Iniciar sessão ou registar-se
    • Julia
    • 7 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Boa tarde a todos

    Podem me dizer se um levantamento topográfico datado de 2012 ainda é valido para apresentar com um projeto de legalização de dois anexos?
  1.  # 2

    Depende, se a sua câmara exigir o levantamento georreferenciado, esse pode não estar.
  2.  # 3

    Penso que a câmara não exige esse levantamento.

    O Técnico Arquiteto pode sobre esse levantamento fazer a implantação dos dois anexos ?
  3.  # 4

    Colocado por: JuliaPenso que a câmara não exige esse levantamento.

    O Técnico Arquiteto pode sobre esse levantamento fazer a implantação dos dois anexos ?


    O melhor era contactar o topógrafo que lhe fez isso, certamente ainda tem o ficheiro e editava-lhe isso...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  4.  # 5

    Colocado por: JuliaO Técnico Arquiteto pode sobre esse levantamento fazer a implantação dos dois anexos ?

    Pode!
    Tem o levantamento em formato digital?
  5.  # 6

    Se o levantamento estiver em condições ( incluindo a geo-referenciação e outros detalhes que se julguem necessários) , verificando-se que não houve alterações significativas no terreno, sim o arquitecto pode utilizá-lo....
    Mas nada como ser o Arquitecto que contratar a verificar esses pormenores. Disponibilize-lhe o levantamento em formato digital (dwg ou dxf)
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradassim o arquitecto pode utilizá-lo


    Foi o que me disse o Topógrafo, só que, acrescentou,

    sendo o Arquiteto a fazer a implantação dos dois anexos a legalizar

    sendo o Arquiteto que assina o lev. topo/planta de implantação

    se houver algum problema o único responsável será Ele
  7.  # 8

    Colocado por: Julia
    sendo o Arquiteto que assina o lev. topo/planta de implantação

    se houver algum problema o único responsável será Ele

    Isso é muito errado.
    Por ignorância das partes todas isso não devia acontecer.
    Deveria ser entregue declaração de que o técnico está habilitado a fazer levantamentos topográficos.
    Assim, ou o topógrafo, ou o eng se habilitado ou o arquitecto se habilitado devem entregar a declaração em como estão habilitados a executar levantamentos topográficos.
  8.  # 9

    Colocado por: callinasIsso é muito errado. Por ignorância das partes todas isso não devia acontecer.


    Já não compreendo nada.

    Quando fui ao gabinete do Arquiteto, levei o levantamento topográfico em dwg que o topografo me tinha dado em 2012.

    O Arquiteto disse-me, vou amanha ao local tirar as medidas dos anexos e apresento este levantamento assinado por mim.

    Devido ao facto que depois me telefonou varias vezes para eu própria tirar medidas, este procedimento alertou-me.

    Foi quando decidi falar com o Topógrafo o qual me disse

    “sendo o Arquiteto a fazer a implantação dos dois anexos a legalizar"

    "sendo o Arquiteto que assina o lev. topo/planta de implantação"

    "se houver algum problema o único responsável será Ele"
  9.  # 10

    Julia

    entenda uma coisa:

    o levantamento topográfico é norma geral um documento fornecido pelo dono de obra. é o dono de obra que contrata quem lhe faz o levantamento topográfico e seja ele quem for, fornecerão esse documento ao arquiteto. e este irá responsabilizar-se pelo projeto feito em cima desse levantamento topográfico.

    poderá é o arquiteto verificar o levantamento topográfico e aconselhar que seja completado com este ou mais aquele pormenor.
  10.  # 11

    Eu verifico sempre os levantamentos. Aliás a parte arquitetótnica é muitas vezes feita ou refeita por mim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 12

    Colocado por: marco1o levantamento topográfico é norma geral um documento fornecido pelo dono de obra


    Exatamente foi o que fiz, sucede que,

    os anexos que pretendo legalizar foram feitos depois do levantamento.

    O Arquiteto diz-me que ele proprio sobre o levantamento faz a implantação dos anexos.
  12.  # 13

    Agradecia o vosso conselho.

    Posso fazer confiança na proposição do Arquiteto ? Ele pode sem problemas para mim, colocar os anexos no levantamento ?

    Relembro que no levantamento em formato dwg que lhe entreguei , os anexos ilegais não estavam construídos.
  13.  # 14

    Julia, se o homem se responsabiliza por isso. Não vejo qual o seu problema. O termo de responsabilidade do procedimento é do Arquitecto.

    Implantar duas construções existentes num levantamento topografico existente, pode ser uma situação simples, ou não.
    Não o sendo é aconselhável que seja um topografo a adicionar esses elementos ao lev. top existente,. Isto partido do pressuposto que o lev. top inicial está em condições.
  14.  # 15

    Colocado por: nunogouveiaEu verifico sempre os levantamentos. Aliás a parte arquitetótnica é muitas vezes feita ou refeita por mim.

    Como é obvio...
    Eu altero frequentemente designações de layers, cores, correcções aos blocos ( o pessoal tem de começar a meter aquilo no layer 0), formatos e tamanhos de tipos de letra...etc....
  15.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasO termo de responsabilidade do procedimento é do Arquitecto.


    exatamente , foi o que me disse o Topógrafo.

    o meu receio é; um dos anexos está mesmo no limite da propriedade com o vizinho.

    caso tenha uma fiscalização da câmara, sou eu a responsável ?
  16.  # 17

    Colocado por: Juliao meu receio é; um dos anexos está mesmo no limite da propriedade com o vizinho. caso tenha uma fiscalização da câmara, sou eu a responsável ?

    Mas não está a tentar legalizar esses anexos?
    A implantação que o arquiteto vai fazer tem que corresponder à verdade, a responsabilidade pela obra ter sido construída ilegal é sempre sua
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 18

    Colocado por: zedasilvaMas não está a tentar legalizar esses anexos?


    sim, em primeiro fui à câmara saber se era possível, o Arquiteto de Urbanismo disse que sim, que tinha que respeitar o PDM.

    em seguida fui ao gabinete dum Arquiteto.

    o que sei é que o Topógrafo de modo algum se responsabiliza pelo trabalho que for feito sobre o seu trabalho (só soube hoje que o levantamento não é geo-referenciação)
  18.  # 19

    Colocado por: Julia
    o meu receio é; um dos anexos está mesmo no limite da propriedade com o vizinho.

    caso tenha uma fiscalização da câmara, sou eu a responsável ?


    Então e queria que os tecnicos prestassem falsas declarações por si!!? Mas já discutiu com o arquitecto a viabilidade de legalização/ consequencias provavies do que tem construido!?
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasEntão e queria que os tecnicos prestassem falsas declarações por si!!?


    não ao contrário

    Ele já assinou o lev.topo/planta de implantação e o Termo de Responsabilidade.
 
0.0230 seg. NEW