Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Moro no primeiro andar Direito de um apartamento de 4 andares (do lado Direito) e 4 (do lado Esquerdo).
    Estou há muitos anos com o seguinte problema que ainda não consegui resolver: tenho uma lareira que usei duas ou três vezes. Entretanto o meu vizinho do rés do chão decidiu substituir a lareira por um recuperador de calor. No início não me apercebi de nada mas, com o passar do tempo, comecei a sentir cheiro a fumo dentro da minha casa. Como se não bastasse, a parede da minha lareira (sem uso) começou a rachar na sala e hoje está completamente rachada, não pequenas fissuras mas eu diria "crateras". Há duas semanas atrás a chaminé do vizinho do rés do chão ardeu, entrou uma fumaceira incrível para o meu apartamento. Chamei os bombeiros e, claro, verificaram que todos os prejuízos vinham precisamente do referido vizinho. Nessa noite, os bombeiros proibiram-no de fazer lume. Passados uns dias, o vizinho decidiu fazer uma experiência para constatar se entrava fumo para o meu apartamento, o que evidentemente não aconteceu. Entretanto e, como tinha ativado a minha seguradora, veio um perito que confirmou que todos os prejuízos que tenho na sala e na cozinha são provenientes do recuperador do vizinho e decidiu (a minha seguradora) pagar os meus prejuízos avisando-me que não fizesse qualquer obra antes do vizinho do rés do chão fazer a obra dele... Acontece que, novamente o vizinho se lembrou de fazer mais uma experiência para ver se entrava fumo. Na verdade, o que notei é que desde que ele não acendeu mais o recuperador de calor (duas semanas) nunca mais tive cheiro a fumo e muito menos fumo. Já conversei com ele várias vezes mas sem resultado. E insiste que se tem recuperador é para o acender. O que devo fazer ou como posso impedi-lo de acender o recuperador? Não me sinto segura dentro do apartamento, como é óbvio. Imaginemos que na noite em que entrou muito fumo no meu apartamento, precisamente pela cozinha, eu estivesse a dormir? Alguém me pode ajudar? Agradecia que o fizessem pois não sei o que fazer. Obrigada, desde já
  2.  # 2

    Em princípio terá de organizar uma reunião extraordinária no condomínio de modo a que as condutas de exaustão de gases sejam reparadas. O vizinho está no direito de ter o equipamento em condições para ser utilizado o que neste caso se refere à conduta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcmartins1
    • emad
    • 9 fevereiro 2017

     # 3

    Eu dedicava-me a fazer chouriços. A minha avó tinha uma lareira enorme na cozinha. Quando matava um porco logo a seguir fazia uma fumaça na cozinha e fechava as portas e pendurava os ditos chouriços a fumar.
    Proponha uma sociedade ao vizinho.
    Desculpe a piada. Mas há vizinhos que não tem consideração pelas pessoas.
    Como se diz na minha terra, era um ripeiro no lombo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcmartins1
  3.  # 4

    treker666? O problema é precisamente esse. O vizinho nunca teve o recuperador de calor em condições para ser utilizado. Quanto ao Condomínio, já contactei a Empresa que informou o condómino que não deveria fazer lume sem reparar devidamente o seu equipamento, mas pelo que entendi o Condomínio não o pode obrigar. O que pretendo saber é se há "alguém" que o possa fazer. Obrigada pela resposta
  4.  # 5

    Haverá algo errado nessa história. Mesmo que o recuperador deixe passer gases para o exterior, o problema será sempre na conduta. Ora se tinha uma lareira, essa conduta deveria receber os fumos tal e qual, com ou sem recuperador! O problema não estará ao nível do equipamento mas sim ao nível ou da instação ou do prédio. Se o perito diz que há um problema na conduta, então notifique o vizinho por carta registada com cópia do relatório, para que o mesmo proceda às obras se quer continuar a utilizar um Sistema a lenha.
  5.  # 6

    Obrigada Emad.
    Realmente nem consideração, nem respeito e, neste momento, sabendo ele o que pode acontecer, considero-o um criminoso caso volte a ligar o recuperador.
  6.  # 7

    Os outros vizinhos que decidiram instalar recuperadores, nunca deram problemas a ninguém no prédio, até hoje.
    Como já disse atrás não uso a lareira, usei-a duas ou três vezes desde que fui para o prédio em questão (em 2000)

    Colocado por: treker666Haverá algo errado nessa história. Mesmo que o recuperador deixe passer gases para o exterior, o problema será sempre na conduta. Ora se tinha uma lareira, essa conduta deveria receber os fumos tal e qual, com ou sem recuperador! O problema não estará ao nível do equipamento mas sim ao nível ou da instação ou do prédio. Se o perito diz que há um problema na conduta, então notifique o vizinho por carta registada com cópia do relatório, para que o mesmo proceda às obras se quer continuar a utilizar um Sistema a lenha.
 
0.0128 seg. NEW