Iniciar sessão ou registar-se
    • tonirai
    • 10 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Bom dia,

    Tenho um apartamento no R/C, que nas traseiras tem um terraço de meu uso exclusivo, que é cobertura da garagem;
    Sei, por vos ler, que danos no mesmo (como infiltrações) que não resultem da minha falta de cuidado, deverão ser reparados pelo condomínio;

    No meu seguro multiriscos habitação (feito há anos atrás), foi-me aconselhado considerar a área do terraço, porque o mesmo tem uma torneira na parede que é minha (do meu contador de água), e que se por exemplo essa torneira ou o tubo dela na parede se danificar e causar infiltrações na parede ou placa (cobertura da garagem), serei eu a ter de pagar (e assim, poderei accionar o seguro).

    A questão é: será mesmo assim?
    Pergunto isto porque a adição do mesmo aumenta imenso o prémio, devido às áreas - o meu T1 tem apenas cerca de 60 m2, mas o terraço tem 72 m2 (8m x 9m)!!
    Só por uma torneira exterior, é uma agravante enorme...

    Muito obrigado.
  1.  # 2

    Essa torneira no exterior nunca vai danificar o terraço, esqueça isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tonirai
  2.  # 3

    Colocado por: toniraiserá mesmo assim?
    Tem lógica que seja assim.
    Sugestão: elimine TODA a tubagem do exterior (peça a um canalizador para a cortar o abastecimento desde o interior da casa).
    Evita que passem a ser da sua responsabilidade danos com valores muito maiores do que um simples prémio de seguro.
    Quando precisar de água no exterior, ligue uma mangueira a uma torneira dentro de casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tonirai
  3.  # 4

    Colocado por: PicaretaEssa torneira no exterior nunca vai danificar o terraço, esqueça isso.
    A torneira não.
    Mas se a CANALIZAÇÃO atravessar paredes (e como o interior das paredes nunca está impermeabilizado entre os pisos)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tonirai
  4.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.Mas se a CANALIZAÇÃO atravessar paredes (e como o interior das paredes nunca está impermeabilizado entre os pisos)...

    A canalização passa nas paredes interiores do apartamento e não no terraço.

    Seja como for o risco é tão ínfimo, que não justifica nenhum seguro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tonirai
  5.  # 6

    Colocado por: PicaretaA canalização passa nas paredes interiores do apartamento e não no terraço.

    Colocado por: Luis K. W.Mas se a CANALIZAÇÃO atravessar paredes


    Colocado por: toniraiporque o mesmo tem uma torneira na parede que é minha (do meu contador de água)



    Nao e muito clara, podendo haver ambas as interpretacoes. Se for apenas a torneira numa das paredes da casa mas colocada na face exterior nao havera questoes no seguro. Se a canalizacao percorrer um muro ao longo do terraco, entao ai ja o seguro podera nao querer pagar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tonirai
  6.  # 7

    Colocado por: treker666Se for apenas a torneira numa das paredes da casa mas colocada na face exterior nao havera questoes no seguro
    Naaaa!
    Se a torneira estiver na face exterior da parede, estará NO TERRAÇO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tonirai
  7.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.Se a torneira estiver na face exterior da parede, estará NO TERRAÇO.


    Se pingar para o terraco nao sera culpa da mesma as infiltracoes, pois o mesmo deveria estar impermeabilizado. Se for uma fuga no interior da parede, considera-se pertenca da habitacao. Estarei a ver mal a coisa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tonirai
  8.  # 9

    Colocado por: treker666

    Se pingar para o terraco nao sera culpa da mesma as infiltracoes, pois o mesmo deveria estar impermeabilizado. Se for uma fuga no interior da parede, considera-se pertenca da habitacao. Estarei a ver mal a coisa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tonirai

    Obrigado pelos comentários.
    A torneira está de facto na face exterior da parede da minha sala, mas essa é a parede do prédio;
    Pingar não será problema, devido à impermeabilização do terraço (aliás, tal já aconteceu por umas semanas, até eu ter trocado a torneira);

    O problema seria mesmo se, no interior dessa parede, tivesse uma fuga, que causasse infiltrações por baixo (na cobertura da garagem)... até que ponto se justifica incluir o terraço no seguro para esta eventualidade, e se o mesmo cobriria de facto um acontecimento destes?
  9.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.Naaaa!
    Se a torneira estiver na face exterior da parede, estará NO TERRAÇO.

    Colocado por: treker666Se for uma fuga no interior da parede, considera-se pertenca da habitacao. Estarei a ver mal a coisa?

    Portanto a questão é mesmo essa em que vocês parecem divergir...
    A torneira é minha (do meu apartamento) MAS está na face exterior da parede da minha sala (que é a parede do prédio);
    Por ser minha, o meu seguro cobre sempre danos que esta ou a sua tubagem provoque?
    Ou por estar do lado de fora (no terraço), o meu seguro já não cobrirá (a não ser que inclua o terraço)?
    • size
    • 10 fevereiro 2017

     # 11

    Colocado por: tonirai

    No meu seguro multiriscos habitação (feito há anos atrás), foi-me aconselhado considerar a área do terraço, porque o mesmo tem uma torneira na parede que é minha (do meu contador de água), e que se por exemplo essa torneira ou o tubo dela na parede se danificar e causar infiltrações na parede ou placa (cobertura da garagem), serei eu a ter de pagar (e assim, poderei accionar o seguro).



    O conselho que lhe foi dado pela seguradora é que terá sido errado. Em minha opinião a área do terraço não tinha que ser considerada de forma especifica e isolada para que, supostamente, os danos por água não tenham que ser reparados, circule a água por qualquer área que seja.

    A questão da responsabilidade da possível fuga de água da torneira e/ou respectiva canalização até à mesma, nada tem a ver com a área do terraço, mas sim, apenas pelos danos que tal fuga possa causar nas outras frações ou nas partes comuns, não interessando, para tal efeito, indexar as áreas na apólice.

    Por analogia, vamos imaginar que na sua fração houve uma rutura grave, em que a água saíu pela porta de entrada, ou pela porta do terraço, invadiu as escadas (área comum) e provocou danos, quer nas escadas, quer em outras frações. > Então, o seguro só cobre estes danos de Responsabilidade Civil se a sua apólice contemplar tais áreas ?

    Conclusão; Se calhar a seguradora quis fazer render o peixe...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tonirai
  10.  # 12

    Colocado por: toniraiPor ser minha, o meu seguro cobre sempre danos que esta ou a sua tubagem provoque?
    Ou por estar do lado de fora (no terraço), o meu seguro já não cobrirá (a não ser que inclua o terraço)?
    O seguros são um negócio.
    Como tal, querem ter o máximo de receita (garantida) com o mínimo de (risco de) despesa. Por isso, os seguros só fazem negócios em que só admitem aumentar o risco de despesa se aumentarem proporcionalmente ainda mais a (garantia da) receita.

    A lógica será sempre A DELES.
    Aqui não é: "o cliente tem sempre razão". Aqui vigora "o cliente será sempre esfolado vivo e um alvo a abater".
    Se eles dizem que SÓ PAGARÃO os danos provocados (no estacionamento) pela canalização da SUA CASA que vai para a torneira DO TERRAÇO se você PAGAR uma tarifa correspondente a uma área que inclui o terraço, é isso que acontecerá!
    Nem vale a pena tentar argumentar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tonirai
 
0.0170 seg. NEW