Iniciar sessão ou registar-se
    • HO2017
    • 2 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Boa noite.

    Estou a construir casa, e neste momento tenho uma situação em mãos que me está a dar que pensar.

    É o seguinte, instalei á dias um recuperador de calor da Solius (Moderno 850) para aquecimento de águas sanitárias, a instalação do mesmo foi feita por uma empresa especializada, no orçamento do mesmo não tinha o revestimento do mesmo por fora (parte essa que ficaria a cargo do meu empreiteiro).

    Ao fim de decidir que o mesmo seria revestido a Pladur, falei com o empreiteiro da obra que tratou de sub-contratar uma equipa para esse trabalho.
    O trabalho foi feito e de aspecto até ficou bom, no entanto tenho vindo a ler algumas coisas sobre um dos materiais usados que não me está a agradar.

    Tenho o interior do Pladur revestido a Lã Mineral da marca URSA (se não estou em erro sem revestimento a alumínio).
    Ao fim de ler vários comentários noutros tópicos cheguei á conclusão que o melhor seria retirar a Lã Mineral que protege o Pladur pelo sim pelo não.
    Quando contactei a pessoal responsável pelo Pladur, o mesmo disse-me que trabalhava á muito tempo nesta área e que fazia sempre assim a instalação de Pladur junto a recuperadores, porque segundo ele mesmo sendo o Pladur do Vermelho, se o mesmo não for isolado, acaba por se deteriorar com o passar dos anos devido ao calor.

    Admitiu que tinha conhecimento dos problemas derivados com a Lã de Vidro, mas que com as novas Leis e tudo mais, que as Lãs minerais que agora eram usadas, seriam seguras, e que por isso ele as usava.

    O espaço onde se encontra o recuperador vai ter duas grelhas de respiro, ficando uma em cada lateral (uma em baixo e outra em cima), sendo que no centro vai ter um alçapão de 40cmx40cm para se puder aceder ao recuperador para futuras manutenções.
    Neste momento ainda não coloquei estes últimos acessórios, mas vão ser colocados nos próximos dias.
    Agora a minha duvida é.


    Da Lã mineral que referi, alguém tem conhecimento de causa sobre a segurança da mesma ?


    Visto ter acesso ao interior do Hotte, mesmo sendo no espaço de 40cm, acho que consigo retirar a Lã mineral que lá se encontra, no entanto não vejo maneira de colocar um novo isolamento, alem disso procurei em vários tópicos e não encontrei nenhum, não "poluente", que me convença.
    Assim sendo cheguei á conclusão que talvez tirando toda a Lã Mineral e não colocando nada, ficava bem servido, no entanto a minha duvida, é se realmente o Pladur vai ter danos derivado ao calor daqui a uns anos (atenção que vai ser ventilado com as duas grelhas).

    Gostava de abrir este tópico porque os que encontrei sobre o assunto já tinham vários anos.

    Obrigado.
  1.  # 2

    Sim como sabe ?
  2.  # 3

    Ah pois, bem visto.

    Na opinião do instalador da CasaPlus, o Pladur a ser revestido com este tipo de material, deveria ser com aquele que tem revestimento de alumínio de um dos lados (no meu caso creio que não foi o colocado).
    No entanto mesmo no caso desse material com a folha de alumínio, já li que com o tempo o alumínio vai á vida e fica só o a Lã mineral...
  3.  # 4

    Tenho uma segunda pergunta.
    Tenho ouvido falar de recuperador com carter.
    Alguém me pode explicar o que é isso ao certo e se o modelo que coloquei o tem ?

    Meu modelo Solius Moderno 850
    http://www.solius.pt/docs/biomassa/Solius_Recuperador_Hidro_Vidro.pdf

    Obrigado.
  4.  # 5

    A lã de vidro/mineral acarreta riscos para a saúde se estiver numa zona com circulação de ar respirável; para já penso que não haja ainda nenhuma lei a proibir, mas está mais que comprovado, no entanto para os instaladores é a solução mais fácil e barata. Se tiver corrente de ar constante que permita arrefecer suficientemente a zona, não deve ter problemas.
  5.  # 6

    Não devo ter problemas em manter a lã mineral sem estar isolada por alumínio desde que tenha as duas grelhas, ou devo retirar a lã ?
  6.  # 7

    Não deve ter problemas de excesso de calor, a lã, com ou sem alumínio não deve ficar em zonas com ar respirável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HO2017
    • HO2017
    • 4 fevereiro 2017 editado

     # 8

    Pois vou ter de analisar bem esta situação, e ver o que faço.
    A minha questão pertinente neste momento é mesmo, o Pladur vai se dar bem sem a Lã mineral ou nem por isso ?
    De realçar que neste momento passei as grelhas para três (duas de 12x12 para entrada de ar, uma em cada lateral, e uma de 30cm em cima ao centro para saída de ar)
    Obrigado pela opinião...
    • HO2017
    • 6 fevereiro 2017 editado

     # 9

    Boas.

    Estive a pensar.
    Já alguém pensou em colocar filtros de particulas nas grelhas do ar, quando se encontram nesta situação ?
  7.  # 10

    Não sou da área, só partilho o que fui pesquisando, sobre os filtros não vi nada, mas se indicados (tamanho das partículas), garantem segurança, devendo precisar de alguma manutenção. O pladur (rosa) resiste a temperaturas mais elevadas, se a ventilação (preferencialmente forçada) for suficiente, não deve haver problemas:
    http://www.sitiodaslareiras.com/perguntas_instalacoes_novas.htm#18
    Concordam com este comentário: HO2017
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HO2017
  8.  # 11

    Pois, também me lembrei dos filtros nesse aspecto, o único senão que vejo, é o próprio filtro cortar o fluxo de ar quente a sair do hote, o que pode ser um bocado mau, mesmo assim é uma hipótese.
    Não tenho hipótese de colocar ventilação forçada, é pena...
  9.  # 12

    Penso ter visto algures aqui no forum que era possivel adaptar um ventilador a um recuperador que não tenha...
  10.  # 13

    Desculpe expliquei-me mal.
    O que queria dizer, era que não consigo introduzir ar da rua directamente no hote (isso seria o ideal para retirar a lã mineral).

    Mesmo assim já estive a ver um ponto e acabei por ficar mais descansado.
    Ao que parece a lã mineral que colocaram (URSA), respeita os pontos do EUCEB, cumprindo a Nota Q ("não classificáveis ​​quanto à carcinogenicidade em seres humanos" (Grupo 3).
    Menos mal...

    Mesmo assim, é algo que vou ponderar nos próximos tempos...
  11.  # 14

    Penso que o ar da rua é usado para o interior do recuperador, não para a hotte...
    Faz bem em ponderar, essas normas depressa mudam e "afinal havia perigos segundo novos estudos", mais vale não arriscar.
  12.  # 15

    Normalmente o tipo de isolamento utilizado é lã de rocha com uma das faces revestida com folha de alumínio, face essa que fica virada para a fonte de calor. No entanto também já vi sapateiros aplicadores a utilizar placa standard (depois de pintado ninguém adivinha)...
  13.  # 16

    Normalmente coloca-se o pladur, e mete-se placas de lã de rocha revestida a alumínio, ficando como é lógico o alumínio com a face para o interior da hotte, simples, prático e eficaz.

    A caldeira relação qualidade preço é boa, conheço várias instaladas e trabalham 5*, trabalho com essas caldeiras mas da marca "original".
    • HO2017
    • 9 fevereiro 2017 editado

     # 17

    Colocado por: lprologPenso que o ar da rua é usado para o interior do recuperador, não para a hotte...
    Faz bem em ponderar, essas normas depressa mudam e "afinal havia perigos segundo novos estudos", mais vale não arriscar.


    Existem novos estudos que dizem ser perigoso?


    Colocado por: Vítor MagalhãesNormalmente o tipo de isolamento utilizado é lã de rocha com uma das faces revestida com folha de alumínio, face essa que fica virada para a fonte de calor. No entanto também já visapateirosaplicadores a utilizar placa standard (depois de pintado ninguém adivinha)...


    Neste caso acredito que o problema tenha sido mesmo esse (falta de brio e bota para a frente), não falo de quem aplicou o equipamento, mas sim quem aplicou o Pladur.
    Aplicou a Lã mineral standard e já está, por isso mais uma razão para considerar retirar a mesma.
    Neste momento já tenho o Pladur com as grelhas colocadas (duas entradas de ar, uma em cada lateral, com 10x10, a 30 centímetros do chão, e uma saída de ar junto ao tecto, com 300x180), alem disso coloquei ainda um alçapão de 400x400 no centro do Hotte para futuras manutenções, ou seja tenho total acesso para retirar toda a lã mineral em poucos minutos.
    Ainda só não o fiz porque a minha mulher e alguns conhecidos a quem pedi opinião, deram aquela de "Ah e tal, se tirares, o Pladur vai á vida em pouco tempo, eles certamente sabem o que fazem", mas acho que com o tempo vou deixar de os ouvir, mesmo antes de acender o equipamento pela primeira vez...


    Colocado por: A.AgostinhoNormalmente coloca-se o pladur, e mete-se placas de lã de rocha revestida a alumínio, ficando como é lógico o alumínio com a face para o interior da hotte, simples, prático e eficaz.

    A caldeira relação qualidade preço é boa, conheço várias instaladas e trabalham 5*, trabalho com essas caldeiras mas da marca "original".


    Marca original ? Como assim ?



    _______________________________________________________

    Um aparte.
    Alguém me sabe dizer se existe folha de alumínio vendida a metro, de preferência que cole de um lado.
    Estou a perguntar, porque achei o acesso do alçapão ao interior do hotte tão bom, que era capas de colar folha de alumínio em cima de toda a lã mineral, de forma a isolar a mesma e assim já ficava descansado (fazia ainda uns pontos de ancoragem nas calhas interiores com parafusos).
    Não sei é se tal material existe.
    Alguém conhece uma marca ?
 
0.0201 seg. NEW