse foi fácil de resolver (a planta é que não sobreviveu), pois deu perfeitamente para catá-las à mão. Pior são os afídeos/pulgões, moscas brancas, fungos, etc, etc.


    mhpinto,

    dê aqui uma vista de olhos. Já usei parte delas e funcionam bem.
  7.  # 7

    Colocado por: Falancioaqui

    Aqui onde? ;)
  8.  # 8

  9.  # 9

    Já visitei um apartamento onde a pessoa tinha desde aromáticas, passando por tomateiros e outras coisas, usando canos cortados ao meio, jarreira, etc. E estava tudo bem porreiro.
  10.  # 10

    Colocado por: Falanciohttp://www.jardimdomundo.com/7-truques-para-manter-a-saudes-das-plantas-enquanto-curte-as-ferias/

    desculpa :)


    Obrigado. Sim, agora estou a experimentar essa da garrafa com o furo na rolha, mas ainda não otimizei a coisa pois já percebi que a largura do furo é determinante.
    Agora se tivesse aí algo infalível para as pragas é que eu agradecia!
  11.  # 11

    O fim de semana passado tb fiz o meu projeto de horta vertical em paletes que ficaram das obras.
    A ideia é colocar ervas aromáticas usando os garafões cortados na parte de cima.
      Palete.JPG
  12.  # 12

    Colocado por: papacurvasgarafões cortados na parte de cima

    Consta que vasos é sempre melhor ser num material poroso, tipo barro.
    No mínimo não se esqueça de fazer um furo para garantir a drenagem da água em excesso.
    Concordam com este comentário: papacurvas
  13.  # 13

  14.  # 14

    Arranja fotografias? Fiquei curioso.
  15.  # 15

    Colocado por: branco.valterArranja fotografias? Fiquei curioso.


    Quando chegar a casa, tiro umas fotos do sistema a trabalhar! :)

    Tenho a lampada LED 24h / dia ligada e no final do mes, o consumo é irrelevante, embora o investimento inicial, seja algum :)
  16.  # 16

    Horta em casa 1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
      IMG_8050.JPG
  17.  # 17

    Horta em casa 2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
      IMG_8053.JPG
  18.  # 18

    Horta em casa 3
      IMG_8051.JPG
  19.  # 19

    Colocado por: mhpinto
    Consta que vasos é sempre melhor ser num material poroso, tipo barro.
    No mínimo não se esqueça de fazer um furo para garantir a drenagem da água em excesso.
    Concordam com este comentário:papacurvas


    Foi mesmo ser eu a fazer e não gastar um tostão com a sua construção.

    Sugestões do que plantar e de como o fazer?

    Coloquem link´s de sites e foruns que vos ajudaram.
 
0.0177 seg. NEW