Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Gostaria de saber o seguinte:

    Fiz um muro de suporte de terra (concret vindo da central), sem impermeabilizante, com 20mts de comprimento e 4mt altura, até 2,5mt 40cm de espessura e acima disso 20cm. A sapata dele espessura 50cm e largura de 1,5mt. Agora pretendia fazer drenagem do muro (este encontra-se a sul e o meu terreno está elevado 4 mt em relação ao de baixo). Gostaria de saber a melhor forma de escoamento e drenagem de águas, pela v/ experiencia que produtos e como poderei fazer a execução para que este não venha abaixo, e por lei poderei fazer furos no muro?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Do lado que suporta as terras estas já estão completamente encostadas ao muro?
    Quando fala em fazer furos no muro, é para que as águas escorram para o terreno do vizinho?
  3.  # 3

    Não é o seguinte o muro está feito agora queria fazer a drenagem das águas, acontece que queria fazer da melhor forma possivel, não quero encanar as águas para o vizinho, simplesmente era para ter aberto caso escorresse coisa pouca porque pretendia drenar para encanar para riacho.
  4.  # 4

    Se quer drenar as águas, faz uma vala junto ao muro, aplica um tubo geodreno de dimensão adquada envolto numa camada de brita. Sobre essa brita aplica uma manta geotêxtil e depois encosta as terras.
    Não pode abrir buracos para o vizinho, mesmo que seja só para umas eventuais escorrências.
    Concordam com este comentário: AMCP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Samuel Coelho
  5.  # 5

    Outra questão, a brita que fala e o tubo tem que ser só em baixo ou tenho que colocar mais acima outro tubo por ex acima 2 mts em todo o correr? o muro tem que levar encostado a ele aquele plastico preto com bolinhas? eu estive a ver a lei C. Civil 1351, o que intrepreta?
  6.  # 6

    Artigo 1351.º
    (Escoamento natural das águas)

    1. Os prédios inferiores estão sujeitos a receber as águas que, naturalmente e sem obra do homem, decorrem dos prédios superiores, assim como a terra e entulhos que elas arrastam na sua corrente.
    2. Nem o dono do prédio inferior pode fazer obras que estorvem o escoamento, nem o dono do prédio superior obras capazes de o agravar, sem prejuízo da possibilidade de constituição da servidão legal de escoamento, nos casos em que é admitida

    Consegue meter a brita e o dreno na base do muro? Não tem terras encostadas?
  7.  # 7

    Consigo o pedreiro vai para lá 2.ª feira e daí perguntar a melhor forma para não ter problemas, acha necessario meter outro tubo mais acima para drenar também? Então não posso, isso era se o terreno não tivesse muro então ele tinha que levar com as águas.
  8.  # 8

    Se consegue ótimo, encha aquilo de brita até ao cimo, não esquecer do geotêxtil antes de encostar as terras. Não necessita de um tubo a meio.
    Se puder ponha uma tela pitonada encostar ao muro antes de aplicar a brita.
    Ao fazer o muro você passa a ser responsável pelas águas, logo não pode lança-las no terreno do vizinho
  9.  # 9

    Tenho pedras muito grandes a aplicar depois lá em baixo, o pedreiro disse que o melhor era assentala em cima da viga do muro para ajudar, acha isso correto ou pode prejudicar, peço desculpa pelas perguntas, mas não quero problemas para ninguém.
  10.  # 10

    mando projeto de muro de 20mt comprimento e 4 altura, a sapata dele tem mais 10cm de espessura que o mencionado e também + 10cm de comprimento.
  11.  # 11

    As pedras podem ajudar ao equilíbrio dessa viga.
    Procure por bloco drenante, são blocos de cimento que não servem para fazer uma cortina drenante. Com são 4m de altura pode ser que lhe sai mais barato que a brita
  12.  # 12

    Vou procurar saber o que é isso. Obrigada por tudo. Bem haja pelo seu tempo perdido comigo.
  13.  # 13

    Por acaso não arranja uma foto para ver como é?
  14.  # 14

    • Btunes
    • 2 fevereiro 2017 editado

     # 15

    http://soplacas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=111&Itemid=119&lang=pt

    Esta será uma solução. Poderá consultar o catálogo de muros de contenção na parte Download onde encontrará um belíssimo projecto de referencia de como o construir.
  15.  # 16

    Se acha que vai ter problemas com a àgua, e tenciona colocar um dreno no fundo prenchendo o espaço aberto todo com brita isso fica-lhe algo dispendioso, tendo em consideração um comprimento de 75 cm entre solo e muro e que a altura a preencher de brita serão 4 metros, vai precisar de cerca de 60m3 de brita cerca de 1100€ estando dispensadas máquinas para o movimento da brita.
  16.  # 17

    Tenho um problema igual ou parecido que preciso da vossa ajuda.
    Tenho um muro feito com 50 m por 5 m onde tenho um jardim no lado interior quase à face do topo do muro.
    Fizeram o muro (com blocos) por cima de outro existente (+- 2,5 m altura) com umas sapatas e "escoras" em Betão para o interior mas não colocaram qualquer tipo de drenagem.
    O muro agora está a ceder na emenda dos 2 muros (com o peso da terra e águas).

    Posso fazer, ou como fazer, furos no muro e colocar tubos para escoar algumas águas sem ter que estragar o jardim(tem sistema de rega)?

    Agradeço toda a ajuda vinda dos amigos.

    Obrigado
 
0.0182 seg. NEW