Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    A parede de Trombe parece o conceito aplicado no produto seguinte:
    http://solarwall.com/en/products/solarwall-air-heating/how-it-works.php

    Tomei conhecimento no tópico da Casa Passiva. :)

    No nosso caso acho que tem a ver com a disposição das aberturas, de forma a provocar “correntes/movimentação” de ar, de forma passiva. O exemplo que falava: temos uma janela comprida, no topo do piso superior. Esta janela deverá estar aberta, no verão, no final do dia (e possivelmente de noite). Uma vez que o calor se acumula juntos aos tectos, nas zonas mais altas da casa, ao abrir esta janela e uma do andar de baixo, o ar circulará naturalmente, criando um fluxo em que entra ar fresco (sobretudo se abrir uma janela a norte) e sairá o ar quente acumulado (como explica o J.Fernandes, em relação às entradas de ar, num post acima). Na minha “futura” casa, uma vez que a maioria da casa é térrea, foi criado um pátio interior, que terá também a função de refrescar a casa (criando circulação de ar). Na verdade não “entendo” muito disto. Entendo o básico da termodinâmica (o ar quente sobe, o ar frio desce), e como isto provoca a circulação de ar. Os arquitectos que projectaram a casa é que se preocuparam com isto, muito antes de eu conhecer os conceitos da casa passiva. Mas depois constatei que a circulação de ar é muito importante, de tal modo que normalmente nos modelos apresentados eles colocam muitas vezes circulação mecânica, controlada, porque a natural pode ser difícil de conseguir (tem a ver com o desenho da casa, o local, a orientação, etc.).
    Anexei uma imagem, mas verá melhor se consultar as página 5 e 10 deste pdf, que ilustra estes princípios.
    Penso que para ter uma casa passiva, é muito importante o desenho, há coisas que têm de ser pensadas de raiz: orientação, aberturas, circulação de ar, ensombramento, isolamento, etc. Não quer dizer que seja impossível fazer isto como um a”add-on”, como se se fosse pensar no chão, ou nas janelas… Feito de raiz será certamente mais eficaz, mais económico, e precisará de menos “tecnologia”.
    Nisso tive sorte, os meus arquitectos pensaram de raiz em algumas destas coisas, e têm alguma abertura, para incorporar novas soluções.

    Em relação ao painel perfurado, foi uma ideia que vi em fóruns, e tentei investigar… neste momento há marcas que comercializam este tipo de painéis (a mais conhecida)

    Resumidamente, trata-se de um painel que serve para pré-aquecer o ar, que depois é injectado na casa. A diferença, em relação aos painéis mais comuns é que este painel é perfurado e não é feito em materiais “reflectores” (é o que eles chamam “unglazed transpired panel”), tornando-se logo por aí mais barato. Consiste numa “caixa” formada pela parede e por um painel em metal ou plástico (são igualmente eficientes o que pode ser diferente é a sua duração), pintados de escuro, e perfurados. Os furos poderão ter diâmetros e espaçamentos diferentes, havendo alguns estudos sobre diferentes eficácias. Na parte superior da caixa haverá uma abertura, com uma ventoinha (se se activará por x segundos, em intervalos de tempo regulares), que leva o ar para dentro de casa (uma imagem em anexo, para ilustrar). O princípio é que o calor se acumula na superfície da chapa, e depois é sugado para o painel (onde aquecerá mais), e depois para dentro de casa. Envio também um estudo acerca de todos este parâmetros (distância entre a parede e a chapa, diâmetro e espaçamento dos furos, velocidade da ventoinha, etc). Tenho mais coisas... se lhe interessar posso enviar.

    Se tiver qq dúvida em concreto, com que eu já me tenha deparado, posso tentar ajudar :) mas também sei o que tenho apanhado por aí. Há um outro colega do fórum que anda também a pensar em construir um painel destes, e foi aliás por ele que tomei conhecimento da sua existência. Penso que é uma solução interessante, sobretudo se feita de raiz, porque poderá ser integrada na fachada.. pode-se “disfarçar” e poupa-se o custo do revestimento naquele sitio. A minha ideia era que substituísse o que na documentação de casas passivas eles chamam de buffer, porque estes buffers "roubam" espaço da casa...



    https://forumdacasa.com/discussion/5074/casa-passiva/#Comment_53268
 
0.0111 seg. NEW