Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Tenho a seguinte dúvida:

    Fizeram-me uma instalação de uma base de duche baixa, e devido ao elevado caudal do chuveiro a àgua transborda (ver imagem em anexo); estive a discutir algumas opçoes e parece-me que tenho as seguintes hipoteses:

    - recortar o sifao de escoamento para aumentar o caudal de saída; o problema que me explicaram é que se houver ar no canal, fica a cheirar mal
    - reduzir o caudal nas válvulas de segurança. parece-me o mais fácil, com o problema óbvio de ficar com um caudal menor
    - fazer um pequeno murete ao lado da base de duche. além da base perder o efeito, não tenho a certeza se resolve

    a minha dúvida é: com o murete (ex: 3cm), efetivamente transformo a base num poliban, mas será que isto assim suporta mais caudal? ou ganho apenas mais uns minutos até a àgua transbordar?

    Obrigado
      b.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: toniramosbase de duche baixa

    Só coloquei uma dessas, com um perfil MUITO baixo, uma vez. Estamos a falar do mesmo? Daquelas que são praticamente planas?
    (quem terá sido o arquit..., digo, o designer que inventou esta porcaria?!?).
    A razão de só ter aplicado uma é precisamente porque bastam muito poucos minutos (ou alguns cabelos) para aquilo transbordar.

    Na minha opinião, mesmo que os esgotos estejam bem feitos, com a pendente adequada, e bem desentupidos, o risco de transbordar é quase 100%. É que a água *abranda* em em volta da válvula de saída antes de começar a escoar em ritmo-de-cruzeiro. E é o suficiente para transbordar

    Colocado por: toniramosganho apenas mais uns minutos até a àgua transbordar?
    Ganha alguns minutos.
    Mas deviam ser mais que suficientes para tomar um duche. Até porque a dada altura o escoamento entra em ritmo-de-cruzeiro, e o nível da água dentro da base de duche não sobe mais.
    Em minha casa tenho uma base de duche com um perfil "médio" (a parte mais alta tem 3cm), e nunca esteve nem perto de transbordar. E cá em casa somos dois do tipo "homem-rã" a usar esta base de duche.
  3.  # 3

    o sistema de esgoto dessa base não é exemplo que se preze.

    luis por esse mundo fora tá tudo maluco a fazer bases de baixo perfil, será??
    • nmex2
    • 11 fevereiro 2017

     # 4

    no entretanto, e antes de avançar em soluções para a saída da água, experimente alterar a cabeça do chuveiro por um com melhor eficiência hídrica - menos caudal mas sem perder o efeito do chuveiro - algo do género do que é usado nas torneiras.

    não resolve, mas diminui a água que entra no duche e poupa água ;)
  4.  # 5

    Colocado por: Anonimo06082021o problema em principio estará na válvula que foi usada.
    Quando tive o problema com a tal base de chuveiro extra-plana, também achei que o problema era da válvula.
    Apesar de ter um diâmetro apreciável (uns 10cm?) estava cheia de traquitanas antes de chegar ao tubo.

    Não tenho a certeza, mas acho que aquilo fazia de sifão (embora não houvesse necessidade, pois a canalização ia ter à caixa de chão onde havia um sifão).
    De qualquer maneira, o problema de velocidade de escoamento inicial manteve-se, e foi preciso pedir às pessoas (inquilinos) para passarem a tomar cuidado no início do duche.
    Passados os primeiros minutos, o escoamento passava a fazer-se à velocidade com que saía do chuveiro.
  5.  # 6

    Colocado por: Anonimo06082021pode ter outros problemas no esgoto,mas com uma válvula destas lhe garanto que não esborda
      3f8b349e763f68a89acf3a9049cdef3c.jpg


    Esta valvula não é adequada para bases extra planas a não ser que trabalhe com os esgotos por baixo da lage mesmo que não introduza o copo que faz de sifão senão ainda pior.
  6.  # 7

    Imagem do duche abaixo. Também experimentei tirar o copo de dentro da válvula para ver se fazia diferença.
    Hoje vou ver qual é o caudal máximo que consigo sem transbordar, pode ser que consiga tomar banho assim.
      d.jpg
  7.  # 8

    Estas bases em embebidas no pavimento entao inundavam a casa?
    https://m.facebook.com/105371072040/photos/a.10153095461557041.1073741934.105371072040/10153095462352041/?type=3&source=48


    m.facebook.com/story.php?story_fbid=722792614569013&id=219720081542938

    Isso é sistema de esgoto mal concebido.
  8.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.Quando tive o problema com a tal base de chuveiro extra-plana, também achei que o problema era da válvula.
    Apesar de ter um diâmetro apreciável (uns 10cm?) estava cheia de traquitanas antes de chegar ao tubo.

    Não tenho a certeza, mas acho que aquilo fazia de sifão (embora não houvesse necessidade, pois a canalização ia ter à caixa de chão onde havia um sifão).
    De qualquer maneira, o problema de velocidade de escoamento inicial manteve-se, e foi preciso pedir às pessoas (inquilinos) para passarem a tomar cuidado no início do duche.
    Passados os primeiros minutos, o escoamento passava a fazer-se à velocidade com que saía do chuveiro.


    Provavelmente você tinha era aí um problema de dupla sifonagem e, claro, problemas graves para drenar. Os problemas estavam lá em qualquer caso, mas as outras bases tinham a caixa que permitia ignorar o problema, porque o duche terminava antes de transbordar.

    Uma análise muito simples, basta ir ao DR 23/95: uma torneira de duche deve ter um caudal mínimo de 0.15 L/s, mas até pode ter menos. Por segurança, consideremos 0.20 L/, o que dá um caudal de 12 L/min.

    Uma base de chuveiro tem um caudal de descarga mínimo, em qualquer situação, de 30 L/min.

    Como é que pode transbordar se o canalizador souber minimamente o que anda a fazer?

    É claro que em obra ninguém cumpre pendentes, calibres mínimos, proibição de duplas sifonagens, garantias de ventilação adequadas, separação de ramais de águas saponáceas e fecais... mas a culpa não é do material.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 10

    Colocado por: Skinkxconsideremos 0.20 L/, o que dá um caudal de 12 L/min.
    Uma base de chuveiro tem um caudal de descarga mínimo, em qualquer situação, de 30 L/min.
    Como é que pode transbordar ...?

    O que eu constatei naquele ÚNICO caso foi que, NO INÍCIO a água acumula em volta da válvula e sai muito lentamente.
    Como a base de chuveiro tem pouca capacidade, a água transbordava ao fim de muito pouco tempo.
    Mas DEPOIS a água começava a escoar com maior velocidade, passando a haver um equilíbrio entre o que entra e o que sai, e não transbordava mais.

    Para mim, aquilo era um defeito no desenho da válvula de descarga...
  10.  # 11

    Colocado por: Luis K. W.
    O que eu constatei naquele ÚNICO caso foi que, NO INÍCIO a água acumula em volta da válvula e sai muito lentamente.
    Como a base de chuveiro tem pouca capacidade, a água transbordava ao fim de muito pouco tempo.
    Mas DEPOIS a água começava a escoar com maior velocidade, passando a haver um equilíbrio entre o que entra e o que sai, e não transbordava mais.

    Para mim, aquilo era um defeito no desenho da válvula de descarga...


    Ah, ok, pode haver esse problema na válvula, sim, a montante da rede. Mas há modelos que indicam caudais de drenagem e facilmente garantem o caudal necessário.

    E mesmo as bases extra-planas julgo terem sempre uma pequeno declive, 3-5 mm, sempre dá precisamente para isso. Ou devia.
  11.  # 12

    A válvula usada foi a do fabricante, por acaso optámos por uma mais baixa (6cm penso) para garantir o pendente, o normal é 9cm. Ficava surpreendido se a válvula do fabricante nao funcionasse,
  12.  # 13

    qual o fabricante? e também fabricante do conjunto, válvula e base?
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  13.  # 14

    Iberdaya Tai: http://www.iberdaya.com/platos.php?t=1&p=6, mas a válvula é de baixo perfil (60) não de 90.
  14.  # 15

    bem á partida a coisa devia funcionar, com tanta certificação etc... acho estranho
  15.  # 16

    Bem, estive a medir o caudal meio a olhómetro, e aparentemente a partir de uns 12/14L por minuto aquilo já transborda. Em casa tenho uns 6, por isso vou reduzir o caudal nas válvulas de segurança, que é mais fácil do que colocar um redutor de caudal ou do que colocar um murete.

    Obrigado a todos
  16.  # 17

    Bom dia,

    Estou com o mesmo problema que o toniramos teve, a base de duche quando passado uns minutos começa a transbordar, o sifão é o que vinha com a base. Estou tentado a colocar um pequeno murete com 2cm em silestone branco para que a agua não transborde. A minha questão, posso eliminar o sifão da base para ver se melhora a situação, ou não convém?
    • emad
    • 20 setembro 2017 editado

     # 18

    A minha base quando tem o duche de tecto aberto, a água não chega nem a parede nem ao vidro separador. Ela escoa rapidamente pela válvula.
    A válvula é semelhante à que o James postou. Ainda hoje fui lá limpar os cabelos da esposa. É o único cuidado que vou tendo.
    A.minha é plana.
    Uma base não devia transbordar. Até uma barata em casa dos meus pais em fibra não transborda.
    Tirem caudal ao chuveiro.
  17.  # 19

    A minha tanto no duche de teto como no de mão, começa a subir e não escoa tao rapidamente. A válvula é de origem da base, dá para mudar sem ter de levantar a base?
  18.  # 20

    Infelizmente não tirei fotos, não tenho a certeza mas deve ser tipo isto.
      valvula-viega-duplach.jpg
 
0.0227 seg. NEW