Iniciar sessão ou registar-se
    • nexius
    • 23 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Antes de mais, agradeço a existência deste fórum, sem o qual não seria capaz de executar certos trabalhos de bricolage.
    Aos seus membros o meu especial agradecimento.

    Entre muitos projectos que idealizei, comecei pelo 1# e pedia a vossa colaboração


    Quarto pequeno virado a norte que durante o verão é muito quente e durante os meses mais frios é um gelo
    dimensões da parede a isolar 2,60 altura x 3,20 largura

    Antes de avançar com este meu 1.º tópico, li bastante sobre este tema e vi a realização de alguns projectos.
    No entanto, subsiste algumas dúvidas

    Material a usar:

    -placas de eps 1000x500x10mm
    -perfis omega 300x84x15mm
    -placa de gesso (vou optar pela marca Pladur) cartonado 2500x1200x30mm


    Em anexo um desenho que fiz no paint

    Dúvidas:

    As placas de EPS necessitam de ser coladas à parede previamente aquando da fixação dos perfis omega?

    Como vou usar os perfis omega (porque tenho pavimento flutuante) não posso usar outro material porque a espessura da lã mineral ou XPS que encontro são superiores à espessuar do perfil omega de 15mm?

    Como poderei usar os perfis omega para fazer o acabamento junto das janelas?

    Qual a cola e primário que aconselham para tapar as juntas e cabeças dos parafusos e posterior pintura?

    vou tentar por updates ao projecto à medida da obra e fico agradecido por todo o apoio que possam dar
      parede_isolar.jpg
  1.  # 2

    Bom dia,

    EPS de 10mm é muito fraco em termos de isolamento térmico.
    Já ponderou em utilizar placas de gesso cartonado com EPS já incorporado numa das faces?
    Existem soluções a partir de 10+30 (placa + EPS) Knauf, Placo, Gyptec, etc... A placa é colada directamente ao suporte com massa própria (ISOCOL da Semin, Massa de Agarre da Pladur, etc...).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nexius
  2.  # 3

    A Pladur tinha/tem também uns perfis ómega que permitiam incorporar isolamento com 30mm de espessura, no entanto, existe sempre as pontes térmicas criadas por esses perfis entre o suporte e a placa de gesso. A utilização de placa já com o EPS incorporado, e aplicada através de fixação com uso de pastas adesivas, evita essas pontes térmicas.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira, Schlüter-Portugal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nexius
  3.  # 4

    pelo que li, não é boa ideia fixar nos perfis omega essas placas já com eps numa das faces porque é nessa mesma face que vai fazer o contacto com o perfil, daí estar a optar por esta solução.

    Para usar uma espessura superior de EPS, terei que usar outra espessura de perfil omega, correcto?

    exemplo, se encontrar um perfil omega de espessura 50mm, já poderei usar placas EPS com espessura até 50mm?
  4.  # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesA utilização de placa já com o EPS incorporado, e aplicada através de fixação com uso de pastas adesivas, evita essas pontes térmicas.
    Concordam com este comentário:jfsmoreira


    Onde posso obter informação sobre o uso de pastas adesivas?
  5.  # 6

    Tem muita informação disponivel na web. Para não correr o risco de estar a publicitar um ou outro distribuidor, veja este link abaixo:

    https://www.google.pt/search?q=pasta+de+agarre&oq=pasta+de+agarre&aqs=chrome..69i57j0l5.2848j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nexius
  6.  # 7

    Colocado por: nexiuspelo que li, não é boa ideia fixar nos perfis omega essas placas já com eps numa das faces porque é nessa mesma face que vai fazer o contacto com o perfil, daí estar a optar por esta solução.

    Para usar uma espessura superior de EPS, terei que usar outra espessura de perfil omega, correcto?

    exemplo, se encontrar um perfil omega de espessura 50mm, já poderei usar placas EPS com espessura até 50mm?


    É desaconselhada a fixação com parafusos, das placas com isolamento incorporado, porque pode criar empeno caso os parafusos não sejam apertados todos com o mesmo torque, e relembro que desta forma irá criar pontes térmicas, ainda que mais reduzidas.
  7.  # 8

    não sei bem porquê, mas não fico muito bem comigo mesmo ao usar essa massa de agarre.

    e se usar uma tela da tripolux ou algo parecido http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Isolamento-da-casa/Isolamento-termico/15939203.aspx

    para forrar a parede toda e por cima desta tela aplicar os perfis omega -> seguido da placa eps -> e depois o gesso cartonado?
  8.  # 9

    A massa de agarre é especifica para este tipo de aplicação, pode ficar tranquilo quanto a isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nexius
  9.  # 10

    Essa tela reflectora (SPACE REFLEX, BOLTHERM, etc...) funciona quando ligeiramente desacoplada do transporte, ou seja, com caixa de ar. Ao comprimir a mesma atrás da placa de gesso, praticamente só funciona como barreira para vapor... O isolamento é feito por reflexão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nexius
  10.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesA massa de agarre é especifica para este tipo de aplicação, pode ficar tranquilo quanto a isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nexius


    realmente tirava-me um pouco de trabalho, mas estar a fixar placas na vertical de 2,60m ia ser obra! lool

    o receio que me leva a ter prende-se mais com o nivelamento entre placas, só mesmo por isso.

    com os perfis omega, enrroscamos / apertamos até ao perfi e já está! Com a massa de agarre, exige mais técnica, penso eu
  11.  # 12

    Obriga a trabalhar com um nivel/régua de maior dimensão.

    https://www.youtube.com/watch?v=v_W_9HLHG9I
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nexius
  12.  # 13

    Já me trocou as voltas caro Vitor!

    E se optar pelos perfis normais, sem ser em ómega?

    como é que se chama cada um deles?

    a que fica no chão?
    a que fica no tecto?
    e a que fica a ligar o chão e o tecto?
  13.  # 14

    Canal para o chão e tecto, e montante a fazer de prumo.
    Esta solução permite ser completamente desacoplada da parede existente e permite mais opções de isolamento, no entanto vai-lhe roubar mais espaço.
    • nexius
    • 23 fevereiro 2017 editado

     # 15

    estou a ver que sim. e provavelmente facilitaria-me o trabalho ao redor das janelas e respectiva caixa de estore. (janela em pvc com estore embutido)
      18772222-janela-1_jpg_400_400.jpg
  14.  # 16

    então utilizando a solução desacopolada, o que sugerem?

    -placas de eps 1000x500x10mm
    -perfis com canal e montantes
    -placa de gesso (vou optar pela marca Pladur) cartonado 2500x1200x30mm

    o que vos parece?

    metiam mais alguma coisa ou alteram algo?
  15.  # 17

    @necius

    Estou com um projecto idêntico e recebi hoje o orçamento da Gypcork, o gesso laminado com cortiça e quase que caí pro lado... acho que vou acompanhar o seu tópico...
  16.  # 18

    Colocado por: nexiusentão utilizando a solução desacopolada, o que sugerem?

    -placas de eps 1000x500x10mm
    -perfis com canal e montantes
    -placa de gesso (vou optar pela marca Pladur) cartonado 2500x1200x30mm

    o que vos parece?

    metiam mais alguma coisa ou alteram algo?

    Esqueça o EPS de 10 mm, isso é só para preencher algum ponto específico em ETICS, térmicamente é quase zero.
    Quanto à placa, deve estar a referir-se a 12,5mm.
    No caso de utilizar placa com o EPS incorporado, o mínimo que encontra normalmente é 10+30 (10mm de gesso cartonado e 30mm de EPS).
  17.  # 19

    percebido e registado ;)

    Uma vez que irei optar pela opção desacopolada, vou optar por uma destas duas:

    -xps 30mm ou lã mineral para preencher entre montantes.

    E já que vou fazer uma das duas, vou optar por gesso cartonado normal.
  18.  # 20

    e caso opte por lã mineral:

    estou indeciso entre a lã mineral da

    URSA p1281 60mm Condutibilidade térmica W/m·K = 0,036 e resistência térmica m2·K/W = 1,65
    ou
    Acustilaine 70 60mm Condutibilidade térmica W/m·K = 0,034 e resistência térmica m2·K/W = 1,75

    mas estamos a falar do dobro do valor...

    A URSA p1281 fica entre 20€/25€ e a Acustilaine 70 cerca de 55€

    valerá a diferença?
 
0.0256 seg. NEW