Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Exmos.,

Há 4 anos quando adquiri e me mudei para o apartamento onde actualmente resido, num prédio novo, instalei meo e na altura disseram-me que a fibra óptica deste prédio só permite instalações da meo.

Isto é verdade? É possível que um prédio novo, com fibra óptica, só esteja preparado para os serviços de uma operadora?

4 anos depois, já fui enganado 3 vezes pela meo, pelo que esperei que acabasse o período de fidelização e agora que este acabou, até estava disposto a continuar a pagar sem estar fidelizado, mas tiraram-me vários canais (suponho que é porque não estou fidelizado) e continuo a pagar o mesmo preço. Portanto, basta, vou mudar, ou no mínimo ameaçá-los com a mudança.

Mas preciso de saber isto antes de avançar. Há locais onde a fibra óptica só permite o serviço de uma operadora em específico? Ou foi esse o 4º engano que recebi da parte deles?

Obrigado e cumprimentos,

P_Lopez
  2.  # 2

Os operadores de telecomunicações não cobrem 100% do território cada um. É natural numa zona geográfica haver falha de alguns operadores e cobertura de outros. Pode dar-se o caso de, na altura, a sua zona só estar coberta pela PT/MEO. Em todo o caso, isso pode já ter mudado. Normalmente nos sites dos operadores é possível inserir a morada e rapidamente saber se a zona tem cobertura ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  3.  # 3

Eu se quiser fibra, só VODAFONE.... MEO é ADSL e NOS, é por satélite/ 4G
    Portanto é perfeitamente normal....
  4.  # 4

Colocado por: P_LopezMas preciso de saber isto antes de avançar. Há locais onde a fibra óptica só permite o serviço de uma operadora em específico? Ou foi esse o 4º engano que recebi da parte deles?

Já pediu a viabilidade de FIBRA da Vodafone!?,
  5.  # 5

Exmos.,

Muito obrigado pela vossa ajuda. Não há dúvida que me prestaram informação útil.

Pedro: no site da NOS não consigo encontrar informação sobre a cobertura para a minha morada (apenas encontro para net móvel e não para fibra TV+NET), enquanto que no site da Vodafone em "Pesquisar" escrevo "Cobertura" e o primeiro resultado que obtenho leva-me ao preenchimento de vários formulários (nº de telefone, morada, código postal, nome da rua, localização no mapa, freguesia, etc) e no final não fica claro se há cobertura de fibra óptica no meu prédio.

Aparece-me, no entanto, esta mensagem:

"Na sua morada está disponível o serviço Vodafone Net Voz Fixa.

Net e Voz Fixa pronta a usar, sem fios ou instalação.

Navegue sem compromisso em 4 casas."

Não sei se daqui se pode interpretar que a Vodafone me consegue vender o serviço de Internet, TV e telemóvel no local onde resido.

É dentro de uma cidade e o prédio é recente (4 anos), pelo que suponho que sim.

Acho que vou avançar para o contacto com a MEO pois estou muito insatisfeito. O meu objectivo era, terminada a fidelização em Dezembro passado, continuar a ser cliente deles (pago todos os meses 120 euros) mas sem fidelização, pois sem estar fidelizado sempre que preciso de ajuda há a tendência para que esta seja mais célere e profissional. Se não querem o meu dinheiro e apenas me aceitam como cliente se estiver fidelizado, pois então fidelizo-me noutra operadora.

Mais qualquer informação é sempre bem-vinda.

Obrigado e cumprimentos,

P. Lopez
  6.  # 6

Entretanto já enviei email para a Vodafone, pode ser que me consigam esclarecer.

A dúvida é também se é possível manter quase todos os canais que tenho neste momento, senão a minha esposa não me deixa fazer alterações pois é um bocado viciada em alguns canais.

Obrigado mais uma vez.
  7.  # 7

Pode verificar a cobertura com o código postal:
    http://www.vodafone.pt/main/Particulares/tv-net-voz/Cobertura/coberturaC2C.htm
  8.  # 8

Sim, obrigado.

Preenchi tudo até ao ponto em que tenho que assinalar no mapa o local exacto e no final recebi esta mensagem:

"Na sua morada está disponível o serviço Vodafone Net Voz Fixa."

Se por um lado responde à minha pergunta, por outro lado a resposta é incompleta, pois eu queria mesmo saber se é abrangido por serviço com fibra óptica. Se a mensagem fosse:

"Na sua morada está disponível o serviço Vodafone Net Voz Fixa através de fibra óptica."

Estaria respondido e esclarecido. Mas já enviei um email e aguardo confirmação.

Cumprimentos,

P. Lopez
  9.  # 9

Pelo que tenho experiência, na minha zona temos Meo ADSL e fibra Vodafone. O Armário do prédio estava trancado pela Meo e a Vodafone lá o destacou de alguma forma quando a primeira pessoa quis aderir.
    Por outro lado temos satélite rede instalada pela zon. Quando quis colocar Meo satélite, muitos anos antes, não era permitido, porque não sei, mas soube que o agente zon tinha colocado satélite e cablagem pelo que ninguém podia instalar o serviço naquele prédio se não o agente xxx que fazia o preço que queria nos pacotes.
    Por isso já estou por tudo, e nem me admira aquilo que diz.
  10.  # 10

Colocado por: P_LopezSim, obrigado.

Preenchi tudo até ao ponto em que tenho que assinalar no mapa o local exacto e no final recebi esta mensagem:

Se por um lado responde à minha pergunta, por outro lado a resposta é incompleta, pois eu queria mesmo saber se é abrangido por serviço com fibra óptica. Se a mensagem fosse:

"Na sua morada está disponível o serviço Vodafone Net Voz Fixa através de fibra óptica."

Cumprimentos,

P. Lopez

Colocado por: P_LopezSim, obrigado.

Cumprimentos,

P. Lopez

Se aparece essa informação para a sua morada é porque não é abrangido por fibra da Vodafone.

Quando os operadores instalam fibra é para seu uso exclusivo, se bem que desde há alguns anos a Meo têm acordo de partilha de rede em alguns locais.
  11.  # 11

Acho que há Alguma confusão. Refere a idade do prédio, mas não é por aí que se define se tem ou não fibra.

Quer um.exemplo? No concelho da Amadora, a fibra chega às casas com.60 anos, a cair de podre e nos apartamentos mais acima, para gente que não gosta de moradias (t2 a 200mil €) não tem ainda fibra e as casas são recentes.
  12.  # 12

Vai a uma loja e pergunta se tem fibra... vodafone e nos.

Depois com ou sem concorrencia manda desligar o serviço que tem. Tem de preencher um formulario.

A meo vai contacta-lo com melhores ofertas... convém ja ter falado com os outros para saber com qual vai ficar...
  13.  # 13

Ainda não percebi bem a dúvida, mas aqui vai:

1) Se quer saber se a zona em questão tem cobertura de fibra por mais que um operador, só os próprios operadores podem responder.

2) Se se refere à possibilidade de um operador vedar o acesso de outros operadores a um prédio, a lei não o permite.
  14.  # 14

Olá Luis!

É simples: em 2012 vieram instalar meo no meu apartamento e disseram-me que este prédio só permite fibra óptica da meo.

A dúvida é: isto é verdade ou é "só conversa"?

Mas entretanto já está esclarecida a dúvida. Obrigado ;)

P. Lopez
  15.  # 15

A resposta da Vodafone foi esta:

Agradecemos o seu contacto.

Informamos que atualmente não dispomos de cobertura fibra ou adsl na morada indicada por si. Contudo, a fibra da Vodafone encontra-se em expansão. Não conseguimos prever quando estará disponível em cada zona, mas poderá manter-se atualizado através do link http://www.vodafone.pt/main/particulares/tv-net-voz/Cobertura/coberturaC2C.htm .

Estamos inteiramente disponíveis para esclarecimentos adicionais, pelo que, não hesite em contactar-nos.

Desejamos um ótimo fim de semana.

Com os melhores cumprimentos,
  16.  # 16

Colocado por: P_LopezOlá Luis!

É simples: em 2012 vieram instalar meo no meu apartamento e disseram-me que este prédio só permite fibra óptica da meo.

A dúvida é: isto é verdade ou é "só conversa"?

Mas entretanto já está esclarecida a dúvida. Obrigado ;)

P. Lopez

A Resposta já foi dada, não existe nenhum operador com capacidade de limitar a utilização do serviço de outros operadores. A Legislação indica que hoje em dia o primeiro operador que chegue à coluna de um prédio, deverá deixar as condições necessárias para que outros operadores usem a cablagem interior do prédio.

Depois caba aos operadores (individualmente) construírem ou alugarem a fibra até ao prédio.

No seu caso pelo que percebi a MEO fez cobertura da zona e mais nenhum operador se interessou. Temso de entender que a MEO impulsionada por vários factores construir uma rede bem grande de fibra. Os restante soperadores atrasaram-se e por isso é preciso dar tempo ao tempo até a concorrência chegar a todo o lado.
  17.  # 17

Colocado por: P_Lopez ...já está esclarecida a dúvida.

Colocado por: Hugo S.A Resposta já foi dada

:D

Obrigado pelos esclarecimentos adicionais.

Provavelmente vou ter que manter o serviço meo e talvez avance para um contrato de fidelização se conseguir um bom acordo para a fidelização de apenas 6 meses. A principal desvantagem das fidelizações por tempo inferior a 24 meses é que se paga a instalação (150 euros), mas neste caso como já está instalado, penso que no que à instalação diz respeito não terei nada a pagar.

Cumprimentos,

P. Lopez
  18.  # 18

O serviço por cabo ou fibra é servido desde a central até ao cliente, não confundir com as infrastreturas ou tubagens e condutas.Haver fibra numa zona de uma central não quer dizer que haja noutra. Ao pedir a informação em geral vão ver a central se tambem têm equipamento e dizem sim ou não.Em geral dizem sim porque as centrais têm equipamento da meo por simpatia e depois a vodafone e a optimus. Não há nada como informar com os vizinhos ou perguntar se ver a um técnico,porque mandar desligar sem saber depois pode-se ficar pendurado.

0.0201 seg. NEW