Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boas

    16 ferros de 16 mm num pilar de vivenda ????? Não acham isto muito estranho?

    Uma barbaridade. Também não entendo a colocação da sapata relativamente ao pilar, mas pode haver justificação (?).

    cumps
    José Cardoso
    • arki
    • 18 junho 2009

     # 22

    J cardoso

    Qual é a duvida da sapata?
    Aprecio todas as respostas e tenho em consideração todas as opiniões, mas alguem aqui é engenheiro?
    gostaria de ouvir a opinião de um engenheiro.
    •  
      FD
    • 18 junho 2009

     # 23

    Colocado por: arkimas alguem aqui é engenheiro?

    Dos que interviram, tenho ideia que o j cardoso é.
  2.  # 24

    arki

    o J. cardoso é engenheiro e eu que não sou tambem não percebo a razão daquela uma sapata excentrica e em dois sentidos. Será para não interferir com uma zona ajardinada logo pegada á construção?? em todo o caso espero que esteje bem calculada face á sua excentridade.
    • arki
    • 18 junho 2009

     # 25

    marco

    a razão daquela sapata tem a ver com a construção e uma moradia em banda logo ao lado e na frente fica logo o arruamento publico.
    • arki
    • 18 junho 2009

     # 26

    J Cardoso

    É engenheiro certo? na sua opinião a armadura do pilar é excessiva?
    Toda as pessoas dizem que sim inclusive o construtor, no entanto sempre defendi o engenheiro. o calculo é dele, alguma razão deve haver para tais dimensões.
    • eu
    • 18 junho 2009

     # 27

    Colocado por: arkiToda as pessoas dizem que sim inclusive o construtor, no entanto sempre defendi o engenheiro. o calculo é dele, alguma razão deve haver para tais dimensões.


    Para ter uma comparação: no projecto da minha vivenda (cave + r/c + 1andar) os pilares com mais carga têm apenas 6 ferros de 16 ;)

    Também já vi projectos em que os pilares tinham apenas 6 ferros de 12 ...
  3.  # 28

    Boas

    Qual é a duvida da sapata?


    Como comecei por dizer, considero que haverá justificação, eu é que fiquei com dúvidas até porque não se pode analizar uma estrutura com base numa fotografia parcial. O que dá origem à minha dúvida é o facto de ser uma sapata duplamente excêntrica quando me parece que podia não ser assim, o que seria mais vantajoso pelo menos do ponto de vista económico.
    Vou mostrar o que quero dizer com uma imagem do que está feito com o que eu faria, se pudesse. Torno a dizer que admito que haverá razão para isso. Ou até que eu esteja a ver mal a coisa, não seria a 1ª vez.

    cumps
    José Cardoso
    • arki
    • 18 junho 2009

     # 29

    J cardoso

    Em termos gerais o facto de os pilares serem reforçados por uma nova armadura "colada" com bucha quimica (isto acontece em todos os pilares 6 no total) e o facto de as sapatas não terem a armadura superior que possiveis consequencias poderá ter na construção?
  4.  # 30

    Boas

    A minha última intervenção está desactualizada.

    a razão daquela sapata tem a ver com a construção e uma moradia em banda logo ao lado e na frente fica logo o arruamento publico.

    Já percebi. E ainda bem

    na sua opinião a armadura do pilar é excessiva?

    Mais uma vez concerteza que haverá uma explicação para isso, mas confesso que eu não consigo pensar em nenhuma. Um pilar com aquela armadura numa estrutura que - penso eu - terá qualquer coisa como cave, r/c e andar, implica esforços nada habituais para este tipo de estrutura. Admitindo ( e parto sempre desse princípio) que não se trata de uma falha do técnico, será então resultado de condicionantes arquitectónicas que obrigam a uma concentração de esforços naquela zona. Esta explicação não me convence muito quer pelo tipo de edifício quer porque, em última análise, podia ter sido adoptado outro método construtivo que não o Betão Armado (desculpe lá Luís K.W.).
    Ou, mais uma vez, sou eu que não estou a ver bem a coisa.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 31

    Colocado por: eu
    Colocado por: arkiToda as pessoas dizem que sim inclusive o construtor, no entanto sempre defendi o engenheiro. o calculo é dele, alguma razão deve haver para tais dimensões.


    Para ter uma comparação: no projecto da minha vivenda (cave + r/c + 1andar) os pilares com mais carga têm apenas 6 ferros de 16 ;)

    Também já vi projectos em que os pilares tinham apenas 6 ferros de 12 ...


    e numa moradia normalissima em estrutura em 17 pilares ter 7 com ferro de 20?
    • arki
    • 18 junho 2009

     # 32

    Então aqui vai mais uma surpresa.

    E se eu vos disser que a casa apenas tem r/c, 1º piso e sotão. E que as suas dimensões são 5m de largura por 10 de profundidade.:)
  6.  # 33

    hehe bem hehe ainda pensei que esse pilar tivesse uns 50 mts de altura ;)
    • eu
    • 18 junho 2009 editado

     # 34

    Colocado por: arkiEntão aqui vai mais uma surpresa.

    E se eu vos disser que a casa apenas tem r/c, 1º piso e sotão. E que as suas dimensões são 5m de largura por 10 de profundidade.:)


    Há mais pilares perto desse? Ou tem apenas pilares nos cantos da casa? Quantos pilares tem a casa?
  7.  # 35

    Boas

    Em termos gerais o facto de os pilares serem reforçados por uma nova armadura "colada" com bucha quimica

    Só por si, sem problema. O que não está bem em relação a isso já foi dito:


    Paulo Correia disse:

    Outro problema que aparece nas fotografias, é a furação estar demasiado próxima do outro varão. O ferro precisa de ter uma espessura mínima de recobrimento de betão

    Ou seja, os novos varões deviam estar mais afastados dos novos. Partindo do princípio que toda aquela armadura nunca vai trabalhar com taxas de esforço elevadas, não será grave.

    e o facto de as sapatas não terem a armadura superior que possiveis consequencias poderá ter na construção?

    Isso é que é pior. Deixando de lado o paleio técnico vamos falar em português: as vigas de fundação, sapata duplas e outros elementos, necessitam de maior quantidade de ferro por cima porque têm tendência a levantar a meio vão - fazem um arco. Esta deformação não só vai transmitir mais carga ao terreno nas pontas, como principalmente ao levantar a meio vão forçar as paredes empurrando-as contra a viga do pavimento superior. Se este "aperto" atingir determinado valor, está-se mesmo a ver o que acontece à parede de alvenaria: fissuras e rachadelas.

    cumps
    José cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arki
    • arki
    • 18 junho 2009 editado

     # 36

    Colocado por: eu
    Há mais pilares perto desse? Ou tem apenas pilares nos cantos da casa? Quantos pilares tem a casa?


    eu

    A casa tem 5m de largura e 10 de comprimento 4 pilares nos cantos e dois a meio do comprimento.
  8.  # 37

    Boas


    E se eu vos disser que a casa apenas tem r/c, 1º piso e sotão. E que as suas dimensões são 5m de largura por 10 de profundidade.:)

    Vejo isso sem grande surpresa e ... sem palavras :-(

    cumps
    José cardoso
    • arki
    • 18 junho 2009

     # 38

    J cardoso

    Isso quer dizer que o calculo estará no minimo mal feito?(sobredimencionado)
  9.  # 39

    eu sem ser engenheiro vejo isso como um autentico disparate mas falo como arquitecto, se calhar estou enganado :)
    se calhar ha alguma excentricidade no projecto, mas terá que ser uma grande excentricidade para acontecer isso, como um pilar de 50mts de altura como disse :)
  10.  # 40

    Boas

    Isso quer dizer que o calculo estará no minimo mal feito?

    Como deve compreender não seria correcto da minha parte fazer esse tipo de avaliação sem um conhecimento rigoroso do projecto e das suas condicionantes. É uma questão de ética. Posso porém dizer-lhe que, face à informação disponível, não me parece ter sido adoptada a melhor solução (no sentido em que a melhor solução depende não só do aspecto técnico mas também no aspecto económico).

    cumps
    José Cardoso
 
0.0208 seg. NEW