Iniciar sessão ou registar-se
    • Afonso
    • 17 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Quem pode dar-me aconselhamento?

    Em Setembro queríamos comprar um apartamento. Depois de termos negociado o preco, verificamos que os vizinhos condominos tinahm dívidas, Um devia 2.000,- Euros Outro 800,- outro 600,- e ainda outro 300, Ao todo havia quase 4.000 , - Eeuros de dívida e 900, de saldo positivo. No prdio havia 11 moradores ou condominos. O andar que nos queriamos comprar nao tinha dívidas. Nós pedimos ao vendedor que nos mostrasse a correspondencia e as prestacoes de contas dos ultimos tempos, para nossa análise.
    Resposta? Ele proprio nao tinha dividas e as cartas da agencia do condominio quando as recebia lia-as e logo as jogava fora. Portanto nao havia nada. Depois fui falar com o administrador. Este nunca estava presente. Os vizinhos também nao contaram nada. A agencia que tomava conta, já tinha sido contratada para tratar deste assunto. A informacao que nos deu foi:
    As dívidas do devedor de 2000, estavam em tribunal. Contudo era de salientar que os proprietarios das casas muitas vezes nao sao eles proprios mas sim os bancos. Aqui estava claro, nao havia nada a recuperar.

    Acerca dos outros devedores a responsável dq agencia disse-nos nao poder falar nada porque tinha que respeitar a vida privada de cada condómino.

    Bem aqui estava tudo claro.

    De vez em quando pensamos se fizemos bem nao comprar ou se deveríamos ter negociado o preco da casa no sentido de podemos por meio de um preco mais baixo fazer face as dificuldades que viessem no futuro.Caso identico esta outra vez a surgir poia continuamos a procura de casa. Que podem aconselhar-me? Desde já muito obrigado pela vossa ajuda.
  1.  # 2

    Felizmente nunca passei por isso mas à partida isso não deverá ser o fim do mundo pois suspeito que isso seja mais frequente do que o contrário em prédios grandes.
    Ainda assim, de repente surgem-me dois pontos muito pertinentes:

    1- O condomínio como um todo tem algum valor em dívida, por exemplo de alguma obra?
    2- O prédio precisa de obras nas partes comuns ou poderá precisar em breve?

    Se a resposta for sim a qualquer uma destas questões, pois parece-me quase certo que há potencial para a coisa dar chatices. Se no primeiro caso a situação poderá ser mais gerível, dependendo do valor em causa, já a segunda questão pode ser bem mais complicada se houver muitos condóminos incumpridores e as obras necessárias, não sendo feitas, possam vir a causar danos sérios, por exemplo em termos de infiltrações da cobertura ou de canalizações, ou levar a uma degradação muito evidente do aspeto exterior do prédio, podendo representar uma desvalorização das frações.
  2.  # 3

    Bem, eu nao consegui apurar de onde vinham estas dívidas. O vendedor da casa disse-me que nao tinha nenhum relatorio. Eu já tive contactos com a empresa de administracao que também trabalhou num outro prédio e sei que escrevia com frequencia. Eu pensei que um dia pode acontecer que os restantes condominos 6 ou 7 deixem tambem de pagar. Se os outros nao pagam porq que motivo pago eu? As vezes diz-se assim. E obras há sempre. E necessário juntar para elas. Por outro lado estes proprietarios hao-de ficar lá sempre. Nao tem outro lugar para morar. Também me pareceu que nao deve ser agradável pagar para a limpeza da escada e e ver os outros que nao pagam a passar e a sujar e sem nenhuma consideracao. Deveria ter negociado novamente o preco sob esta condicao? Se o preco fosse bem mais baixo penso que teria condicoes para me aguentar com estas irregularidades.
  3.  # 4

    Eu pessoalmente nunca compraria um apartamento onde o condomínio não funciona bem. Dividas acumuladas nunca irão ser pagas, o prédio degrada-se e ninguém liga, os elevadores avariam e não pagam manutenção, o ambiente entre vizinhos também não é o melhor.
    Preferia comprar um apartamento degradado num prédio em bom estado e com o condomínio a funcionar. Posso sempre fazer obras no meu apartamento mas nunca poderei resolver os problemas do prédio ( um desconto não serve para nada).
    Concordam com este comentário: rmarinho
  4.  # 5

    O actual proprietário pode ter acesso à acta anual de aprovação de contas. E dá-lhe para consulta. Aí saberá quem tem dívidas, pelo menos até essa reunião.
    É compreensível que a administração não queira fornecer elementos a um estranho.
    Sinceramente um prédio de três andares e 6 apartamentos funciona bem sem condomínio e sem elevador. A não ser que haja pessoas de mobilidade condicionada no prédio.
 
0.0097 seg. NEW