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  1.  # 21

    sim, mas segundo percebi, isto só temporariamente. Uma vez voltadas às condições iniciais, ou seja, salário regular, cartão de credito, ppr, etc.. o spread volta a ser o que está no contrato. O que me preocupa, é o salto que existe nesse spread... passar de 0,95 para 1,1% não é tão grave como passar de 0.95 para 1,5% como é no caso do BBVA.. Um incentivo de espada nas costas para voltar a arranjar trabalho.
  2.  # 22

    Segundo pessoas ligadas indirectamente aos Bancos, este ultimos não podem obrigar os clientes a manter os contratos com eles, fazendo subir o spread, caso os clientes rescindaõ algum contrato, como os seguros (isto é mesmo uma nova norma - relativamente ao seguro de vida, em que apenas podem obrigar o cliente a tê-lo nada mais)
    Relativamente ´s restantes cláusulas, me parece que se essas mesmo estiverem escrituradas, realmente o cliente é penalizado, mas se não estiverem estipuladas, não...

    Mas gostava de ver essa circular, porque não vi, já que a noticia é uma coisa, a circular é outra....

    Gostava que estivesse errada essa noticia para o bem da maioria.
  3.  # 23

    Já li a noticia e parte da carta-circular e não é assim generalizada como foi transparecido aqui, tudo tem os seus "ques":

    Os bancos podem aumentar os spreads dos clientes numa renegociação unilateral do seu crédito à habitação desde que estes tenham deixado de cumprir determinados requisitos, como a subs- crição de outros produtos e serviços bancários que constam no contrato inicial. Este é o entendimento do Banco de Portugal, consubstanciado numa carta-circular (n.º47/2009), recentemente divulgada e enviada aos bancos.

    Esta posição surge no seguimento de várias reclamações e pedidos de informação dirigidos ao banco central, com dúvidas de clientes bancários sobre a questão.

    A autoridade de supervisão volta a lembrar que é proibida a cobrança de comissões por parte dos bancos aos clientes que pedem para renegociar os seus empréstimos, seja para alterar o spread, o prazo ou mesmo mudar os seguros associados para outra seguradora. Mas atenção: se a obtenção de um determinado spread, mais reduzido, foi negociado com o compromisso do cliente, por exemplo, manter um determinado cartão de crédito, a domiciliação de um vencimento ou uma aplicação de poupança, o banco pode aumentar a margem financeira se o mutuário falhar um destes requisitos.

    O Banco de Portugal é bem claro na sua carta-circular sobre este ponto. "Estando vedado às instituições de crédito fazerem a renegociação do crédito da aquisição de outros produtos ou serviços finan- ceiros, desta proibição estão, todavia, excluídos a- queles casos em que o contrato já prevê desde o início as condições para a efectivação de redução do spread em função do cumprimento de determinados requisitos, designadamente da subscrição de outros produtos ou serviços financeiros", refere a carta-circular.

    A autoridade liderada por Vítor Constâncio revela ter recebido muitas reclamações referentes à alteração de companhias seguradoras no que respeita aos contratos associados aos empréstimos, com os clientes a queixarem-se da cobrança de comissões por parte dos bancos. Neste caso, a autoridade de supervisão entende que a alteração da seguradora está abrangida pela proibição de cobrança de comissões associadas ao processo de revisão das condições do crédito, de acordo com o Decreto--Lei n.º 171/2008.
    Para Vinay Pranjivan, jurista da Deco, este entendimento do Banco de Portugal quanto à renegociação dos contratos traduz-se numa alteração unilateral mas previamente autorizada pelo cliente quando firmou o contrato de crédito à habitação.

    "Ao negociar o spread, o consumidor aceitou determinadas condições que se forem alteradaspermitem ao banco mudar outras, como o spread ", refere este técnico da Deco. Vinay aconselha os consumidores a verificarem os contratos caso queiram proceder a alterações ou para não serem surpreendidos.


    Atenções a ter com o contrato


    Negociação do 'spread'


    Se a margem financeira do seu contrato resultou de uma negociação, veja se os requisitos contratados estão escritos no mesmo

    Manter o contratado


    Não deixe de cumprir o que está contratado sem antes falar com o seu banco (por exemplo, deixar de usar o cartão de crédito ou levantar uma aplicação que lhe permitia usufruir de um spread mais baixo)

    Alterar contrato


    Só cumprindo os diversos requisitos previamente contratados poderá partir para uma renegociação e esperar resultados vantajosos

    Renegociação unilateral


    O banco só poderá renegociar unilateralmente o seu contrato se o mesmo assim o prever, ou seja, se certas cláusulas dependerem do cumprimento de outras
  4.  # 24

    Colocado por: raquel.jmanão é assim generalizada como foi transparecido aqui, tudo tem os seus "ques":


    A parte transcrita é perfeitamente clara: se os clientes deixarem de cumprir certos requisitos
    • NNNN
    • 28 dezembro 2009

     # 25

    Para quem agora está a recorrer a crédito habitação deixo aqui um alerta: Se quiserem evitar chatices, nunca recorram ao Banco BBVA! Tenho um crédito habitação com este banco e é o pior que pode haver. Não sabem tratar bem os clientes, tem um site da idade da pedra, uns custos de operação e manutenção elevadíssimos, uns seguros multiriscos "obrigatórios" do pior que pode haver e mt caros, e o nº de balcões são escassos. Isto de ter um Banco Espanhol em Portugal não podia dar certo. Por isso vos digo... não se metam com este banco se quiserem ter noites descansadas... A minha má experiência com este banco é partilhada por inúmeros clientes que conheço e que tiveram o azar de abrir conta neste banco. É simplesmente um conselho que vos pode ser mt útil.
  5.  # 26

    NNNN,

    Já que estou no caso que descreve, gostava que indicasse com maior detalhe os problemas com que deparou com o BBVA:

    O site deles parece-me antiquado mas parece-me ter as mesmas funções que as da caixa geral... Escapou-me alguma coisa?

    A que custos de operação e manutenção se refere? Refere-se ao custo do processo inicial? refere-se a comissões?..

    Estive a comparar com seguros de outros bancos e não achei muito mais elevados em termos de preço e serviços oferecidos. Porquê é que acha que os seguros são do pior?

    O nº de balcões são superiores aos da caixa galícia e não muito inferiores aos concorrentes, pelo menos na zona de Lisboa.

    Obrigado pela sua resposta!
  6.  # 27

    Vou resumir o que me parece que está escrito no site:
    -avaliação até 80% : Spread = 0.45% sem packs
    -avaliação entre 80% e 90% : Spread = 0.75% sem packs
    -avaliação até 60% e financiamento >= 150.000 € : Spread = 0.3% com packs (ordenado, 2 pagamentos domésticos, visa electron)


    -Actualização-

    -avaliação até 80% : Spread = 0.65% sem packs
    -avaliação entre 80% e 90% : Spread = 0.95% sem packs
    -avaliação até 60% e financiamento >= 150.000 € : Spread = 0.50% com packs (ordenado, 2 pagamentos domésticos, visa electron)
 
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