Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Tal como já tinha indicado aqui anteriormente, estou a pensar em construir casa em breve.

    Já temos o terreno e comecei agora a saga com os bancos, nas simulações com o crédito habitação.

    Confesso que fiquei um pouco desmoralizada porque (não tinha esta noção), fui aconselhada em avançar para construção se tivesse capital próprio de parte, à volta de 30 a 40 mil euros. Isto deve-se, entre outras coisas, ao facto de o banco só libertar a primeira tranche do empréstimo quando já tiver a obra iniciada.

    Temos algum dinheiro de parte, mas não chegam a esses valores, ainda para mais temos consciência que, o que temos, facilmente vai voar com os primeiros encargos com projectos, licenças de câmara e afins.

    Gostava de perceber, pela vossa experiência, se valerá a pena arriscar sem ter um capital próprio muito elevado ou se as coisas (bem negociadas com o construtor, pelos vistos) "fazem-se", com algum risco inerente e apenas com o dinheiro do banco.

    Concordam com os valores que indiquei? Qual seriam mais ou menos os valores que deveríamos ter de parte para iniciar esta odisseia?

    Obrigada!
  2.  # 2

    Pague projectos e taxas do seu bolso, construção o banco tem que avançar com um valor inicial.
    Afinal de contas tem o terreno e projecto como garantias....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  3.  # 3

    se tiver a incluir nos 30 a 40 mil euros o preço de aquisição do terreno, diria que fica apertado, agora se já tiver o terreno 30 a 40 já é confortável, ou ate menos consoante o projecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
    • VXMC
    • 2 fevereiro 2017

     # 4

    Olhe que esse valor é um bocado apertado. Não sabe que imprevistos inesperados podem aparecer.

    Tem outra coisa que DEVE deixar bem claro com o projetista, que é o valor final que pretende pagar já com IVA. Não caia em cantigas nem acredite em sonhos ou milagres.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  4.  # 5

    O terreno já temos, o valor para os primeiros encargos também, agora não temos é 30 ou 40 mil de parte para dar início à obra, e era isso que eu queria perceber se era mesmo necessário/aconselhável.
    • VXMC
    • 2 fevereiro 2017

     # 6

    Eu acho que é aconselhável! Não se esqueça que enquanto não tiver licença de habitabilidade, todo o dinheiro que o banco lhe emprestar só estará a pagar juros e nunca abate no capital. É sempre preferível usar o minimo do banco e quanto mais tarde melhor.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
    • emad
    • 2 fevereiro 2017 editado

     # 7

    Montecarlo no meu banco após a escritura do empréstimo a construção libertaram-me cerca de 30000€ por causa do valor do terreno. O dinheiro do banco anda sempre a frente dos seus capitais próprios. Não tem de ter a obra iniciada para que o banco liberte a primeira tranche.
    Concordam com este comentário: Ana Mano
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  5.  # 8

    Emad, pode indicar-me qual é o seu banco?

    Nunca me colocaram essa situação, para já, com os bancos que falei.
  6.  # 9

    Aconselhável ter dinheiro de parte é sempre, mas pelo menos nas conversas e pré-aprovação que fiz com o banco também para iniciar esta aventura, foi-me indicado que o banco na escritura/contrato de construção, avança logo com a primeira tranche. Como eu ao potencial construtor só vou pagar após avaliação de avanço de obra, ficarei sempre com o dinheiro antecipado na mão.

    Obviamente que tenho de ter em consideração o valor máximo que o banco empresta para construção, e o valor da construção propriamente dita. O banco não empresta 100%.
  7.  # 10

    Hugo, posso-lhe perguntar qual o seu banco?

    Estou com a sensação que os bancos com os quais falei foram mesmo "mázinhos"... :P

    Sim, a parte de não emprestarem a 100% já estou mentalizada (e será que o valor da avaliação é suficiente?)
  8.  # 11

    Colocado por: MonteCarlosimulações com o crédito habitação.


    O crédito que vai fazer é um crédito para construção e não um crédito habitação, existem algumas diferenças entre estes.

    No crédito para construção é normal libertarem uma tranche inicial e depois fazerem avaliações sempre que é precisa uma nova tranche, sendo o remanescente entregue pelo banco já com a licença de habitabilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  9.  # 12

    Sim, Miguel, é verdade, isso também me explicaram.

    Tem características diferentes.

    Mas fiquei com a sensação de que quem constrói é um bocadinho mais "penalizado" do que quem compra casa já pronta.

    Percebo os riscos inerentes, claro que sim, mas...

    No country for poor people...
  10.  # 13

    Já agora, gostaria de perguntar se alguém tem referências da UCI?

    https://www.uci.pt/

    Obrigada.
    Concordam com este comentário: jcfcid
  11.  # 14

    Fiquei com boa impressão da uci.
    Nem todos bancos avançam com valor inicial,por isso que temque escolher um que va de encontro as suas necessidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  12.  # 15

    Colocado por: MonteCarloJá agora, gostaria de perguntar se alguém tem referências da UCI?

    https://www.uci.pt/

    Obrigada.
    Concordam com este comentário:jcfcid


    Eu a partida vou avançar com a UCI. Tenho as melhores impressões deles.

    Abraço,

    José
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  13.  # 16

    Olá boa noite! também estou na dúvida se serão de confiança ou se trarão problemas a médio/longo prazo... estou tb na iminência de optar por eles ou um Banco... as condições e taxas são melhores... a confiança é que me deixa na dúvida...
  14.  # 17

    Eu gostei das condições da Caixa Crédito Agrícola.

    Até agora foram quem apresentou melhores condições.

    Mas ainda me faltam alguns bancos...
  15.  # 18

    Fiz crédito a habitação, não para obras, mas as melhores ofertas eram do santander. Tenho ideia que no crédito para obras eles availam por "entregas" da obra e vao libertando tranches, já agora acho que se paga cada avaliação...
  16.  # 19

    Já estive no Santader. Ao contrário da CCA e à semelhança de outros bancos, não libertam a primeira tranche até a obra ter iniciado.

    Libertar por tranches é comum a todos, não me recordo é dos valores das vistorias do Santander, mas posso confirmar pra quem precisar.
  17.  # 20

    Colocado por: MonteCarlonão libertam a primeira tranche até a obra ter iniciado.


    Obra começar não, ter obra feita, e libertam nesse valor. Não há tranche inicial como muitos bancos fazem.


    Colocado por: desargose serão de confiança

    Confiança? 1º você é que lhes está a dever dinheiro e depois vá ver quem são os bancos que são accionistas da UCI... sabia que tem que ter obrigatoriamente conta do Santander?...

    Para mim o grande defeito é terem limite de 30 anos.
    Vantagens, não obrigam produtos em lado nenhum...
 
0.0214 seg. NEW