Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Foi me doada uma casa que está a ser arrendada aos mesmo inquilinos, sem contrato, já à muito tempo. Sei que devo informar aos inquilinos que sou o novo dono da propriedade mas como devo lidar com a questão do despejo / mudança de contrato? Posso começar uma ação de despejo já ou tenho de esprar x anos? O valor que os inquilinos pagam é bastante baixo (devido ao facto de já viverem lá à muito tempo) e quero aumentar esse valor num novo contrato ou então expulsá-los. O que recomendam ?

    Desde já um obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: Fdgomes93Foi me doada uma casa que está a ser arrendada aos mesmo inquilinos, sem contrato, já à muito tempo


    atenção à figura do contracto verbal deste arrendamentos antigos, pode não haver contracto em papel, assinado e regista nas finanças, mas se existem recibos, eles tem todos os direitos de um contracto de arrendamento legal.

    pode é aumentar-lhes a renda, segundo o que a lei lhe permite
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fdgomes93
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantos


    Pois o que deveria ter dito era contrato sem termo, creio que é essa a situação porque sim, existem recibos.
    Se quiser aumentar a renda o que tenho de fazer? E se tiver de fazer despejo com quanta antecedencia tenho de avisar?
    • JOCOR
    • 15 fevereiro 2017

     # 4

    Qual a idade do inquilino ?
  4.  # 5

    Colocado por: JOCORQual a idade do inquilino ?

    Creio que já seja considerado cidadão sénior, ou lá perto..
  5.  # 6

    H]a regras muito claras para estes casos.
    Pode aumentar renda consoante a lei, pode ter de fazer obras, etc...
    Despejar é/será difícil mas depende de alguns fatores.

    Consulte um advogado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fdgomes93
  6.  # 7

    Colocado por: LuisPereiraH]a regras muito claras para estes casos.
    Pode aumentar renda consoante a lei, pode ter de fazer obras, etc...
    Despejar é/será difícil mas depende de alguns fatores.

    Consulte um advogado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fdgomes93


    Por mim não despejava mas tenho de aumentar a renda.. é rídiculo até à alguns anos os inquilinos pagavam apenas 20 euros.. quando a minha avó recebeu a casa como herança aumentou para 100 euros, mas mesmo assim é insuficiente, a renda seria justa pelos 250€ ou até 300€ (especialmente considerando que vivem umas 6 ou 7 pessoas num t1...)
  7.  # 8

    Muitas vezes o que parece imoral ou injusto não tem reflexo no que é a lei.

    Sem saber muitos pormenores tem de verificar á quanto tempo vive la o senhor que lhe paga a renda.
    Que idade tem o senhor, quanto mais idoso pior para si.
    Qual o agregado familiar. quando mais novos pior para si.

    Consulte um advogado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fdgomes93
  8.  # 9

    Colocado por: LuisPereiraMuitas vezes o que parece imoral ou injusto não tem reflexo no que é a lei.

    Sem saber muitos pormenores tem de verificar á quanto tempo vive la o senhor que lhe paga a renda.
    Que idade tem o senhor, quanto mais idoso pior para si.
    Qual o agregado familiar. quando mais novos pior para si.

    Consulte um advogado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fdgomes93


    Que saiba não vive nenhum menor.
    Obrigado pela informação. Irei consultar um advogado.
  9.  # 10

    Boas,
    Tenho ainda mais uma questão. No que toca a ações de despejo de inquilinos, a casa ter sido doada equivale a herdada? Ou tenho de esperar 5 anos para despeja-los (como se tivesse comprado a casa) ?

    Desde já um obrigado!
  10.  # 11

    Colocado por: Fdgomes93Que saiba não vive nenhum menor.

    Pode não viver menor mas podem viver dependentes.
 
0.0160 seg. NEW