Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Aproveitando, colocava mais uma "facada" no tópico :-)

    O meu apartamento com quase 20 anos tem/tinha muitas formas "naturais" de renovar o ar: falta de isolamento horrendo nas caixas de estore, caixilharia de péssima qualidade onde facilmente se vê o exterior ao espreitar pelas calhas de correr, etc.
    Com as melhorias que tenho feito, já fui avisado por mais de uma vez que poderei ter problemas de falta de renovação do ar.

    Abrir as janelas é a recomendação óbvia. O apartamento não tem qualquer forma de instalar ventilação mecânica, nem os sistemas descentralizados que se falavam acima sem obras significativas (nenhuma das paredes onde há janelas tem electricidade, teria de rasgar meia casa).
    Não havendo melhor forma, há recomendações de tempos/número de janelas, etc? Em tempo frio, essa opção tem obviamente impacto na temperatura da casa, têm recomendações para minimizar essa perda?
  2.  # 22

    Inventer também é uma opção
      csm_iV-Office-Innenseite_e243e68afe.png
      iV-Office-Explosion.png
    • RUIOLI
    • 13 abril 2021 editado

     # 23

    Gostei desta, vou investigar mais:
    https://www.youtube.com/watch?v=U94RQpOjIg4
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P@rAdiS3
  3.  # 24

    Unidades descentralizadas acho que acabam por ter preços idênticos a uma unidade central, com desvantagem de buracos na fachada, mais barulho do exterior e o principal a meu ver é que em vez de um motor passível de avarias vamos ter N.
    Concordam com este comentário: pedrocipri, aarr2021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrocipri
  4.  # 25

    Colocado por: RUIOLIGostei desta, vou investigar mais:
    https://www.youtube.com/watch?v=U94RQpOjIg4
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P@rAdiS3



    Tem bom aspecto mas pelo vídeo o aquecimento é opcional, sei que existem dois tipos e que um deles não é recomendado para o nosso clima.. Não me recordo do nome

    Update : Enthalpy , existem tambem umas soluções da LG em Espanha de VMC mas tem todas Enthalpy , acho que o nome correcto até é ERV .. mas já vi chamarem VMC a maquinas com este sistema..
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    • SrR
    • 13 abril 2021

     # 26

    Vmc sao elas todas
  5.  # 27

    Colocado por: P@rAdiS3Unidades descentralizadas acho que acabam por ter preços idênticos a uma unidade central, com desvantagem de buracos na fachada, mais barulho do exterior e o principal a meu ver é que em vez de um motor passível de avarias vamos ter N.
    Concordam com este comentário:pedrocipri
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedrocipri


    Vai depender muito daquilo que se pretende.
    Há soluções para tudo, inclusivamente para esses "problemas" que você coloca, existem unidades que resolvem isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P@rAdiS3
  6.  # 28

    Colocado por: P@rAdiS3


    Tem bom aspecto mas pelo vídeo o aquecimento é opcional, sei que existem dois tipos e que um deles não é recomendado para o nosso clima.. Não me recordo do nome

    Update : Enthalpy , existem tambem umas soluções da LG em Espanha de VMC mas tem todas Enthalpy , acho que o nome correcto até é ERV .. mas já vi chamarem VMC a maquinas com este sistema..


    São sempre VMC seja simples ou duplo fluxo , depois podem ser é com ou sem ERV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P@rAdiS3
  7.  # 29

    Colocado por: Atlas Eurobuild

    Vai depender muito daquilo que se pretende.
    Há soluções para tudo, inclusivamente para esses "problemas" que você coloca, existem unidades que resolvem isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P@rAdiS3



    Resolvem que temas?

    Barulho?
    Buracos fachada?
    Vários motores?
  8.  # 30

    Colocado por: P@rAdiS3


    Resolvem que temas?

    Barulho?
    Buracos fachada?
    Vários motores?


    As unidades descentralizadas são para situações pontuais , como por exemplo a impossibilidade de fazer tetos falsos , podem e devem ser utilizadas em edifícios de escritórios onde por
    exemplo é mais fácil controlar o fluxo 30 m3 por pessoa e desligar nos espaços não utilizados .

    Não as serem para os seguintes milagres : humidades ascendentes , pontes térmicas como apregoam
    Concordam com este comentário: acsp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P@rAdiS3
  9.  # 31

    Colocado por: aarr2021

    As unidades descentralizadas são para situações pontuais , como por exemplo a impossibilidade de fazer tetos falsos , podem e devem ser utilizadas em edifícios de escritórios onde por
    exemplo é mais fácil controlar o fluxo 30 m3 por pessoa e desligar nos espaços não utilizados .

    Não as serem para os seguintes milagres : humidades ascendentes , pontes térmicas como apregoam
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P@rAdiS3


    Certo também concordo, para construções novas facilitam e assusta menos que aquela tubagens pela casa mas não devia ser opção!
  10.  # 32

    cá vão os meus "cinco tostões":
    Para mim o que me assusta mais na VMC centralizada é a necessidade de fazer manutenção/limpeza das tubagens , e a minha grande dúvida prende-se mesmo com a eficácia e custo da sua manutenção.
    NAs descentralizadas não há tubos.

    É mesmo uma duvida grande na moradia que estou prestes a iniciar construção...
    Concordam com este comentário: XPT
  11.  # 33

    Colocado por: Anonimo06082021O raio das modas dâo que pensar....
    Concordam com este comentário:SCCorreia

    James dá mesmo que pensar :-)
    MAs tenho mesmo que ter em atenção a ventilação. Dou um exemplo: após uma ano após ter mudado para uma moradia já usada, mudei caixilharia para PVC e isolei a caixa de estores com XPS. Resultado mais bolores em algumas paredes.
    Sempre foi uma maneira de convencer a mulher a abrir mais as janelas mesmo no Inverno (não será por uns minutos de abertura que a térmica se irá ressentir).
    Mesmo qd vivi na Alemanha, lá dizia o senhorio:"Abra as janelas do WC por uns minutos" e mesmo com temperaturas exteriores negativas e sendo ele a pagar a conta do gás eheheh

    Daí todo o feedback ser bem vindo para ajudar à tomada de decisao. Mas estou inclinado para a VMC descentralizada mesmo sendo construção nova, mas....
  12.  # 34

    Colocado por: P@rAdiS3

    Certo também concordo, para construções novas facilitam e assusta menos que aquela tubagens pela casa mas não devia ser opção!


    Novas ?
  13.  # 35

    Colocado por: Anonimo06082021O raio das modas dâo que pensar....
    Concordam com este comentário:SCCorreia


    Realmente é verdade é as modas, vmc, fotografias, piso radiante, torneiras xpto entre tantas outras coisas , que so servem para fazer o dono de obra gastar dinheiro !
  14.  # 36

    Colocado por: SCCorreia
    James dá mesmo que pensar :-)
    MAs tenho mesmo que ter em atenção a ventilação. Dou um exemplo: após uma ano após ter mudado para uma moradia já usada, mudei caixilharia para PVC e isolei a caixa de estores com XPS. Resultado mais bolores em algumas paredes.
    Sempre foi uma maneira de convencer a mulher a abrir mais as janelas mesmo no Inverno (não será por uns minutos de abertura que a térmica se irá ressentir).
    Mesmo qd vivi na Alemanha, lá dizia o senhorio:"Abra as janelas do WC por uns minutos" e mesmo com temperaturas exteriores negativas e sendo ele a pagar a conta do gás eheheh

    Daí todo o feedback ser bem vindo para ajudar à tomada de decisao. Mas estou inclinado para a VMC descentralizada mesmo sendo construção nova, mas....


    A descentralizada é a mesma diferença que existe entre piso radiante e ar condicionado .
    Concordam com este comentário: acsp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrep94
  15.  # 37

    Colocado por: SCCorreia
    James dá mesmo que pensar :-)
    MAs tenho mesmo que ter em atenção a ventilação. Dou um exemplo: após uma ano após ter mudado para uma moradia já usada, mudei caixilharia para PVC e isolei a caixa de estores com XPS. Resultado mais bolores em algumas paredes.
    Sempre foi uma maneira de convencer a mulher a abrir mais as janelas mesmo no Inverno (não será por uns minutos de abertura que a térmica se irá ressentir).
    Mesmo qd vivi na Alemanha, lá dizia o senhorio:"Abra as janelas do WC por uns minutos" e mesmo com temperaturas exteriores negativas e sendo ele a pagar a conta do gás eheheh

    Daí todo o feedback ser bem vindo para ajudar à tomada de decisao. Mas estou inclinado para a VMC descentralizada mesmo sendo construção nova, mas....


    Tenha muita atenção informe se por pessoas que as tenham e não por vendedores...VMC descentralizada especialmente nos quartos é um erro a não ser que a sua casa tenha uma localização muito tranquila ...esta no fundo a fazer um buraco na parede que depois vai passar todo o ruido da rua quase a 100% para dentro de casa, o motor em si todos dizem que é silencioso mas o ruido ambiente passa todo mesmo colocando as tampas de plastico que algumas trazem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  16.  # 38

    Colocado por: jmvps

    Tenha muita atenção informe se por pessoas que as tenham e não por vendedores...VMC descentralizada especialmente nos quartos é um erro a não ser que a sua casa tenha uma localização muito tranquila ...esta no fundo a fazer um buraco na parede que depois vai passar todo o ruido da rua quase a 100% para dentro de casa, o motor em si todos dizem que é silencioso mas o ruido ambiente passa todo mesmo colocando as tampas de plastico que algumas trazem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia

    Jmvps Obrigado pelo comentário.
    Mas é exatamente essa parte que me falta receber feedback de quem tenha VMC centralizada instalada, acerca de manutenção: custos e eficácia?

    Já levantei esta questão noutro tópico relacionado mas o feedback foi praticamente nulo.
    Deixo novamente a questão aqui.
  17.  # 39

    Colocado por: SCCorreia
    Jmvps Obrigado pelo comentário.
    Mas é exatamente essa parte que me falta receber feedback de quem tenha VMC centralizada instalada, acerca de manutenção: custos e eficácia?

    Já levantei esta questão noutro tópico relacionado mas o feedback foi praticamente nulo.
    Deixo novamente a questão aqui.


    Manutenção é 0

    Custo é perto de 0

    Eficácia é medir com e sem a qualidade do ar interior
  18.  # 40

    Colocado por: SCCorreia
    Jmvps Obrigado pelo comentário.
    Mas é exatamente essa parte que me falta receber feedback de quem tenha VMC centralizada instalada, acerca de manutenção: custos e eficácia?

    Já levantei esta questão noutro tópico relacionado mas o feedback foi praticamente nulo.
    Deixo novamente a questão aqui.



    tem aqui alguma info não sei se ja leu...
    https://forumdacasa.com/discussion/74564/5/limpeza-vmc-maquina-de-ventilacao-mecanica/
    o custo de manutenção será minimo, e apenas mudar os filtros sempre que a maquina precisar...pelo que vou lendo e fundamental optar por tubos de boa qualidade anti estaticos e anti bacterias. De resto vendo a questao logica todo o ar que é insuflado na habitaçao passa por esses filtros por isso pouco lixo deixara nas tubagens, o inspirado sim pode conter po da casa mas é expulso para o exterior por isso pouco preocupante. O motor a funcionar 24 sobre 24 horas tera seguramente uma durabilidade muito longa...nao estou a ver que custos de manutençao significativos possa ter um equipamento destes para alem claro dos filtros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
 
0.0267 seg. NEW