Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    O aerogerador não carece de licença para ser instalado? Em termos de produção, ele produz sempre 1000w independente da velocidade a que giram as pás?
    •  
      Mk Pt
    • 6 março 2017 editado

     # 142

    Colocado por: nmex2
    só uma? estava a pensar pelo menos em duas

    Colocado por: nmex2Pego (Abrantes) e Sines
    ambas no top 5 das mais poluidoras em Portugal, e a de Sines, dentro do top 30 da Europa

    informação já com um par de anos

    Por mais 'renováveis' que tenhamos, tem que haver sempre centrais que queimam combustíveis fósseis.

    Pode sempre haver um dia que o sol esteja encoberto, sem vento e os recursos hídricos estejam num nível baixo.

    Depois julgo que uma central destas não produza logo de imediato, depois de carregarem num botão, pelo que tem de estar em funcionamento para o momento que seja realmente necessária.
  2.  # 143

    Referente à produção de energia nas barragens, já existem hidrogeradores que geram energia sendo colocada de imediato na rede, são geradores de última geração, têm a capacide de produzir e consomir energia em momentos distintos, o consumo de energia serve para bombagem de água em sentido contrário, ou seja, a água é bombada da frente para trás, ficando armazenada na barragem novamente, este processo só é possível entre barragens.
    Normalmente o exedente na rede, produzido durante a noite pelas aeolicas é absorvido por determinados higrogeradores as barragens para realizar bombagem.
  3.  # 144

    Esta ideia é interessante, também já fiz contas para adquirir um kit de autoconsumo de energia e após alguns números cheguei à conclusão que, para mim, não é viável devido ao retorno que iria ter não justificar o investimento, devido à política da EDP no que diz respeito à produção de energia não consumida encaminhada na rede e devido à duração dos fotovoltaicos e das baterias.
  4.  # 145

    Colocado por: C. LoboReferente à produção de energia nas barragens, já existem hidrogeradores que geram energia sendo colocada de imediato na rede, são geradores de última geração, têm a capacide de produzir e consomir energia em momentos distintos, o consumo de energia serve para bombagem de água em sentido contrário, ou seja, a água é bombada da frente para trás, ficando armazenada na barragem novamente, este processo só é possível entre barragens.
    Normalmente o exedente na rede, produzido durante a noite pelas aeolicas é absorvido por determinados higrogeradores as barragens para realizar bombagem.


    Julgo que o excedente de renováveis produzido em Portugal também é vendido a outros países.

    Mas isto já é muito offtopic.
  5.  # 146

    Colocado por: C. LoboO aerogerador não carece de licença para ser instalado? Em termos de produção, ele produz sempre 1000w independente da velocidade a que giram as pás?


    Não. Nem o aerogerador nem os painéis produzem sempre à sua capacidade máxima. Depende sempre do vento e do sol.
    Licença acho que precisas sempre que for acima de 1500w. Abaixo disso acho que é só comunicar.

    ... à duração dos fotovoltaicos e das baterias.

    Há PV com garantia de 12 anos e baterias com 10 anos. Neste momento não vejo problemas com a durabilidade dos sistemas, tendo em conta que um sistema pode ter retorno tão rápido quanto 6 anos. Mas depende sempre muito da gama de preços em que comprarmos o sistema, tal como do uso que lhe for dado.
  6.  # 147

    Colocado por: BricoleiroEsta ideia é interessante, também já fiz contas para adquirir um kit de autoconsumo de energia e após alguns números cheguei à conclusão que, para mim, não é viável devido ao retorno que iria ter não justificar o investimento, devido à política da EDP no que diz respeito à produção de energia não consumida encaminhada na rede e devido à duração dos fotovoltaicos e das baterias.


    Podes aprofundar mais um pouco?
    Apesar de estarmos em situações diferentes: Já tens casa construída enquanto eu estou a planear todos os investimentos (aquecimento + AQS + Autoconsumo + carregador para carro eléctrico).

    Não fiz as contas ao autoconsumo isolado. Mas se tiveres baterias tipo OPzV vs OPzS, são mais baratas que as de lítio e têm uma grande durabilidade (10 a 20 anos). Assim, se tiveres o sistema bem dimensionado, não te precisas preocupar a injeção na rede.
  7.  # 148

    Colocado por: kanoystaNão fiz as contas ao autoconsumo isolado. Mas se tiveres baterias tipo OPzV vs OPzS, são mais baratas que as de lítio e têm uma grande durabilidade (10 a 20 anos). Assim, se tiveres o sistema bem dimensionado, não te precisas preocupar a injeção na rede.


    10 a 20 anos as baterias, os painéis solares a mesma coisa... na minha casa 4 painéis solares por ex apenas iriam baixar o valor da fatura em 15%, ou seja, o que produzem é realmente muito pouco. Não tenciono investir um montante para cobrir o telhado todo em painéis de forma a produzir alguma energia extra para acumular porque os valores ultrapassam os anos de consumo somados da duração dos materiais. Ou seja, insustentável.
    A fazer casa da raiz acredito que seja boa opção para AQS e auxiliar outros equipamentos, como base de produção de eletricidade e único acho muito fraco.
  8.  # 149

    Colocado por: Bricoleiro10 a 20 anos as baterias, os painéis solares a mesma coisa... na minha casa 4 painéis solares por ex apenas iriam baixar o valor da fatura em 15%, ou seja, o que produzem é realmente muito pouco. Não tenciono investir um montante para cobrir o telhado todo em painéis de forma a produzir alguma energia extra para acumular porque os valores ultrapassam os anos de consumo somados da duração dos materiais. Ou seja, insustentável.
    A fazer casa da raiz acredito que seja boa opção para AQS e auxiliar outros equipamentos, como base de produção de eletricidade e único acho muito fraco.


    4 painéis de quantos watts?
    15% na opção com baterias?
  9.  # 150

    Colocado por: kanoysta

    4 painéis de quantos watts? 250w
    15% na opção com baterias? Em produção para consumo directo


    Devemos ter noção que mesmo com baterias, o que produzem durante o dia não dá para alimentar o que se consome à noite, ou seja, o que produz num dia não alimenta o que se gasta nesse dia, nem tão pouco mais ou menos.
  10.  # 151

    Um painel de 250w, mesmo nos meses de inverno, produz cerca de 4-6eur de electricidade por mês. Com 4 painéis, produz-se 16-24eur de electricidade nos meses de inverno.
    Não são estimativas. São relatos reais de pessoas que têm painéis instalados.

    Nos meses de verão, a produção de 4 painéis pode rondar sempre os 50eur. E em média nos 12 meses, 1 painel de 250w rende cerca de 100eur/ano.
    Ou seja, 4x250w renderiam cerca de 400eur/ano. O que daria em média 33eur/mês.

    Cada um tem que fazer as suas contas. Mas com um retorno a 6-7 anos, a instalação será sempre rentável.

    A instalação de baterias torna os painéis ainda mais rentáveis, já que permite acumular energia que quando não é usada, é oferecida a custo zero à EDP.
    Obviamente, no inverno acumula-se pouca energia nas baterias. No verão acumula-se muita.

    Ao acrescentar um aerogerador à equação, torna as coisas mais equilibradas e engraçadas :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  11.  # 152

    Colocado por: kanoystaroduzem é realmente muito pouco. Não tenciono investir um montante para cobrir o telhado todo em painéis de forma a produzir alguma energia extra para acumular porque os valores ultrapassam os anos de consumo somados da duração dos materiais. Ou seja, insustentáv

    Muito cuidado com a instalação de aerogeradores, o ideal será fazer um estudo do vento, no mínimo 6 meses, no local onde quer instalar o aerogerador.
    Um aerogerador de boa qualidade não é económico, a maior parte dos aerogeradores em habitações que conheço já foram desativados.
    Concordam com este comentário: Monteiro
  12.  # 153

    Colocado por: kanoystaMas com um retorno a 6-7 anos, a instalação será sempre rentável.


    Essas contas ainda são mais optimistas que no site da própria EDP lol
  13.  # 154

    Colocado por: Bricoleiro

    Essas contas ainda são mais optimistas que no site da própria EDP lol


    Se toda a energia produzida for consumida na instalação as contas estão bem.
    Se for titular de um contrato de energia elétrica com potencia contratada entre 20,7 e 41,4 KVA o retorno de investimento diminui para 4 anos. Consumindo toda a energia produzida.
  14.  # 155

    Colocado por: Pedro_CunhaSe toda a energia produzida for consumida na instalação as contas estão bem.


    Com o retorno do custo dos painéis, baterias, inversores e instalação? Sem falar no moinho de vento...
  15.  # 156

    Colocado por: Bricoleiro

    Com o retorno do custo dos painéis, baterias, inversores e instalação? Sem falar no moinho de vento...


    Sistema de auto-consumo sem acumulação (sem baterias).
    A amortização depende muito da potência instalada. Um sistema de autoconsumo de 5 kw tem um preço inferior de w/p a um sistema de 1kw.
  16.  # 157

    A peça que falta é ainda é as baterias .
    Eu tenho sistema de 4.17kw/h montado, limitado no imversor a 3.8, com um eixo de rotação e por ano produzo uma média de 8Mgw/ano.
    A matemática está lá...acho que faltam uns aninhos para tecnologia estar a par
  17.  # 158

    Colocado por: BricoleiroEssas contas ainda são mais optimistas que no site da própria EDP lol


    Como disse, não fiz contas nem estimativas. São relatos de pessoas que têm painéis instalados. Penso que a realidade será uma melhor referência que uma estimativa qualquer. E sinceramente acho que nem são optimistas. Falta considerar o aumento do preço da electricidade por ano.

    Mas claro que há preços de equipamentos para todos os gostos. Há painéis caros, tal como inversores e baterias bem caros também.

    Relativamente à EDP, qualquer estimativa será melhor que a deles. LOL. Ao preço que eles vendem os painéis!! Que roubo. :)
  18.  # 159

    Colocado por: ptugaA peça que falta é ainda é as baterias .
    Eu tenho sistema de 4.17kw/h montado, limitado no imversor a 3.8, com um eixo de rotação e por ano produzo uma média de 8Mgw/ano.
    A matemática está lá...acho que faltam uns aninhos para tecnologia estar a par


    É para autoconsumo? Em quanto tempo espera ter retorno do investimento?
  19.  # 160

    Colocado por: Pedro_CunhaMuito cuidado com a instalação de aerogeradores, o ideal será fazer um estudo do vento, no mínimo 6 meses, no local onde quer instalar o aerogerador. Um aerogerador de boa qualidade não é económico, a maior parte dos aerogeradores em habitações que conheço já foram desativados.


    Então? porque foram desativados?
 
0.0376 seg. NEW